Ir para conteúdo

O dia em que (quase) subi até o ponto mais alto do Marrocos!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Em Marrakech conheci um Israelita que tinha acabado de voltar de Toubkal, ponto mais alto das montanhas Atlas e também do Marrocos. Localizado a 4200m de altitude, são 28km de trilha até o topo, levando cerca de 14 horas saindo de Imlil, pequena vila que serve como ponto de partida. Não pensei duas vezes, arrumei minha mala e no outro dia peguei o busão.

 

Como é longo, fazer o trajeto todo em um só dia é muito puxado. Aproximadamente à 10km de Imlil existem alguns refúgios, onde o pessoal costuma dormir. A minha ideia era subir até 3200m, onde estão os refúgios, dormir, no outro dia ir até o topo e descer de volta até Imlil, onde pegaria um bus de volta pra Marrakech.

 

GOPR1821.jpg?w=600

 

Cheguei em Imlil pelas 14hrs, achei um lugar pra dormir e explorei um pouco a vila, era pra fazer a trilha no outro dia, porém o tempo não estaria bom, então dormi mais uma noite na vila. No outro dia comecei a trilha as 10:30 da manhã, esperando chegar no refúgio pelas 14. Comecei empolgado e num ritmo bom, os primeiros 3km são tranquilos, depois é que começa a puxar. A subida fica mais íngrime e o caminho é de pedras soltas e grandes, o que torna tudo mais cansativo. Diminuí um pouco o ritmo e segui firme pelos próximos 5km, até que fodeu tudo.

 

Faltando aproximadamente 2km até o refúgio o tempo mudou completamente. O que era pra ser 40 minutos, viraram 1hr e meia abaixo de chuva e com muito vento. Sem contar que as pedras agora ficaram muito mais escorregadias.

 

IMG_4416.jpg?w=600

 

E foi assim que fui vencido pelo Toubkal. Mesmo estando com roupa quente, não eram a prova d’agua, subestimei a dificuldade dessa trilha e superestimei minha resistência para fazê-la. O frio tomou conta, aliás, nunca senti tanto frio em toda minha vida. Cheguei ao primeiro refúgio com dificuldade, meus pés e mãos estavam congelando e tinha que fazer esforço para continuar caminhando.

 

Eu sabia que esse refúgio era mais caro que o que eu tinha planejado me hospedar, que ficava a uns 100m adiante, mas naquele momento eu não queria (e talvez nem conseguiria) caminhar mais. O alívio que senti quando entrei pela porta é inexplicável, tudo o que eu queria era tomar um banho quente e colocar roupas secas, e foi o que fiz.

 

IMG_4415.jpg?w=600

 

Depois de aquecido, sentei para comer e tomar um bom chá Marroquino, e enquanto isso fiquei pensando na situação pela qual tinha acabado de passar e o quão perigoso pode ser fazer uma trilha dessas sem os equipamentos ou preparo físico necessários. E então decidi que aquele ponto já era suficiente pra mim, alcancei os 3200m de altitude e isso já foi um record pra mim. No outro dia acordei, tomei café, arrumei minhas coisas e desci, frustrado por não ter chegado ao topo mas também feliz por ter chegado até onde cheguei

 

DICA

 

A trilha toda é relativamente bem definida, mas é possível sim se perder, então é bom prestar bastante atenção e se tiver qualquer dúvida perguntar para algum local. Existem diversas barraquinhas pelo caminho, onde são vendidas bebidas, comidas, artesanatos, etc. Recomendo também baixar o aplicativo Maps.me, que é um GPS bem completão, com trilhas e tudo mais. Usei o app durante todo o percurso. Caso não se sinta seguro, é possível contratar um guia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá! Vc usou a Royal Air Maroc? Estou querendo comprar passagens para essa cia, mas estou receosa. Não conheço...

 

Olá! Não, como eu estava na Espanha, voei com a Ryanair, paguei 38 euros ida e volta, saindo de Madrid para Marrakech.

 

Você vai sair do Brasil? Veja se não vale a pena comprar separado, daqui pra europa e de lá pro Marrocos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...