Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Dri Parra

Munique - Guia de Informações

Posts Recomendados

Munique

É a cidade mais popular da Alemanha depois de Berlim. Capital do estado da Baviera desde 1503, com 1,3 milhão de habitantes, é a terra da maior Oktoberfest do mundo - que não começa em outubro. Famosa por suas cervejarias, jardins e óperas, é também sede da BMW e da Siemens. Estilos arquitetônicos misturam-se na cidade: do barroco ao gótico, do neoclássico ao pós-moderno.

 

Orientação

Munique tem dois pontos de referência: a estação de trem Hauptbahnhof e a praça Marienplatz. Pode-se ir de um a outro seguindo uma linha reta, passando pelas ruas Schützenstraße e Neuhauser com continuação pela Kaufingerstraße. A Marienplatz é o ponto de partida para explorar as atrações que estão em sua maioria pelas redondezas.

 

Como chegar

O aeroporto Franz-Josef Strauss Flughafen fica a 28km da cidade, ligado pelos S-Bahn S1 e S8 que saem a cada 20 minutos da estação central (Hauptbahnhof). É nesta mesma estação que chega quem vem de trem. Munique, geograficamente bem localizada no continente, é um importante ponto de parada de trens europeus que vão ao norte, sul, leste e oeste. Junto da estação chegam os ônibus Berlin bus. Passagens da Eurolines podem ser compradas perto da plataforma 26, no escritório do Touring. Há onibus para várias cidades, inclusive para o leste europeu. No veräo recomendo ir para Croácia, onde o mar Adriático è azul, azul e as cidades säo lindas, com Dubrovnik que é a pérola do mar Adriático.

 

Transporte Coletivo

Munique tem uma boa linha de metrô (U-Bahn), trens de superfície (S-Bahn), bondes (Straßenbahn) e ônibus. Ticket para uma simples viagem sai por ?2,20 e para um dia custa ?4,50, servindo todos os transportes. Se voce chegar na segunda e vai ficar uma semana, compre o Isarcard de uma semana, ele valerá até o domingo. O Streifenkarte tem 10 listras, custa 9 euros e tem que ser carimbado nas pequenas máquinas na entrada do metro, sempre um pouco antes das escadas rolantes que descem para a plataforma. Para percursos com mais de 2 estações, tem que se carimbar 2 listras.

 

Compras

A cidade é bem servida com lojas de souvenirs - na rua que liga a Marienplatz a Stachus (Karsplatz) e perto da Hofbräuhaus e na Hofbräuhaus.

No calcadäo tem Zara e H&M para as meninas

Artigos de esporte na Sport Scheck, na Sendlingerstr. Entre na rua da Kaufhof na Marienplatz, fica no segundo cruzamento, na esquina à direita.

 

Arredores

Campo de Concentração de Dachau , próximo a Munique. Dachau foi a primeira cidade alemã a ter um campo de concentração. Para chegar no local, pegue o S2 até a estação Dachau, depois o bus 722 até a porta do Memorial. Abre das 9h-17h, menos segundas. Entrada gratuita, mas há uma visita guiada em inglês muito boa, nao perca! Já na entrada, a mentira: "Arbeit Macht Frei" ("O trabalho liberta"). Entre judeus, militantes políticos e outras minorias, mais de 200 mil foram encarcerados, dos quais 31.951, oficialmente, morreram ali. Outros milhares foram transferidos, tendo o mesmo fim em diversos campos de concentração que viriam a ser construídos pela Europa. Desde 1965 é um símbolo em memória às vítimas do nazismo, funcionando como um importante museu, repleto de fotos, filmes e documentos. Caminhe pelos sombrios espaços abertos onde ficavam os dormitórios, veja o expressivo memorial e também os insanos forno e crematório. Amargo e imperdível - deve ser visitado.

 

Schloß Neuschwanstein

(Novo Cisne de Pedra) fica próximo à cidade de Füssen,e inspirou o Castelo da Cinderela, na Disney. Saindo de Munique pela estação Hauptbahnhof (o primeiro trem direto parte às 8h51), você chega em Füssen 2h mais tarde. De lá, pegue o ônibus sentido Hohenschwangau 9713. Planeje sua volta a Munique contando um bom tempo para visitar este castelo. Abre das 9h-17h30. Entrada 9 euros, com desconto 8.

Horário dos trens: München - Füssen 6:50 -8:57, 7:51-9:51, 8:51-10:51 ; de Füssen - München 16:05-18:07, 17:05-19:07 (esse é direto), 18:05-20:07. Comprem o Bayrisches Ticket que custa 20 single e 27 para até 5 pessoas, vale ida e volta. O valor do trem normal, só ida, custa 18,20 euros!

 

Schloß Hohenschwangau fica na subida para o Neuschwanstein

 

Schloß Linderhof

É o menor de todos os catelos do Ludwig II, o único completo e o mais fofo.

Tem uma grande área, com uma gruta artificial que serviu de teatro para a ópera Tannhäuser de Richard Wagner ser encenada. Há outras edificacoes nos jardins. Pegue o trem para Oberammergau e depois com o onibus 9622 para o Linderhof.

 

Salzburg

Dá para fazer um bate-e-volta para Salzburg com o Bayrisches Ticket (mesmo que me referi para ir a Füssen)http://www.bahn.de,que vale das 9:00 até 0:00. Esse ticket serve tb para o metro e S-Bahn. Tem que constar o nome de quem está usando no ticket, ou seja, você pode comprá-lo antecipadante ( nas máquinas automáticas tb), mas tem que escrever seu nome para validá-lo. Se o controle pegar e estiver em branco, dá em multa . Salzburg vale muito a pena!!!

 

Museum -Lichtspiele

Lilienstr. 2 - Tel: 48 24 03 + 489 12 96. Fica a um quarteiräo do Deutsches Museum, no mesmo lado da calcada, só que do outro lado do rio Isar.

 

Cinema

Nymphenburger Str. 31 - Tel: 55 52 55 . Fica na rua que vai para o castelo Nymphemburg, mas dá para ir a pé, saindo da Löwenbräu, Dachau Str. esquina com Nymphenburger Str.

 

Revista In München é uma maravilha. Aqui voce encontra tudo o que está acontecendo na cidade.

 

Imperdíveis:

Deutsches Museum

Lenbachhaus

Andar pela Leopoldstraße

Marienplatz

Stachus

Englischer Garten

Residenzmuseum

Andar à beira do Isar

Olympiapark

Asamkirche

Schloss Nympheburg

KZ Dachau - é triste mais imperdível, a mesmo que já conhece Auschwitz.

 

Dicas e Curiosidades

Se voce está em tour pela Europa, reserve 5 dias para Munique e arredores, pelo menos:

3 dias em Munique

1 dia para conhecer o Schloss Neuschwanstein, em Füssen, use o Bayrisches Ticket

1 dia para fazer uma caminhada nas montanhas, partindo do Schloss Linderhof, e de quebra visita esse castelo, que acho o mais fofo de todos na Baviera ou 1 dia em Salzburg, se você näo pretende passar pela Austria.

A bicicleta é o meio de transporte mais legal para se conhecer a cidade, que é uma das mais planas que conheco.

Termas - uma das melhores coisas da Alemanha!

Se tem um programa que é 10 no inverno, é ir para um dos termas. Nao há nada melhor que curtir uma sauna em dias gélidos do inverno bávaro.

Em Erding, cidade nos arredores de Munique, tem um maravilhoso. Pode-se chegar até lá de S-bahn. Existe um ticket que custa 17 euros, que voce compra nas máquinas que vendem os tickets para o S-Bahn, que dá direito a ida e volta mais 4 horas de termas. Nao sei se está incluso as saunas ou só as piscinas.

Compartilhar este post


Link para o post

Atrativos Turísticos

Marienplatz Metrôs S1-S8, U3, U6 e ônibus 52, parada do mesmo nome. É a praça considerada o centro da cidade desde sua fundação, em 1158. Lá está a Rathaus, o imponente prédio da prefeitura em estilo neogótico, que abre de seg/sex das 9h-16h. Às 11 horas, hordas de turistas esperam pela dança do Glockenspiel, na torre de 85m com 32 bonequinhos encenando as batalhas e as danças sobre a história de Munique. De maio/out às 12h e 17h. Para subir na torre, ?1,50.

Englischer Garten Metrôs U3 e U6 Universität ou tram 17 ou ônibus 53, parada Nationalmuseum / Haus der Kunst. Bom local para dar uma caminhada. Tem um Biergarten (Seehaus) ao lado do lago, onde no verão as pessoas costumam tomar banho de sol.

Chinesicher Turm, também um biergarten

Monopteros (1838)

Nymphenburger Schloß

Trem 17 ou ônibus41. Aberto diariamente das 10h-12h30 e das 13h30-16h, fecha segundas. Entrada ?2,50/2 (estudante). Palácio barroco, Nymphenburger Schloß Tram 17 ou bus 41. Aberto diariamente das 10h-12h30 e das 13h30-16h, fecha segundas. Entrada ?2,50/2 (estudante). Palácio barroco, foi residência de verão dos antigos reis da Baviera. Destaque para o prédio Amalienburg em estilo rococó que servia para guardar objetos de caça.

 

Ópera

Bayerische Staatsoper Max-Joseph-Platz 2 Tel:21 85 01

tem visita guiada (quase)todos os dias, às 2:00 da tarde. É bom ligar antes para nao bater com a cara na porta.

 

Parque Olímpico de 1972 (U3-Olympiapark) - Uma área enorme e muito interessante, a arquitetura é de babar. Pode-se subir na torre e ter uma vista maravilhosa da cidade e dos alpes em dias claros. Eu recomendo!!!

Há 3 diferentes visitas guiadas e um tour para os aventureiros.

1) Sightseeing-Tour: só com reserva antecipada, duracao 90 minutos, 4 euros.

Visita a piscina, o hall e o estádio olímpicos, após a apresentacao de um filme.

2) Tour arquitetônico: só com reserva antecipada, duracao de 120 minutos, 8 euros

3) Soccer Tour: todos os dias, às 11:00, consultar em dias de eventos, duracao de 1 hora, 5 euros.

4) Andar sobre o telhado do estádio olímpico:

Idade mínima de10 anos, todos os dias 2:30 h, de abril a outubro, duracao de 120 minutos, local de saída: Stadionkasse Nord.

Atencao: Usar sapato com sola de borracha. A reserva pode ser feita por email:[email protected] ou pelo telefone 089/30 67- 2414

(notem que esse tour só está no site em alemäo)

O endereco do centro de infos do parque olímpico:

Spiridon-Louis-Ring

2180809 München

 

Bavaria Filmstadt Bavariafilmplatz 7,Geiselgasteig 82031 Grünwald Tel. 64 99 20 00. É um estúdio de cinema de München, onde foi filmada " Never ending story". Passeio muito 10 para quem tempo ou nao está pela primeira vez em Munique. A visita guiada custa 10 euros e 9 para estudantes e vale muito a pena.

 

Igrejas

 

Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) Frauenplatz 1 Metrô S1-S8, U3, U6 ou ônibus 52, parada Marienplatz. Tram 19, parada Theatinerstraße. Esta igreja, com suas torres gêmeas, é o símbolo de Munique. Entrada ?2/1 (estudante). A torre fica aberta entre abr/out das 10h-17h. A primeira construção data de 1271. Lá está o túmulo do rei Ludwig I.

 

Michaelskirche Neuhauserstraße 52. Igreja barroca, construída por jesuítas em 1597. Cripta com os túmulos da realeza da Baviera (?1), onde está enterrado o rei Ludwig II.

 

Alter Peter Rindermarkt 1. Metrôs S1-S8, U3, U6 ou ônibus 52, parada Marienplatz. Aberta de seg/sab das 9h-18h, custa ?1,50. Construída em 1158, esta igreja foi incendiada no século 14 e bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial. A reconstrução durou 10 anos, de 1946 a 1956.

 

Theatinerkirche St Kajetan (1663-90) Odeonsplatz, em frente ao Residenz

 

Asamkirche (1733-46) Sendlinger Straße 62 und 64, diariamente das 8.00-17.30 U-Bahn: U1, U2, U3, U6 (Sendlinger Tor). Essa rua liga a Marienplatz ao Sendlinger Tor, onde há muitas lojas legais.

 

Museus e Galerias

 

O Tageskarte é um passe de museu válido por 2 dias, nos quais você pode visitar a Alte Pynakothek, a Neue Pynakothek, a Staatsgalerie Moderner Kunst e a Schack Galerie. Custa ?8/5 (estudante).

 

Antikensammlungen (Coleção de Antigüidades) Königsplatz 1. Metrô U2 Königsplatz. Aberto ter/dom das 10h-17h, quartas até 20h, fecha segundas. Nos domingos a entrada é gratuita. Entrada ?3/5, estudantes pagam ?1,50/2,50 (incluindo a Glyptothek). O prédio é de 1838, mas seu conteúdo é bem mais antigo: obras gregas e romanas, vasos, potes, amuletos em cerâmica, bronze e prata.

 

Glyptothek Königsplatz 3. Aberto das 10h-17h, quintas das 10h-20h, fecha segundas. Arte grega e romana incluindo várias esculturas de suas respectivas culturas. Preços em combinação com Antikensammlungen, onde domingo a entrada é gratuita.

 

Stadtmuseum (Museu Municipal) St. Jakobs Platz 1. Metrôs S1-S8 parada Marienplatz ou ônibus 52 ou 56 parada Blumenstraße. Aberto terças e de qui/dom das 10h-17h, quartas das 10h-20h30, entrada ?2,50/1,50 (estudante). História e cultura de Munique, com armas, esculturas, instrumentos musicais e moedas.

 

Lenbachhaus (Museu/Galeria) Luisenstraße 33. U2 Königsolatz. Entrada ?6/3 (estudante). Aberto diariamente das 10h-20h, exceto segundas. Com exposições de pinturas dos séculos 19 e 20 de pintores locais da escola Blaue Reiter e outros como Kandinsky e Klee.

 

Residenz Museum Max-Josef-Platz 3 U3-6 parada Odeonsplatz ou tram 19 Nationaltheater. Aberto de ter/dom das 10h-16h30. Entrada ?3,50/2,50 (estudantes). Castelo construído entre os séculos 16 e 19 em estilo renascentista, foi residência da família Wittelsbach até 1918, com 100 salas, abrigando a coleção de arte egípcia, moedas e a câmara de tesouros da dinastia Wittelsbach.

 

Bayerisches Nationalmuseum, Prinz-Regentenstrasse 3, tel.: 211 24, obras da Baviera da Idade Média ao século xix. De terça-feira a domingo das 9h30 às 17h.

Münchner Stadtmuseum, Sankt-Jakobs-Platz 1, é o mais variado e popular museu de Munique de cultura e história, com uma colecção sobre o desenvolvimento da cidade. Aberto diariamente das 10h às 17, excepto quartas-feiras em que fecha às 20h30. Encerra às 2."- feiras.

 

Deutches Jagd-und Fischereimuseum, Neuhauser Strasse 53, tel.: 22 05 22, da caça e da pesca, onde se pode ver o Wolpertinger -, um animal imaginário da Floresta Negra, meio lebre meio galinha, que come seres humanos gordos e de cara redonda. Diariamente das 9h30 às 17, excepto quintas-feiras em que fecha às 21h. Encerra às 2." feiras.

 

Museum Villa Stuck, Prinzregenten-strasse 60, tel.: 45 55 51 25, obras de Franz Von Stuck e exposições temporárias.

 

Kunsthalle der Hypo-Kulturstiftung, Theatinerstrasse 15, tel.: 22 44 12, exposições temporárias. Muito bom!

 

Deutsches Museum (Museu de Ciência e Tecnologia) Tram 18, parada Deutsches Museum. Metrôs S1-S8 ou tram 17, parada Isartor. Aberto diariamente das 9h-17h, entrada ?6/2,50 (estudante). Um dos maiores museus da Alemanha, com mais de 10km de corredores em 45 mil metros de área, com 46 divisões. Abordando navegação, aviação, astronomia e outros assuntos afins, apresenta modelos reais de carros e aviões. Quem quiser visitar tudo vai precisar de pelo menos dois dias. Imperdível!

 

Alte Pinakothek (Pinacoteca Antiga) Barer Straße 27. Metrô U2 Königsplatz. Tram 27, parada Pinakothek. Abre das 10h-17h, terças e quintas até 20h, fechado segundas. Entrada ?5/3,50 (estudante), domingos a entrada é gratuita. Está entre as maiores coleções de pintura do mundo. Apresentando obras de mestres europeus dos séculos 14 ao 18, como Rembrandt, Rubens, Van Dyck, Rafael, Da Vinci e Dürer.

 

Neue Pinakothek (Pinacoteca Nova) Barer Straße 29. Metrô U2 Königsplatz. Tram 27, parada Pinakothek. Abre de ter/dom das 10h-17h, quartas 10h-20h, fecha segundas. Entrada ?5/3,50 (estudante), domingos é gratuito. Obras de pintores pós-impressionistas do século 19 e algumas esculturas.

 

Pinakotheke der Moderne Inaugurada em 2002 a Pinacoteca Moderna (Pinakothek der Moderne), com sua colecäo de artes plásticas, arquitetura, design e gravura. O prédio, obra do arquiteto Stefan Braunfels, tem mais de 12 mil metros quadrados de área de exposicäo, é super moderno. Um must!

 

Haus der Kunst Prinzregentstraße 1, Centro Tram 17 do Isator ou Sendlingertor das 10 às 22 h, 7 euros. Aqui há exposicoes de obras bem modernas.

 

ZAM Centro para o museu de coisa fora do comum Westenriederstr. 41, Centro, U-Marienplatz das 10 ás 18 h, 4 euros

 

BMW Museum Pautelring 130. Metrô U3 Olympiazentrum. Aberto diariamente das 9h-17h, custa ?2,50/2 (estudante). Para os apaixonados pelos carros da marca, exposição em filmes e slides da história da fábrica com os veículos produzidos no passado e projeções para o futuro.[/align]

 

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...