Ir para conteúdo

Itália, Toscana de Carro em 5 dias... Preciso de dicas sobre Aluguel e Roteiros


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal! Minha namorada e eu iremos fazer uma Eurotrip em Maio de 2018 e entre os lugares que visitaremos está a Toscana.

Pretendo alugar um carro em Veneza e devolvê-lo em Roma. No espaço entre essas duas cidades, equivalendo a 5 dias de viagem, está a Toscana.

Nunca aluguei um carro na Europa, logo preciso de dicas sobre aluguel na Itália. Se existe algum requisito específico, proibição de algo, imposto... Alguma locadora confiável e barata?

Uma vez com o Carro alugado, tenho alguns destinos em mente, mas queria a opinião de vocês... Entre as cidades escolhidas para visitar estão Florença e San Giminiano (onde pretendo me alocar como cidade base para day trips, pois é mais barata que Florença). Quais roteiros de carro vocês indicam para a Toscana?

Muito obrigado desde já.

Link para o comentário
  • Membros

Não tem nenhuma exigência específica, mas se puder fazer uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) facilita a sua vida casa seja parado em alguma fiscalização ou leve multas.

Fora isto, é só ter cuidado com as multas por dirigir em zonas proibidas para carros, não conheço ninguém que tenha ido para lá e que não tenha levado duas ou três multas por dirigir ou estacionar em ruas/zonas restritas para automóveis. E cada multa custa uns 50 Euros, e a locadora geralmente cobra de você depois.

Tem que ter cuidado também com o hotel que você vai pegar, pois a maioria dos hotéis no centro das cidades e vilas (geralmente os hotéis mais baratos ficam no centro) não possui estacionamento e nem garagem, e como geralmente não dá para estacionar na rua sem levar multa, você acaba tendo que pagar 10 ou 15 euros num estacionamento para deixar o carro durante a noite, ou então já escolher um hotel fora da cidade, que tenha garagem/estacionamento gratuito.

San Gimignano também fica meio afastado e fora de mão de quase tudo lá na Toscana, pessoalmente eu definiria antes os locais que gostaria de visitar lá na Toscana para só então escolher a cidade que será a base, pois dependendo dos locais que você escolher, ficar em San Gimignano pode mais atrapalhar do que ajudar, e seria muito mais prático e proveitoso gastar 5 Euros a mais no hotel do que perder um tempão na estrada e gastar um monte de dinheiro com gasolina e estacionamentos.

O que visitar lá é questão de gosto pessoal, cada pessoa tem as suas preferências pessoais e vai escolher locais diferentes, mas na minha opinião o que não deveria ficar de fora seriam uns 2 dias em Florença 1 dia dividido entre Pisa e Lucca e 1 dia em San Gimignano.

Para o resto dos dias eu sugiro ler alguns roteiros e relatos e você mesmo escolher o que visitar, sugestão de leitura: https://www.google.com.br/search?dcr=0&ei=3rNQWr7GBMeUwASE_b3IDg&q=Toscana+5+dias&oq=Toscana+5+dias

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@798791 muito obrigado pela resposta tão completa. Sobre o PID tenho um problema... Minha CNH vence em julho e eu viajarei em maio, sendo assim pagarei cerca de 300 reais para ter um documento internacional que vence em julho... Queria evitar este gasto. Vi que algumas locadoras pedem o PID mas é realmente necessário, você ja teve problema usando a CNH convencional? Obrigado

Link para o comentário
  • Membros
8 horas atrás, jpofreitas (GoTravel2Live) disse:

Queria evitar este gasto. Vi que algumas locadoras pedem o PID mas é realmente necessário, você ja teve problema usando a CNH convencional? Obrigado

Na Alemanha, me pararam 2 vezes quando eu só tinha a CNH brasileira, não tive problemas, mas o policial ficou olhando a cnh um tempão, pediu trocentas coisas até me liberar, depois que fiz a PID, também fui parado, o policial só deu uma olhada rápida na PID e me liberou.

 

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

jpofreitas,

É bem tranquilo alugar e utilizar carro na Italia. As estradas são ótimas e bem sinalizadas, mas é preciso ficar atento com algumas coisas.

- Primeiramente na locadora sempre tentam te empurrar um upgrade de carro, dizendo que o que você reservou não tem mais. Ou lhe entregam um carro de categoria inferior ao reservado. Fique atento e não caia nessa conversa. Se possivel reserve em mais de uma locadora. Outro detalhe, pode ocorrer de o carro vir sem estepe, algumas locadoras entregam sem, mas se tiver qualquer problema lhe darão apoio na estrada, verifique ao retirar o veiculo.
 

- Como dito acima, é quase que impossivel digirir pela Italia e não voltar para o Brasil com uma multa. Já coloque isso nos custos de viagem.
Florença (Firenze) é a cidade campeã em multas de toda Italia, pois grande parte da cidade é de acesso exclusivo de veiculos de moradores, e quando você ve já está em baixo de placa e não tem como voltar, ai sua multa ja foi registrada. Minha recomendação é procurar um hotel fora (bem fora) do centro e depois ir em transporte público.

- Sempre verifique nos hoteis em que ficar se existe estacionamento para o seu carro, pois em muitas cidades é dificil encontrar vaga na rua, as vezes quando encontra é para morador. Se puder procure algum site e veja as placas de transito na Italia, principalmente ao estacionar na rua.

- Habilitação; certa vez no Norte da Italia, estava em uma estrada a 90km/h e bem na divisa entre 90km/h e uma placa de 50km/h fui parado por um guarda rodoviário alegando excesso de velocidade. Entreguei minha CNH brasileira e o guarda disse que estava certo minha habilitação e que não era necessário o PID, mas que aplicaria a multa de velocidade. Passado uns 15 min, ele voltou dizendo que não estava conseguindo inserir meus dados no sistema dele (ele tinha um pequeno notebook) e me liberou dizendo para ir devagar. Uffa..

- Caso faça tudo certinho e mesmo assim leve uma multa, a maioria das locadoras cobram entre 35 e 40 euros apenas para enviar os seus dados para o governo e depois vc receberá em casa um boleto do governo para entrar em site e pagar a multa com o cartao de crédito.

De resto é só diversão, saindo de Veneza recomendo as cidades de Verona, Sirmione.

Na região da Toscana recomendo as cidades de Castillone del Lago, Arezzo e Cortona.

Abs,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
  • Membros
Em 08/01/2018 em 11:30, jpofreitas (GoTravel2Live) disse:

@798791 muito obrigado pela resposta tão completa. Sobre o PID tenho um problema... Minha CNH vence em julho e eu viajarei em maio, sendo assim pagarei cerca de 300 reais para ter um documento internacional que vence em julho... Queria evitar este gasto. Vi que algumas locadoras pedem o PID mas é realmente necessário, você ja teve problema usando a CNH convencional? Obrigado

JP, então o melhor é você solicitar a emissão de uma nova carteira de habilitação no DETRAN, e quando esta confeccionada e entregue, você solicita a PID. Aqui no CE, esses procedimentos com órgão são bem rápidos, é só você pagar o boleto da taxa, sic. Deste modo, a sua PID irá ficar vinculada a nova habilitação.

 

Eu e minha esposa estamos indo a viagem para Itália, e por coincidência estamos com um planejamento muito próximo do seu, só que iremos sair de ROMA, e devolver o veículo em Mestre (Veneza). 7 dias de locação.

Com relação às multas que os colegas mencionaram, é uma questão a ficar bem atento, pelo que reparei quando você estiver nas pequenas cidades, vilarejos da toscana, sempre tem estacionamentos nos arredores onde será possível guardar o carro, esse estacionamento não é gratuito. Por exemplo, nas cidades a seguir já verifiquei que é assim: Sam Gimignano, Montalcino, Pienza, San Quirico D'Órcia;

Entretanto, ainda estou preocupado com Florença, e Mestre (a respeito das multas). Esse estacionamento aqui informa que se seguirmos uma rota aconselhada não há multas. Quando a pessoa se hospeda em Hotel, o estabelecimento pode comunicar a comune para isentar a multa, este procedimento custa 1 euro.

Com relação a Mestre, li em uma cotação de locação que a entrega do veículo em Veneza pode incidir uma taxa adicional de 50 euros, então preferi me hospedar em Mestre, visto também que lá as hospedagens são mais baratas, e o deslocamento para ilha é muito rápido e com ótimas frequências de trens. Entretanto, recentemente estava verificando o Google Maps de Mestre, e vi uma placas de ZTL, logo nos acessos a cidade, mas não ficou claro, para mim, se são apenas para veículos turísticos; pois a ZTL mencionada na Comune de Mestre abrange apenas o núcleo da cidade de Mestre, e não na região da Stazione Venezia Mestre.

Entretanto, ainda não sei em qual locadora tirar. Mas as que mais gostei foram: Hertz, EuropCar. Verifiquei que uma cotação para uma data próxima os preços são melhores do que quando com bastante antecedência...

Preocupações a parte, recomendo fortemente um bom passeio pelo Val D'Orcia (de Montalcino, San Quirico D'Orcia, Pienza e Motepulciano). Essa região dizem ser a mais linda da Toscana!

Se você e sua esposa gostam de um bom vinho, um menu de harmonização é uma pedida muito boa, veja esse daqui.

 

Também gostaria de receber sugestões dos colegas a respeito das locadoras.

 

Abraços,

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...