Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Pericles Rosa

Dicas de Hospedagem em Cuba

Posts Recomendados

Procurar hospedagem em Cuba pode ser diferente de qualquer outro lugar. Isso porque a maioria dos hotéis é de propriedade do governo, e eles são antigos e caros para o que oferecem. Claro, há exceções, como os resorts em Varadero e nos Cayos, que são franquias de redes internacionais.
Como alternativa para atender à alta demanda, e fornecer uma fonte de renda para os seus cidadãos, em 1997 o governo cubano começou a permitir que os cubanos alugassem quartos em suas casas ou em apartamentos para turistas, uma vez que isso já estava sendo feito ilegalmente desde início dos anos 90.
Se hospedando em uma casa particular em Cuba você tem a oportunidade de desenvolver laços de amizade com os donos da casa, conhecer melhor a cultura local, contribuir diretamente para melhorar os padrões de vida dos donos das residências, pegar dicas privilegiadas e, ao mesmo tempo, economizar uma grana.
Estas são algumas das razões porque ficar em uma casa particular é a melhor opção quando você viajar para Cuba!

casa particular cuba Casa particular em Viñales, Cuba

Dicas de Hospedagem em Cuba

Passei 20 dias em Cuba em novembro de 2017, e só me hospedei em casas particulares. Encontrei-as através de amigos e blogs de viagem, e nos locais que não tinha reservado acomodação ainda, pedi ao proprietário da casa que estava hospedado para encontrar uma para mim no meu próximo destino.
Abaixo, você encontra os reviews das casas particulares onde fiquei, com fotos e contatos dos donos, e dicas também. Assim, quando você planejar sua viagem para Cuba, já saberá onde se hospedar.

Hospedagem em Havana

A casa particular que fiquei em Havana está localizada em Centro Habana, cerca de 20 min de caminhada de Havana Velha, e 15 minutos do Malecón.
A casa, na verdade um apartamento totalmente reformado, fica no quarto andar de um prédio de cinco andares com porteiro e um elevador moderno. Cerca de cinco minutos há uma praça pública onde os moradores se reúnem para usar o Wi-Fi.
Nota: Wi-Fi não é comum em Cuba ainda, e você só encontra em áreas públicas. Em Havana porém, também há em alguns bares e hotéis. A internet não é gratuita, e você precisa comprar um cartão para usar o Wi-Fi.

A suíte de 40 m² tem uma cama king size super confortável, ar condicionado, chuveiro quente, é super iluminada e ventilada, e oferece uma excelente vista de Havana. Ela acomoda dois hóspedes, mas eles podem colocar facilmente uma cama extra para mais uma pessoa.

A proprietária, Maria Izabel, é super simpática e atenciosa, e perguntava regularmente se estava tudo bem. Ela serviu um excelente café da manhã todas os dias (não incluso na reserva), e nós conversamos bastante.

casa particular havana Tomando café da manhã com Maria Izabel e minha amiga Alana

Preço: 40 CUC / noite
Estada: 4 noites
Café da Manhã: 5 CUC
Endereço: Maryhouse, Av. Salvador Allende 603 apto 55 entre Oquendo y Marquéz González, Centro Habana, Cuba.
Contato: Você pode entrar em contato com os proprietários pelo Facebook or email [email protected]

Hospedagem em Viñales

Viñales foi a cidade em Cuba onde encontrei mais casas particulares. Por onde andava via uma placa de quartos para alugar.
Eu fiquei em uma casa particular localizada a três quarteirões de distância da rua principal de Viñales.
A proprietária, Sra Carmem, foi muito simpática, e tivemos oportunidade de conversar sobre a história cubana e outros assuntos.
O quarto tinha um bom tamanho, ventilador, AC, TV, uma cama de solteiro e outra de casal, mas os colchões não eram bons.
No banheiro, o chuveiro ficava num nível inferior ao do vaso e da pia, e a cortina quando fechada cobria o degrau que da acesso ao mesmo; achei perigoso alguém cair sem saber desse desnível...
Jantei e tomei café da manhã apenas uma vez (na maioria das casas você pode solicitar café manhã e jantar a um custo extra).
O café da manhã estava ótimo e super reforçado, mas, infelizmente, a lagosta servida no jantar me fez mal e fiquei doente por quase uma semana. Além disso, alguns dos vizinhos eram super barulhentos, e ainda vi baratas no quarto.
Por essas razões, a casa pertencente à Carmen e família, foi a que menos gostei.
Se eu voltar para Viñales, escolherei um casa particular mais perto da rua principal.

casa particular em viñales

Preço: 30 CUC / noite
Café da manhã: 5 CUC ; Jantar: 10 CUC
Estada: 3 noites
Endereço: Casa El Tito, Calle Orlando Nodales, 33, Viñales, Pinar del Río, Cuba
Contato: (53) 4869-5405

Hospedagem em Cienfuegos

A casa particular que eu fiquei em Cienfuegos foi a maior entre todas que me hospedei em Cuba.
Minha amiga e eu tivemos o primeiro andar da casa de uma médica inteiramente para nós. Com uma varanda, uma sala de estar, uma suíte com uma cama de solteiro e outra de casal , TV, ventilador, AC, cofre, chuveiro quente, e até mesmo um quintal. A localização também foi maravilhosa, no centro da cidade.

Não tive tempo de conversar muito com a família, mas eles passaram informações úteis sobre como se locomover pela cidade, e até mesmo me deram remédios e chá para o estômago.

Preço: 30 CUC / noite
Estada: 2 noites
Endereço: Hostal Juanita, Calle 43,4629, between 46 & 48, Cienfuegos, Cuba
Contato: (53) 4351-1858; [email protected] e [email protected]

Hospedagem em Trinidad

Outra casa particular enorme, desta vez em Trinidad, com donos muito simpáticos.
Fiquei no primeiro andar recém-construído da casa localizada próxima ao Centro Histórico de Trinidad.
O quarto tinha duas camas de casal super novas e confortáveis, ar condicionado, e chuveiro quente; e eu amei o fato de que o café da manhã era servido em um agradável terraço rodeado por árvores enormes.
Andar por Trinidad foi fácil, e a casa ainda ficava perto do ponto de ônibus para Playa Ancón.
No entanto, quando cheguei foi difícil encontrar a residência, pois ninguém conhecia o endereço.

[gallery type="rectangular" ids="17611,17614"]

Preço: 30 CUC / noite
Café da manhã: 5 CUC
Estada: 3 noites
Endereço: Hostal Zuniga's Chef, Calle Restoy Fajardo (Luz), 26, Trinidad, Sancti Spiritus, Cuba
Contato: (53) 5320-2628; [email protected]

Hospedagem em Morón

Se havia um lugar que realmente queria visitar em Cuba além de Havana e Trinidad, era Cayo Coco.
Mas não tinha certeza se iria dar certo já que só há resorts nos cayos. Daí planejei ficar em Morón, uma cidade perto, e de lá fazer um passeio para Cayo Coco e Cayo Guillermo.
Após a confirmação de que seria possível, Yanara de Yanara Fambyh Hostal em Trinidad, reservou uma casa particular para mim em Morón.
Essa casa tem quatro quartos para alugar, e fiquei em um nos fundos. Mais uma vez, o colchão não era bom, mas os proprietários foram extremamente simpáticos e carismáticos, adoram novelas brasileiras, e a dona ainda parece com Glórias Pires...
O café da manhã foi servido em uma linda área ao ar livre, e terminei reservando o passeio para os cayos com o proprietário da casa.

[caption id="attachment_17616" align="alignnone" width="1280"]casa particular em Cuba A área ao ar livre onde o café da manhã é servido

Preço: 25 CUC / noite
Café da Manhã: 5 CUC
Estada: 2 noites
Endereço: Casa Marel, Calle Serafín Sanchez, 77, Morón
Contato: (53) 3350 - 3186

Hospedagem em Santa Clara

Outra reserva de última hora.
Minha hospedagem em Santa Clara foi reservada por telefone apenas um dia antes da minha chegada.
A casa está localizada no primeiro andar de um sobrado em art deco com um terraço na cobertura no coração de Santa Clara, e tinha algumas decorações de natal, e um grande quadro com foto dos filhos dos donos.
O quarto com um pé direito enorme, tinha uma cama de solteiro e outra de casal, e água quente. A proprietária deixou eu sair mais tarde já que não tinha hóspede esperando.

Preço: 20 CUC / noite
Estada: 1 noite
Endereço: Hostal Mary y Raikol, Calle Plácido №54 entre Independencia y Martí, Santa Clara, Villa Clara
Contato(53) 42 207069; [email protected]

Hospedagem em Varadero

Em Varadero algo muito engraçado e inesperado aconteceu.
Reservei e confirmei uma casa particular em Varadero um mês antes da minha viagem, mas no caminho de Santa Clara para Varadero, descobri que a mesma não estava confirmada.
Então, Yanara, meu anjo cubano, reservou outra casa pra mim. Mas quando cheguei lá, não tinha quarto disponível, e a proprietária me mandou para a casa de sua “irmã”.
Acabei ficando numa casa inteira só para mim (e minha amiga que estava viajando comigo). Os donos vivem em outra casa da propriedade, e alugam essa de dois quartos que fica localizada bem perto da praia, numa área tranquila, para turistas.
A casa tem um jardim bonito e acolhedor, e os quartos eram bons, mas o banheiro nem tanto; e o café da manhã não foi farto comparando com os outros que tivemos.
Nota: Os dois quartos estão conectados pelo banheiro.

Preço: 35 CUC / noite
Café da manhã: 5 CUC
Estada: 4 noites
Endereço: 3rda Avenida, entre calle 20 & 21, 2004, Varadero, Cuba
Contato: (53) 4561-1741

Se você quiser mais dicas de hospedagem em Cuba, confira minha considerações finais nesse post no meu site: https://www.7continents1passport.com/casa-particular-havana-varadero-trinidad-cuba/?lang=pt-br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Seja [email protected] ao Mochileiros.com

    Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉 

×