Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
fjjohann

Budapeste, Viena, Praga, Cracóvia, (Berlim ou Munique)?

Posts Recomendados

Prezados Mochileiros,

Eu e minha esposa pretendemos sair de Curitiba dia 01/10/2018 e voltar 29/10/2018.

Estão certas as cidades:

Budapeste, Viena, Praga, Cracóvia

Aí temos a seguinte dúvida: encaixar no início ou no fim, Berlim ou Munique. 

Preciso de ajuda e dicas, o que preferem, Berlim ou Munique?

Qual seria o roteiro ideal para todas essas cidades?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isto é questão de gosto e preferência pessoal de cada pessoa, tanto Berlin e Munich tem perfis diferentes que agradam mais algumas pessoas e menos outras pessoas.

Berlin é uma grande metrópole, com muita coisa moderna, baladas, e vida noturna animada, mas também tem ótimas opções mais culturais, mas algumas pessoas dizem que Berlin tem cara de "centrão de São Paulo".

Já Munich apesar de ser uma cidade enorme, do tamanho de Curitiba, tem um ar que lembra um pouco uma cidade pequena, com seus biergartens e centro histórico. Mas o melhor de Munich são os bate-voltas de 1 dia que você pode fazer a partir de lá usando trem e o Bayern Ticket. Por exemplo, dá para ir a Neuschwanstein/Füssen, Salzburg, Nürnberg, Garmisch-Partenkirschen, etc...

Só lembre que no começo de outubro está acontecendo a Oktoberfest em Munich, e os custos costumam ser absurdamente altos em  Munich durante a Oktoberfet e semanas imediatamente anteriores e posteriores. Então antes de se decidir por Munich, dê uma olhada nos custos da hospedagem e passagem para Munich, para que você não tenha uma surpresa desagradável quando for reservar hotel.

PS.

A Oktobefest também afeta um pouco os custos em Berlin, Praga, Viena e Budapeste, pois boa parte das pessoas que vai a Oktoberfest, acaba dando uma esticadinha até algumas destas cidades.

E como o Euro anda bem caro, e a tendência só subir, então dê uma boa conferida nos preços antes de se decidir por alguma coisa, para que depois não acabe descobrindo que é tudo muito mais caro do que você pensou, e acabe passando aperto por falta de dinheiro.

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado, obrigado pela resposta.

 

Repensando o roteiro,

Vamos fazer Berlim e retirar Cracóvia.

Portanto, a ideia permanece assim:

Viena > (Bratislava) > Budapeste > Praga > (Dresden) > Berlim

Imagino que seria mais lógico iniciar por Budapeste, mas as passagens estão saindo mais baratas para Viena.

A não ser que exista alguma compensação pelas passagens de deslocamento entre as cidades, que viabilizaria começar por Budapeste. Mas não pesquisei.

Pretendemos fazer os deslocamentos todos terrestres.

 

Além disso, alteramos as datas, vamos em Novembro 04(dom) - 26(seg). - Será que o clima muda muuuuuuito em relação à outubro? claramente estará mais frio, mas acredito que suportável, na faixa de 7graus.

O fato de irmos em Novembro e não Outubro é pelos preços, que são mais baratos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprando antecipado, as passagens de trem entre Viena e Praga custam a partir de 20 Euros, já entre Budapeste e Praga elas custam em média a partir de 30 Euros.

O tempo de viagem entre Viena e Praga é de aproximadamente 4 horas, já entre Budapeste e Praga é de aproximadamente 6:30 horas.

Fazendo Viena x Praga, você pode pegar o trem das 18:10, fazendo render o seu dia em Viena e ainda chegar em Praga num horário bom, as 22:10, a tempo de ir para o hotel, dormir e descansar bem e acordar cedo e disposto para aproveitar bem o dia seguinte em Praga.

Fazendo Budapeste x Praga, você tem que pegar o trem em Budapeste as 15:30 para chegar no mesmo horário em Praga, o que lhe deixa menos tempo livre em Budapeste...

Mas também não é algo significativo, que você não possa relevar caso as passagens para Viena esteja mais baratas. 

De novembro em diante o clima só pior, os dias são cada vez mais curtos, as 17:00 já está completamente escuro, dias mais nublados e mais frios, e com mais chances de pegar chuva.

Mas se você levar roupa de frio adequada, e viajar ciente disto, ciente de que os passeios ao ar livre e na podem ficar um pouco prejudicados, e que você tem que focar mais em atrações indoor, dá para aproveitar bem a viagem mesmo no inverno. Só não viaje pensando que você vai passar muito tempo na rua, em praças, parques, etc, ou vendo uma paisagem verde e florida..

Final de Novembro também já existe alguma possibilidade de você pegar neve. Lembro que em alguns anos já tinha algumas nevascas mais leves aqui na Alemanha no final de Novembro, principalmente na parte norte, na região de Berlin.

Mas também nada impede que não tenha alguns dias de frio fora do comum no começo de novembro, lembro de uns 3 ou 4 anos atras, em que teve uma massa de ar polar que veio da Sibéria e fez as temperaturas caírem para -5ºC em Viena no começo de Novembro. Eu estava lá e quase morri congelado rss, pois não tinha levado casaco para tanto frio, me obriguei a comprar algo lá em Viena.

Mas também não vá se animando em ver neve rsss, não dá para dar certeza que vai ter neve, na maioria dos anos não tem. Certeza mesmo e que será bem frio e terá um vento gelado, que vai fazer com que depois de 30 ou 40 minutos  na rua, você  estaeja louco entrar em um local abrigado do vento e frio.

Histórico de temperaturas


Berlin: https://www.accuweather.com/pt/de/berlin/10178/month/178087?monyr=11/01/2017&lang=pt-pt
Praga: https://www.accuweather.com/pt/cz/prague/125594/month/125594?monyr=11/01/2017
Viena: https://www.accuweather.com/pt/at/vienna/31868/month/31868?monyr=11/01/2017

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@987987 

Obrigado,

Pensando no tempo entre Budapeste e Praga ser de aproximadamente 6:30 horas e custar a partir de 30 Euros, acredito que compensa ir de avião que estou encontrando por R$ 200,00.

 

Abusando da sua presteza, qual o tempo ideal nas cidades? imagino o seguinte:

05/11 Viena - (chegamos as 16:00 no aero) dia perdido.

06/11 Viena

07/11 Viena

08/11 Viena

09/11 Viena/Bratislava

10/11 Bratislava/Budapeste

11/11 Budapeste

12/11 Budapeste

13/11 Budapeste

14/11 Budapeste/Praga

15/11 Praga

16/11 Praga

17/11 Praga

18/11 Praga/Dresden

19/11 Dresden

20/11 Dresden/Berlim

21/11 Berlim

22/11 Berlim

23/11 Berlim

24/11 Berlim

25/11 Berlim

26/11 Berlim/Volta (meio dia perdido)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Avião entre Budapeste e Praga normalmente é caro, mas se você estiver achando passagens baratas, é de se pensar...

Mas não esqueça que o aeroporto fica longe, você vai gastar quase 1h e metrô/ônibus para sair do seu hotel e chegar no aeroporto, você tem que chegar no aeroporto 2h antes para check-in, despachar bagagem, raio-x, etc, 1h de voo, 30 a 45 minutos para desembarcar, retirar bagagem e quase 1h de ônibus/metrô até o seu hotel em Praga.

Sendo que de trem você sai do centro e chega no centro, e só precisa chegar na estação uns 20 ou 30 minutos antes para achar a plataforma do seu trem.

Ou seja, no final, contanto todo o tempo gasto que ir de avião envolve, a economia de tempo pode não ser tão significativa assim, e sem contar que indo de avião ainda tem as restrições de bagagem, ou seja, você tem que pagar mais uns 20 Euros para despachar uma mala caso não consiga se virar com a bagagem de mão.

 

O tempo em cada local depende dos seus interesses pessoais, mas esta distribuição de dias estaria boa na minha opinião, relativamente bom e folgada para fazer tudo com calma.

Estaria folgado a ponto de se o orçamento apertar e você precisar cortar alguns dias, daria até para pensar em otimizar isto um pouco, diminuindo um pouco Dresden, que não é tao grande assim, e fazendo alguns cortes e ajustes pontuais aqui e ali.

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@987987 

De fato, a questão do tempo perdido no "setup" aeroportuário praticamente inviabiliza a troca pelo trem.

Quanto ao $$$$, o que sugere? levar euros e ir trocando nos locais? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo levar euros, ate por que é virtualmente impossivel conseguir comprar as moedas hungaras e tchecas no brasil e eles nao pagam nada pelo real lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Seja [email protected] ao Mochileiros.com

    Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉 

×