Ir para conteúdo

3 dias na Chapada dos Veadeiros - GO


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Saudações mochileiros =)

 

Fiz uma aventura neste ultimo final de semana e, gostaria de compartilhar com vocês. Para os amantes do mochilão recheado de adrenalina e, paisagens fenomenais é uma excelente pedida. Vale muito a pena !!!

 

Vamos lá. A melhor opção vindo de terra ou pelo ar. É sair da Rodoferroviária que, fica bem central em Brasilia (DF) no Plano Piloto. Há muitas opções de transporte de todos os cantos do DF que, passam na estação. A empresa "Real Expresso" (http://www.realexpresso.com.br/) faz o trajeto Brasilia (DF) / Alto Paraiso (GO) duas vezes ao dia (10h e 17h), com passagens que, custam em média R$ 33,00 (o trecho). Os ônibus são confortaveis e, as estradas estão bem conservadas. É uma viagem tranquila que, dura em média 3h e 30min.

 

Minha opção, foi cumprir a missão de dormir em uma vila chamada São Jorge, cerca de 35 km da famosa Alto Paraiso de Goiás (GO), conhecida pelo misticismo e por, geograficamente, estar na mesma linha de Machu Picchu, ou seja, o conhecido "Paralelo 14".

 

Chegando na pequenina rodoviária de Alto Paraiso, há apenas duas opções de chegar em São jorge. Ou aguardar o ônibus que, passa apenas uma unica vez ao dia, ou pedir uma carona para quem vai para aquela região quase inospita. Optei em aguardar o ônibus e pé na estrada. Chegando em São Jorge, realmente, se tem a impressão de que estamos isolados do mundo. Para se chegar na vila, no caminho, você percebe claramente que, esta entrando em uma reserva ambiental. Montanhas imponentes e a belissima vegetação do cerrado. Me senti realmente em paz... sem palavras !!! É uma energia incrivel... e à aventura estava apenas começando.

 

20100304181906.jpg

 

Hora de "armar a barraca" escolhi o camping Taiuá (http://www.chapadadosveadeiros.com/hospedagem-chapada-veadeiros/121-camping-taiua-sao-jorge-chapada-dos-veadeiros.html), existem muitas opções na vila, todavia esse foi o que achei mais organizado e que oferece, na minha opnião a melhor infra-estrutura.

 

Anoiteceu e eu fiquei simplesmente, deslumbrado com o céu estrelado, além de desfrutar de um ambiente super alternaivo e tranquilo com a galera do camping. Para os amantes da naturureza é simplesmente show.

 

6h da matina eu já estava de pé aguardando os preparativos do meu guia. Há varios guias na cidade, credenciados e devidamente treinados e, cobram em média R$ 60,00 para realizar um trajeto como esse, com um grupo de até 10 pessoas, que vou relatar. Como eu estava sozinho, e estamos em baixa temporada para essa região, tive que contratar o guia sozinho. Checagem geral dos equipamentos, barriga cheia, traçamos duas trilhas bastante conhecidas rumo a Raizama e o Vale da Lua.

 

Optamos em começar pela Raizama. A primeira trilha tem um percurso de aproximadamente 15km (ida e volta) para São Jorge. Sinceramente a Raizama foi uma das quedas d'água que mais me surpreenderam por essas minhas andanças pelo mundo. A força da água é impressionante e, sinceramente, aconselho aos mochileiros de primeira viagem ou até mesmo os experientes a tomarem muito cuidado. As pedras escorregam muito e literalmente é uma trilha um pouco perigosa. Esta época o volume de agua é muito grande, tudo escorrega e, ainda se corre o risco de "trombas d'água repentinas. Para mim a Chapada dos Veadeiros é terminantemente proibido para crianças, principalmente nessa época. Atenção senhores pais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Aproveito o tema pra contar um pouco daquele lugar maravilhoso também!

Na primeira viagem que fui, fui com 2 amigos de ônibus de viagem mesmo (o mais barato que tinha e parou tanto que demorou umas 5 ou 6 horas para chegar). ::xiu::

No caso, ficamos na casa de uns amigos, mas para chegar lá precisamos partir de Alto Paraíso e andar 13Km a pé por uma estrada de chão no sol... sorte que conseguimos carona por alguns Km. ::dãã2::ãã2::'>

O caminho era lindo quando chegávamos próximo ao Moinho (povoado próximo ali a Alto Paraíso). Muitas fazendas e próximo ao povoado haviam 4 inesquecíveis cachoeiras (embora eu só tenha conhecido 2 delas). Enormes e isoladas!!! 5 reais para entrar em cada uma, mas o ideal para ir lá é CARRO mesmo! A água lá é tão limpa que pode ser consumida ali mesmo (cheguei a ser proibida de entrar usando protetor solar). Difícil era comprar qualquer coisa se fosse necessário, portanto, VÁ COM O QUE FOR CONSUMIR POR LÁ!

 

Na segunda viagem que fiz para a Chapada, novamente nem cheguei a entrar no parque. Dessa vez fomos de carro (o trauma da primeira viagem foi grande), a estrada está duplicada e novinha com os buracos tapados, aproveitem enquanto podem para ir pra lá! ::otemo:: De Alto Paraíso para São Jorge é estrada de chão e tem muita mata , o lindo foi ver umas 2 ou 3 vezes um Lobo Guará (não sei se era o mesmo, podia ser porque estávamos andando muito devagar naquela estrada ruim). Fomos para a cidade de São Jorge que é minúscula mas estava LOTADA de gente. ::putz:: Burrice: antes de procurar onde ficar, paramos para beber um pouco ehheehhe. Quando chegou a hora de alojar-nos, os campings estavam lotados. Ficamos nos fundos de uma casa onde ainda havia espaço e vários foram os passeios (com carro é muito fácil). Para qualquer lugar na Chapada do Veadeiros, o ideal é levar o que for consumir: normalmente não tem e quando tem é MUITO CARO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...