Colaboradores Este é um post popular. Isaac Rangel Machado da Si Postado Março 30, 2018 Colaboradores Este é um post popular. Postado Março 30, 2018 Localizada a 100 km da capital (BH), Mariana é uma cidade histórica, foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais, o nome Mariana é uma homenagem do rei D. João V à sua esposa, rainha D. Maria Ana de Áustria. A cidade tem muita influência portuguesa, mas você sabia que os ingleses estiveram presentes no desenvolvimento da cidade e de Minas? Historicamente Portugal e Inglaterra eram grandes parceiros, em Mariana os ingleses começaram a chegar por volta de 1816 e em 1819 compraram dos portugueses a Mina de ouro da Passagem junto com Sócio alemão, o Barão Wilhein Ludvig von Eschwege. Vestígios dessa presença inglesa em Mariana estão abandonados e pouca gente conhece, chamarei de “Complexo Inglês”. É possível conhecer o complexo em alguns minutos, a caminhada é curta e leve. 1 IGREJA ANGLICANA Primeira igreja anglicana de Minas Gerais, demostra mesmo em ruínas a sua beleza. 2 CEMITÉRIO DOS INGLESES Ao lado da Igreja Anglicana, na área externa, é possível ver algumas lápides. São mais de cinquenta túmulos, infelizmente todos foram violados. 3 VALE DA CHAMINÉ Um pouco afastado da Igreja Anglicana é possível fazer uma trilha, plana, na parte superior do Vale da Chaminé. Acredita-se que a chaminé era de uma antiga fábrica de pesticida que usava o arsênio extraído junto com o ouro da Mina da Passagem. COMO CHEGAR: Ônibus: Basta pegar a linha Colina x Passagem, da empresa Transcotta, no ponto da estação de trem ou próximo ao Terminal Turístico, ambos no centro. Ao entrar no ônibus é só falar que você vai descer no ponto do Coreto de Passagem. Carro: Se você vai de carro é só colocar no GPS como destino a “Mina da Passagem” e estacionar próximo ao coreto. Existe também um estacionamento particular da Mina. A CAMINHADA: Basta partir do Coreto margeando a rodovia no sentido Mariana, após uns 150 metros pega a segunda rua a sua esquerda (pequena subida asfaltada) e depois a primeira trilha a sua esquerda. Caminhando na trilha você chegará a um local descampado e com uma subestação de energia elétrica abandona, caso queira ir para o Vale da Chaminé é só seguir direto (uns 200 metros) e para a Igreja Anglicana e Cemitério dos Ingleses basta seguir a trilha a sua direita (uns 100 metros mais ou menos), a caminhada total tem uma duração em média de 20 minutos. Vale ressaltar que o Complexo Inglês é de fácil acesso porém não tem sinalização, na dúvida contrate um guia na cidade ou na Mina da Passagem. Caminho Igreja Anglicana e Cemitério dos Ingleses.kmz Caminho Vale da Chaminé.kmz 6 1 Citar
Membros danillomaciel Postado Agosto 2, 2018 Membros Postado Agosto 2, 2018 Dica Sensacional. Adoro conhecer locais aliados à história e q são meio Lados B 1 Citar
Membros danillomaciel Postado Agosto 2, 2018 Membros Postado Agosto 2, 2018 E sobre o Campo de Futebol? 1 Citar
Membros Jober Cassio Barbosa Postado Fevereiro 25, 2020 Membros Postado Fevereiro 25, 2020 Oi bom dia eu gostaria de saber como esta HOJE este 3 lugares em 2020 da pra ir lá ou não como esta HOJE lá esses 3 lugares? 1 Citar
Membros Gabrielrigoni Postado Fevereiro 28, 2020 Membros Postado Fevereiro 28, 2020 Graças a esse posto visitei o lugar e é muito bacana. Infelizmente devido a instabilidade do tempo e não saber exatamente onde ficava não fui na chaminé. Ano passado estive em Mariana, e por ser do RJ e ser muito escaldado não fizemos a trilha, mas este ano tomamos coragem e fomos. São cerca de 9 minutos até a igreja a partir da entrada do campo. A trilha a esquerda que tem uma placa pedindo cuidado com a natureza. A natureza tomou conta do lugar, o que impossibilita a aproximação. Agora colocaram uma cerca que indica a proibição na entrada do lugar, mas não resisti, entrei, e fiz umas fotos com um prolongador e uma Gopro por cima do muro. É muito fascinante imaginar o tempo que aquela construção está ali e o tanto de história que ela guarda. Tomara que tenha realmente sido tombado e que façam um trabalho onde seja possível a visitação no futuro (mesmo que às ruínas). O cemitério fica um pouco afastado da igreja e foi difícil de localizar devido a altura do mato. Muito triste pensar que violaram o local de descanso de tanta gente. Pra quem gosta de história um prato cheio e uma experiência muito bacana. 1 Citar
Membros Rognelson Dutra Postado Março 11, 2020 Membros Postado Março 11, 2020 Fui la ano passado depois de descobrir esse post sensacional, a igreja o vale da chaminé e desci nas ruínas da antiga draga da Mina da passagem. 2 Citar
Colaboradores Isaac Rangel Machado da Si Postado Junho 28, 2020 Autor Colaboradores Postado Junho 28, 2020 Fico feliz por vocês terem conhecido esse patrimônio e por terem gostado. Infelizmente o local continua abandonado e até onde eu sei o processo de tombamento não avançou. Citar
Membros gustavo.woltmann Postado Dezembro 23, 2020 Membros Postado Dezembro 23, 2020 Fotos maravilhosas! Já fui várias vezes em Mariana e nunca ouvi falar desse lugar. Agora quero voltar para conhecer rs. Muito legal! Obrigado a todos que compartilharam essas fotos e também pelo relato. Abraços, Gustavo Woltmann Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.