Ir para conteúdo

Ajuda trens Suiça [swiss pass?]


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde galera,

Estou fazendo meu roteiro pra Suiça (chegarei de trem por Munique e não de avião), mas estou com algumas dificuldades.

O swiss pass custa 270 francos para 4 dias que é exatamente o que passarei lá. Eu to achando que gastaria bem menos que isso comprando os tickets antecipadamente no SBB. Mas ai estou com o seguinte problema:

1 - Quando digito Luzern, Bern, etc aparecem várias opções tipo Luzern Wey, Luzern Europe, Luzern Gisele e o mesmo pra todas as cidades. Qual eu devo escolher? O que significa isso? Notei que os valores ficam mais caros pra elas tb. Devo colocar pra central sempre? Ou tentar saber onde fica meu hotel e pegar a mais perto?

2 - Além dos trens entre as cidades, dependendo de onde for meu hotel e os passeios que vou fazer por lá, precisarei de trams e ônibus, não achei informações de quanto isso custa individualmente, como compra, se existe um passe diário, se ele é válido na Suiça toda ou é pra cada cidade?

3 - a parte de ir pra Interlaken é muito confusa, eu já entendi que dá para subir por uma cidade e descer pela outra (Lauterbrunnen ou Grindelwald), mas e pra se locomover nessas cidades? preciso de mais transportes? é tudo a pé? Pra ir no lado de Grindelwald First eu teria que pagar outro trem?

4 - Como compro o Jungfrau? Qual das opções abaixo seria o avulso? E qual opção seria com o swiss pass? Tem muitas e estou perdida! E a parte do Kleine Scheidegg  é junto ou compra separado?

image.thumb.png.e2006ec2687fa3169eb8df5d3152aead.png

 

5 - A tabela que fiz de preços de trens estimados é esta, mas não sei o que mais considerar nela pra decidir entre o swiss pass ou tudo avulso.

Swiss pass + jungfrau =  270 + 137 (com desconto) = 407

image.png.ed9384b40bd5f810aaff175fec9d9ff4.png

O que acham desta comparação? O que acham que vale a pena? Será que estes 337 vão exceder os 407 qdo adicionar os transportes dentro das cidades?

 

Muito obrigada a quem me ajudar desde já :)

 

 

 

jfbahn-jungfraubahn.jpg

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1- Estes nomes após a cidade são os bairros dentro da cidade, comprando uma passagens para um destes locais significa que você chega na estação central e depois pega o bonde/ônibus até este bairro. Os trens geralmente param somente na estação central, então escolha sempre a estação central, se o seu hotel ficar muito longe da estação central, compre as passagens lá na cidade mesmo.

2 - As cidades são pequenas e compactas e pessoalmente eu não precisei usar ônibus/tram em nenhuma cidade, mas depende um pouco de você escolher um hotel não muito afastado. O sistema de transporte é diferente em cada cidade, você tem que procurar informações a respeito de como funciona no site de cada cidade.

Se comprar avulso ou só lá na cidade, vale somente para aquela cidade, algumas cidades tem passe por dia, outras por viagem, é diferente em cada cidade. Mas o Swiss Travel Pass dá direito de usar transporte dentro da cidade sem custo adicional na maioria das cidades

3 - Estas cidades/vilas nas montanhas são minusculas,  5 minutos caminhando a pé você atravessou a cidade/vila de ponta a ponta.

4 - O avulso nem está na lista. O preço avulso saindo de Interlaken Ost é 210 CHF.  

Neste mesmo site, você clica em "Experience & Discover", e na página seguinte informa "Interlaken Ost" em "From",  e Jungfraujoch em "To", seleciona "Return" (ida e volta) e escolhe a data.

5 - na Verdade o JungFraujoch custa 210 ou 240 CHF dependendo de horário, então a sua conta está errada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A grande vantagem do Swiss Pass é a flexibilidade que ele lhe dará durante a viagem, você não fica com um roteiro completamente engessado como no caso de comprar as passagens antecipadamente.

Eu morrei um tempo na Suíça, e posso falar por experiência próxima, o clima na Suíça é uma merda, mesmo no inverno.

Num dia pode estar fazendo um lindo dia de sol, e no dia seguinte amanhecer tudo encoberto por neblina e nuvens baixas, e você não enxergar nada alem de 20 metros a sua frente.

E você chegar lá no Jungfraujoch tento pago 210 CHF para subir até o alto da montanha e depois não ver nada é totalmente frustrante, você vai ficar se lamentando o resto da sua via por não ter comprado um Swiss Pass que lhe permitiria escolher o melhor dia lá na hora.

 

 

Uma viagem para a Suíça como você está planejando, comprando tudo antecipado e engessado não costuma dar certo, ou então precisa de bastante sorte para dar certo, pois o clima é bem instável, e pode não colaborar com o seus planos e estragar quase tudo.

Então o ideal numa viagem a Suíça é você escolher uma cidade central como base, e depois visitar os outros locais como bate-volta usando o Swiss Pass. No seu caso, Interlaken seria o melhor local para se fazer a base.

Lucerna é um dia que precisa de tempo bom para ser aproveitada bem, para você ver a ponte no máximo da beleza, subir no monte Rigi, fazer o passeio de barco no lago (tudo incluso no Swiss Travel Pass) e precisa de um dia inteiro com clima bom para fazer isto.

Então ao sair de Zurich, se o tempo estiver bom, daria para ir a Lucerna fazer tudo isto e no final da tarde ir dormir em Interlaken. 

Mas se o dia estiver meio chuvoso ou muito nublado, eu iria direto para Berna, um local onde neblina ou nuvens baixas não atrapalham tanto assim como em Lucerna, e terminando o dia indo dormir em Interlaken.

Ai no dia 2, se o tempo estiver aberto, você sobe o Jungfraujoch ou vai lo lago Blausee, se o tempo estiver muito fechado, você vai a Berna (se não tiver ido no dia anterior) ou fica em Interlaken mesmo, e assim por diante, ajustando a programação de cada dia de acordo com o clima.

E tudo isto só é possível com o Swiss Travel Pass.

 

 

Tudo isto para não pegar um dia assim no Jungfraujoch:

https://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g1785161-d5607915-i139845328-Jungfraujoch_Sphinx_Observatory-Jungfraujoch_Canton_of_Valais_Swiss_Alp.html



5113_-_Jungfraujoch_-_Sphinx_Observatory

Grau.jpg

 

https://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g1785161-d5607915-i139845328-Jungfraujoch_Sphinx_Observatory-Jungfraujoch_Canton_of_Valais_Swiss_Alp.html

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 09/03/2018 em 18:57, deborahmatteo disse:

Pra ir no lado de Grindelwald First eu teria que pagar outro trem?

Para chegar no Grindelwald First você tem que pegar um teleférico na vila de Grindelwald.

Mas se não me engano é pago a parte e não dá tempo de fazer no mesmo dia que você for subir até o Jungfraujoch, uma vez que o passeio todo, contando desde o momento que você sai de Interlaken, o tempo você passa lá em cima e mais a volta já dá pelo menos umas 6 horas, 2 horas para subir, 2 horas para descer e 2 horas lá em cima

Mas se você ainda quiser parar em Grindelwald ou Lauterbrunnen, 1h em cada uma delas, você já precisa de umas 8 horas, ou um dia inteiro.

Então ir ao Grindelwald First é um passeio para outro dia, e não no mesmo dia que você sobe o Jungfraujoch.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
14 horas atrás, 648356 disse:

A grande vantagem do Swiss Pass é a flexibilidade que ele lhe dará durante a viagem, você não fica com um roteiro completamente engessado como no caso de comprar as passagens antecipadamente.

Eu morrei um tempo na Suíça, e posso falar por experiência próxima, o clima na Suíça é uma merda, mesmo no inverno.

Num dia pode estar fazendo um lindo dia de sol, e no dia seguinte amanhecer tudo encoberto por neblina e nuvens baixas, e você não enxergar nada alem de 20 metros a sua frente.

E você chegar lá no Jungfraujoch tento pago 210 CHF para subir até o alto da montanha e depois não ver nada é totalmente frustrante, você vai ficar se lamentando o resto da sua via por não ter comprado um Swiss Pass que lhe permitiria escolher o melhor dia lá na hora.

 

 

Uma viagem para a Suíça como você está planejando, comprando tudo antecipado e engessado não costuma dar certo, ou então precisa de bastante sorte para dar certo, pois o clima é bem instável, e pode não colaborar com o seus planos e estragar quase tudo.

Então o ideal numa viagem a Suíça é você escolher uma cidade central como base, e depois visitar os outros locais como bate-volta usando o Swiss Pass. No seu caso, Interlaken seria o melhor local para se fazer a base.

Lucerna é um dia que precisa de tempo bom para ser aproveitada bem, para você ver a ponte no máximo da beleza, subir no monte Rigi, fazer o passeio de barco no lago (tudo incluso no Swiss Travel Pass) e precisa de um dia inteiro com clima bom para fazer isto.

Então ao sair de Zurich, se o tempo estiver bom, daria para ir a Lucerna fazer tudo isto e no final da tarde ir dormir em Interlaken. 

Mas se o dia estiver meio chuvoso ou muito nublado, eu iria direto para Berna, um local onde neblina ou nuvens baixas não atrapalham tanto assim como em Lucerna, e terminando o dia indo dormir em Interlaken.

Ai no dia 2, se o tempo estiver aberto, você sobe o Jungfraujoch ou vai lo lago Blausee, se o tempo estiver muito fechado, você vai a Berna (se não tiver ido no dia anterior) ou fica em Interlaken mesmo, e assim por diante, ajustando a programação de cada dia de acordo com o clima.

E tudo isto só é possível com o Swiss Travel Pass.

 

 

Tudo isto para não pegar um dia assim no Jungfraujoch:

https://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g1785161-d5607915-i139845328-Jungfraujoch_Sphinx_Observatory-Jungfraujoch_Canton_of_Valais_Swiss_Alp.html



5113_-_Jungfraujoch_-_Sphinx_Observatory

Grau.jpg

 

https://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g1785161-d5607915-i139845328-Jungfraujoch_Sphinx_Observatory-Jungfraujoch_Canton_of_Valais_Swiss_Alp.html

 

 

Gostei muito da sua resposta. Muito obrigada. Eu realmente tenho muito esta preocupação com o clima. E estou contando totalmente com a sorte. Te dizer que nunca dei azar em nenhuma viagem mas sempre tem a primeira vez ne? Meus 4 dias sao mto pouco e por ter reservado o The cambrian hotel para uma noite atrapalha ainda mais. Da ate vontade de desistir dele. 

Mas realmente o swiss pass da a liberdade de decidir na hora o que fazer mas so teria entra 2 dias pra decidir. Pq o do lago blausee e do the cambrian nao da pra mudar a diaria na hora. E nestes 2 sera que o tempo pode mudar radicalmente? Pior de tudo que nov eh um pessimo mes. Pensei ate em desistir da suica e trocar por outro pais. Mas vou encarar.

1 dia em lucerna chegando bem cedo tipo 9 da manha da para fazer o monte rigi, passeio no Lago e tudo mais? Fazendo o monte rigi, Jungfrau ainda vale mto a pena?

Interlaken se eu madrugar no primeiro horario para Jungfrau consigo ver as cachoeiras de Lauterbrunnen e aquela ponte de interlaken? Ou passear na Grindelwald?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 10/03/2018 em 07:50, 648356 disse:

1- Estes nomes após a cidade são os bairros dentro da cidade, comprando uma passagens para um destes locais significa que você chega na estação central e depois pega o bonde/ônibus até este bairro. Os trens geralmente param somente na estação central, então escolha sempre a estação central, se o seu hotel ficar muito longe da estação central, compre as passagens lá na cidade mesmo.

2 - As cidades são pequenas e compactas e pessoalmente eu não precisei usar ônibus/tram em nenhuma cidade, mas depende um pouco de você escolher um hotel não muito afastado. O sistema de transporte é diferente em cada cidade, você tem que procurar informações a respeito de como funciona no site de cada cidade.

Se comprar avulso ou só lá na cidade, vale somente para aquela cidade, algumas cidades tem passe por dia, outras por viagem, é diferente em cada cidade. Mas o Swiss Travel Pass dá direito de usar transporte dentro da cidade sem custo adicional na maioria das cidades

3 - Estas cidades/vilas nas montanhas são minusculas,  5 minutos caminhando a pé você atravessou a cidade/vila de ponta a ponta.

4 - O avulso nem está na lista. O preço avulso saindo de Interlaken Ost é 210 CHF.  

Neste mesmo site, você clica em "Experience & Discover", e na página seguinte informa "Interlaken Ost" em "From",  e Jungfraujoch em "To", seleciona "Return" (ida e volta) e escolhe a data.

5 - na Verdade o JungFraujoch custa 210 ou 240 CHF dependendo de horário, então a sua conta está errada.

 

 

Obrigada pelas respostas. Vou procurar o ticket certo. Mas vou deixar para comprar la na hora mesmo conforme o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, deborahmatteo disse:

Eu realmente tenho muito esta preocupação com o clima. E estou contando totalmente com a sorte. Te dizer que nunca dei azar em nenhuma viagem mas sempre tem a primeira vez ne?

O clima muda radicalmente de um dia para o outro, eu lembro que era bem comum estar tudo nublado, chovendo e nevando, e no dia seguinte estar um lindo dia de sol, ou o contrário também...

Quando é um roteiro mais urbano, o mau tempo não atrapalha tanto assim, mas na Suíça, vai ser um roteiro com grande parte das atividades ao ar livre, e ai sim o clima ruim pode atrapalhar um monte ou mesmo estragar tudo, por isto da recomendação de manter o roteiro mais flexível possível quando você tem muita atividade ao ar livre , para você ir ajustando a programação conforme o clima.

A sua reserva no The Cambrian Hotel permite cancelamento? Tem multa? Você já pagou algo antecipado? A menos que um dos sonhos que você vai realizar nesta viagem seja ficar no The Cambrian, eu pensaria seriamente em cancelar a reserva se isto não lhe custar um rim...

 

4 horas atrás, deborahmatteo disse:

Interlaken se eu madrugar no primeiro horario para Jungfrau consigo ver as cachoeiras de Lauterbrunnen e aquela ponte de interlaken? Ou passear na Grindelwald?

A tal ponte que você fala seria o Harder Kulm ou o que?

Em novembro os dias já são bem curtos, o sol se poe as 17:00 e as 17:30 já costuma ser bem escuro, e quando o sol se poe, o frio aperta e fica praticamente inviável fazer qualquer atividade ao ar livre. 

Sem contar que os trens, teleféricos e outros passeios fecham mais cedo nesta época do ano, muito fecham as 16:00 ou 17:00 horas. E costuma ser muito frio para sair de madrugada, pois só amanhece depois das 07:00 da manhã..

Então eu acho bem puxado você querer fazer Jungfraujoch, as cachoeiras de Lauterbrunnen e ainda sobrar tempo pra Interlaken, seria uma correria meio insana..

4 horas atrás, deborahmatteo disse:

1 dia em lucerna chegando bem cedo tipo 9 da manha da para fazer o monte rigi, passeio no Lago e tudo mais? Fazendo o monte rigi, Jungfrau ainda vale mto a pena?

 

Quando fui a Lucerna,  cheguei em Lucerna lá pelas 09:00, na parte da manhã fiquei na cidade, na hora do almoço peguei o barco das 12:15 até Weggis, subi o teleférico, continuei com o trem até o topo do Rigi, depois desci com o trem até Vitznau onde peguei o barco de volta a Lucerna. Cheguei de volta a Lucerna pouco antes 17:00, como na época que eu fui escurecia só depois das 18:00 sobrou tempo para um último passeio para ver o que não deu tempo de manhã antes de pegar o trem das 19:00 para Berna.

O Rigi é bem menor que o Jungfraujoch, mas tmbém é um passeio bem interessante. Mas sei lá, não dá para comparar os dois, o Jungfrauhoch é bem mais impactante e impressionante na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Acabei de voltar de viagem da Suíca. FIquei hospedado 7 noites (8 dias) em Thun (perto de Berna). Comprei o Swiss Pass de 8 dias por 398 francos e foi a melhor coisa que fiz.

Por vários motivos:

  • Flexibilidade: é difícil saber quanto tempo vai durar os passeios (existem filas enormes em alguns passeios à la parques da Disneyland), alguns passeios na altitude você não vai ficar muito bem e pode querer mudar seus planos e o tempo é extremamente imprevisível.
  • Com o passe, você pode se deslocar para o lugar na suiça onde o tempo for estar melhor e varia muito ao redor do país.
  • Há 50% de desconto na maioria dos teleféricos. A parte não inclusa pelo Swiss Pass, o Jungfrau teve 25% de desconto, ou equivalente a cerca de 40 francos de desconto.
  • Quase todos os museus e castelos são gratuitos. O castelo de Chillon custa 29 francos a entrada avulsa, por exemplo.
  • Transporte público local não é barato. Um passe de tram avulso as vezes é coisa de 5 francos suiços.

O Jungfrau eu tive que esperar até o último dia viável para ir quando o tempo estava parcialmente nublado.

O meu roteiro resumido foi o seguinte:

Dia 1: Voo para Genebra, trem para Lausanne e bate-volta em Evian na França (de barco com 30 minutos de duração) --> esse dia estava super ensolarado, bem bonito.

Dia 2: Lucerne (era o lugar na Suiça que tempo ia estar melhor) e monte Pilatus. --> tempo estava bom só nessa parte do país

Dia 3: Klein Matterhorn --> tempo ótimo nesse parte do país, mas na maioria do país estava ruim

Dia 4: Cataratas do Reno e Zurich (Uetliberg)  --> tempo feio no país todo, melhorou um pouco no final da tarde.

dia 5: Vaduz, liechtenstein --> tempo feio em todo país. Esse era meu plano de backup para um dia de tempo ruim para adicionar mais um país na lista dos que conheci.

Dia 6: Castelo de Chillon e Castelo de Oberhafen --> tempo bem feio em todo país.

Dia 7: Região de Jungfraujoch --> tempo estava ruim na maioria do país e relativamente bom nessa região pela parte da manhã. Altitude me deu certo mal estar (muita sonolência e enjoo) e por isso não deu para fazer mais nada durante o resto do dia.

Dia 8: Passeio por Basel e voo pelo aeroporto de Basel --> tempo estava ótimo

Em resumo, se meu roteiro fosse fixo por cidade eu teria passado muita raiva de pagar caro nos teleféricos por só ver nuvens. Mas com a flexibilidade do roteiro deu para adaptar. E quando o tempo estava médio, dava para escolher montanhas mais baixas (monte pilatus, por exemplo).

Em princípio, gostaria de ter feito mais passeios para montanhas / teleféricos. Mas não deu por conta das condições de tempo.

O conselho principal é: olhe a previsão do tempo em: http://meteonews.ch/en/Weather_Map/CCH/Switzerland e Olhe as webcams do lugar que você vai em tempo real. E claro que o tempo pode mudar em poucos minutos.

Um fator importante no planejamento é que montanha costuma ter tempo bom na parte manhã e tarde nublada. Quanto mais alta a montanha, mais arriscado de ter baixa visibilidade.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pra quem quer se deslocar muito pela Suíca, um bom planejamento é fundamental. Os passeios de montanha são muito caros, e a maioria deles exige um pagamento à parte, então é sempre bom ter um plano B caso a previsão de tempo não ajude. E o swiss pass que vai te dar essa flexibilidade de escolha.

O método que eu usei era ver a previsão de tempo na noite anterior do passeio, daí já sabia mais ou menos o que esperar no próximo dia. De manhã, confirmava nas webcams a previsão do dia anterior. Tempo bom, ia para a montanha; tempo ruim escolhia um passeio panorâmico de trem ou um passeio mais urbano.

Em Novembro, os dias são bem curtos e isso irá exigir ainda mais um bom planejamento.

Há muitas opções de meios de elevação e dá pra combinar vários deles em um mesmo passeio. Em Grindelwald, por exemplo, você pode subir ao First , seguir pelo alto das montanhas para Mannlinchen e descer por Wengen. Achei bem legal.

E quanto a  Lucerna, eu achei o Mt Pilatus bem mais interessante que o Mt Rigi.  

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Por fim meu roteiro ficou assim, ainda está engessado, mas foi o que consegui pra 4 dias. E comprarei o swiss pass.

24 > innsbruck > zurique: vou chegar a noite, andar na bahnhofstrasse, jantar e dormir

25 - zurique > lucerna (passar o dia todo) > interlaken: madrugar em zurique e passar o dia em lucerna, subir no Pilatus logo cedo e depois passear na cidade

26 - jungfrau / se o tempo tiver ruim faço outros passeios da região e azar

27 - interlaken > spiez (deixar as malas nesta estação) > lago blausee > adelboden

28 - adelboden >  spiez (pegar as malas) > berna (passar o dia todo) > genebra (só a noite)

29 - genebra > dublin

 

Eu imagino que o dia seja das 8 as 17, e que consiga fazer tudo isso. E até sair da estação de Spiez pra olhar a cidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...