Ir para conteúdo

Urubici - Onde o Brasil é mais frio!


Posts Recomendados

  • Membros

Urubici é um daqueles destinos que para quem vive em centros urbanos maiores torna-se um refúgio. Ela seduz pela simplicidade de sua gente, pela qualidade de vida, pela tranquilidade (ouvem-se curucacas e quero-queros cantando em vários momentos do dia, avistam-se montanhas para qualquer lado que se olhe). Praticamente não há grades, é segura, caminha-se à noite. Estaciona-se em qualquer local que se deseja, seja em frente à uma loja, supermercado, padaria, lotérica, etcÉ um destino turístico que não foi (e esperamos que nunca seja) contaminado com grifes, aparências, luxo,trânsito, multidão, preços altos, etc. e se destina justamente para quem não busca issoPassar dias e momentos em Urubici, proporciona uma integração com a cidade, por isso frequentamos os supermercados, as padarias, as lojas, sempre sem filas, sentindo prazer nestas atividades (ao contrário do local onde moramos).

Possui a bela e imensa Igreja matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, que é uma atração por dentro e por fora e diversas outras atrações, listadas abaixo.

Caminhar na Av.Adolfo Konder do bairro esquina ao centro proporciona a visualização de detalhes da vida local: as casas, as montanhas, as pessoas, o comércio. É uma das melhores formas de conhecer a essência de uma cidade e verificar a simplicidade relatada acima.

Urubici foi escolhida por nós como "a preferida".

Ficamos em Urubici 92 dias e 60 noites, voltamos periodicamente e quem sabe até ficaremos em definitivo um dia, tamanho o poder dela de nos cativar

Atualmente não é apenas São Joaquim que é reconhecida como local onde neva e faz frio no Brasil, Urubici tem se destacado nestes quesitos. E vale lembrar que no Morro da Igreja tivemos o recorde de temperatura negativa (não-oficial) no Brasil, em 1996: - 17,8°. Portanto Urubici é frio e natureza de mãos dadas.

 

foto_0430.jpg

Mirante - Mesmo após anos frequentando Urubici é muito difícil não parar no mirante, na chegada, na saída ou em ambas. Para quem vai pela primeira vez é impactante, pois além do visual de toda a cidade ainda avista-se todas as montanhas ao redor, inclusive o “dedo” da Serra do Panelão. O que exige cuidado é a chegada e saída do mirante no sentido Urubici-São Joaquim, já que ele fica em uma curva de 180º. Fica na saída para São Joaquim, após as Inscrições Rupestres.

 

1493935054606776.JPG

31/01/2017 - Mirante no verão

Imagem+050.jpg

 Urubici é linda com qualquer condição climática: sol, chuva, neblina, neve

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

foto_0228.jpg

 

Todos os anos, em junho, Urubici promove o Desafrio, uma das mais tradicionais corridas de montanha do Brasil, com 52 Km (parte da Igreja Matriz e vai até o Morro da Igreja). Com isso os hotéis, restaurantes e padarias ficam lotados no final de semana do evento. Portanto se você pretende ir neste período (consulte a data antes, que é variável) deve fazer reserva bastante antecipada.

DSCF8044.jpg

 

foto_0223.jpg

 Av.Adolfo Konder, entre o  centro e o bairro Esquina

 

Caminhar nas ruas de Urubici faz bem à alma, aos sentidos e remete há um tempo em que tudo já foi esquecido nas grandes cidades.

 

foto_1616.jpg

 

Imagem+132.jpg

Imagine uma cidade de pouco mais de 10.000 hab, onde do alto do mirante, você visualiza o maior destaque arquitetônico da mesma: é a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens; se vista de longe e do alto já salta os olhos, imagine de perto. É magnífica por dentro e por fora, e se tornou visita obrigatória por dezenas de vezes que estivemos em Urubici; voltamos sempre pela paz e tranquilidade que ela proporciona, pela beleza e detalhes que nunca cansam, para agradecer sempre por estar em uma cidade que é a paixão da nossa vida.

Mercado 4 Irmãos e Padaria Colonial nas proximidades

 

1504275089712776.JPG

Igreja Santa Catarina

 

Entrada da cidade

 

DSCF3493.jpg

 

1504187256841247.JPG

 

1504193272620766.JPG

 

DSCF5203.jpg

 Vista das montanhas da Serra do Panelão

 

video-thumbnail.g?contentId=edc44f7540bac8f1&zx=qa82vlke5ngt

Esta é a Gruta N.Sra.de Lourdes, que fica na beira da estrada rumo ao Morro da Igreja. Um local agradável, com muita vegetação e que dá muita paz.

 

 

 

Imagem+076.jpg

 

Urubici possui muitas pousadas, para todos os gostos e bolsos, algumas mais afastadas do centro, outras próximas.

Nossas dicas são a Pousada Aconchego , Pousada das Flores e Pousada do Coqueiro. Todas são no bairro Esquina, ótimas  e com excelente custo-benefício.

 

DSCF5213.jpg

vista das janelas do Urubici Park Hotel

CRIM0042.JPG

Para entender o que significa viver em um lugar tranquilo e de gente honesta, basta verificar as carpas que
se encontram diante do pátio da Igreja N.Sra.Mãe dos Homens, há muitos anos (no "laguinho" da foto).  

150419452575838.JPG

Inscrições Rupestres - Vale mais pelo simples fato de saber que neste local havia civilização cerca de 4000 mil anos atrás, mas quanto à imagens ou inscrições pouco se consegue visualizar. Mais interessante no local é apreciar o cenário em volta ou então a Cascata do Avencal ao longe. Fica na saída para São Joaquim, próximo ao mirante.

Fotos+226.jpg

 

CRIM0233.JPG

CRIM0040.JPG

 

 

CRIM0049.JPG

 

 

video-thumbnail.g?contentId=75e45351007696b5&zx=3ql0rod0agx7

O vídeo com zoom mostra Urubici a partir do mirante da  SC-430.

 

CRIM0041.JPG

 

As fotos abaixo mostram um pouco da área rural de Urubici, rumo ao Morro da Igreja e à Serra do Corvo Branco. São cenários rurais bucólicos e envolventes.

 

foto_2937.jpg

 

Fotos%2B041.jpg

 área rural de Urubici

 

foto_2930.jpg

 

foto_2941.jpg

 

foto_2955.jpg

 

 

Dicas de lugarzinhos gostosos para comer

 

 

DSCF7047.JPG

Café Colonial Lenha no Fogo
Uma novidade dos últimos anos em Urubici após o asfaltamento em direção à Serra do Corvo Branco são os locais para refeição e pousadas. A Lenha no Fogo é uma destas novas opções. Não espere grande variedade, mas é o suficiente para satisfazer a gula, são várias opções de bolos, waffle, geléias, toucinho do céu, rosca frita, cueca virada (ou orelha de gato), queijos, salame, gostosos pasteizinhos de carne e frango e sucos naturais de maça e amora. Há também venda de produtos, como geléias, sucos, etc. Ambiente agradável e aconchegante e atendimento cordial. Na parte externa o visual também é bonito.

1504185088881773.JPG

Padaria Colonial

Curtindo Urubici ao longo dos anos, nos acostumamos a frequentar as padarias de Urubici, e a Colonial faz parte da nossa vida, no começo era uma pequena sala, depois foi ampliada, mas a variedade de opções é sempre muito boa, em doces e salgados. O rocambole de amendoim e a torta de frango são uma delícia,os docinhos idem, sem falar nas fatias de torta (doces). O atendimento sempre foi muito cordial.

 

1504185522681249.JPG

Padaria Vó Maris
A Vó Maris foi nossa primeira opção em Urubici muitos anos atrás. De lá para cá as melhorias foram constantes chegando hoje a um formato bem interessante e moderno. Agora há um grande balcão tipo buffet onde você escolhe e se serve das diversas opções doces e salgadas. A maioria dos itens são pesados a Kg e alguns outros tem valor fixo. O número de mesas e espaço para as mesmas foi ampliado e são as mesmas de vários anos atrás, o que não é nenhum descrédito. Como houve muitas mudanças ao longo dos anos não seria surpresa mais alguma alteração em seguida. Os preços e o atendimento continuam sendo amigáveis.

 

20170130_185127.jpg

Armazém Vale das Montanhas - O destaque aqui é que se trata de uma loja de artigos finos de decoração, com um café no seu interior. Foi uma grata surpresa, além do gostoso café pedimos as tortas de maçã e abacaxi, que foram as melhores que já provamos até hoje, uma delícia inigualável. Possui algumas mesas internas e outras externas e o atendimento é muito cordial. Uma opção diferenciada em Urubici.

 

1504186649860630.JPG

Confeitaria Beckhauser - É uma casa simples, não tem muita variedade, mas tem um encanto, um ambiente familiar, você se sente bem. Em algumas oportunidades nos finais de semana de inverno (quanto está mais frio) há um mini-café colonial, com boa variedade e muitas delícias, com preço muito acessível. Fica logo depois do posto e sinaleira do Bairro Esquina. 

 

Bodegão da Serra (Av.Adolfo Konder) -  Um agradável local para curtir bons pratos, sopas e sobremesas, entre elas sorvete com calda de frutas vermelhas, muito bom. No local ainda há lojinhas que vendem vinhos, malhas, couros, artesanato, etc. E nas quintas e sábados para quem gosta tem sushi. Há mesas em dois ambientes. 


Canhambora Café (Av.Adolfo Konder) - Para os padrões de Urubici, onde geralmente os locais são mais simples o Canhambora se destaca pela bela apresentação visual e modernidade no seu interior, sem deixar de lado a característica desta cidade que é oferecer muito por preços bons. Ambiente agradável e limpo, buffet com boas opções, atendimento cordial. Um detalhe interessante é um caderno onde pode-se deixar opiniões, recados e agradecimentos.

Distâncias de Urubici:
Florianópolis (via BR-282): 168 Km

Rio do Sul: 140 Km
Urupema (via BR-282): 91 Km

Mirante da Serra do Rio do Rastro: 83 Km

Lages (via São Joaquim) 143 Km

Brusque (via BR-282 e Gaspar): 278 Km

Tubarão (via Serra do Rio do Rastro): 172 km

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...