Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
filosofiadeviajante

Uma breve história de Cusco, a antiga capital Inca

Posts Recomendados

Apesar de não haver consenso de quando Cusco começou a ser povoada, a cidade é considerada a mais antiga ainda existente das Américas. Acredita-se que a primeira cultura a habitá-la, nos idos de 1000 a.C., foi a Marcavalle, composta por fazendeiros e pastores. Claro que, antes disso, povos nômades já haviam passado por Cusco, mas ninguém havia se estabelecido em suas terras até então. Por volta de 800 a.C., estabeleceram-se na região os Chanapata, dos quais restou apenas alguns fragmentos de cerâmica para contar história. O próximo registro que se tem é de muito tempo depois, de 600 d.C., quando a cultura Qotakalli foi criada e o primeiro sistema de estados regionais foi estabelecido.

IMG_2824.jpg?resize=1024%2C768 Pisaq, porta de entrada para os sítios arqueológicos do Valle Sagrado. Apresenta mescla das arquiteturas inca e espanhola. IMG_2742.jpg?resize=1024%2C768 Pukapukara, uma espécie de alfândega durante o Império Inca

Entretanto, a primeira cultura a trazer significativo desenvolvimento urbano, agrícola e religioso foi a Wari, proveniente da região de Ayacucho, que se estabeleceu em Cusco nos anos de 750. Aliás, eles deixaram um legado arquitetônico para os dias atuais, sob os sítios de Piquillacta e Choquepuquio (poquíssimo explorados pelas agências de turismo de Cusco). Inexplicavelmente, os Wari sumiram do mapa – mas não da história – por volta do ano 1000. Há vestígios de sua ocupação a 22km de Ayacucho, no chamado Museo de Sitio Wari.

No período entre 1000 e 1200, diversos povos se alternaram no domínio da região de Cusco, sem que um deles obtivesse destaque. Porém, no início do século XIII, teria início a formação de um dos impérios mais grandiosos já existentes na América, o Inca. Na verdade, o império em si era chamado de ‘Tahuantisuyo‘ (em quéchua, “quatro estados”), representando as quatro partes em que Cusco era dividida, enquanto ‘Inca’ se referia ao governante máximo (o primeiro foi Manco Cápac). A expansão de fato só veio sob o comando do Inca Pachakuteq, coroado em 1438, época em que foram construídos Machu Picchu, Moray e as rodovias que interligavam os povoados do Tahuantisuyo, que no auge se estendia pelo noroeste da Argentina, os vales centrais do Chile, o sul da Colômbia e o altiplano boliviano.

Continue lendo em: http://filosofiadeviajante.com.br/2017/12/18/historia-cusco-capital-inca/

IMG_1728.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×