Ir para conteúdo

Lima, paracas, huacachina, Nazca, arequipa, Puno, la paz, Copacabana e Cusco


Posts Recomendados

  • Membros

Ontem entrei na minha primeira furada aqui no Peru.

Antes de vir, fiquei sabendo de um passeio fora do roteiro turístico comum, uma visita noturna na Fortaleza Real Felipe, que pertence e é guardada pelo exército, com temática sobrenatural, também chamado de tour do medo (http://www.realfelipe.com/visitas-nocturnas) que parecia interessante. No balcão de informações turísticas do aeroporto se encontra um folheto com informações do local.

Porém, os problemas já começam antes de ir. Na duvida sobre se era necessário fazer reserva, ante as informações desencontradas na internet, enviei e-mail através dos contatos disponíveis no site e mandaram entrar em contato no telefone. Mandei zap para o fone indicado, visualizaram mas não responderam. Então resolvi ligar para o telefone fixo do site, gravando a ligação, e lá fui informado que os tours eram apenas nos sábados e as 19 horas, ao contrário do que constava os folhetos e sites que diziam que podia ser de sexta ou sábado e com diversos horários, mas que bastaria chegar com 30 minutos de antecedência para participar.

Ok, do meu passeio na Huaca Huallamarca, peguei um Uber direto à esta fortaleza que fica a 16km de Miraflores, para garantir que chegaria no horário e planejava voltar de ônibus, conforme indicações que vi no aplicativo que indiquei antes. No caminho para o local, Lima foi ficando cada vez mais feia e mais pobre, em alguns momentos o uber passou por lugares bem sinistros, que pareciam as favelas do Rio ou São Paulo, com a diferença de as ruas serem mais largas. Só começava a lembrar dos casos de turistas que entram em rua errada no Rio e são recebidos aos tiros.

Chegando na fortaleza umas 18h00, uma hora antes do inicio do tour, fomos informados pelos soldados da entrada que não existia passeio noturno nenhum naquele dia. Conversamos e até mostrei a minha gravação da conversa no telefone para o soldado, que então percebendo que eu estava certo, resolveu ir colher mais informações lá dentro da fortaleza, mas voltou confirmando que neste dia não teria nada. Os soldados foram gentis e solícitos no atendimento, mas disseram que nada poderia ser feito.

Ok, tempo e dinheiro perdidos, logo em frente à fortaleza deveria passar um ônibus que nos levaria direto para o começo de Miraflores segundo o aplicativo Moovit. Pórem, o tempo foi passando e nada do bendito ônibus, alias só passavam várias vans bem destruídas e pequenas lotadas de gente indo para locais que não conhecíamos. Fomos conversar com os soldados e eles não conheciam o ônibus indicado pelo Moovit e não faziam ideia de como chegar a Miraflores de ônibus a partir dali.

Agora já estava anoitecendo e resolvemos chamar um uber. Mas os motoristas cancelaram a corrida por 3 vezes. Começamos a ficar tensos. Esperamos passar alguns táxis menos feios, mas todos eles negaram corridas para Miraflores, sabe-se lá pq. Voltamos a insistir no Uber, até que milagrosamente um motorista aceitou a corrida e, apesar de demorar pra chegar por fazer uns caminhos estranhos no mapa, acabou chegando.

Conversando com o motorista, ele disse que os outros ubers negaram a corrida pq a região é extremamente perigosa e violenta. Ele mesmo pensou várias vezes em desistir da corrida, mas como ele era da região de Miraflores e precisava voltar para lá, viu que estávamos em frente um lugar turístico e com nomes de turista, resolver passar perto para tentar a sorte, mas estava pronto para correr caso sentisse algo suspeito.

A tensão do motorista enquanto passava pelos trechos de favela era visível. Os motoristas aqui já dirigem agressivamente, ele estava em dobro querendo sair daquele local o mais rápido possível, só voltando ao normal quando chegou na avenida que beira a costa. No caminho ele comentou que ali não era lugar de turista e demos muita sorte, pois mesmo os moradores de Lima só vão para aquela região quando são sequestrados e amarrados no porta-malas. Chegando no hotel, encontrei uma noticia dos 10 lugares mais perigosos da região mais perigosa do Peru, eu passei por 3 deles... (https://elcomercio.pe/lima/diez-barrios-callao-son-alto-riesgo-pnp-250778)

Aprendemos que Miraflores, Barranco e região é um oasis, uma ilha de perfeição no Peru. Ali você tem a sensação de bastante segurança e de um lugar muito desenvolvido, talvez até mais que as cidades brasileiras, mas ali não é o Peru de verdade. E não queiram conhecer o Peru de verdade.

Ps: O aplicativo moovit havia funcionado bem para irmos ao zoo, ao bairro de Barranco e a Plaza de Armas, mas falhou num momento bem importante, então cuidado no uso ao irem para regiões mais distantes.

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Montando meu roteiro, na dúvida entre ir ou não pela peru Hop, acabei decidindo por tentar por conta própria, sai menos da metade do preço e alguns horários de viagem são melhores que o da Peru Hop.

Hoje vou pra Paracas, tinha ônibus da Cruz de Sur por 52 soles saindo 6 da manhã, mas aí teria que acordar muito cedo, perder café da manhã do hotel...

Comprei da perubus por 42 soles pela internet mesmo, saindo as 12 45

Estranho que mandam chegar com 1 hora de antecedência pra despachar bagagem, nunca vi isso. Tem que levar passagem impressa ( tá cheio de lan house que imprime baratinho)

Uber de Miraflores até saída do ônibus dando 9 soles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dei azar em Paracas e por causa das más condições do mar, a semana inteira não terá passeio da islas ballestas.

O menor preço que encontramos era de 45 soles pelas islas + reserva nacional (as taxas dos parques, que totalizam 22 soles, seriam pagas a parte)

Transporte de Paracas direto para huacachina achamos por 20 soles por pessoa.

Acabamos fechando um esquema de passeio da reserva nacional + ida pra huaca por 35 soles por pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiquei um tempo sem aparecer, mas vamos lá.

Em Huacachina fiquei no hostel famosinho Bananas Adventure, mas não recomendo. Apesar de ser bem caro, S/ 150 diária casal em quarto privativo (inclui passeio de buggy para as dunas mas que custa 50 soles fora, ou menos se negociar), não tinha coisas básicas como geladeira ou fornecimento de toalhas, coisas que todos os outros lugares bem mais baratos ofereceram durante a viagem.

De Huacachina para Nasca (uma parada que Peru Hop não faz), gastei 7 soles de táxi até a rodoviária de Ica e 14 soles na passagem de Ica a Nasca pela cruz del sur.

Em Nasca, o hostel  que fiquei eu preciso recomendar: Nasca Travel One Hostel

https://www.booking.com/hotel/pe/nasca-travel-one-hostel.es.html

Diária de apenas 50 soles e te buscam na rodoviária, te levam pra rodoviária, guardam sua bagagem após o fim da diária enquanto vc faz passeios e ainda pode tomar banho na volta na hora de buscar as malas. Além disso, quarto completo pra casal com banheiro privativo, toalhas, cozinha, café da manhã,wifi bom, etc, tudo isso por apenas 50 soles a diária pra casal.

De nasca, da pra visitar as linhas através de um mirador, gastando bem pouco, seguindo as dicas do http://mundosemfim.com/conhecendo-as-linhas-de-nasca-sem-gastar-quase-nada/

Também fizemos o passeio de Buggy indicado pelo Mucuvinha http://mundosemfim.com/explorando-o-deserto-de-nasca-um-tour-pelas-reliquias-do-peru/?relatedposts_hit=1&relatedposts_origin=3481&relatedposts_position=2

Custou 60 soles (ou 70, não estou me lembrando com certeza), dura 4 horas e termina com sandboard, enquanto o de huacachina é tipo 1h30 e só sandboard, neste se vê mais coisa.

Como disse antes, o tour era as 14, minha diária terminava as 12, ainda assim pude deixar as malas no hostel e tomar banho na volta as 19h e ser levado de graça na rodoviária, onde comprei o ônibus para Arequipa por 85 soles na Tepsa.

Em Arequipa, 8 soles taxi da rodoviária até o hostel próximo da PLaza de Armas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 horas atrás, Chrisp disse:

Fiquei um tempo sem aparecer, mas vamos lá.

Em Huacachina fiquei no hostel famosinho Bananas Adventure, mas não recomendo. Apesar de ser bem caro, S/ 150 diária casal em quarto privativo (inclui passeio de buggy para as dunas mas que custa 50 soles fora, ou menos se negociar), não tinha coisas básicas como geladeira ou fornecimento de toalhas, coisas que todos os outros lugares bem mais baratos ofereceram durante a viagem.

De Huacachina para Nasca (uma parada que Peru Hop não faz), gastei 7 soles de táxi até a rodoviária de Ica e 14 soles na passagem de Ica a Nasca pela cruz del sur.

Em Nasca, o hostel  que fiquei eu preciso recomendar: Nasca Travel One Hostel

https://www.booking.com/hotel/pe/nasca-travel-one-hostel.es.html

Diária de apenas 50 soles e te buscam na rodoviária, te levam pra rodoviária, guardam sua bagagem após o fim da diária enquanto vc faz passeios e ainda pode tomar banho na volta na hora de buscar as malas. Além disso, quarto completo pra casal com banheiro privativo, toalhas, cozinha, café da manhã,wifi bom, etc, tudo isso por apenas 50 soles a diária pra casal.

De nasca, da pra visitar as linhas através de um mirador, gastando bem pouco, seguindo as dicas do http://mundosemfim.com/conhecendo-as-linhas-de-nasca-sem-gastar-quase-nada/

Também fizemos o passeio de Buggy indicado pelo Mucuvinha http://mundosemfim.com/explorando-o-deserto-de-nasca-um-tour-pelas-reliquias-do-peru/?relatedposts_hit=1&relatedposts_origin=3481&relatedposts_position=2

Custou 60 soles (ou 70, não estou me lembrando com certeza), dura 4 horas e termina com sandboard, enquanto o de huacachina é tipo 1h30 e só sandboard, neste se vê mais coisa.

Como disse antes, o tour era as 14, minha diária terminava as 12, ainda assim pude deixar as malas no hostel e tomar banho na volta as 19h e ser levado de graça na rodoviária, onde comprei o ônibus para Arequipa por 85 soles na Tepsa.

Em Arequipa, 8 soles taxi da rodoviária até o hostel próximo da PLaza de Armas.

Obrigado pela dica de hospedagem em Nasca. Estou pensando em mudar o roteiro e incluí-la.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...