Olá pessoal. Fomos eu, minha esposa e meu filho de 2 anos a Cumuruxatiba nesse mês e vou fazer um breve relato da viagem para esse paraíso de lugar.
Foi uma viagem de carro partindo de São Gonçalo - RJ. A programação era dirigir até Linhares-ES chegando no fim da tarde e no dia seguinte completar o trajeto e assim foi feito. Eu parava de tempos em tempos para dar uma esticada nas pernas e comer. A parada do almoço foi a mais longa. Saímos de casa 7h30 e chegamos quase 18h, mas de estrada mesmo devem ter sido umas 9 horas nesse primeiro dia.
Nos hospedamos no Hotel BHS em Linhares, na BR-101. Hotel bom para o que se propõe. A maioria dos hóspedes parece estar de passagem mesmo. Tem piscina, academia, sauna bar e restaurante. Disso tudo só usamos mesmo o restaurante para jantar e para o café da manhã no dia seguinte antes de partir.
Abastecidos pelo café da manhã partimos sem parar até o almoço. Cumuruxatiba é um distrito do município de Prado. Até o centrinho de Prado o caminho é asfaltado, mas a partir dali é estrada de terra. Paramos no centro de Prado para almoçar e tirar umas fotos e depois encaramos 1h30 de estrada de terra, bem ruinzinha em muitos trechos. Nada que não desse para passar com nosso carro que não é 4x4. Mas em muitos trechos tem que ir bem devagarinho para não detonar o carro (e os passageiros ).
Enfim Cumuru . Ficamos na pousada Ingá. Muito boa, por sinal, pra quem precisar de indicação. Estávamos cansados, mas como a pousada é de frente pro mar fomos conhecer as águas quentinhas. O mar estava alto quando chegamos mas mesmo assim dá para curtir bem. Mas na maré baixa, que conhecemos no dia seguinte, aquilo fica o paraíso.
No dia seguinte fomos conhecer a praia de Barra do Cahy. Segundo os historiadores, foi lá que os portugueses chegaram em 1500. A praia é linda, tem falésias, coqueiros e um rio que deságua no mar. Da pousada até lá foram uns 45 minutos de estrada de terra. A estrada é melhor do que a que enfrentamos para chegar em Cumuruxatiba. A praia é bem extensa e deserta. Só tem um restaurante, o Glória. O serviço e a comida deles são muito bons. Eles não se acomodam com o monopólio e fazem bem o trabalho.
No último dia completo em Cumuru, fomos conhecer a praia do Pier e um pouco do centrinho. Comprar umas lembrancinhas e tal. Fomos no Pier com a maré baixa e estava uma delícia. Maré baixa é a melhor coisa pra quem vai com criança. Elas se divertem sem perigo. A diferença da maré baixa para a alta é bem marcante, tipo uns 300 metros. Então é bom ficar de olho na tábua de marés para adequar o horário aos interesses.
O Pier foi construído por volta dos anos 60 e está desativado. Hoje em dia é um cartão postal de Cumuruxatiba.
Na manhã do dia de saída aproveitamos a maré baixa na praia em frente à pousada. Ficamos lá a manhã toda tentando compensar a saudade que já estava prestes a bater desse lugar que gostamos tanto .
Meio dia colocamos o pé na estrada novamente e fizemos o mesmo caminho de volta com a parada no ES para dormir.
Foi isso gente. É meu primeiro relato então desculpe qualquer falta de jeito aí rs.
Olá pessoal. Fomos eu, minha esposa e meu filho de 2 anos a Cumuruxatiba nesse mês e vou fazer um breve relato da viagem para esse paraíso de lugar.
Foi uma viagem de carro partindo de São Gonçalo - RJ. A programação era dirigir até Linhares-ES chegando no fim da tarde e no dia seguinte completar o trajeto e assim foi feito. Eu parava de tempos em tempos para dar uma esticada nas pernas e comer. A parada do almoço foi a mais longa. Saímos de casa 7h30 e chegamos quase 18h, mas de estrada mesmo devem ter sido umas 9 horas nesse primeiro dia.
Nos hospedamos no Hotel BHS em Linhares, na BR-101. Hotel bom para o que se propõe. A maioria dos hóspedes parece estar de passagem mesmo. Tem piscina, academia, sauna bar e restaurante. Disso tudo só usamos mesmo o restaurante para jantar e para o café da manhã no dia seguinte antes de partir.
Abastecidos pelo café da manhã partimos sem parar até o almoço. Cumuruxatiba é um distrito do município de Prado. Até o centrinho de Prado o caminho é asfaltado, mas a partir dali é estrada de terra. Paramos no centro de Prado para almoçar e tirar umas fotos e depois encaramos 1h30 de estrada de terra, bem ruinzinha em muitos trechos. Nada que não desse para passar com nosso carro que não é 4x4. Mas em muitos trechos tem que ir bem devagarinho para não detonar o carro (e os passageiros
).
Enfim Cumuru
. Ficamos na pousada Ingá. Muito boa, por sinal, pra quem precisar de indicação. Estávamos cansados, mas como a pousada é de frente pro mar fomos conhecer as águas quentinhas. O mar estava alto quando chegamos mas mesmo assim dá para curtir bem. Mas na maré baixa, que conhecemos no dia seguinte, aquilo fica o paraíso.
No dia seguinte fomos conhecer a praia de Barra do Cahy. Segundo os historiadores, foi lá que os portugueses chegaram em 1500. A praia é linda, tem falésias, coqueiros e um rio que deságua no mar. Da pousada até lá foram uns 45 minutos de estrada de terra. A estrada é melhor do que a que enfrentamos para chegar em Cumuruxatiba. A praia é bem extensa e deserta. Só tem um restaurante, o Glória. O serviço e a comida deles são muito bons. Eles não se acomodam com o monopólio e fazem bem o trabalho.
No último dia completo em Cumuru, fomos conhecer a praia do Pier e um pouco do centrinho. Comprar umas lembrancinhas e tal. Fomos no Pier com a maré baixa e estava uma delícia. Maré baixa é a melhor coisa pra quem vai com criança. Elas se divertem sem perigo. A diferença da maré baixa para a alta é bem marcante, tipo uns 300 metros. Então é bom ficar de olho na tábua de marés para adequar o horário aos interesses.
O Pier foi construído por volta dos anos 60 e está desativado. Hoje em dia é um cartão postal de Cumuruxatiba.
Na manhã do dia de saída aproveitamos a maré baixa na praia em frente à pousada. Ficamos lá a manhã toda tentando compensar a saudade que já estava prestes a bater desse lugar que gostamos tanto
.
Meio dia colocamos o pé na estrada novamente e fizemos o mesmo caminho de volta com a parada no ES para dormir.
Foi isso gente. É meu primeiro relato então desculpe qualquer falta de jeito aí rs.
E qualquer dúvida é só perguntar.
Abraços