Ir para conteúdo

Independente X Organizado


Qual o seu estilo?  

13 votos

  1. 1. Qual o seu estilo?

    • Independente
      11
    • Organizado
      2


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Qual seu estilo? por que? que vantagens e desvantagens vê em um e outro estilo? há casos onde um ou outro sejam obrigatórios de ser seguidos? quantas vezes já mochilou de uma ou outra maneira? como se sentiu? como correu a viagem?

 

Este tópico visa abrir uma discussão sobre os dois estilos mais comuns de viagens, em especial que envolvam trekking. Creio que a polêmica já tem sido discutida em outros tópicos, mas não achei nenhum tópico tratando especificamente do assunto.

 

Espero que os argumentos sejam desenvolvidos respeitando os praticantes dos dois estilos, com críticas bem construídas e explicadas.

 

Para dar o chute inicial, traduzi, pobremente, um texto sobre o assunto, só que referente à treks nos Himalaias nepaleses, que é uma situação específica. Outros lugares possuem suas próprias características que tornariam pontos do texto irrelevantes. Mas espero que no fim alcancemos um texto final e mais geral sobre o assunto.

 

Chamo a atenção que, no texto, Independente não é necessariamente só ou sem contratação de guias, carregadores ou mesmo pacotes. Siginifica que a pessoa irá fazer esses arranjos por ela própria. No entanto creio que não seja essa a idéia que temos de mochileiro independente. Por isso seria talvez útil começarmos por definir o que é o que.

 

Também levem em conta que o texto parece ter sidp escrito para europeus, logo a realidade dos mochileiros europeus pode e é mais certo que não seja a mesma que a dos mochileiros brasileiros. Muitos deles podem trabalahr um ano e ir ao Nepal. Dificilmente a maioria dos mochileiros brasileiros poderiam satisfazer um sonho desses com apenas um ano de trabalho. Talvez no aspecto financeiro que deva se basear as características dos dois estilos, e não em clichês do tipo "é mais puro" ou "é mais responsável", que gostaria de ver serem evitados. Embora talvez seja impossível evita-los, seria bom se arrogância ou terrorismo psicológico sejam mantidos no mínimo.

 

O texto:

 

http://www.outdoorsmagic.com/news/article.asp?sp=&v=1&uan=1226

 

"Independente ou Organizado?

 

Quer fazer um trek ao Campo Base do Evereste? Com uns 400 mangos pela passagem para Kathmandu, pegue o ônibus para Jiri por mais 5 e então gaste uns 10 por dia ficando em pensões por 3 semanas. Total, mais o vôo de volta para Kathmandu de Lukla e mais uns gastos extras, hmm, digamos umas 750 Libras. Mais se você contratar um guia ou carregador locais.

 

Como alternativa, gaste o dobro disso e contrate uma agência que organize treks.

 

Diante disso, claro que não há comparação. As mesmas montanhas, mesma paisagem, mesma trilha, mas metade do preço... Tirando que não é tão claro assim. Muitos trekkers independentes olham desdenhosos para os grupos organizados, mas há vantagens e desvantagens nos dois estilos...

 

Organizado

 

Há centenas de agências de trekking no Nepal, algumas boas, outras más. Porém muitas irão sempre ser profissionais quando no trekking. Pesquise e peça por recomendações, visite fóruns de trekkings, relatos e guias. Examine todas opiniões e verifique com cuidado o que está incluído no pacote e o que não está.

 

Os grandes nomes não são, necessariamente, os melhores e você pode encontrar serviço mais eficiente e personalizado num operador especializado em áreas específicas. Por fim mas não por último, tenha certeza de saber qual sua situação em caso de emergências. O vale do Khumbu não é o melhor lugar para descobrir que seu seguro não cobre certas emergências.

 

Vantagens de Organizado

 

- Você trabalhou duro todo ano e agora são as férias. Deixar outras pessoas cuidarem de toda logística e administração, se preocupar com a aclimatização, reservar os vôos, lhe trazer chá na barraca nas manhãs, arrumar sua bagagem num yak e cuidar da comida tem seus atrativos, por mais purista que você seja. Tudo que você tem de fazer é aparecer e tomar lugar na fila de trekkers. Mínimo planejamento é requerido.

 

- Você também se beneficiará, ou deveria, da experiência local do seu guia ou líder do grupo. Como independente, você pode perder muita informação e observação fascinantes da cultura e ambiente locais por onde está passando.

 

- Trekkings com carregadores empregam pessoas locais e coloca dinheiro diretamente na economia local, mesmo que não tanto quando deveria.

 

- Se o pior acontece e algo dá errado, um bom líder de grupo ou guia deve ter a situação sob controle. Para muita gente, isso é importante.

 

- Você terá um grupo de companheiros prontos para o trek. Não há garantia que irá gostar deles, mas o grupo estará lá para você, caso precise.

 

- Você recebe chá na cama pela manhã...

 

Desvantagens do Organizado

 

- Você segue como parte de um grupo, portanto você possui menos liberdade individual de parar por um dia ou dois caso sinta vontade. Na verdade, outra pessoa estará tomando as decisões por você, apesar de que um bom líder irá fazer seus clientes pensarem que possuem alguma influência.

 

- Se você odiar seus companheiros, você está preso à eles e por tudo ser feito em grupo, é menos provável que você possa fazer amizades na trilha com outras pessoas fora do seu grupo.

 

- É bastante mais caro que o trekking independente.

 

- Você não fica com o mesmo sentimento de imersão exultante que teria se fizesse o trekking independente ou sozinho. Muitos independentes argumentam que os grupos estão sempre um passo fora da realidade local, mas isso depende de você.

 

- Trekkers machos independentes irão pensar que você é um fresquinho.

 

Independente

 

Ao princípio irá parecer um pesadelo, mas na verdade é mais fácil do que você imagina. Compre uma passagem, tome suas vacinas, cuide do seguro, empacote tudo numa mochila e vá. Você irá precisar fazer sua própria pesquisa, mas o montante de informação disponível na Net e em livros especializados torna essa parte mais fácil do que antigamente.

 

Os treks mais populares no Nepal agora são mais desenvolvidos. “Casas de chá” ou “pensões” significam que você precisa carregar apenas roupa e saco-de-dormir e comprar comida no caminho. Nas áreas mais remotas você terá de carregar tudo, o que é mais duro, mas mais satisfatório.

 

Vantagens do Independente

 

- Você depende só de você e não está preso à nenhum cronograma em particular de um grupo.

 

- Você tomará suas próprias decisões, por isso irá aprender de acordo com a progressão no trek.

 

- Poderá comer o que quer, mas não ganha chá na cama, a não ser que contrate um carregador.

 

- Seus gastos irão parar direto na economia local.

 

- Você pode se referir aos grupos organizados como um bando de fresquinhos, mas eles irão rir por último quando receberem chá na cama pela manhã.

 

- Geralmente bem mais barato.

 

Desvantagens de Independente

 

- Nada de chá na cama.

 

- Você será 100% responsável pela sua própria segurança, saúde, coordenadas, pesquisas, etc, o que significa que irá gastar mais tempo planejando.

 

- Você não terá guia cultural – tirando que contrate um independentemente – por isso é mais fácil passar batido por aspectos da cultura local na trilha.

 

- Algumas vezes pode se sentir solitário e exposto, sem o sentimento de segurança de ser parte de um grupo, mas, ei, é o preço que se paga por esse tipo de trekking.

 

- Nada de chá na cama. Na verdade eu menti: no Nepal você pode sempre contratar um carregador-guia e desfrutar de algumas das vantagens do Organizado sem estar preso à um grupo.

 

A Resposta

 

Pode soar estranho, mas na verdade tudo depende de você. A razão de existir grupos organizados é simples: há muita demanda por eles. Os Himalaias ou Andes simplesmente dão a impressão de serem mais assustadores que as montanhas da Inglaterra ou da Europa e muitas vezes até montanhistas experientes escolhem um trek organizado, pelo menos na sua primeira vez no local.

 

Mas a boa notícia é que fazer o trek de forma independente não é tão assustador como algumas pessoas irão tentar lhe convencer que é. O andar não será mais duro que na Inglaterra. É apenas questão de respirar fundo e saltar.

 

Mas seja lá como for, será fantástico."

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Como alguns devem ter inferido, meu estilo é o independente. Embora não viva no Brasil, creio que minha situação financeira seja, no fim, não muito diferente da do mochileiro médio brasileiro: lascado. Se quero viajar, tem de ser contando os centavos e gastando o mínimo possível.

 

Essa talvez seja a razão primária de ser adepto do estilo independente. Gostaria de pode dizer ser uma mais nobre ou filosófica, relacionadas à conceitos diáfanos e confusos sobre "pureza" ou "verdadeira natureza da atividade", mas como nunca vivi outra realidade fora a de ser um lascado, não sei se sou independente por opção ou necessidade.

 

Também pesa contra mim que sou novato e inexperiente na atividade. Mochilei poucas vezes, algumas onde era muito pequeno e só estava indo com os outros, e não sou o que pode se chamar de tipo desenrolado. Não possuo jogo de cintura e sozinho nunc seria capaz de certas coisas, como dormir em banco de praça ou beco em caso de necessidade. Ou descolar caronas e refeições ou fazer amizades facilmente na trilha, com outros mochileiros ou locais.

 

Até agora, o único motivo do Independente me atrair mais que o Organizado é a relação que tenho com a trilha quando viajo. É algo pessoal. Sou eu e a Natureza. Não consigo me ver imerso na trilha se fosse parte de um grupo organizado ou estivesse sendo pajeado todo tempo por um guia contratato. Seria como ter alguém lendo um livro para mim, ao invés de eu mesmo ler o livro. A "viagem" não seria a mesma. Vivo o local muito mais, em se tratando de trilhas e Natureza, se faço tudo de forma independente. Minha tendência é de até mesmo me isolar do grupo com quem esteja viajando, mesmo sendo todos mochileiros independentes. Já para ambientes urbanos, praia, translados e preparativos, prefiro viver a experiência unido à um grupo.

 

Fora a "pureza", "verdadeira forma de se mochilar", "melhor envolvimento com o ambiente", etc, tem também a questão da satisfação pessoal. O estilo Independente exige mais da pessoa. Ela deve cuidar de tudo da viagem. Ela deve fazer as pesquisas, reunir as informações, preparar os roteiros, prever as situações, se precaver para emergências, cuidar da logística, alimentação, pernoites, translados, equipo, etc. E no fim deve manter mente aberta para enfrentar os imprevistos, que mais que certamente irão ocorrer, de forma esportiva. Algumas vezes seriamente, outras vezes de bom humor. A satisfação pessoal e sentimento de vitória advindos daí são inestimáveis. Não raro a pessoa termina a viagem mais segura de si. Não raro ela escuta dos que convivem com ela que ela voltou "outra pessoa", mais confiante, leve, feliz, etc.

 

No entanto creio que há desvantagens no estilo. Em casos de emergências sérias ou previstos além de nossa capacidade, podemos nos dar muito mal mesmo. Para maior segurança, um Organizado está melhor servido e tem mais chances de sua viagem terminar bem.

 

No entando tem gente que acha que "sem perigo, sem graça".

 

E onde traçar a linha do "mais seguro" é outra incerteza. Alguém pode dizer que contratar agência e guia é mais seguro. Posso responder que levar uma enfermeira, médico-cirurgião e 500kg de material hospitalar é mais seguro ainda. Onde fica o "mínima segurança necessária" é difícil, senão impossível, de determinar. Até entre os adeptos do Independente, tem gente que prefere ir com um mínimo de planejamento, deixando que o local se lhes revele e tratando das situações à medida que surgem. Outros acham que não deveriam sair para a viagem sem realizar uma pesquisa o mais detalhada possível.

 

Faço parte dessa última categoria.

 

Por fim, eu considero os preparativos para a viagem como parte da viagem em si. O tempo que gasto planejando e pesquisando a viagem é, para mim, já o início da viagem. Dessa forma acrescento como vantagem do Independente que seus adeptos na verdade começam a viajar muito antes de partirem para o local planejado.

 

[]´s

 

Hendrik

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...