Ir para conteúdo

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira


Posts Recomendados

  • Membros

PETAR é um parque cheio de cavernas, localizado em Iporanga - São Paulo, próximo a divisa com o Paraná. Muita gente já ouviu falar da Caverna do Diabo, por ser toda estruturada para receber turistas, com luz artificial e plataformas. Quem vai ao PETAR encontra um cenário bem diferente deste, pois as cavernas são rusticas, você tem um contato direto e totalmente natural durante a exploração.

 

Decidi fazer este tópico porque quando fui pra lá, achei muitas informações espalhadas por aí, mas nada muito detalhado, o que dificultou alguns pontos da viagem. Então, bora lá:

 

TEMPO DE ESTÁDIA - NÚCLEOS

Fiquei dois dias na cidade, no dia 1 visitei o núcleo Santana, onde conheci 3 cavernas (o ideal seria duas, porque é um pouco cansativo) e no dia 2 fiz rapel e boiacross.

O tempo foi pouco, mas super válido e bem aproveitado, mas ficando mais dias, pode-se conhecer mais cavernas e dar uma passada pelos quilombos.

 

Aqui você encontra um pouco de cada núcleo: http://www.petaronline.com.br/conheca-o-petar/nucleos/

Lembrando que é necessário guia, que te fornece os equipamentos de segurança obrigatórios.

 

A VIAGEM E LOCOMOÇÃO

Saí de São Paulo e fui para Iporanga de carro, seguindo pela Régis Bittencourt. O trajeto é super fácil, dá para ir com GPS sem problemas.

Alguns amigos foram de ônibus, o que foi mais difícil, porque encontramos pouquíssimas informações de como o fazer. Então, olhando mapas e com algumas poucas dicas que vimos na internet, montamos um roteiro com saída de São Paulo, no terminal Barra Funda, com destino à cidade de Apiaí. De Apiaí pega-se outro ônibus que vai até Iporanga. Acontece que este último trecho passa por uma estrada de terra e o ônibus para todo o tempo, fazendo uma viagem de 1h durar umas 3h. Aparentemente o melhor caminho, para quem vai de ônibus, é indo por Jacupiranga, pois a cidade é maior, com mais horários de ônibus e com a estrada um pouco melhor.

 

Outro detalhe é que poucas empresas oferecem transporte da cidade até o parque das cavernas, então, a melhor opção é ir de carro mesmo. Atualmente alguns grupos tem se encontrado em algumas estações de metrô e fazendo a viagem ao parque de van. No facebook é fácil de achar estas informações.

 

Nosso retorno não foi para São Paulo, e sim para Curitiba. Fomos de carona até Jacupiranga e lá embarcamos sem problemas. É possivel comprar passagem pela internet, a empresa é a Princesa dos Campos. Para chegar até Jacupiranga, outra opção é pegar um ônibus ou um taxi (o que não compensa, pois cobram cerca de R$200 o trajeto).

 

HOSPEDAGEM

Fiquei hospedada no Núcleo Terra, em questão custo-benefício foi a melhor escolha. O Júlio, dono da pousada, é a melhor pessoa do PETAR, super receptivo e nos ajudou demais por lá. Local super familiar, confortável e de fácil acesso, bem no centro da cidade e perto de tudo.

Fechamos o guia para as cavernas diretamente com eles, quando maior seu grupo, mais em conta fica.

 

contato@nucleoterra.com.br

 

Bom, os pontos principais eram esses, se alguém precisar de alguma informação, só chamar! ::love::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...