Ir para conteúdo
Mochileiros.com

Posts Recomendados

Aragão    0

Oi,

 

estou começando a programar uma viagem sozinha para Cuba. Admito que estou meio perdida e com dificuldade para fazer as escolhas. Minha ideia é ficar 2 semanas conhecendo a ilha e quero aproveitar para fazer um curso de espanhol.

 

Ajudas que preciso:

 

1. onde ficar? (barato)

 

2. é fácil trocar dinheiro?

 

3. lugares imperdíveis.

 

Desde já agradeço! Marcéli

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passei nove dias em cuba.

A experiencia foi formidavel, eu adorei conhecer um dos ultimos resquicios comunistas do mundo. Mas algumas supresas sao importantes para a viajem.

O pais eh muito, muito, muito, muito caro.ha poucos caixas automaticos, e eu prefiro sempre viajar sem dinheiro e tirar o dinheiro no caixa rapido. Mas se ligue 100 dolares voam rapinho. Nao ha albergues mas eh possivel ficar na casa de cubanos credenciados. Eles cobram 25 dolares pela estadia.

Havana eh muito legal. Havana vechia eh imperdivel, tem muitos barzinhos, restaurantes finos no melhor estilo capitalista. A comida eh muito boa e vc da sorte de encontrar pratos de camarao, nao tao bem servidos, por 1o dolares. Em havana sugiro a casa de Zoe e Victor ([email protected]), uma das melhores noites que passei em Havana. A casa deles eh muito agradavel. O cara tem doutorado na Franca em quimica forense e se vira desse jeito, imagine, Em havana, eh gostoso andar pela orla e a cerimonia do canhonhaco eh bem interessante. Vale a pena chegar mais cedo e conhecer a fortaleza ate por que eh mais barato. Chegue cedo e pegue um lugar na murada de frente pro mar, em cima fica muito longe. Evite chegar em Havana a noite a menos que vc tenha reserva na casa de alguem. Procure fazer contato telefonico.

Visitei tb cienfuegos, sta clara, trinidad. Um dia em cada um desses lugares eh suficiente. Em sta clara, vale a pena conhecer o mirador eh muito legal e nao existe nos guias. O monumento a tche eh imperdivel realmente. Tlvz trinidad exija um pouco mais de tempo pq tem uma trilhas para se fazer. Se vc pretende ir pro norte para vinhales, providencie sua passagem em havana o quanto antes. O lugar eh muito disputadoe so costuma ter passagens com 03 ou 04 dias de antecedencia. Nao consegui ir. O por do sol no malecon de cienfuegos eh bem legal.

Nao fui a boates enm fiz nights por que fui surpreendido com o preco das coisas. tudo eh caro e lembre-se eh um pais de escassez. Vc vai encontrar para comer na rua, pizza brotinho, sanduiche de pernil, sorvete e so. Eu como tudo que vejo nas esquinas, fico querendo degustar os sabores do lugar. Acho que nao tem graca ir para lugares bacanas apenas.

Eu andei muito em cuba, nao pegava taxis, peguei muito pouco onibus, somente em havana. Eu adoro andar tb vc conhece as pessoas, os lugares. Em cuba as pessoas sao muito legais, atenciosas, prestativas. Adorava ficar conversando com eles para saber o que era a vida dentro daquele regime. As pessoas sao no geral bem bonitas. Nao se preocupe com violencia, inexiste. Eh um lugar seguro, andava muito a noite pelas ruas, sao desertas e mal iluminadas, Precisa so um pouco de atencao com havana.

Se vc quer fazer curso, reserve alguns dias para curso de salsa. Nossa, eles sao muito bons dancarinos e com aquela musica quem nao eh. Qq coisa pode me escrever [email protected]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Camis_camis    0

Fui á Cuba há uns 2 meses atrás.

E Miguel tem razão, é tudo muito por lá. Leve dinheiro, pois as possibilidades de cartão são praticamente inexistentes.

Importante saber que existem 2 tipos de moeda por lá: o peso cubano e o cuc. O cuc é um peso conversível utilizado por turistas. Um CUC tem o valor equivalente ao Euro (quando eu fui, uns R$2,40). Um cuc vale 17 pesos cubanos.

Leve euros pra trocar por cucs pois eles jogam o câmbio do dólar em relação ao cuc lá embaixo.

Havana é realmente linda, e muito diferente de qualquer outra cidade que eu provavelmente pisarei na vida. A parte do Centro Histórico (Havana Vieja) é super bacana tanto de dia quanto a noite.

Quanto aos cubanos, sinceramente, me decepcionei um pouco. Nos 3 dias que passei em Havana não vi um cubano lendo um livro, por exemplo.

A impressão que ficou é que é um povo que gosta de falar mais do que realmente é. Um tanto frustrante, mas talvez, eu não tenha tido a sorte do Miguel.

Não recomendo Varadero. Além da praia ser privativa é infestada de europeus que acham que a Cuba é o quintal da casa deles. Sem contar, que pra quem é brasileiro e tá acostumado com praia, é uma prainha bem da meia boca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
RaGAriEl    0

Conheco bem Cuba, ja estive la muitas vezes.

Ha um pouco de engano sobre o lugar. Desculpe aos amigos acima a discordancia das informacoes que vou postar aqui, porem, sao coisas que se aprende depois de estar em um pais inumeras vezes.

Cuba como eles falaram eh um pais caro e dificil de ligar, caso voce nao saiba onde ir, onde comer, e como fazer as coisas.

É um lugar muito similar ao Brasil, como temos o nosso "jeitinho brasileiro" eles tambem tem o deles.

A troca de dinheiro pode ser feita na recepcao de qualquer hotel grande, a um custo como falaram acima, ou seja, 100 dolares = 80 cucs, e 100 euros = 112 cucs (esta muda um pouco de tempos em tempos). A melhor forma de comprar, se for gastar bastante é com cartao de credito, onde a conversao é 100 CUCs = 115 Dolares, sendo que alem de ganharmos um pouco ai, ganhamos no pagamento do dolar comercial no cartao. mas CUIDADO. Telecomunicacoes em cuba eh precario, portanto muitas vezes nao funciona o cartao, e o lugar nao aceita. Portanto, sugiro retirar nas maquinas tipo ATM dinheiro (nos hoteis grandes como Melia Cohiba,Habana LIbre, etc tem maquinas). Nos bancos no centro de Havana tb tem maquinas.

 

O transporte é relativamente barato, os cubanos sempre tentam te enrolar, portanto fique esperto e olhe o mapa. Se faça de conhecido, diga "pago 2 CUCs para ir do Hotel nacional a Havana Velha" que eles fazem a corrida assim. eh o que vale. Senao eles vao cobrar 5 ou 10.

Alimentacao é um caso complicado. Ha inumeros lugares bons, aconselho fortemente o Los nardos, en frente ao Capitolio. com 10 CUCs se come um prato gigante de camarao com arroz e mariquitas (banana frita tipo chips)

Se quiser mais dicas, me contate. voltei ontem de la.

Abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
lucianonat    0

Olá, galera, pretendo ir a Cuba ano que vem. Vou contar com a ajuda de vocês.

Como funciona essa hospedagem na casa dos cubanos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OI pessoal,

 

Também pretendo ir a Cuba, sempre quis, mas acho que agora é o momento que posso ir. Ainda estou pesquisando mais, mas adoraria as dicas. Creio que não terei companhia nesta viagem e irei sozinha.

Assim, dicas de quando ir, onde ficar? quanto tempo, quais cidades e pontos imperdiveis? tudo será bem vindo.

 

conto com vocês e as dicas que sempre me ajudaram muito para os lugares que fui.

Abs,

Bianca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Comprei as passagens! Vou para Havana dia 07 de fevereiro de 2011, fico três semanas em Cuba e depois fico uma semana no Panamá. Alguém vai para lá no mesmo período? Vou sozinho e farei Havana-Varadero e outros trajetos de bicicleta.

 

Saudações

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vou no dia 07 de abril para Cuba (fico 10 dias - Havana, Ilha da Juventude, Santa Clara, Trinidad e Varadero), ainda não fechei a casa de um cubano para ficar em Havana, alguém foi lá há pouco tempo e tem uma boa indicação? Se souberem de uma casa em Trinidad para indicar, também ajuda... Grande abç a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alzanira    0

Olá, fui a Cuba em 2010 e estou indo novamente dia 30 de junho de 2011. Vou ficar na casa de Dania e Carlos. é uma casa colonial de frente para o mar, a 100 metros do malecom e de tudo de bom que há em Havana. Já fiquei hospedada lá e gostei muito. O endereço é calle 19, nº 9, entre N e O, bem próxima do Hotel Nacional. O telefone de lá é 53-7 8328754. Ao lado, mora a Dina, senhora que ia comprar pra mim, em peso cubano, frutas, pão, charutos, etc. Em Trinidad, recomendo a casa do senhor Gimenez. Ele é físico nuclear e engenheiro mecânico e vive se virando com o aluguel de 2 quartos na casa dele.Custa 25 cuc e fica perto de tudo: praça, estação de ônibus, casa da música. A casa é estilo colonial, confortável, limpa e a mãe dele viveu antes da revolução. Chama-se Délia. Leve algumas coisas para dar de presente, pois todos irão pedir. Leve caneta, sabonete, chocolate, etc. O endereço do Sr. Gimenez é calle Camilo Cienfuegos, Nº 213, esquina com Francisco Cadahia e José Marti. O telefone é 041 994140. Em Santa Clara, que é a cidade mais limpa e mais calma, onde está o memorial, monumento e mausoleo do Che, recomendo Hostal La Terraza, Sra. Letícia Loyola. A casa é independente, enorme, limpa confortável, comida gostosa, tv, geladeira, cerveja baratinha, e um bom papo.Eles são muito simpáticos. Serão meus amigos para sempre! De lá, vc pode conhecer um paraíso descoberto recentemente. Cayo Santa Maria, por apenas 80 cuc. Pelo pacote turístico, este é passeio é o mais caro. Para ir lá, é só falar com Yerdlin, ou Mayke e vc pode convidá-los para ir junto. Eles irão com todo prazer. O endereço é calle Juan Bruno Zayas, Nº155A, entre Marti e Julio Jover, telefone (42) 229821, e-mail [email protected]

O melhor morrito da ilha é Letícia que faz. Em Vinhales, vc pode ficar na casa de Margarita e Paquito, um casal maravilhoso que nos acolheu mesmo sem ficar hospedado. Ficamos poucas horas em Vinhales. calle Adela Azcuy Nº 8 A, ou na casa de Eliana e Armando calle Salvador Cisnero , o telefone é (53) 52 78 85 50 cel. Res. 048 69 55 92. Pessoas atenciosas e habitação agradável. Por favor, se vc se hospedar num desses lugares, diga que foi zazá que indicou. A pronûncia lá é Sassa. Por favor, não percam o show das foquinhas, no aquario nacional. É melhor que dos gofinhos. Qualquer dúvida, procurem Madylim, no Hotel Sanit John, a moça que faz os pacotes. Ela tem jeitinho brasileiro pra tudo. O telefone dela é 052 72 32 55.

Um abraço e boa viagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 1º mochilão e eu vou para Cuba..

Duvidas:

Carro em Cuba, alguém já alugou? Para sair da captal e ir para outra cidade...

Dicas de cidades não muito grandes e bem calmas, para fumar um charuto e tomar uns mujitos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
_Paulera_    0

Trinidad e Santa Clara são cidades bem tranquilas e nbão ficam muito longe da Capital.

 

O Cayos são uma boa opção e as praias perto de Trinidad, ao contrário de Varadero, são bem tranquilas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Raquel Mz    0

Oie pessoal.

Vou à Varadero e gostaria de dar uma passadinha em Santa Clara. Alguém saberia me disser se é de fácil acesso? E como fazê-lo?

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi pessoal, estou indo a cuba em 15 de novembro 2011, pretendo fazer havana, sta clara e trinidad. Se alguem tiver mais alguma dica, ou melhor, quiser se juntar nesta aventura, entre em contato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ei pessoas,

Vou fazer uma viagem de 2 meses começando dia 28/11 pelo México, depois Cuba, Belize e Guatemala. devo passar o natal em algum lugar do México, mas gostaria mesmo era de passar o reveillon em Cuba, já que dia 1 de janeiro é feriado do dia da revolução cubana, e eu imagino que deva haver alguma festança por lá (por parte de algumas pessoas pelo menos).

Alguém já passou o reveillon por lá? Ou já ouviu algo sobre? Vale a pena? Estou planejando isso a um ano e vou ficar meio decepcionado se não encontrar una fiesta a la cubana!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera,

Passei 12 dias em Cuba, sai dia 15 de nov 2011 e regressei em 27 de nov.

Foi incrível, um povo mto amável, intelectualizado e feliz, um país com paisagens surpreendentes, verdes e muito mar. Tem seus problemas sociais e econômicos como qualquer outro país da América latina. O fato de utilizarem duas moedas, gera um considerável desequilíbrio nacional, e a unificação das moedas o grande desafio do governo de Raul Castro.

 

Vou organizar por tópicos para ficar mais objetivo.

CÂMBIO

Leve Euro, não dólar. Se vc fizer escala no Panamá, leve alguma coisa em dólares para poder se alimentar ou beber algo no aeroporto.

Pode-se sacar em moeda local nos "cajeros automáticos", é uma opção.

Cadeca, são as casas de câmbio do governo, leve sempre o passaporte e atente aos horários de funcionamento e aos finais de semana, no interior elas não abrem sábado e domingo.

As duas moedas são CUC e Peso Cubano (Moneda Nacional), cada 25 Pesos Cubanos equivalem a 1CUC

Se vc for como eu, confuso para fazer as conversões, faça uma tabela de convertibilidade para se situar, fiz uma "Euro-CUC-Real" e salvei como imagem no celular, para tê-la sempre disponível.

 

TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO,TRAGOS e COMPRAS:

Usei todos os meios de transporte disponíveis (ônibus turístico/astro/via azul), caminhão-jardineira, carroça, lotação em carro antigo, coco taxi, bici taxi), e se vc estiver disposto pode sim utilizar os mesmos recursos, tanto pra transportar-se como para alimentar-se, que utilizam os cubanos.

Aparentemente toda agricultura é orgânica, se vê hortas e locais de venda de verduras e frutas por todos lugares. E se quiser pode só se alimentar de peixes e frutos do mar, que se tem em abundância e sempre frescos. Os preços são mais baratos que aqui no Brasil. Existem restaurantes-paladares por Peso Cubano.

Cervejas nacionais são boa pedida, mas nem sempre tão geladas. E os drinks mais comuns como Mojitos, Pina Colada, Canchancharra...

Trouxe 3 garrafas de Run + algumas pequenas. Minha mala sequer foi tocada pela Imigração, estava tensa pois todos diziam existirem restrições, mas nao passou nada. Se soubesse tinha trazido mais umas 3... rsrsrs / Charutos-puros como os cubanos chamam, parece que só pode uma caixa.

Comprar livros é uma boa, as Librerias de peso cubano, são muito em conta, compra-se livros por menos de 5 reais.

 

CIDADES - ROTEIRO

HAVANA:

Fiquei pouco mais de 4 dias em Havana, dois na chegada e dois na saída.

Tem que caminhar, é uma cidade de diversas paisagens, o ideal é ficar em Centro Habana ou Habana Vieja, que são os bairros mais bem localizados.

Super indico a casa particular de Isabel Duran (Calle Consulado nº 152 - 3ºpiso; entre Colon y Trocadero, email: [email protected].), mora um casal jovem e alto astral, e a filha de Isabel que faz medicina. Quarto com ar condicionado, frigobar, cofre, banheiro, tudo limpinho e agradável. Preço 30 CUC, mas se for com mais alguém, super vale pq pode dividir o quarto e o valor. Café da manhã caprichado por 4 CUC.

Para se locomover pela cidade, indico o Onibus de Turismo, que é aberto em cima, tem pontos específicos espalhados pela cidade, custa 5CUC e vc pode usá-lo por todo o dia, pegue o ticket na entrada. Assim vc pode conhecer outros bairros como Vedado, parar na Praça da Revolução, e Miramar que são mais distantes, e mto legais.

Na Calle O Bispo em Habana Vieja, uma espécie de Boullevar, vc pode caminhar, comprar alguns regalitos, livros, posters de cinema cubano, e tomar umas cervejas, ou mojitos. É seguro e tranquilo transitar, tanto pelo dia como a noite, fui sozinha e em nenhum momento me senti em perigo.

Faltou conhecer muita coisa, só Havana dá pra ficar uma semana... queria ter conhecido bairro operário de Cayo Hueso, e a Casa de las Américas.

 

VARADERO:

Inicialmente não estava em meus planos conhecer, pois a imaginava mto turística. Mas vale!

Peguei um ônibus VIA AZUL, as 8hs da manhã, pelas 10hs já estava lá. Fui para passar o dia, banho de mar, praia tranquila, qse ninguém, um mar lindo e para quem gosta de nadar como eu, lembre de levar seus óculos e touca, é lindo e transparente.

Almocei e Jantei em Varadero, a mochila grande deixei no guarda-volumes da via azul, cujos funcionários, foram mto amáveis e solícitos.

 

SANTA CLARA:

Peguei o onibus para Santa Clara em Varadero, saia pelas 22hs, é sempre melhor viajar a noite, para nao gastar tanto tempo.

O pessoal da casa estava nos esperando no terminal. Indico a casa do Arley, um cara mto gente boa. vive ele e a mãe. (Casa de Ana Mesa, Nueva 6 Santa Clara, fone 53 42 333915), é meio longe do centro histórico, mas fica a dica.

Santa Clara é uma cidade legal, pequena, que representou um momento crucial na vitória da revolução. Lá esta o Mausoleu do Che, o Memorial, os vagões do Trem que o exército do Che tomou de assalto...

 

REMÉDIOS:

É uma cidadezinha pequena, com aquele ar de interior. Fiquei na Casa de Cuca, mas nao tenho a direção.

Por ser pequena e um destino pouco procurado, mantem bem preservado aquele ar provinciano, de gente na praça conversando, e crianças brincando.

Assisti a Orquestra Sinfônica de Cuba, no pequeno e bem conservado Teatro Municipal. O preço, 20 pesos cubanos. Uma experiencia emocionante.

A idéia de ir até Remédios, estava vinculada ao fato de ser perto de alguns Cayos, em pouco mais de uma hora, em uma estrada construída sobre o mar, que levou 10 anos para ser concluída, se chega ao Cayo de las Brujas, lindo de mais, mas que ficam sob concessão dos hoteis, assim sendo, é necessario pagar uma taxa de ingresso, não superior a 5 CUC. Fomos até lá um rapaz, Luis, que fez um pacote em torno de 30 CUC, e passou o dia lá nos esperando pra retornar.

 

TRINIDAD:

Saímos de Remédios em um ônibus da ASTRO (pagto em Peso Cubano), as vezes vale a pena pegar um transporte alternativo, pois o viazul além de mto mais caro, faz caminhos, as vezes mais extensos.

Parque El Cubano, Trilhas, Cachoeiras, Praias, Trem até o Vale de Los Ingenios.

Aluguei uma Bike, e fui até Alcón, uns 18km, no caminho um cenário estonteante, da serra de Escambray, mar, verde e pequenos rios. No caminho uma prainha de mergulho incrível, chamada Grill. É um trajeto bem puxado, mas vale cada esforço.

Para curtir a noite, é o lugar mais legal, tem a Casa de La Música, que sempre tá cheia, as vezes chega a rolar 3 bandas por noite, Salsa, Reggaton, Afro Cubana, todo mundo dança muito o tempo todo.

 

VIÑALES

Zona Rural, de plantação de tabaco. Destaque para os MONGOTES, montanhas a la Pão de Açucar, lindas.

Fiz uma trilha de mais de 5 horas, cansativa, mas demais. Entrei em algumas cavernas, uma de 250 metros com uma piscina no seu interior. Esses passeios devem ser guiados, e pode ser a cavalo.

 

Ficou para próxima: 1) Conhecer a Península de Zapata – Com a reserva natural de Guamá, perto da Baía dos Porcos; 2) Camaguei; 3) Santiago de Cuba; 4) Baracoa em Guantanamo. E o desejo de conhecer estes lugares de bicicleta, conheci um casal de brasileiros que levou a bike no avião e lá só pegava ônibus para vencer as grande distâncias, descendo nas cidades já pedalando, isso sim deve ser uma experiência incrível.

 

Espero que este relato ajude aos mochileiros camaradas.

Qualquer coisa me escrevam: [email protected]

Viva Cuba!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
B.G.    0

Valeu, Graziele, belas dicas! Deu mais vontade ainda de conhecer Cuba...pena que a passagens estão caras demais...Por qual cia aérea você foi?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×