Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nelsons

Mais do que nunca, La Última Vigem ! Cuzco - Nasca

Posts Recomendados

Mais do que nunca, La Última Viagem -Bus Cusco - Nasca

 

Fiz uma viagem de dia 9 /Fev ~1/Mar/06 , para o Chile , Bolívia e Peru .

Esta viagem foi para complementar os locais que eu não havia visitado ainda, no conjunto dos 55 paises! 10 anos! 55 culturas! 55 lembranças!

 

Meu roteiro foi via aérea CTA/SPO / Santiago e via autobus Valparaiso, Vina del Mar, La Serena, Antafogasta, Calama , São Pedro de Acatama , os Andes cruzei com Toyota 4x4 , passando pelo Salar de Uyuni, Oruro, La Paz, Copacabana, Puno , Cuzco , Machu Picchu, Nasca. Lima / SPO/CTA via aérea

 

O trecho de Cuzco - Nasca , Aih ! o bicho pegou ! Foi um inferno !

Não vou descrever a viajem de outros trechos, porque tem muitos relatos com detalhes dos colegas mochileiros .

 

O que aconteceu comigo no trecho Cuzco - Nasca, foi que peguei o bus no dia 24/02 as 8:00 hs de Cusco!

 

Sentei na ultima fileira ,do lado do motorista com cinco passageiros . O banheiro ficava na frente, junto a porta de saída, portanto tinha 5 assentos atrás.

Depois de 1:00 hr de viajem muito tranqüila , daí começou aparecer as montanhas . A subida era tranquila porque o motorista engatava 2ª e 3ª . Mas na descida continuava 2ª e 3ª e descia a ladeira abaixo a 100 ~ 120 km/hr . O motor da Scania urrava ! O asfalto não tinha guard rail , as curvas eram de 360 graus, iguais ao que se vê na corrida F1 do circuito de Mônaco .

 

A 100 ~120 km/hr. o bus fazia a curva na pista oposta , comendo o lado da pista contraria. Naquela velocidade, parecia que eu estava na montanha russa ! Pedia a mim mesmo para parar de correr tanto! Perguntei ao cobrador se o motorista estava correndo demais, e disse que era normal , pois o asfalto é muito bom ! Presidente Fujimore que construiu.

 

A estrada era em zig zag , na subida e na descida da montanha ! Não tinha trecho entre montanhas ! Era só sôbre a montanha! Dei uma cotovelada no passageiro vizinho , pois este estava deitando sobre mim. Ele não gostou, mas disse : Desculpe!! não tenho como apoiar-me ! Então, eu pedi desculpa para ele !

Entendi também, que realmente não podia firmar-se na poltrona! Não tinha cinto de segurança. O corpo se balançava , para direita , para esquerda , para frente, para trás, para cima, para baixo ! Quando baixava , baixava fora do assento, escorregando! Botava a cabeça para fora da janela , só via precipício!

Naquela velocidade, alguma coisa poderia acontecer: falha humana, falha mecânica , caminhão , pedra no asfalto, animal , lhama, vicunha ( espécie de veado), galinha . Não tinha escapatória, uma dessas possibilidades poderia acontecer. No período de 30 a 45 minutos, a temperatura passava de 30 graus lá no pé da montanha e no topo (-5) graus Pensei em cair fora do bus! Como pedir carona, ou pegar outro bus? Desisti da idéia . De qualquer maneira se morrer é melhor morrer junto com outros passageiros! assim terei um enterro digno , pois o meu passaporte estava dentro do bolso da minha cueca samba-canção!

Se morrer no deserto, talvez um dia irão descobrir e vou parar no museo e ficar famoso ! Só isso !

O motor urrava e fervia! Tinha cheiro de freio queimado!

O assento esquentava e queimava o meu traseiro, pois estava junto ao motor.

Lembrei de Deus ! da minha família , filho , esposa ! pensei : se eu for ! vou feliz !

 

Chegou a noite! escureceu lá pelas 19:00 hr . Daí começou outra tortura! O motorista continuava correndo! Tinha nuvem, no topo ! O farol iluminava! Porém, quando encontrava uma nuvem , a luz rasgava só a pouca distância a escuridão! daí o motorista pisava bruscamente o freio! O corpo balançava mais ainda ! Pelas laterais não via nada , tudo era escuro ! O bus pulava e eu também! parecia avião rasgando a nuvem e provocando turbulência ! Pensei comigo de novo : Estou fu...! Perguntei se as montanhas vão acabar ! outro passageiro respondeu , vai continuar com montanha até Nasca ! Pô ! Estou fu...! de novo !

Pelos meus cálculos tiveram umas 17 montanhas, de 3000 a 4000 m de altitude ! Finalmente chegamos a Nasca , as 22 horas !

Vivo ! Eram 14 horas de bus , com parada para almoço 12:hs e 21:30hs para janta .

Como tinha uma outra turista noruegueza, perguntei se ela tinha em vista , algum hotel ! Ela disse que não! Daí escolhemos o hotel Estrela Del Sur , indicado pelo Lonely Planet . Combinamos para pegar um táxi! Paramos um táxi . Quando estávamos entrando no táxi, uma moça nos abordou , oferecendo o hotel a 2 quadras do ponto.

E, o hotel era Estrela Del Sur ! ... Puta que o pariu!!!

Dai descemos do táxi, o taxista nos xingou , não entendi bem o que ele falou , mas eu estava feliz

Estávamos no hotel 22:30 hs , foram 15 horas de... não sei !!!!.

Como diria o Faustão: O loco meu !!! Mais do que nunca La Última Viagem !

 

Observação:

Em Lima , dia 28/Fev vi uma manchete no jornal , que 30 pessoas morreram em Arequipa, vitima de capotamento de bus .

Lamentavelmente , houve aquele acidente de ônibus dos estudantes de Belo Horizonte em Arequipa, quando estavam indo para o Fórum Social em Caracas .

 

Grande Abraço !

Voltei para o Brasil , com o saldo de 2 diarreas e 1 gripe ! perdi 5 kilos !

Continuarei minha jornada de tour ! Irei nos próximos dias para Venezuela, Colômbia, Equador , passo para Panamá e América Central ! Hasta la vista !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aristeu

Sofri c o teu relato...

Qual foi a empresa do bus?

Abç,

Su

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Su,

 

A empresa de ônibus era a CUEVA!

A loucura que aconteceu. acho que depende de cada motorista. Acredito, que as companhias normalmente não controlam a velocidade. Poucas empresas como a Itapemerin tem limite de velocidade, que hoje passei a respeitar a Itapemerin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente embarcar em ônibus no Peru e, principalmente, na Bolívia, não é coisa para principiante !!

 

Dmtr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi ... Meu nome é Fernanda Vou fazer extamente esta viagem em Dezembro agora, mas ao contrario, vou começar por lima e acabar em santiago.

Será que vc poderia me dar algumas dicas, principalmente de onibus, tipo Tempo de viagem empresas de onibus... horários estou super perdida quanto a isso.

 

Se vc puder passar alguma outra informação improtante seria bom, estou um pouco perdida.

bjs e obrigada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×