Ir para conteúdo

4 DIAS SUÍÇA (LUCERNA - INTERLAKEN - BERNA) - SETEMBRO/17


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde, pessoal

 

Vou passar 4 dias na Suíça e gostaria de compartilhar com vocês meu roteiro, para que caso alguém tenha alguma dica, possa me ajudar. Suíça é bem cara, como todos sabem, então escolhi os passeios que não fossem tão caros, mas que também fossem interessantes.

 

Meu voo chega em Zurique no dia 17/09, nesse mesmo dia vou pegar um trem lá no aeroporto mesmo pra Lucerna. Não tenho pretensão de conhecer essa cidade.

 

Chegando em Lucerna dia 17/09 a noite, durmo e fico com 2 dias completos por lá. Meu cronograma contem:

18/09: Silver Round Trip (Luzern – Alpnachstad – Pilatus Kulm – Kriens – Luzern); Passeio por Lucerne

19/09: Fazer o passeio de lancha de 1 hora pelo lago e passear mais pela cidade.

 

No dia 20/09, de manhã cedo, pretendo pegar o trem panorâmico Golden Pass para Interlaken. Por lá ficarei um dia:

20/09: Mirante HarderKulm de manhã e a tarde passeio pela cidade.

 

No dia 21/09, de manhã também, farei um pit stop em Berna. Por lá apenas caminharei pela cidade, conhecendo os principais pontos turísticos, para, a noite, pegar o trem para Paris.

 

Bom, o roteiro é esse. Não pude colocar o Monte Titlis ou o Topo da Europa porque ia encarecer muito o orçamento. Fica para uma próxima.

 

Inclusive, estou planejando levar CHF 60 para gastar por dia (apenas com alimentação e um extra, todas as atrações, hospedagem com café da manhã e passagem já estarão pagas). Sei que restaurantes na Suíça são caríssimos, mas descobri que a rede de supermercado Coop possui restaurantes a preços bem mais agradáveis. Além disso, não me importo em fazer meus próprios lanches.

 

Quanto ao clima nessa época do ano, alguém sabe como é? Se influencia nas paisagens? Vi que a temperatura não é nenhum absurdo de baixo, mas não sei como é a questão da sensação térmica. Preciso levar roupas muito quentes?

 

Enfim, é isso! Quem tiver alguma dica ou opinião para dar, ficarei muito agradecida.

 

Até mais! ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Um roteiro pela Suíca costuma ser um grande quebra-cabeça. Algo que você precisa decidir é se vai comprar as passagens antecipadamente ou usar swiss pass.

Como você não esta pretendendo ter grandes deslocamentos, a principio pode ser que comprar as passagens antecipadas na super-save fare compense mais, mas para ter certeza só colocando mesmo os custos em uma planilha para comparar.

Eu já fui em Setembro para lá e o tempo fica bem instável, chovia quase todo dia, fazia um bom frio embaixo, mas tinha vento congelante e bastante neve no topo das montanhas. Porem as vezes abria um solzinho e dava pra desfrutar de uma fabulosa paisagem tambem. Roupas e calçados adequados são importante, além disso éÉ importantissimo ficar ligado na previsão do tempo, alias a primeira coisa que a gente fazia de manha era ligar a tv pra ver como estavam as vistas nas montanhas, sim , isso é tão importante pro suíco que as tvs transmitem a todo momento essas imagens. Dependendo da previsão a gente escolhia subir uma montanha, fazer um passeio de barco ou ficar somente rodando pela cidade mesmo.

60 euros só dá pro gasto mesmo, comer bandejão no coop e em uma rede local com uma proposta de "comida fresca do dia anterior" que esqueci o nome agora, mas posso pesquisar se você quiser. Pelo menos o chocolate suíco é barato =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Um roteiro pela Suíca costuma ser um grande quebra-cabeça. Algo que você precisa decidir é se vai comprar as passagens antecipadamente ou usar swiss pass.

Como você não esta pretendendo ter grandes deslocamentos, a principio pode ser que comprar as passagens antecipadas na super-save fare compense mais, mas para ter certeza só colocando mesmo os custos em uma planilha para comparar.

Eu já fui em Setembro para lá e o tempo fica bem instável, chovia quase todo dia, fazia um bom frio embaixo, mas tinha vento congelante e bastante neve no topo das montanhas. Porem as vezes abria um solzinho e dava pra desfrutar de uma fabulosa paisagem tambem. Roupas e calçados adequados são importante, além disso éÉ importantissimo ficar ligado na previsão do tempo, alias a primeira coisa que a gente fazia de manha era ligar a tv pra ver como estavam as vistas nas montanhas, sim , isso é tão importante pro suíco que as tvs transmitem a todo momento essas imagens. Dependendo da previsão a gente escolhia subir uma montanha, fazer um passeio de barco ou ficar somente rodando pela cidade mesmo.

60 euros só dá pro gasto mesmo, comer bandejão no coop e em uma rede local com uma proposta de "comida fresca do dia anterior" que esqueci o nome agora, mas posso pesquisar se você quiser. Pelo menos o chocolate suíco é barato =)

 

Oi,

 

Pois é. O Swiss Pass acho que não vale tanto pra mim porque não estou gastando tanto de deslocamento e das atrações não estou pegando as mais caras. Essa dica da TV é ótima! Ainda não tinha lido nada sobre e vou pesquisar também sobre esse restaurante da "comida fresca do dia anterior". Quanto mais opção melhor!

 

E o chocolate certamente fará parte da minha rotina diária! haha

 

Obrigada, Mario!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que 2 dias em Lucerna seja muito! Parece que você considera que Zurique não tem nada pra fazer, se acha isso sinto informar, mas Lucerna terá menos coisas ainda.

Eu pegaria um desses dias e jogaria para Interlaken para ver o Topo da Europa ou então um bate volta para ir pra Vaduz, no Liechtenstein.

60 francos suiços por dia pode ser pouco. Compara, em Paris você acaba gastando mais de 50 euros por dia, na Suiça, que é tudo exorbitante, com certeza será mais. Reservaria pelo menos 80 francos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como o mario.jr já falou, tem que ficar de olho na previsão do tempo, pois gastar um monte de dinheiro no Silver Round Trip e depois de chegar lá no topo do Pilatus e não ver absolutamente nada é bem frustrante.

 

Alem da TV, dava uma olhada na internet de manhã cedo, tem vários sites com webcam transmitindo ao vivo do topo das montanhas, dá para você ter uma noção boa de como as coisas estão lá em cima se não tiver TV para conferir.

 

Nesta época do ano o clima tem muitas viradas bruscas, num dia pode estar fazendo 25ºC e sol e no outro dia estar fazendo 10ºC, frio, chuvoso e tudo encoberto, e no topo do Pilatus estar com temperaturas abaixo de zero.

 

Viajar para Suíça com passeios marcadas, e ficar trocando de cidade a cada 1 ou 2 dias é uma grande loteria. Se tiver sorte e acertar os dias com tempo bom, será perfeito e você terá conseguido economizar algum dinheiro, mas se "errar" os dias, pode ser bem frustrante, com você pegando só chuva, neblina e tempo encoberto justo nos dias que você planejou ir ao Pilatus ou ir a Interlaken...

 

Teoricamente estaria perfeito, mas tem que contar com a colaboração do clima, mas na prática sabemos que não é bem assim, o clima bem instável da Suíça pode estragar todo este seu planejamento e lhe acontecer isto: http://sixosixh.com/?p=371

 

Resumindo, você vai fazer uma grande aposta do clima, se acertar você se deu bem, mas se errar, terá gasto um monte de dinheiro e a experiência não será muito boa, pois os melhores passeios (Interlaken, Pilatus e passeio pelo lago) podem ser bem prejudicados se o clima estiver ruim.

 

É um risco/aposta que você vai ter que decidir se vai correr ou não, e somente você pode decidir se vale o risco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É bem isso que o Adriano falou mesmo, apostar que determinado dia vai subir a montanha fica bem arriscado, o melhor é sempre ter plano B.

 

To indo agora no fim de Março pra lá e vou manter meus planos bem flexíveis, porque sei que não dá pra engessar muito. Basicamente montar base em uma cidade e fazer os bate e voltas dependendo do tempo, para isso o swiss pass é uma mão na roda. Mas é uma roda bem cara... rsrsrsrsr

 

Ah o nome do lugar que me referi é Ass Bar , eles tem o conceito de reaproveitamento de comida que seria desperdiçada pelos hoteis e restaurantes porque não foram consumidos de um dia para o outro. O site deles é http://aess-bar.ch/zurich.html#news, em Berna fica bem na rua principal.

 

Fora isso, só mesmo a hora "da xepa" no supermercado, quando estão perto de fechar lá pelas 20h eles liquidam todas as comidinhas que sobram, sanduiche, salgadinhos, salada, frango assado. Foi aí que descobri o raclette, o foundeau do viajante econômico, basta derreter no microondas e colocar qualquer coisa dentro que fica maravilhoso , coisas da Suíça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigada pelas dicas, gente!

 

Realmente vou pensar em um plano B pra caso eu dê azar com o tempo, o ruim é que estou ficando pouco tempo na Suiça, então é difícil ter flexibilidade. Mas realmente assustador o Monte Pilatus no link do Adriano! hahahaha ::sos::

 

E Mario, ótimas as dicas de alimentação. Certamente vão impactar no orçamento! Vou dar uma olhada nesse restaurante pra ver direitinho o endereço e tudo mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu fiquei 5 dias em Março em Berna, e nos 4 primeiros dias eu olhava nos sites das webcams das montanhas e todo dia estava igual a link que postei, só no último dia é que o tempo abriu e ai fui "correndo" para Zermatt que era meu objetivo principal, e foi perfeito.

 

Em Lucerna eu dei sorte e azar ao mesmo tempo, o acesso ao Pilatus estava fechado para manutenção do trem e teleférico, o dia também amanheceu com um tempo horrível, todo encoberto, mas ao meio dia o tempo abriu um pouco e resolvi arriscar subir o Mont Rigi, como eu tinha o Swiss Pass, resolvi arriscar por que não ia me custar um centavo a mais. Mas chegando lá em cima o tempo abriu um pouco mais e a visão panorâmica lá do Rigi estava boa.

 

A minha sugestão seria fazer a base de toda a sua estada em Lucerna, que parece ser o seu ponto de mais interesse e fazer Interlaken como em bate-volta e ir a Berna só no último dia de manhã cedo, quando você já tem o trem para Paris marcado.

 

A passagem de Lucerna a Interlaken não é cara, custa uns 16 Francos comprando na hora, e de Lucerna até Berna também não é cara custa 18 Francos comprando na hora, basta você pegar o trem RE (Regional) ao invés do IC.

 

Pessoalmente eu acho que estes 20 ou 30 Francos a mais em passagens que você gastaria fazendo a base em Lucerna, seriam um dinheiro muito bem gasto, com você podendo escolher lá na hora os melhores dias de subir o Pilatus ou fazer o bate-volta a Interlaken.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu fiquei 5 dias em Março em Berna, e nos 4 primeiros dias eu olhava nos sites das webcams das montanhas e todo dia estava igual a link que postei, só no último dia é que o tempo abriu e ai fui "correndo" para Zermatt que era meu objetivo principal, e foi perfeito.

 

Em Lucerna eu dei sorte e azar ao mesmo tempo, o acesso ao Pilatus estava fechado para manutenção do trem e teleférico, o dia também amanheceu com um tempo horrível, todo encoberto, mas ao meio dia o tempo abriu um pouco e resolvi arriscar subir o Mont Rigi, como eu tinha o Swiss Pass, resolvi arriscar por que não ia me custar um centavo a mais. Mas chegando lá em cima o tempo abriu um pouco mais e a visão panorâmica lá do Rigi estava boa.

 

A minha sugestão seria fazer a base de toda a sua estada em Lucerna, que parece ser o seu ponto de mais interesse e fazer Interlaken como em bate-volta e ir a Berna só no último dia de manhã cedo, quando você já tem o trem para Paris marcado.

 

A passagem de Lucerna a Interlaken não é cara, custa uns 16 Francos comprando na hora, e de Lucerna até Berna também não é cara custa 18 Francos comprando na hora, basta você pegar o trem RE (Regional) ao invés do IC.

 

Pessoalmente eu acho que estes 20 ou 30 Francos a mais em passagens que você gastaria fazendo a base em Lucerna, seriam um dinheiro muito bem gasto, com você podendo escolher lá na hora os melhores dias de subir o Pilatus ou fazer o bate-volta a Interlaken.

 

Então, Adriano. Eu levei bem em consideração o que vocês falaram sobre a questão do clima e fiz algumas mudanças no roteiro. Firmei base em só uma cidade exatamente para ter mais flexibilidade.

 

Escolhi ficar em Interlaken porque a acomodação que vou ficar lá é muito mais agradável que a de Lucerna e eu descobri o vilarejo de Lauterbrunnen e tô muito a fim de conhecer. Então vou ficar 3 dias completos por lá, indo um dia pra Lucerna em um bate e volta um pouco mais puxado pra conhecer o Monte Pilatus, outro dia vou fazer o bate e volta pra Lauterbrunnen e o terceiro estou deixando aberto para o que o tempo disponibilizar pra mim, seja subir outro Alpe ou passear por Interlaken mesmo. No 4º dia faço o pit stop em Berna e sigo pra Paris, como já estava previsto.

 

Assim, eu posso ter mais flexibilidade fazer os passeios com um clima mais seguro. Inclusive, fiz as contas para o Swiss Travel Pass e está quase valendo a pena. O Monte Pilatus é de graça com o Pass? Se for, com certeza irei optar por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O Pilatus não é de graça com o Swiss Pass, mas ele vai lhe dar desconto de 50% no Silver Round Trip, ou seja, ao invés de pagar CHF 83.90, você vai pagar só CHF 43.40

 

Quando eu fui para lá, se fosse considerar somente o preço das passagens não valeria a pena pegar o Swiss Pass, mas depois que fui somando os descontos que ele me daria nos passeios que eu queria fazer, acabou super valendo a pena pegar o Swiss Pass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...