Olá viajante!
Bora viajar?
Qual o seu estilo? 13 votos
-
1. Qual o seu estilo?
-
Independente11
-
Organizado2
-
Por favor faça o login ou crie uma conta para votar nesta enquete.
A better way to browse. Learn more.
A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.
Bora viajar?
Por favor faça o login ou crie uma conta para votar nesta enquete.
Qual seu estilo? por que? que vantagens e desvantagens vê em um e outro estilo? há casos onde um ou outro sejam obrigatórios de ser seguidos? quantas vezes já mochilou de uma ou outra maneira? como se sentiu? como correu a viagem?
Este tópico visa abrir uma discussão sobre os dois estilos mais comuns de viagens, em especial que envolvam trekking. Creio que a polêmica já tem sido discutida em outros tópicos, mas não achei nenhum tópico tratando especificamente do assunto.
Espero que os argumentos sejam desenvolvidos respeitando os praticantes dos dois estilos, com críticas bem construídas e explicadas.
Para dar o chute inicial, traduzi, pobremente, um texto sobre o assunto, só que referente à treks nos Himalaias nepaleses, que é uma situação específica. Outros lugares possuem suas próprias características que tornariam pontos do texto irrelevantes. Mas espero que no fim alcancemos um texto final e mais geral sobre o assunto.
Chamo a atenção que, no texto, Independente não é necessariamente só ou sem contratação de guias, carregadores ou mesmo pacotes. Siginifica que a pessoa irá fazer esses arranjos por ela própria. No entanto creio que não seja essa a idéia que temos de mochileiro independente. Por isso seria talvez útil começarmos por definir o que é o que.
Também levem em conta que o texto parece ter sidp escrito para europeus, logo a realidade dos mochileiros europeus pode e é mais certo que não seja a mesma que a dos mochileiros brasileiros. Muitos deles podem trabalahr um ano e ir ao Nepal. Dificilmente a maioria dos mochileiros brasileiros poderiam satisfazer um sonho desses com apenas um ano de trabalho. Talvez no aspecto financeiro que deva se basear as características dos dois estilos, e não em clichês do tipo "é mais puro" ou "é mais responsável", que gostaria de ver serem evitados. Embora talvez seja impossível evita-los, seria bom se arrogância ou terrorismo psicológico sejam mantidos no mínimo.
O texto:
http://www.outdoorsmagic.com/news/article.asp?sp=&v=1&uan=1226
"Independente ou Organizado?
Quer fazer um trek ao Campo Base do Evereste? Com uns 400 mangos pela passagem para Kathmandu, pegue o ônibus para Jiri por mais 5 e então gaste uns 10 por dia ficando em pensões por 3 semanas. Total, mais o vôo de volta para Kathmandu de Lukla e mais uns gastos extras, hmm, digamos umas 750 Libras. Mais se você contratar um guia ou carregador locais.
Como alternativa, gaste o dobro disso e contrate uma agência que organize treks.
Diante disso, claro que não há comparação. As mesmas montanhas, mesma paisagem, mesma trilha, mas metade do preço... Tirando que não é tão claro assim. Muitos trekkers independentes olham desdenhosos para os grupos organizados, mas há vantagens e desvantagens nos dois estilos...
Organizado
Há centenas de agências de trekking no Nepal, algumas boas, outras más. Porém muitas irão sempre ser profissionais quando no trekking. Pesquise e peça por recomendações, visite fóruns de trekkings, relatos e guias. Examine todas opiniões e verifique com cuidado o que está incluído no pacote e o que não está.
Os grandes nomes não são, necessariamente, os melhores e você pode encontrar serviço mais eficiente e personalizado num operador especializado em áreas específicas. Por fim mas não por último, tenha certeza de saber qual sua situação em caso de emergências. O vale do Khumbu não é o melhor lugar para descobrir que seu seguro não cobre certas emergências.
Vantagens de Organizado
- Você trabalhou duro todo ano e agora são as férias. Deixar outras pessoas cuidarem de toda logística e administração, se preocupar com a aclimatização, reservar os vôos, lhe trazer chá na barraca nas manhãs, arrumar sua bagagem num yak e cuidar da comida tem seus atrativos, por mais purista que você seja. Tudo que você tem de fazer é aparecer e tomar lugar na fila de trekkers. Mínimo planejamento é requerido.
- Você também se beneficiará, ou deveria, da experiência local do seu guia ou líder do grupo. Como independente, você pode perder muita informação e observação fascinantes da cultura e ambiente locais por onde está passando.
- Trekkings com carregadores empregam pessoas locais e coloca dinheiro diretamente na economia local, mesmo que não tanto quando deveria.
- Se o pior acontece e algo dá errado, um bom líder de grupo ou guia deve ter a situação sob controle. Para muita gente, isso é importante.
- Você terá um grupo de companheiros prontos para o trek. Não há garantia que irá gostar deles, mas o grupo estará lá para você, caso precise.
- Você recebe chá na cama pela manhã...
Desvantagens do Organizado
- Você segue como parte de um grupo, portanto você possui menos liberdade individual de parar por um dia ou dois caso sinta vontade. Na verdade, outra pessoa estará tomando as decisões por você, apesar de que um bom líder irá fazer seus clientes pensarem que possuem alguma influência.
- Se você odiar seus companheiros, você está preso à eles e por tudo ser feito em grupo, é menos provável que você possa fazer amizades na trilha com outras pessoas fora do seu grupo.
- É bastante mais caro que o trekking independente.
- Você não fica com o mesmo sentimento de imersão exultante que teria se fizesse o trekking independente ou sozinho. Muitos independentes argumentam que os grupos estão sempre um passo fora da realidade local, mas isso depende de você.
- Trekkers machos independentes irão pensar que você é um fresquinho.
Independente
Ao princípio irá parecer um pesadelo, mas na verdade é mais fácil do que você imagina. Compre uma passagem, tome suas vacinas, cuide do seguro, empacote tudo numa mochila e vá. Você irá precisar fazer sua própria pesquisa, mas o montante de informação disponível na Net e em livros especializados torna essa parte mais fácil do que antigamente.
Os treks mais populares no Nepal agora são mais desenvolvidos. “Casas de chá” ou “pensões” significam que você precisa carregar apenas roupa e saco-de-dormir e comprar comida no caminho. Nas áreas mais remotas você terá de carregar tudo, o que é mais duro, mas mais satisfatório.
Vantagens do Independente
- Você depende só de você e não está preso à nenhum cronograma em particular de um grupo.
- Você tomará suas próprias decisões, por isso irá aprender de acordo com a progressão no trek.
- Poderá comer o que quer, mas não ganha chá na cama, a não ser que contrate um carregador.
- Seus gastos irão parar direto na economia local.
- Você pode se referir aos grupos organizados como um bando de fresquinhos, mas eles irão rir por último quando receberem chá na cama pela manhã.
- Geralmente bem mais barato.
Desvantagens de Independente
- Nada de chá na cama.
- Você será 100% responsável pela sua própria segurança, saúde, coordenadas, pesquisas, etc, o que significa que irá gastar mais tempo planejando.
- Você não terá guia cultural – tirando que contrate um independentemente – por isso é mais fácil passar batido por aspectos da cultura local na trilha.
- Algumas vezes pode se sentir solitário e exposto, sem o sentimento de segurança de ser parte de um grupo, mas, ei, é o preço que se paga por esse tipo de trekking.
- Nada de chá na cama. Na verdade eu menti: no Nepal você pode sempre contratar um carregador-guia e desfrutar de algumas das vantagens do Organizado sem estar preso à um grupo.
A Resposta
Pode soar estranho, mas na verdade tudo depende de você. A razão de existir grupos organizados é simples: há muita demanda por eles. Os Himalaias ou Andes simplesmente dão a impressão de serem mais assustadores que as montanhas da Inglaterra ou da Europa e muitas vezes até montanhistas experientes escolhem um trek organizado, pelo menos na sua primeira vez no local.
Mas a boa notícia é que fazer o trek de forma independente não é tão assustador como algumas pessoas irão tentar lhe convencer que é. O andar não será mais duro que na Inglaterra. É apenas questão de respirar fundo e saltar.
Mas seja lá como for, será fantástico."