Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Lorrainefc

Dúvida Visto de turista americano

Posts Recomendados

Olá pessoal tenho algumas duvidas pois meu caso é meio diferente da maioria. Eu ja morei minha infância dos meus 5 anos até meus 11 anos nos estados unidos porem ilegal com meus pais , e fomos com identidades falsas portanto não tem registro da gente entrando apenas saindo de lá , eu estudei normal e tive uma vida normal igual todas crianças la ou seja fui alfabetizada lá. Tenho uma irmã que nasceu lá e tem o green card. Emfim atualmente tenho 21 anos e estou casada e quero tentar o visto para poder visitar onde morei , não tenho intenções de ficar lá . Mas não sei oque devo falar na hora da entrevista ou como proceder no meu caso , por onde começar? Eu devo falar a verdade que ja tive la ilegal mas quando criança? Devo fazer a entrevista em inglês ou português ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lorraine, bom dia.

Aconselho fortemente que você fale toda a verdade, pois mentir em qualquer etapa do processo de visto pode gerar um banimento para toda a vida. Salvo engano no DS-160 pergunta se você já ficou lá, tem que responder que sim. Também tem que ser honesta ao informar que tem parente lá. Acho que irão te solicitar a localização e o status de imigração deles, informe também.

Na entrevista, responda somente o que te perguntarem, nada de ficar dando informação não solicitada. Com certeza se você colocar esses fatos no DS-160 o oficial vai passar por eles e você talvez tenha que se explicar. Aí você conta como você ficou ilegal lá durante a sua infância (bom ter na ponta da língua datas e lugares, desde o início até quando foi embora), fala que (obviamente) não foi por vontade própria (o Consulado costuma levar isso em consideração na análise), que agora tem uma vida estável no Brasil e que quer ir somente a passeio. Eu sugeriria a reunir toda a documentação que tem do período em que ficou lá (ainda que seja falsa), para apresentar somente se for questionado na entrevista, responda só o que te perguntarem de forma rápida e concisa, sem enrolações.

Agora com relação aos locais em que pretende visitar, eu não enxergaria com bons olhos você querer ir exatamente aonde morou...entendo a questão da saudade, mas o oficial pode entender que você talvez tenha contatos com locais que podem te auxiliar em "recomeçar" uma vida ilegal nos EUA. Por mais absurdo que possa parecer é o que os agentes do consulado são treinados para identificar, ou seja, potenciais imigrantes...Por isso eu aconselharia você a fazer um itinerário 100% turístico, poderia até encaixar em um dos dias a visita à sua irmã, mas focaria em destinos conhecidos do Estado/arredores de onde ela mora.

Por fim, é bom mesmo que tenha feito bastante vínculos com o Brasil, do tipo emprego estável a mais de 1 ano, posse de bens duráveis, do tipo carro/casa/comércio, apresentar declaração de imposto de renda, conta bancária. Como você criou um vínculo também com os EUA o oficial vai "pesar" se você tem mais motivos para ficar em BR ou retornar para US.

Quanto a responder em português ou inglês, imagino que você seja fluente ou avançado, então eu responderia em inglês desde o começo da conversa, vai fazer o entrevistador se sentir mais à vontade (é provavelmente a única pessoa no consulado que você terá contato que seja americano, o resto são todos funcionários brasileiros).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Seja [email protected] ao Mochileiros.com

Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉