Ir para conteúdo

Itália - Outubro 2017 - Roma e Florença com bate-volta p/Vaticano - Pisa - Riomaggiore - Veneza - Siena


Posts Recomendados

  • Membros
[mention=319379]Jackson Lincoln Lopes[/mention] Jackson, descobri que o coliseu, fórum são de graça no primeiro domingo de cada mês...tem vários museus, de vários lugares na Itália, não sei se vc consegue adaptar, mas fica a dica! Dizem que tem mais fila, mas como normalmente já é um dia dedicado a isso (coliseu no meu caso), acredito q compense! Aqui tem a lista http://www.beniculturali.it/mibac/export/MiBAC/sito-MiBAC/Contenuti/MibacUnif/Comunicati/visualizza_asset.html_1423231381.html

Eu tinha visto isso antes da viagem também e acabei esquecendo, porque o primeiro domingo do mês foi exatamente o dia que embarcamos e só chegamos lá na segunda-feira!
Link para o comentário
  • Membros

Continuando...

No dia seguinte era dia de Veneza! Vou explicar antecipadamente como tudo aconteceu. Quando decidimos ir a Itália, é claro, surgiu a vontade de conhecer Veneza. Mas como não tínhamos muito tempo e nem muito dinheiro disponível para se hospedar na cidade, que é uma cidade cara, fui pesquisar se era possível fazer algum bate-volta para Veneza a partir de Roma ou de Florença, que eram as duas cidades que já tínhamos decidido ficarmos hospedados. Como são muitas horas de viagem e as pessoas preferem conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer, quase ninguém faz bate-volta, então foi um pouco difícil descobrir se era viável. E descobri por esse site aqui: http://www.voupraroma.com/como-ir-de-roma-a-veneza-num-bate-e-volta/

Só que quando fomos pesquisar as passagens de trem, as passagens de Roma para Veneza eram mais caras do que as de Florença para Veneza... Então decidimos ir a Veneza quando estivéssemos em Florença.  Compramos antecipadamente a passagem do trem (não tão antecipadamente quanto eu queria, mas deu tudo certo!), no dia nos dirigimos até a estação de trem de Florença (Santa Maria Novella) e procuramos o nosso trem na telinha (sim, ele estava lá!). Na frente da plataforma, tinha um funcionário com um leitor de código, passou no nosso papel impresso e procuramos o nosso vagão e sentamos nos nossos lugares. Muito tranquilo, pois era o trem de alta velocidade, mais caro, porém com maior conforto.  O nosso único problema é que tinha uma família, todos falando em inglês entre si, só que estavam espalhados pelo vagão, cada um sentado em um lugar...Nós éramos pra estar sentados um de frente para o outro, mas quando chegamos já estavam pai e filha sentados e nós acabamos por ficar sentados um do lado do outro, tendo que dividir o espaço das pernas com eles... e eles conversavam entre si, a menina fechou a cortina da janela, para não bater sol nela e nós não conseguíamos ver quase nada lá fora... então decidimos dormir um pouco, mas eles conversavam e com isso, nos acordavam... estavam falando sobre algum conhecido deles que estava em outra cidade e perdeu o passaporte, como ele teria que proceder. E foram mais ou menos umas 2h e pouco de viagem assim, sem conseguir descansar como queríamos.

Chegando ao nosso destino, saímos do trem e da estação com aquela tão famosa vista dessa cidade tão diferente e encantadora.

O Rodrigo traçou uma rota pelo celular para chegar a ponte Rialto e depois a Piazza San Marco e fomos caminhando e apreciando tudo... A cada cantinho, uma vista bonita, um canal lindinho,  uma loja com alguma coisa diferente, uma foto, um comentário entre nós... Foi bem tranquilo... Só que tudo sempre lotado de turistas, alguns grupos passando rápido, fazendo bagunça, outros apreciando como nós... Volta e meia ouvíamos alguém perto falando português do Brasil, ou seja, vimos muitos brasileiros por lá!

Chegamos a Ponte, local lotado, difícil até de tirar fotos. Já estava na hora do almoço e já estávamos com fome, mas decidimos prosseguir. Andamos mais e mais até chegar a Piazza San Marco. Deve ter tido maré alta na noite passada, pois tinham muitas poças d’água e muitas gaivotas querendo ficar nas poças e voando... fora os pombos... ou seja, a qualquer minuto poderíamos ser atingidos por cocô de pássaro, vi uma menina oriental na minha frente ser atingida em cheio e gritar. E logo depois senti no meu braço! Sorte que foi de raspão (pouca coisa) e eu tinha lencinho na bolsa e pude limpar! Não sei se estava assim por causa das poças ou se sempre é assim, mas fiquei meio tensa!

Ficamos por lá fugindo das gaivotas e tentando tirar fotos. Já passava das 13h e resolvemos procurar um lugar para comer. Todos os lugares que eu tinha pesquisado na internet que eram baratos e as pessoas indicavam nos blogs que eu li, todos eram bem distantes de onde estávamos. Procuramos no Trip Advisor algum lugar perto que fosse barato e quando chegamos lá, tinha um cartaz na porta pedindo desculpas porque estava fechado. E estava fechado... Ficamos muito tristes... Vieram duas mocinhas como nós e tiveram a mesma reação... Acabamos por olhar o cardápio de um lugar que fica ao lado desse que estava fechado e que chama San Gallo Ristorante. Vimos que tinham alguns pratos de 10 Euros e o garçom veio até a porta tentar nos convencer a entrar... como já estávamos com fome e cansados, resolvemos comer ali mesmo, esses pratos mais baratos da casa, que eram em torno de 10 Euros. O restaurante é bem arrumadinho e tinham alguns grupos de homens de terno, como se fosse algum almoço de reunião... Alguns casais bem vestidos também... Me achei meio pouco arrumada para o local! Hehehe

A comida estava boa, depois aproveitamos para usar o banheiro do restaurante e vimos que tinha um salão mais para dentro enorme, com muitas mesas! Pagamos no caixa e seguimos nosso passeio: vamos voltar a Piazza San Marco e tentar entrar na igreja. Quando voltamos a praça, havia menos poças nos chão e menos gaivotas.

Seguimos para a fila de entrada e me bateu a dúvida se era mesmo de graça. Olhamos todas as placas que tinham na fila e só falava que dava pra “reservar” a entrada on line, pra não precisar entrar na fila. Como não sabíamos disso, entramos na fila e ficamos mais ou menos uns 15 minutos até chegar perto da entrada. Chegando perto da entrada, vimos o movimento de algumas pessoas que estavam de mochila reclamando que não podia entrar de mochila... como assim?! Somente na porta da entrada, tinha uma placa dizendo que não podia entrar de mochila e um funcionário barrando as pessoas e explicando que tinha que deixar a mochila em um guarda-volumes na calle San Basso. O Rodrigo estava com uma “sacochila” e o funcionário não deixou ele entrar mesmo assim. Seguimos para essa rua, achamos a porta do guarda- volume, deixamos a sacochila do Rodrigo lá, voltamos para a fila, mais 15 minutos e conseguimos entrar finalmente. O mais chato é que quem vem de fora e olha para a entrada, não consegue ver essa placa por causa das pessoas que estão na fila, que ficam na frente, por isso todo mundo só descobre quando chega na porta da entrada! Também se descobre essa informação antes, lendo em algum relato de viagem antes de ir, mas se eu li, não me lembrei! Hehehe.

Saímos avisando todo mundo que víamos de mochila na fila, que eles não deixavam entrar de mochila, pra que eles fossem no guarda-volumes logo! Só que um rapaz na nossa frente deixou o filho na fila e foi, mas voltou reclamando que não tinha mais lugar no guarda-volumes e que ele teria que esperar... Acabou que só entrou a esposa dele (que chegou depois) com o filho... que estranho não ter mais lugar!

Bem, entramos e tinham vááários cartazes dizendo que não podia filmar ou fotografar. Mas todo mundo estava com câmera na mão e nenhum funcionário para reclamar de nada. Rodrigo e eu ficamos sem graça, porque nós respeitamos todas essas regras, mas achamos sem sentido não poder fotografar, pois quanto mais as pessoas virem como é bonito, mais vão querer visitar!

E a igreja é muuuito bonita por dentro! Tanto quanto por fora. O espaço de visitação era curto, mas tinha muita coisa pra se olhar no teto e nas paredes! Haviam outras partes dentro da igreja, como o museu e a parte de cima da igreja que poderiam ser visitados, mas era tudo pago e a nossa viagem estava sendo com economia de despesas.

Saímos da igreja, pegamos nossa sacochila no guarda-volumes e continuamos passeando pela praça. Chegamos na parte do cais, mais fotos, e avistamos um amontoado de turistas mais adiante para ver a ponte dos suspiros. Fomos lá também. Vários casais tirando fotos se beijando... mas peraí... essa ponte não é famosa porque os condenados a pena de morte olhavam a paisagem e davam seu último suspiro ali?! Achei meio fúnebre e nada romântico essa história! Hehehe

Bem, decidimos não passear de gôndola, pois não tínhamos nem muito tempo e nem muito dinheiro disponível... 90 Euros por gôndola não é um dinheirinho pouco não... É claro que a gente fica com dó, mas temos que priorizar os custos, já que o orçamento não é tão distendido assim!

Voltamos dali com calma, paramos para comprar um sorvetinho, depois paramos para comprar souvenir e continuamos seguindo com calma até a estação de trem de volta. Nosso horário era 19h, tínhamos algum tempinho e aproveitamos para sentar e descansar as pernas um pouco, dentro da estação de trem, minha coluna já estava pedindo arrego! E até ganhamos um café de graça que estava sendo distribuído por uma marca local! Legal!

Próximo da hora do nosso trem nos encaminhamos para a plataforma que o visor indicava, procuramos nosso vagão e nossos lugares e sentamos e viajamos tranquilos, dormindo de novo, até porque do lado de fora estava escuro e não dava pra ver quase nada. Do nosso lado uma família de orientais que viajavam sem fazer muito barulho também.

Ah! Quase que eu ia esquecendo de falar: As pessoas sempre perguntam sobre o cheiro de Veneza. Na maioria das vezes sentimos cheiro de mar, maresia, somente. Só sentimos cheiro forte no canal (cheiro de esgoto), uma vez, quando estávamos passando numa pontezinha e dois barcos que vieram em sentido contrário e quase bateram. Um dos barcos foi tentar dar ré, pra passar pelo outro  com mais espaço e com isso, fez maior turbilhonamento da água que acabou dando cheiro ruim. Não sei se na maré baixa, se realmente fica com mais cheiro, mas não pegamos maré baixa.

Voltando para Florença, o Rodrigo viu que perto da Duomo tinha uma pizzaria chamada Mr Pizza e quis ir lá ver como era. Achamos as pizzas gostosinhas (assim como todas as pizzas de Florença) e depois seguimos para o hotel de volta. Chegando ao hotel, a porta do museu (a porta da entrada lá da frente) já estava fechada e finalmente tivemos que digitar o código em uns botõeszinhos que ficavam na parede ao lado da porta. Digitamos e ela se abriu automaticamente, parecia até a Porta da Esperança `do Silvio Santos (quem é antiguinho vai lembrar disso! Hahaha). Entramos e ela depois de um tempo fechou automaticamente de novo. Achamos tão legal que ficamos arrependidos de termos corrido pra chegar antes da porta fechar, nos outros dias! Hahaha!

Fomos descansar porque no dia seguinte, tinha mais passeio para mais cidades! Vamos tentar ir a Siena e San Gimignano! Está acabando... que triste...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

20171009_112445.thumb.jpg.3a72033b52bc03bc63fc013efa45eeee.jpg

Primeira impressão de Veneza

20171009_112851.thumb.jpg.c93bc689b86ffb622712ae837fcaea4b.jpg

Estação de trem de Veneza

20171009_121411.thumb.jpg.8369bac0f0dbc70601abf444feddf2d1.jpg

Vários canais bonitinhos pelo caminho

20171009_125029.thumb.jpg.1d266088163067af52a04f364ed9ec23.jpg

Vista lá de cima da Ponte Rialto

20171009_125419.thumb.jpg.de47e18464089457df5adad8e9315ba3.jpg

Vista lá de baixo, da Ponte Rialto.

DSCN2967.thumb.JPG.726d25965874f92a1deb9864d91777ad.JPG

Lindinho!
DSCN3032.thumb.JPG.a73553f90f3189192d9c9cc092cddb32.JPG

No meio do caminho...

DSCN3048.thumb.JPG.1da30b3ae76275f7e0da3ee609c9ad9f.JPG

Praça, com a igreja, as poças, os turistas e as aves

DSCN3061.thumb.JPG.bc384a1a94c2419472ad1b29ae3dc096.JPG

Mais foto da Piazza San Marco

20171009_152114.thumb.jpg.bbad7c6887cd5387b53b923159dc9894.jpg

Pra cá da igreja, o Relógio

20171009_151124.thumb.jpg.1e77a49510b237ea8a0a2acb8b710e91.jpg

Para lá da Igreja, o Palazzo Ducale, mais praça, leões alados e um cais com vista bonita.

20171009_161336.thumb.jpg.1d9f3a22f7003ae6df330d214c893f84.jpg

Ponte do Suspiro

20171009_160908.thumb.jpg.f2cbd6529ec98f765a692f68ad23264d.jpg

Mais paisagem bonita

DSCN3169.thumb.JPG.d9d431b6086250aa28ad45fa8bad0bfa.JPG

Achamos as mãos, arte contemporânea na cidade.

20171009_121802.thumb.jpg.2e2b2e32a82c66989f5ec2ad106a0d9b.jpg

Não só de canais e pontes vive Veneza

20171009_130612.thumb.jpg.c2ad376c4b18157231bde895fe0248ab.jpg

Mas os canais e as pontes fazem todo o sucesso!

 

Link para o comentário
  • Membros

E aconteceu que no dia seguinte nos programamos para acordar cedo, mas nem tão cedo assim e acabou que estávamos muito cansados dessas andanças todas dos últimos dias e nos atrasamos... Eu tinha lido na internet que era possível visitar Siena e San Gimignano em um só dia (metade do dia em cada cidade) e como nós visitamos Pisa em metade de um dia, achamos que seria no mesmo esquema. Porém iríamos nos livrar das baldeações loucas dos trens italianos, pois eu tinha lido que era melhor ir de ônibus.

Pesquisei as informações nestes sites:

http://www.paraviagem.com.br/roteiro-de-metade-de-1-dia-em-san-gimignano-na-italia/

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus

Bem, eu tinha lido que as saídas dos ônibus eram na lateral da estação de trem de Florença e lá fomos nós procurá-la... procura daqui e dali e nada de encontrar a bendita. Muita obra no entorno atrapalhando... Até que encontramos, meio escondido, um local próximo à estação que parecia uma saída de estacionamento, entre várias construções comuns e que tinha escrito “Autostazione”. Eu esperava que as saídas dos ônibus fossem na lateral mesmo da estação de trem, mas na lateral da estação de trem só tinha táxis e ônibus comuns para dentro da cidade... ou esperava encontrar algo mais parecido com a Rodoviária do Rio de Janeiro, que é enooorme. Resolvemos entrar e vimos que era ali mesmo, tinham vários ônibus parados ali dentro. Procuramos o guichê e compramos as passagens para Siena no Ônibus que sairia daqui a uns 3 minutos e custou mais ou menos 7 Euros cada. Corremos e pegamos o ônibus. Foi uma pequena corridinha (menor que as dos trens, pois o ônibus estava na nossa cara, praticamente) dentro do ônibus tem a maquininha de validar o bilhete. Seguimos viagem e confesso que fui cochilando e acho que o ônibus ia direto... Foi um pouquinho mais de 1h de viagem e de vez em quando eu ia olhando as paisagens da Toscana pela janela. O ônibus é daqueles de viagem, bem confortável. Não sei se o ônibus que os sites recomendavam pegar eram esse, mas esse foi bem bom, gostei bastante. Perto do ponto final, subiram alguns fiscais e conferiram o bilhete de todo mundo e deram uma bronca em um turista oriental que não validou seu bilhete.  Perto do ponto final também, vimos alguns italianos locais pedindo para o motorista para descer em um ou outro “ponto” por ali.

Quando chegou no ponto final, os fiscais avisaram que era o ponto final e todo mundo desceu. E fomos explorar a cidade.

No meio do caminho da ida, Rodrigo foi pesquisando como faríamos para ir a San Gimignano depois do almoço. E ele acabou descobrindo que mesmo de Siena, teríamos que fazer uma baldeação em um lugar chamado Poggibonsi. Pelo que eu tinha lido na internet, eu achei que indo para Siena não precisaria fazer essa baldeação, que só seria feita, partindo de Florença. Estava enganada e o caminho assim ficaria muito mais chato, correndo o risco de perdemos algum ônibus no meio do caminho, demorando mais o trajeto e ficarmos meio perdidos.

Fomos explorando Siena, mas é uma cidade pequena, andamos um pouco e já achamos a Piazza Salimbeni e logo depois a Loggia della Mercanzia, que estava fechada em restauração. Descemos uma escada ao lado e achamos a Piazza Del Campo, bem bonita e diferente. Tiramos várias fotos. Seguimos por algumas ruas, subindo e encontramos a Duomo de Siena. Muito bonita! Deve ser linda por dentro também, mas como se pagava (e caro!) para entrar (eu li que a entrada são 15 Euros!), vai ficar para uma próxima vez.

Estava próximo das 14h e estávamos com fome. Procuramos algum restaurante perto, que fosse barato, mas novamente o que o Trip Advisor nos indicou estava fechado. Olhamos os restaurantes perto da igreja e vimos um bem caro e logo em frente, outro restaurante mais simples, que nem tinha nome do lado de fora, só umas mesinhas, mas o nome estava no menu, e era Osteria Bonelli. Pedimos massa (preços em torno de 7 Euros, por aí) e as porções não eram grandes, mas estava bem gostoso! Aproveitamos para usar o banheiro do local e depois fomos bater mais perna. O céu estava muito carregado, como se fosse chover a qualquer minuto e já passava das 15h. Nesse momento decidimos, com muita dor no coração, não ir conhecer San Gimignano (ficou para uma próxima vez, que pena), pois seria um tanto aventureiro e estava meio tarde pra tanta aventura. Andamos mais um pouco pela cidade, compramos alguns biscoitos que estavam deliciosos e voltamos para a praça de onde saíam os ônibus (eu até avistei o ônibus que ia para Poggibonsi nessa praça, mas já tínhamos decidido por voltar para Florença.  Compramos o ticket na maquininha, faltava novamente uns 3 minutos para o horário do ônibus, mas assim que corremos para pegar o ônibus, este saiu embora. Ficamos fazendo hora, sem muita coisa pra fazer naquela praça (tinha só um café mixuruca aberto) esperando pelo próximo, que demorou mais ou menos 1h pra chegar. Voltamos para Florença e foi uma viagem de um pouco mais de 1h também... Se tivéssemos ido a San Gimignano, a viagem de volta, que também teria baldeação, seria em torno de 2h e tínhamos que pensar nisso também, ou seja, não teríamos muito tempo para aproveitar San Gimignano.

No ônibus, duas meninas estudantes sentaram atrás da gente e foram conversando alto a viagem quase toda. Quando uma das meninas saiu, sentou um menino e o casal foi conversando alto o resto da viagem inteira... E foi aí que eu percebi como o italiano é tão parecido com o Português, entendi quase tudo o que eles conversavam! E como foi chato, pois eu queria descansar, e não conseguia!

Quando voltamos para Florença, já que estávamos próximo da Igreja de Santa Maria Novella, fomos lá vê-la de perto, que ainda não tínhamos ido. .. Depois fomos procurar alguns souvenires e dar mais uma volta pela cidade. Jantamos no restaurante Livio de novo, as últimas pizzas da viagem, as verdadeiramente italianas! Sentamos, pedimos nossas pizzas e foi quando alguns outros clientes foram embora, e depois disso o que aconteceu foi meio estranho, a família dona do restaurante estava meio festiva, andando pelo salão, conversando alto, mais parecia que era a casa deles e nós ficamos meio incomodados, esbarravam na minha cadeira toda hora, era meio estranho como os clientes eram menos importantes que a confraternização da família dona do restaurante. De repente chegou um casal com uma mala, se cumprimentaram todos, beijos e abraços, colocaram a mala no chão próximo ao balcão do caixa (e próximo a nós) e abriram a mala e começaram a tirar roupas e darem para ou outros de presente ali, na nossa frente, como se não estivéssemos do lado deles... então tá, né?!  Comemos e saímos logo, e fomos até o American Dinner novamente, tomar um milkshake que estava divino! Depois voltamos para o hotel descansar. O dia seguinte seria tristemente o dia de volta, mas íamos tentar ir em algum museu ou visitar mais coisas pela cidade.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

20171010_122639.thumb.jpg.867ddc1d0910ae534213ec340dd7db98.jpg

Piazza Salimbeni - Siena

20171010_123738(0).thumb.jpg.4f1b93f07ed628518ef295fd6c81a9a0.jpg

Chegando na Loggia della Mercanzia

DSCN3207.thumb.JPG.897d63b883f1a1a967b76a6895d903e4.JPG

Loggia della Mercanzia

DSCN3211.thumb.JPG.d16c544e86f3daf769641f0bb0671a1e.JPG

Escadinha ao lado que vai dar na Piazza del Campo

DSCN3251.thumb.JPG.f0f0f3f696f8c390d4177452f41cb97a.JPG

Piazza del Campo, com o Palazzo Publico

DSCN3255.thumb.JPG.b87f9882f83a2ed40c8cb14324cab529.JPG

Difícil enquadrar a Piazza del Campo toda... parece que sempre falta alguma coisa!

20171010_130442.thumb.jpg.d3d6761e4226a67b2e5b05a65024d299.jpg

Mais da Piazza del Campo

20171010_125055.thumb.jpg.2dde1da835793fea0b9715aebb94ab2c.jpg

Fonte Gaia

DSCN3307.thumb.JPG.30521c253febdb502af9b4ba4ae322aa.JPG

Duomo de Siena

DSCN3344.thumb.JPG.734356577f9b80cfbb16951138483c82.JPG

Vista da Toscana que achamos no meio do caminho.

20171010_162928.thumb.jpg.9eebfbb317a6c60cbc6212a445c0e1de.jpg

Voltando de ônibus para Florença

20171010_175427.thumb.jpg.5dc84f682a769bd08cf870b547d5c773.jpg

Santa Maria Novella, em Florença

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia ! Embarco agora dia 01/12 para Italia e amei todo o seu relato, farei a minha viagem muito parecida com a sua gostaria de saber o gasto total que teve com alimentação e deslocamentos, se possível , será que consigo  gastar a média de 100 euros por dia para o casal? Ficarei 4 dias em Roma , 4 Firenze e 2 Veneza , os trens Roma -firenze Firenze - Veneza e Veneza - fiumicino já estão todos comprados, só irei fazer bate e volta pisa e Luca e Siena e San gimignano . Muito obrigada pela sua ajuda! Lucelia

Link para o comentário
  • Membros
Em 07/11/2017 em 11:28, Lu.nagata disse:

Bom dia ! Embarco agora dia 01/12 para Italia e amei todo o seu relato, farei a minha viagem muito parecida com a sua gostaria de saber o gasto total que teve com alimentação e deslocamentos, se possível , será que consigo  gastar a média de 100 euros por dia para o casal? Ficarei 4 dias em Roma , 4 Firenze e 2 Veneza , os trens Roma -firenze Firenze - Veneza e Veneza - fiumicino já estão todos comprados, só irei fazer bate e volta pisa e Luca e Siena e San gimignano . Muito obrigada pela sua ajuda! Lucelia

Oi Lu! Que bom que posso ajudar com meu relato! Fico muito feliz! Vou falar ainda sobre os gastos em geral!

Link para o comentário
  • Membros

Olá debalves!

Parabéns pelo relato e obrigada por dividir conosco suas experiências de forma tão detalhada e informativa. As dicas estão perfeitas e do jeitinho que eu gosto: com muitas fotos e valores. 

Continue com esse belo trabalho e saiba que ele ajudará bastante a todos que, como eu, buscarem aqui um caminho seguro para montar seus roteiros ;)

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...