Ir para conteúdo

30/05 - Dia do GEÓLOGO!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Minha singela homenagem a nós...GEÓLOGOS do meu Brasil!!!!

 

Que profissão é essa que se ocupa de escarafunchar o interior do nosso planeta? O que fazem essas exóticas figuras de martelo na mão conhecidos pela alcunha de GEÓLOGOS? Que tipo de profissional é esse que anda examinando as escarpas das serras, que vasculha o interior das cavernas, tentando compreender a gênese das rochas? O que leva esses anônimos pesquisadores a examinarem imagens de satélite, a monitorarem os terremotos, a analisarem o comportamento dos vulcões, na tentativa de compreenderem a origem dos continentes e das ilhas oceânicas?

Quem são esses aventureiros que se embrenham nas florestas, que seguem os cursos dos rios, observando atentos as suas margens, que andam por desertos escaldantes e que escalam picos gelados em áreas quase inacessíveis? O que procuram esses homens de barbas longas e essas mulheres destemidas que deixam o conforto da cidade para percorrerem trilhas e veredas em busca de alguns pedaços de "pedras"? Quem são esses estranhos e silenciosos ermitões que se enclausuram no interior dos laboratórios a examinarem cristais, restos de animais e vegetais cravados nas rochas, como se fossem magos à procura de alguma poção mágica?

Seriam desse mundo tais personagens, ou será que não passariam de figuras singulares criadas pela mente de algum "JULIO VERNE"? De onde surgiram essas criaturas que vivem a observar a natureza e suas formas, que olham para a silhueta do Planeta Terra como um filho agradecido que contempla a sua Mãe? Como entender a psicologia de tais figuras que tocam as rochas como alguém que acaricia um ente querido?

Como compreender esses filhos de Adão que teimam em buscar uma explicação para a origem das águas e que insistem em determinar a idade dessa imensa esfera que flutua na vastidão do espaço? Seriam anjos protetores ou guardiães da grande "Patchamama"? Ou seriam filhos de Noé a cuidar dessa imensa arca que alguns denominam de Gaia?

Não sei de onde vêm estas singulares criaturas, sei apenas que o Planeta Terra é a praia de todos eles. Talvez, quando as velhas placas da chamada "Crosta Original" vierem a se juntar, ou quando o relógio do tempo marcar dez bilhões de anos, a contar do sopro primitivo, teremos a resposta para todas essas perguntas. Então, quem sabe, ouviremos um eco milenar vagando calmamente através do espaço, como um sussurro dos deuses, dizendo simplesmente: GEOLOGIAAAAAAAA!!!!!!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

O Geólogo é um dos profissionais mais ligados a natureza... o nosso trabalho é em campo! é difícil vc viajar para algum lugar, sem o olhar crítico de como aquelas paisagens foram formadas... as vezes torna-se até chato, viajar com não-geólogos, e o tempo todo se surpreender com um vulcão, com uma linda dobra, com o mergulho das camadas... tantas e tantas coisas! E as outras pessoas com a "maior cara" para vc!! hahaha... mas eu me divirto!

 

Mas enfim, eu AMO ser geóloga!

 

Então, Feliz Dia dos Geólogos para todos os meus colegas de profissão!

 

Beijos!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...