Ir para conteúdo

[Arquivo] Panelas e utensílios para cozinhar


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

o problema é onde achar isso no brasil, e a que preço!

por exemplo, um simples msr superfly sai um pouco mais de 200 pilas na half dome em sp.

os coleman exponent f1 ultralight tão mais de 200 pilas tb.

 

o azteq urano, levinho (http://www.arcoeflecha.com.br/mostra.asp?clie=5&gtx=&cat=69&c=&hr=fg34&rtd=78hje&j=&idped=134&p=7087950&idpart=&hj=345453543534543534&lf=doo234&l=&ieparcaf=&e=12312&ger=354&set=1&org=rtf4&j=4512&porudut=2480) sai mais de 100 pratas...

 

e tenho a impressão de que pra caber dentro, tem que ser o cartucho de 100 gramas, q não achamos no brasil - aqui o padrão é o tekgás de 227 gramas... - o que já não permite vc usar aquele sisteminha da msr tb, com o pocket rocket:

http://www.msrcorp.com/stoves/pocket_rocket_kettle.asp

 

eu tenho uma marmita redonda de cerca de 1 litro, que tenho já há mais de 20 anos, onde cabe o meu azteq inova e o adaptador spider. cabe certinho, travadinho sem folga (não chacoalha) e nos espaços vazios dá pra socar uma bucha e um pedaço de sabão ou uma garrafinha pequena com detegente.

mas os cartuchos ficam de fora.

 

tô tentado ver se acho uma panela de alumínio que caiba o fogareiro montado em cima de um cartucho tekgás. mas as que tem altura via de regra são tb muito largas, muito grandes. esses dias entrei numa loja e quando tirei da bolsa o fogareiro com o cartucho veio um mané dizer que não podia cozinhar na loja! hahahahaha

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ah,

um outro detalhe. a msr tá tentando reagir, vai lançar o msr reactor, que é basicamente um sistema tipo jetboil.

 

e a msr tb tá pra lançar um sistema para benzina/;gasolina e etc, que não precisa bombear (e portanto vc pode usar garrafas plásticas pra levar o combustível) e deve pesar menos de 200 gramas. é um sistema em que o combustível é vaporizado por passar por uma espécie de "pedra" porosa, e se acende em cima.

 

puts. estamos atrasados mesmo.

 

enquanto lá fora a disputa é por aí, aqui a gente desiste daqueles conjuntinhos de criança da náutika (no nautika unit, a panela parece uma frigideira de tão baixa, e a frigideira parece um prato....)e adapta marmita. viiixe!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Ogum, ultimamente só tenho usado os fogareiros dos amigos, porque estou sem nenhum e acabo nunca acampando só. Já usei MSR WhisperLite Internationale, ele é muito bom, mas é fogareiro de mais, com tralha de mais para carrega, para muita pouca altitude e muito pouco frio, o mais comum são os da Nautika a gás mesmo, resolvem. Outro dia rolou um super cat mas não fui eu quem fiz, achei interessante. Mas estou pensado pra mim alguma coisa como MSR PocketRocket ou o Coleman Exponent F1 Ultralight, o coleman é mais fácil de achar por aqui. Estou começando achar que os a gás são os mais práticos e os menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

batata,

eu ganhei da minha namorada um azteq innova, q ela escolheu usando os critérios do gente de montanha, e pensando num superfly da msr (que é caro pacas! e seria o meu se eu fosse comprar um a gás da msr): nenhuma parte móvel, nada quebrável, e queimador relativamente largo, pra cozinhar bem.

 

eu já montei e desmontei. tô tentando montar um kit a lá msr pocket rocket com a panelinha deles (não adianta comprar esse kit, pq a panela permite fogareiro + cartucho só se for o cartucho de 100 gramas que não temos no brasil).

 

vc viu um modelo novo dobrável da azteq que tem na arco e flecha?

olha em

http://www.arcoeflecha.com.br/mostra.asp?clie=5&gtx=&cat=69&c=&hr=fg34&rtd=78hje&j=&idped=134&p=7235943&idpart=&hj=345453543534543534&lf=doo234&l=&ieparcaf=&e=12312&ger=354&set=1&org=rtf4&j=4512&porudut=2480

 

eu particularmente tô pensando em como montar um a gás em casa, do tipo remoto, pra poder montar o cartucho de cabeça pra baixo.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Pessoal

 

Achei um fogareiro multifuel da primus em promoção em uma loja pequena nos EUA, arrisquei e comprei, pois mesmo se eu pagasse imposto sairia mais barato que aqui no brasil. Por sorte ele foi direto para minha casa e não precisei pagar imposto. So que comprei uma garrafa de combustivel de 900ml, e eu to achando ela muito grande para pequenas viagens. Por isso acho que uma garrafa menor seria bom, mas as garrafas da primus e msr custam em torno de 80,00, aqui no brasil, e importar nao valeria a pena. Existe alguma alternativa para estas garrafas? Estou pensando em usar aquelas garrafas de agua feitas de aluminio, se a rosca for a mesma, sera que aguenta a pressao da bombinha? Alguem conhece alguem que ja fez isso?

 

Outra duvida qto este foguareiro eh o tempo que demora para ferver 1l de agua, na embalagem fala que ferve em 3,5-4,5 min. Com gas consegui ferver em 4,5 min, mas usando solvente (nao achei benzina ainda) demorou 7,5 min. Esta diferença em relação ao que o fabricante diz pode estar relacionada ao combustivel?

 

Obrigado a todos

 

Rafael

 

ps: os testes foram feitos ao nivel do mar (Rio Grande - RS), com temperatura ambiente em torno de 23 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola pessoal, achei muito interessante esse tópico, mais na real vejo que vc investem muito e não tem tanta qualidade assim.

 

Se pagou mais de R$ 20,00 em uma panela ou kit ou sei lá o que, tá pagando caro.

 

É o seguinte eu tenho uma marmita do exercito, é tem varias utilidades.

 

1- Ela é marmita para carregar varias coisas, e sua alça dobra e trava ela toda, agüentando altas pancadas.

 

2- Quando aberta a tampa serve de prato ou panela, frigideira depende pra que vc queira e com duas divisões.

 

3- Caso vc queira pode fazer algo na parte inferior e colocar a tampa de forma invertida sobre a parte debaixo, assim vc pode fazer um molho na parte de debaixo ou esquentar um arroz e um feijão (pois tem duas divisões) na parte da tampa ao mesmo tempo.

 

4- Você pode fecha - lá e serve para fazer o arroz

 

O único porem é que ela é do tamanho de uma frigideira, dá para no Maximo duas pessoas.

 

Em compensação serve na bolsa externa da mochila. Ela tem mais ou menos 25 a 30 centímetros de diâmetro

 

Sabe quanto me custou 10 frascos de detergente, feito como troca no exercito, para fins de renovação. Pois ela era usada mais depois de limpa ficou zera.

 

Tenho ela a 13 anos e apesar dos amassados não troco e nem vendo. Na verdade vou procurá-los novamente pra adquirir mais duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Meu pai me deu uma dessas que ele usava quando foi escoteiro, o negócio tinha uns 40 anos. Eu usei um tempão enquanto era escoteiro, mas deixei de usar porque acho pesado, que apesar de alumínio tinha o cabo de ferro. Hoje eu tenho dois jogos de panelas, um pra 1 pessoa da ferrino e outro pra 2 pessoas da quechua, o da quechua tem aquele alicate de plástico como cabo, o da ferrino dobra. são bem mais leves e cabem muito mais comida.

 

Ola pessoal, achei muito interessante esse tópico, mais na real vejo que vc investem muito e não tem tanta qualidade assim.

 

Se pagou mais de R$ 20,00 em uma panela ou kit ou sei lá o que, tá pagando caro.

 

É o seguinte eu tenho uma marmita do exercito, é tem varias utilidades.

 

1- Ela é marmita para carregar varias coisas, e sua alça dobra e trava ela toda, agüentando altas pancadas.

 

Tenho ela a 13 anos e apesar dos amassados não troco e nem vendo. Na verdade vou procurá-los novamente pra adquirir mais duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...