Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Helsinque, o último destino do meu primeiro mochilão

Featured Replies

Postado
  • Membros

Acordei sem pressa no navio Silja Symphony que navegava de Estocolmo a Helsinque. Subi até o último deck para tirar algumas fotos da chegada e logo desembarquei. Encontrei facilmente o tram #3 que me levou até o albergue Stadion – que possui esse nome por se localizar dentro do Estádio Olímpico (entre 2016 e 2019, o estádio e suas dependências estarão fechados para reforma). Fiz o check-in – pela última vez nesse mochilão. Desse momento em diante, eu prestaria mais atenção ainda em cada coisa que fazia, pois a rotina que levei por quase três meses estava chegando ao fim. Ao entrar no quarto, arrumei a cama – também pela última vez -, fiz a programação do meu dia e parti.

Comecei a desbravar a cidade logo pelo cartão-postal do país: Tuomiokirkko (a Catedral Luterana de Hensinque), uma linda construção neoclássica de fachada branca e cúpulas esverdeadas, que possui um interior diferente do que estamos acostumados a ver em outras igrejas, pois não há muitos detalhes, imagens ou vitrais. A Catedral localiza-se na Senaatintori (Praça do Senado), onde também se encontra um monumento em homenagem a Alexandre II da Rússia, além do Palácio do Conselho de Estado e da Universidade de Helsinque.

De lá, segui direto para a Uspenskin katedraali (Catedral de Uspenski) que, apesar de ser outra igreja, é completamente diferente da anterior. Pra começar, trata-se de uma igreja russo-ortodoxa. Sua parte externa possui fachadas avermelhadas de tijolos à vista e cúpulas douradas adornam as extremidades de suas torres. Seu interior chama atenção pela variedade de cores, imagens e afrescos que parecem preencher cada centímetro. Enquanto apreciava os detalhes, aproveitei para agradecer por cada momento da viagem, cidade por cidade. E isso me tomou algum tempo!

Fui à Praça do Mercado, no porto, onde ocorre uma espécie de feira livre – e eu adoro essas coisas. Escolhi uma barraquinha e sentei-me para almoçar. Pedi um prato com frutos do mar: camarão, polvo, salmão, um outro peixe qualquer e salada. Estava uma delícia!

De barriga cheia, peguei um barco e fui até a Ilha de Suomenlinna, onde há uma fortaleza construída em 1700. Depois de algumas horas na ilha, voltei, comprei alguns suvenires da Praça do Mercado e fui conhecer um Ice Bar pela primeira vez. Para entrar no bar que leva o nome da vodka Absolut, paguei € 10 e ganhei um drink. Todos os outros drinks também custavam € 10 cada. Por isso tomei o meu, tirei algumas fotos e parti!

Continuei perambulando pelas ruas da cidade e encontrei o Edifício Finlândia (nada demais) que fica em frente ao National Museum of Finland, este é responsável por contar a história dessas terras desde a pré-história. A essa altura eu estava bastante cansado e, talvez, com a cabeça no Brasil, mas ainda encontrei um restinho de disposição para visitar a Temppeliaukio Kirkko – adivinha? Outra igreja! Ok, mas essa é realmente muito original: foi construída embaixo de uma rocha, para preservá-la no local.

Assim terminava meu último dia de visitações. Chegando ao albergue, ainda assisti a uma parte de um jogo de futebol que ocorria em um dos campos ao redor do estádio e só. No outro dia peguei tram e ônibus para chegar ao aeroporto. Voei de Helsinque a Madri pela Finnair e segui para o Brasil pela Iberia.

Leia o post original com fotos:

http://www.viajanteinveterado.com.br/helsinque-o-ultimo-destino-do-meu-primeiro-mochilao/

Este é o 53º post da série Mochilão na Europa I (28 países). Leia os outros posts da série:

http://www.viajanteinveterado.com.br/category/grandes-viagens/mochilao-na-europa-i-28-paises/

Quer saber o que ficou desse mochilão de quase três meses por 28 países europeus?

Leia o último post dessa saga.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.