Ir para conteúdo

Alforge Caseiro


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

não, fio, não é do zíper da parte que separa os compartimentos que eu digo.

 

pensa o seguinte. se faço um alforge bem simples, copiando um pouco o esquema das mochilas leves, eu simpelsmente não tenho que colocar zíper nenum pra fechar.

 

se eu fecho o alforge com zíper, eu adiciono costuras, pelo menos duas: uma de cada lado do zíper. só que o zíper vai ficar exposto a intempéries. chuva, vento com poeira, sujeira.

 

assim, vou ter que colocar uma aba por cima desse zíper.

olha essa mochila:

http://www.jansport.com/js_product_detail.php?cid=&pid=T501

ela tem os zíperes com abas de proteção.

 

eu nem penso em separar os alforges com compartimentos internos... :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hehehehe... claro claro ... acho q não intendesse oq eu quis dizer.

.... A frase "Voltando ao tema inicial do tópico" eu me referia aquele laaa do meu primeiro post, sobre o acesso secundadario para o msm compartimento, que nosso amigo haole comentou que tinha reforços.... ai por isso falei que fui ver ums modelos TeR, pra ver se é viavel essa idéia de um ziper em baixo no alforge para dar acesso ao msm compartimento, que no meu caso se tem pela tampa de cima. E como citei antes não achei nada além de um ziper.

Mas o teu caso ai realmente é mas complicado... depois que você explicou oq quiz disser com "mais complicado"( algums posts atraz) eu entendi.

O fato deu poder usar esses sistemas com fitas é mais simples, mas estou em duvida...

Pq a minha ideia inicial era usar um fio enforcando a bainha de uma "sobra" do tecido interior e passando por cima dessa sobra uma tampa do msm material do tecido exterior(msm esquema das mochilas, e aquele alforge Vaude),

mas depois dessas mochilas que apresentase ali com um Y achei interessante a ideia de dobrar a sobra do tecido interior, e trazer essa fita de traz passando por cima do tecido exterior e prende-lo com fecho na frente(como as mochilas ultralights, porém com um outro tecido por fora)...

com certeza é a ideia mais simples de fazer e pratica de usar, mas essa da tampa da a impressão de mais segurança, contra a chuva e coisarada, além de me dar um bolso a mais que é simples de fazer, como varias mochilas tem nessa tampa ali.

O que voce me diz ?

 

Obs.: Não sei se conheces os alforge Carradice mas achei muito interessante os modelos, simples e me parecem muito bom tbm. http://www.carradice.co.uk/

http://www.pbase.com/canyonlands/image/89575852

http://www.pbase.com/canyonlands/image/80385028

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

a carradice é um fabricante muito tradicional, principalmente de bolsas de se colocar no selim. os selins ingleses costumam ter duas alças pra colocar essas bolsas.

 

o jeito que vc quer montar com a tampa, não necessariamente protege mais. o jeito "enrolado" é o mesmo que é utilizado, com tecidos impermeáveis, para se fechar sacos estanques. ou seja, protege bem contra a chuva, dependendo obviamente do tecido que se usa e da ipermeabilização das costuras. esse sistema tb é muito mais fácil de se fazer do que ter que fazer toda uma tampa por cima....

 

tanto que eu tô pensando seriamente em montar um sistema de fechamento talvez com dois Y laterais pra eu mesmo fazer os alforges, e ficar simples de fazer. minha bike é essa, só que está com um bagageiro (e uma suspa na frente):

204.jpg

 

o bagageiro é alto. quero fazer um par de alforges que fiqe escondido atrás do banco, pra não afetar a aerodinâmica. emboa a bike seja alta (ela fica mais baixa um pouco quando eu sento em cima), a aerodinâmica é boa: embiaxo praticamente só as rodas, no meio o meu corpo. pra entender a diferença, olha essa imagem, de duas bikes carregadas com a mesma quantidade de carga:

 

WindResistanceComparison.jpg

 

mas essa reclinada da foto é uma "rabo duro", não é tão alta quanto a minha.

 

por outro lado, se os alforges tiverem uma estruturazinha, dá pra fazê-los mais altos, pra ficarem atrás de mim, acima do bagageiro. até a altura do banco tá ótimo. hehehe

 

e, se preciso, com dois bageiros laterais (mas perdento um pouco a erodinâmica na parte debaixo) dá pra colocar mais dois pares de alforges grandes como os da curtlo. em resumo, é uma bike que permite levar até uns 300 litros de carga (coisa que nunca na vida vou precisar, a não ser que esteja carregando água e comida pra uma expedição no saara, né?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Po, que legal, tenho muita curiosidade de pedala uma dessas ai ... Tens outro modelo "normal" ? sabe me disser o que tem de melhor e pior ?

Pois é, muito boa essa ideia dos dois Y para manter a simplicidade. O tecido que pretendo colocar pelo lado de dentro é um nylon emborrachado de boa qualidade, quem sabe então eu subo ele mais alguns centimetros depois do fim do tecido externo e passo esse Y por cima desta sobra, vamo ver, tenho que conversar com alguem sabido no assunto.

Essa extrutura interna que comentase, eu vou usar um eva de 8mm, não que sirva para o seu caso, ja que não tem nenhuma extrutura da bicicleta a cima do bagageiro, a não ser que você eleve o alforge por... talvez no maximo ums 30 centimetros, dai uma placa de eva, e uma conexão com o bagageiro mais a baixo(no alforge é logico) ja resolveria, mas acho que pra extrutura interna tem uma variedade de coisas, como a sua ideia de madeira la, tbm pode ser aplicada né, com um compensado talvez.... ou sei la, tem muita coisa !

A questão da capacidade dela é algo que tu neim precisa citar ali nos beneficios que perguntei... hehehe, ja que isso é algo incrivel nessas bikes, pelo menos nunca vi ngm usar toda a capacidade de uma reclinada.

Mas escuta, a tua ideia inicial é um par de quantos litros ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Lucasz, a mochila que eu dei uma olhada aqui em casa foi uma Deuter...desculpe não ter citado.

Seguinte, o reforço rola na "circunferência" no tecido azul e em toda "proteção" do zípper, essa dobra funciona como um reforço.

 

Essa é mais fácil de explicar:

SD533578.JPG.8a8b154ed37296c04abf4488d0a3ca78.JPG

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fio, sobre reclinadas e bikes normais, ninguém que tenha ficado mais de um mês com uma reclinada voltou a uma bike normal. ninguémn que eu conheça. no máximo alguém dá uma voltinha, sem estar com a musculatura adaptada, sem ter aprendido a andar direito, e daí sai falando besteira.

 

eu ainda tô bolando o que vou fazer de alforges. vou pensar com calma, pois só vou precisar daqui uns 2 meses.

 

agora, sobre capacidade de carga.... víííííi´xe! é imensa, nessa bike. como ela é mais comprida, dá pra usar 4 alforges normais (dois de cada lado), só na parte central dela. eventualmente até 6 alforges. fora os 70 ou 80 litros que dá pra botar no bagageiro.

 

eu nunca vi reclinada com carga total, salvo as menores, mais curtas. e mesmo assim é muuuuuuuita carga.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Haole:

Po valeu, agora sim. realmente não tem nem comparação com as TeR que vi na loja.

Mas acho que para o caso de um alforge que tem uma altura menor do que uma mochila dessas, fazer um ziper com costura reforçada e deixa-lo distante das bordas ja deve ficar bom. qq tu diz ?

 

Ogum:

Não consigui abrir essas foto ali ainda, mas ....

Qual a trip q tais planejando pra daqui 2 meses ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...