Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Maria Luiza SP

Núcleo da Pedra Grande – um pedacinho da Cantareira em São Paulo

Posts Recomendados

Hoje acordamos com vontade de caminhar. Meu namorado me levou para um dos lugares mais gostosos da capital de São Paulo: Núcleo da Pedra Grande, dentro do Parque Estadual da Serra da Cantareira (zona norte de São Paulo).

Chegamos lá às 10hs porém, como ainda estamos no horário de verão, o sol e o calor não atrapalharam nossa subida. Mas fica a dica de chegar um pouco mais cedo.

A entrada do Núcleo fica logo após a entrada do Horto Florestal que, por sinal, por ser um domingo, estava bem cheio.

A subida de acesso ao portão de entrada do parque fica com os carros estacionados nos dois lados e pessoas de todos os lugares do mundo se cruzam no meio da rua de paralelepípedos… coitada da (chique) vizinhança!! Aliás, nem pareciam morar por lá… apenas uma simpática família que montou uma espécie de barraca para vender água, água de coco e outros quitutes que não provamos. Inclusive, é extremamente recomendado pagar 3 reais em cada garrafa de água pois não tem local para comprar dentro do parque!! Ou levar sua própria garrafinha…

É preciso pagar a entrada que custa 13 reais a inteira…

Iniciamos a subida com a coragem de quem inicia uma luta… no início parecia ser fácil mas só até a terceira ou quarta curva porque as íngremes ladeiras se tornaram íngremes obstáculos… não foi muito fácil!! Mas confesso que meu condicionamento físico não é dos melhores, portanto não pode ser referência... ::mmm:

Durante a subida existem alguns convidativos banquinhos para descanso mas combinamos que não sentaríamos neles.

A subida é muito bonita, com as copas das árvores se entrelaçando, formando ótimas sombras, exalando um cheirinho de mato irresistível para quem ama esse contato com a natureza. Ainda fomos surpreendidos com o ronco inconfundível de uma família de macacos bugios!!

Existem algumas trilhas que saem do percurso principal que não chegamos a conhecer mas poderão ser opção para voltarmos outras vezes. Assim como o lago das Carpas que dizem ser muito bonito!! Mas são mais 3 km (ida e volta) de muita subida.

Após os 5 km de subida encontramos, finalmente, a Pedra Grande com uma visão deslumbrante e privilegiada da linda cidade de São Paulo, vista do alto da Serra da Cantareira. Uma pedra com proteção para que pessoas de todas as idades possam curtir com tranquilidade a maravilha de ver prédios imponentes tão “pequenos”!

Quanto aos sanitários, existem apenas dois: um no portão de entrada e outro no topo da Pedra Grande.

Após o deslumbre da vista chega a hora da descida. Um cuidado com a perna bamba e tudo bem! Já diziam os sábios “Pra baixo todo santo ajuda!”

 

Mais informações sobre a Pedra Grande:

https://g.co/kgs/IbCnlg

 

Relato de outras viagens no meu blog:

https://colecionismo.wordpress.com/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×