Ir para conteúdo

Opinião sobre o roteiro. Itália + Alemanha em Janeiro.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros, acompanho sempre aqui o fórum e já participei também dando algumas dicas aqui pela América do Sul, mas perdi meu login e fiz esse outro.

 

Agora estou planejando minha primeira viagem para a Europa. Possuo 30 dias de ferias a serem gozadas em janeiro.

 

Estou montando um roteiro pela Itália e Alemanha, é gostaria de saber se está viável e a melhor forma de deslocamento entre algumas cidades.

 

No inverno europeu é melhor apostar nos trens ou ônibus costuma ser uma opção melhor? Procede a informação de que os trens italianos costumam atrasar muito? Isso se torna mais frequente no período de inverno?

 

Meu primeiro esboço:

 

Dia 01 - embarque para Roma

Dia 02 - chegada em Roma final da tarde

Dia 03 - Roma

Dia 04- Roma

Dia 05 - Roma/ Vaticano

Dia 06 - Visita às ruínas de Pompéia

Dia 07 - Roma.

Dia 08 - Roma / Florença de trem. Pretendo sair no início da manhã.

Dia 09 - Florença

Dia 10 - bate e volta a Pisa + Lucca ou San Gimignano (ainda não decidi qual)

Dia 11 - Florença, saída para Bologna de trem no meio do dia.

Dia 12 - Bolonha

Dia 13 - Bolonha

Dia 14 - ida para Munique no final da tarde ou noite. Trem ou ônibus?

Dia 15 - chegada em Munique de manhã

Dia 16 - Munique

Dia 17- Munique

Dia 18 - Daytrip para Fussen

Dia 19- Daytrip para visitar o campo de Dachau.

Dia 20 - Daytrip para Salzburg

Dia 21- Munique

Dia 22 - Munique

Dia 23 - De Munique para Nuremberg de trem ou ônibus.

Dia 24 - Nuremberg (ida para Berlim em trem ou ônibus noturno)

Dia 25 - Berlim

Dia 26 - Berlim

Dia 27 - Berlim

Dia 28 - Berlim

Dia 29 - voo de volta ao Brasil

Dia 30 - chegada ao Brasil

 

 

Gostaria de sugestões, saber se é viável com os dias curtos do inverno e, se possível, saber se é melhor optar por trem ou ônibus.

Obrigada desde já.

 

 

Link para o comentário
  • Membros
4 horas atrás, oliviaSC. disse:

Procede a informação de que os trens italianos costumam atrasar muito? Isso se torna mais frequente no período de inverno?

Os trens de alta-velocidade (Freccia e Italo) atrasam menos, mas os trens regionais, acho que não peguei um sequer que não tivesse um atraso de pelo menos 15 minutos...

O pior deles é o trem da Cirnvesuviana de Nápoles para Pompeia, este ai atrasou 25 minutos na ida e 45 minutos na volta, e isto que a rota do trem é curta, só de 2 h...

No inverno os trens atrasam devido a neve, mas como na Itália geralmente não tem muita neve,  neva de verdade só bem no norte italiano, dificilmente a neve atrapalha e causa atrasos. Os trens atrasam na Itália por que o pessoal por lá é desorganizado mesmo e planeja mal as coisas, bem parecido com certo país que conhecemos bem... 

4 horas atrás, oliviaSC. disse:

No inverno europeu é melhor apostar nos trens ou ônibus costuma ser uma opção melhor?

No inverno há mais voos atrasados ou cancelados por que há bem mais dias com chuva forte ou neblina forte. Então, sim, se possível, é melhor priorizar trens e ônibus quando possível, que estão menos sujeitos a atrasos e cancelamentos do que os voos durante o inverno.

Mas você tem que usar o seu bom senso, também não vale a pena você desperdiçar um monte de tempo em um trem ou ônibus que vai levar 12 ou 14 horas para cumprir o trecho se houver opções de voos diretos viáveis e com custo aceitável.

 

Link para o comentário
  • Membros

 

4 horas atrás, oliviaSC. disse:

Dia 11 - Florença, saída para Bologna de trem no meio do dia.

Dia 12 - Bolonha

Dia 13 - Bolonha

Dia 14 - ida para Munique no final da tarde ou noite. Trem ou ônibus?

Algum interesse específico em Bologna?  Parece meio exagerado pelo tamanho da cidade, e quantidade de coisas para fazer por lá no inverno...

4 horas atrás, oliviaSC. disse:

Dia 13 - Bolonha

Dia 14 - ida para Munique no final da tarde ou noite. Trem ou ônibus?

Dia 15 - chegada em Munique de manhã

Não há ônibus direto entre Bologna e Munich todos os dias, e nos dias que há, o horário é horrível,  sai de Bologna as 1:30 da madrugada, isto se não atrasar, e você fica lá na rua, no frio e chuva esperando o busão.

Trem noturno já é uma opção mais viável, mas um couchete ou sleeper não é baratinho, e viajar 14 horas durante a noite num assento normal de trem é horrível.

5 horas atrás, oliviaSC. disse:

Dia 24 - Nuremberg (ida para Berlim em trem ou ônibus noturno)

É perto demais para trem ou ônibus noturno,  você mal vai ter tempo de pegar no sono e o trem/ônibus já estará chegando em Berlin. E você passará o dia todo morrendo de sono.

Faça uma boa ação para você mesma, e pegue um trem diurno, pode ser no final da tarde, e vá de trem para Berlin sem pernoitar em ônibus/trem, é uma economia de dinheiro ridícula para uma noite horrível num busão.

 

Link para o comentário
  • Membros

Oi Adriano, muito obrigada pela contribuição.

Sobre Bolonha, tenho uma amiga estudando lá, então seria um tempinho para matar as saudades.

Quanto ao trem de Bolonha para Munich, é verdade. Na animação não percebi que os horários não são tão bons. Vou olhar se existe vôo entre as duas cidades e priorizar caso não extrapole muito o orçamento.

Quanto ao deslocamento entre Nuremberg e Berlim, sugestão mais que acatada. Na hora de passar o roteiro para esse tópico acabei não me fixando na distância entre as duas cidades. Irei de dia mesmo.

Obrigada

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...