Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

... Que . país . é . esse?

Postado
  • Membros

QUE PAÍS É ESSE?

Durante a viagem pra Suíça, na aeronave, conheci alguns brasileiros com experiência de vida interessante. Às vezes quando acordava, via pela tela do computador, o local exato onde íamos passando. Um comissário olhou também a TV e falou ao outro num sotaque paulista: "fulano, estamos sobrevoando Barcelona, vamos dar uma olhada".

Meia hora depois eu observava tudo aquilo que era montanha branca e já estávamos na Suíça.

Não fiz muita questão de me ligar na janela como todo o mundo estava fazendo. Minha cabeça só pensava na fila que esperava a todos lá embaixo. Zurique, aeroporto dos grandes entro numa das três filas. Na frente um passageiro suíço. Procurei observar como ele fez para poder repetir. O policial respondeu o cumprimento e sorriu para ele, carimbou o passaporte e depois deu obrigado. Ainda pensei se seria mesmo a minha hora... Dei bom dia em inglês, respondeu com um sorriso. Pediu minha passagem, carimbou o passaporte e com outro sorriso, me disse obrigado.

Lá na saída estava uma "galera," comecei a vasculhar Daniel na multidão, o filho do suíço que me tornei amigo no Brasil. Vi toda a família, e mais Claudia, a namorada do filho, que tem um brinco no nariz e o cabelo preto igual a muitos brasileiros.

Sem perder tempo, fomos à quitinete de Daniel. Fica num quinto andar de um prédio antigo sem elevador. Dei a idéia pra ele ficar subindo pelo lado de fora com uma corda. Cada um ajuda a levar o restante da mudança: umas almofadas pretas, uma cadeira reformada, um pôster do Pão de Açúcar e uma mesinha desmontável que trouxeram do Brasil. A paisagem medieval vista pela janela me despertou a vontade de fazer uns desenhos. A calefação do prédio vem do piso do apartamento. Lá fora a maior temperatura no inverno fica pelos dez graus. Um avião sobrevoa a cidade tirando foto infravermelho, depois o governo descobre as casas que estão deixando escapar calor e avisa ao proprietário para vedar melhor portas e janelas. Desse jeito, o país economiza mais óleo diesel usado na calefação, e polui menos.

Nove horas da manhã, saímos para um café. O filho do suíço foi na frente num BMW, é até fraquinho comparado com o carro do pai. Disseram que aqui qualquer pessoa pode ter um automóvel desses, pode ser diretor de empresa, agricultor ou jardineiro. Fomos até a oficina mecânica de Daniel. Nas paredes ele tem pôsteres de Airton Senna e aonde passa, vai deixando um rastro de lembranças do nosso país.

Saímos de Zurique. Duas horas de carro pela auto-estrada a 120 km por hora. Ia lendo as placas em alemão e também nessa mesma velocidade, esquecia as primeiras palavras. Tudo limpo, desde o aeroporto até chegar aqui em Mörigen, cidadezinha de 342 habitantes e com mais de 600 anos! Talvez por conta da velocidade, mas achava a paisagem simples. Ao longe umas casas grandes não me impressionavam. Entramos depois numa rodovia e por fim, chegamos nos sítios. O suíço parou o carro para comprar frutas, não tinha ninguém para atendê-lo. Morangos, cerejas e geléias. Umas placas com os preços e uma caixinha ao lado. Ele desceu do carro, pegou as frutas, fez a conta, colocou as moedas na caixa e pegou o troco. O agricultor está ocupado em outra atividade, só chega no final do expediente para contar o dinheiro e guardar as mercadorias.

Seguindo viagem, passamos depois no que eles chamam de aldeia. Era Aarberg. Fiquei admirando as casas medievais quando o carro parou no semáforo. O nome desse lugar soa feio, mas desde então, sonho com Aarberg; olho o céu pensando em Aarberg caminho pensando em Aarberg. É muito difícil para um brasileiro compreender esse negócio deles ficarem preservando as casas há mais de mil anos. Hoje não pudemos voltar a essa aldeia, primeiro vamos verificar as bicicletas, aqui só circulam com o selo do imposto anual, a campainha, a lanterna.

Logo no início parece estranho o ônibus não ter cobrador. Na parada tem máquinas onde o passageiro coloca a "grana", recebe o bilhete e o troco. Alguma vez pode aparecer um fiscal. É meio estranho deixar a bicicleta sem cadeado na parada, pegar o trem ou o ônibus e depois de umas tantas horas, quando voltar, encontrá-la no mesmo local. Pra tudo que é lado, as bicicletas ficam encostadas nas paredes das casas.

A vida segue tranqüila e a primeira noite aqui foi tranqüilíssima, como deve ter sido nesses últimos dois mil anos. Buzina de carro, não se escutava, até Daniel chegar de Garanhuns-PE, trazendo esse hábito e alguns outros. É tudo tão silencioso que pra se ter uma idéia, nos apartamentos, nem se pode dar descarga ou tomar banho depois das dez horas da noite, isso para o barulho não incomodar os vizinhos.

É um povo cheio de vida, loiro, mais ou menos alto, rico, cada peido que dá é uma nota de cem dólares. Engraçado: nas ruas, nos carros, muitos olham pra mim. Serei então uma mistura de extraterrestre com o homem da caverna?

Fomos a uma festa de rua numa cidade vizinha. Daniel, Claudia, e Alex, o amigo deles (que come igual a um estivador do porto do Recife). Seria o carnaval fora de época. Nenhum tipo de propaganda de bebida, nada de som alto. Uns tipos loucos: gente com cabelo vermelho, outros, azul, verde... Punks de todos os sabores, roupas extravagantes e brincos por todo o corpo. Cada um na sua e todo o mundo numa boa.

Tenho conhecido uma porrada de gente legal. Chego a ler na cara delas a vontade de puxar conversa, como nem todos têm coragem de iniciar o papo, trato de usar a espontaneidade brasileira e já desenvolvo amizade. Termino indo até a casa e dá pra se tornar amigo da família, como em qualquer outro lugar do mundo. O problema maior é o idioma alemão-suíço. Não consigo entender nada quando estão falando entre si.

O cidadão deve ser a coisa mais importante de um país, e por isso mesmo é fundamental o governo investir na educação, saúde, cultura...

A casa dessa gentil e amável família suíça é um pedaço do Brasil: livros sobre o nosso país pra todos os lados, discos, quadros, papagaios, araras, passarinhos e como se ainda não bastasse... Na TV está passando a novela "Mulheres de Areia". Quando esqueço tudo isso e coloco a vista pra outras coisas, na janela, por exemplo, observo logo a diferença do nosso país, mas que é o nosso querido Brasil: desrespeitado pelos políticos e por cada um de nós quando não damos importância às leis.

Edmilson Vieira é artista plástico e cronista dnv01@uol.com.br

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Edmilson: o que tu relatas é incrível. Se fosse no Brasil. roubariam todas as caixas de frutas e todas as bicicletas. E aqui no nosso país o governo jamais está interessado em seus cidadãos, ele está interessado apenas em aumentar os impostos, para garantir o superávit primário necessário para pagar os juros das dívidas interna e externa.

Postado
  • Membros

É questão de escola e tb o passado de neutralidade dos suíços. Eles não querem saber do que é dos outros.

Vi que vc é de Porto Alegre, morei aí por dois anos, trabalhei naquela empresa CEEE.

abraço

Edmilson

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.