Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia


Posts Recomendados

  • Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Não acho uma boa esperar não pq câmbio é complicado. Se o Fed começar a subir os juros nos EUA e tirar alguns trilhões de circulação aí não vai ter moeda que aguente. Esse ano ainda tem eleição e o câmbio pode ter um movimento diferente dependendo de quem vencer. Pra vc ter uma ideia a expectativa dos analistas segundo boletim Focus é do dólar (comercial) fechar 2014 a 2,33 e em 2015 a 2,49. http://www.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20140905.pdf

 

Como não dá pra saber o que vai realmente vai acontecer, o melhor é comprar aos poucos sempre pra fazer média. Por exemplo se vc vai viajar daqui a 5 meses e pretende gastar USD 1000, compre USD 200 a cada mês, ou se você perceber que o dólar caiu em um mês compre 300 nesse mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hoje o folar comercial tá R$ 2,30. uma semana e meia atras tava R$ 2,21. segundo informações dessa reportagem http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2014/09/dolar-opera-em-alta-nesta-quinta-feira01.html, o banco central pode atuar com mais força se passar desse patamar.

 

Quanto ao aumento da taxa de juros do FED nos EUA, já foi sinalizado que não será tão logo assim.

 

O que fez então o dolar subir de 2,21 pra 2,30 em apenas uma semana? simples, quando caiu pra 2,21 foi por conta da pesquisa que colocava a marina na frente da dilma e eleita no segundo turno. a última pesquisa que revelou empata técnico entre marina e dilma fez com que o dolar subisse.

 

é bem simples, dilma vencer a eleição é ruim aos olhos dos investidores internacionais, então o dólar sobe, porque na visão da economia mundial, um segundo governo da dilma será péssimo pro brasil. Agora se a marina ganhar, isso é visto com otimismo pra economia, se for o áecio entao nem se fala.

 

Resumindo:

 

Dilma = ruim para o país = dolar sobe. (menos credibilidade economica)

 

Marina = melhor pro país = dolar cai. (maior credibilidade economica)

 

Aécio = melhor ainda pro país = dolar cai mais ainda. (super credibilidade economica)

 

Vale dizer que todas as reportagens economicas que dizem isso e não sou eu. quem acompanha o movimento do dolar sabe que isso é a mais pura verdade. desta forma, a única chance que nós temos de conseguir comprar dolar mais barato é, no mínimo, a marina melhorar nas pesquisas e vencer a eleição. logo, vai comprar dolar? faça campanha pra marina ou aécio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Porém mesmo com o dólar a R$ 2,50 como hoje (e subindo) ainda compensa levar em dólares?

 

Pelas minhas contas tá dando praticamente no mesmo levar dólar ou real, considerando a cotação nas casas de câmbio da Bolívia 1 real = 2,70 bolivianos. Pagar 2,50 no dólar mais IOF tá tenso; eu que decidi deixar pra comprar agora, na semana da viagem, me ferrei pois mês passado encontrava o dólar ainda por R$ 2,36...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Porém mesmo com o dólar a R$ 2,50 como hoje (e subindo) ainda compensa levar em dólares?

 

Pelas minhas contas tá dando praticamente no mesmo levar dólar ou real, considerando a cotação nas casas de câmbio da Bolívia 1 real = 2,70 bolivianos. Pagar 2,50 no dólar mais IOF tá tenso; eu que decidi deixar pra comprar agora, na semana da viagem, me ferrei pois mês passado encontrava o dólar ainda por R$ 2,36...

Cara não dá pra saber. Não existe "momento certo". O certo é comprar sempre em pequenas quantidades e não comprar tudo de uma vez.

Tem que saber como está o câmbio lá tanto do BOB/BRL quanto do BOB/USD. Eu acho que não muda o fato de o dólar ser mais vantagem devido ao spread. Como o real se desvalorizou (de um mês para cá) acho que o spread para o real deve estar pior ainda.

Ontem o dólar até caiu 10 centavos no comercial depois da disparada da semana anterior depois da reação do Aécio. Tá muito incerto com esse cenário de eleição. Eu aproveitei pra comprar mais esse mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu Aletucs!

 

Então se eu consigo dólar a 2,52 no efetivo e euro a 3,18, então com R$ 1000,00 eu posso:

a) usando dólares: BRL 1000,00 / 2,52 = USD 396,82 * 6,92 = BOB 2745,99

b) usando euros: BRL 1000,00 / 3,18 = EUR 314,46 * 8,55 = BOB 2688,63

c) usando real direto: BRL 1000,00 * 2,65 = BOB 2650,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

tipo isso daniel. mas tem uma coisa, em Santa Cruz, que é o cambio que vc usou como referencia, é pior que La Paz. então se vc for de STC pra La Paz, deixe pra cambiar por lá, que terá um cambio melhor.

La Paz é o melhor cambio, quando eu vou pra Copacabana, já levo o que for gastar cambiado em boliviano, pq em copa o cambio é ruim tbm.

Cusco é o melhor cambio do Peru, que for pra lá via bolivia ou chile, cambeie só o necessário pra chegar em cusco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O papo aqui ta profissa hein! ::sos::::sos::

Resumindo minha situação: Viajo em julho do ano que vem, Bolivia e Peru, 20 dias aproximadamente. Levar o dolar é vantagem por ser uma moeda mais "aceitavel" que o real. Mas nesse clima de eleições a cotação ta uma loucura. Voces acham que espero pra comprar o dolar ou não compro e levo real mesmo? Alem do papel moeda levo um cartão de crédito para eventuais emergências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
O papo aqui ta profissa hein! ::sos::::sos::

Resumindo minha situação: Viajo em julho do ano que vem, Bolivia e Peru, 20 dias aproximadamente. Levar o dolar é vantagem por ser uma moeda mais "aceitavel" que o real. Mas nesse clima de eleições a cotação ta uma loucura. Voces acham que espero pra comprar o dolar ou não compro e levo real mesmo? Alem do papel moeda levo um cartão de crédito para eventuais emergências.

Até julho são 10 meses. Supondo q vc vai gastar 1000 dólares, minha sugestão é comprar 100 dólares a cada mês sem olhar cotação e assim depois dos 10 meses vc tem 1000 dólares a uma taxa de câmbio média. Se vc deixar pra comprar tudo em junho você sabe se o câmbio vai estar a R$1,50 ou a R$ 3,50?? Não sabe. Ninguém sabe. Se tiver caído vc "se deu bem", mas se tiver subido "se deu mal". A idéia do câmbio médio é diminuir risco, e não "se dar bem", é diminuir a possibilidade de perda ao custo de diminuir a possibilidade de ganho. Se o câmbio subir, no câmbio médio você não paga tanto (menor perda), mas se cair você também aproveita apenas parte da queda (menor ganho). "Se dar bem" é sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...