Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
RoxaneOliveira

[AJUDA] Salvador a Natal - Setembro 2018

Posts Recomendados

Salve, povo mochileiro!

Após alguns anos sem viajar pelo Brasil, peço a ajuda de vocês com relação a lugares e orçamento.

Vi muitos relatos antigos, especialmente dos membros de honra, sobre os passeios no Nordeste em lugares que não eram tão visitados e agora estão lotados de turistas. Por isso, resolvi viajar na baixa temporada, em setembro e espero que os preços e o movimento não seja tão grande, ainda que minha viagem comece no feriado nacional da independência, hehehe...

Em alguns dias estarei na casa de amigos, o que já alivia um pouco nos gastos e nos proporcionam emoções diferentes, geralmente vistas por quem é local. Segue roteiro basicão.

ROTEIRO NORDESTE SETEMBRO

 

DIA  DESTINOS ATRAÇÕES    
7  SALVADOR CHEGADA; FAROL    
8  SALVADOR INEMA (praia Militar)    
9  SALVADOR ILHA DE MARE     
10  SALVADOR X ARACAJU DIA CENTRO - partida    
11  ARACAJU ATALAIA    
12  ARACAJU X PIRANHAS CHEGADA; ROTA DO CANGAÇO    
13  PIRANHAS CANIONS DO XINGÓ    
14  PIRANHAS X MACEIÓ CHEGADA; ORLA DE PAJUÇARA    
15  MACEIÓ CASA DA AMIGA    
16  MACEIÓ GUNGA    
17  MACEIÓ GARÇA TORTA    
18  MARAGOGI GALÉS    
19  MARAGOGI ANTUNES    
20  PORTO DE GALINHAS  PRAIA    
21  PORTO DE GALINHAS  CARNEIROS    
22  RECIFE CENTRO; OLINDA    
23  RECIFE X JOÃO PESSOA BOA VIAGEM; SAÍDA    
24  JOÃO PESSOA PRAIA    
25  JOÃO PESSOA  CONDE    
26  JOÃO PESSOA X PIPA PRAIA DO AMOR    
27  TIBAU DO SUL BAIA FORMOSA; LAGOA DA COCA COLA    
28  TIBAU DO SUL PIPA    
29  NATAL MARACAJAÚ    
30  NATAL X RIO

PONTA NEGRA; VOLTA

   

Tenho dúvidas se o roteiro está muito corrido, talvez poderia reduzir a estadia para apenas uma noite em Porto de Galinhas e aproveitar mais Maragogi ou Piranhas. No caso de Maragogi, tenho dúvidas sobre a tábua de marés, está indicando que nesses dias a maré estará alta, talvez eu deva flexibilizar a estadia em Maragogi por isso. Piranhas também é uma grande expectativa, visto a tranquilidade e a graciosidade do lugar. 

Não pagarei hospedagem em Salvador, nem 2 noites em Maceió, o restante pagarei :(

PREÇOS HOSPEDAGEM

DIÁRIA TOTAL HOSTEL CIDADE
120,00 ANAUE ARACAJU
140,00 CASA PIRANHAS
100,00 PAJUÇARA MACEIO
99,00 MARAGA MARAGOGI
120,00 GALINHA D'ANGOLA PORTO
91,00 PIRATAS DA PRAIA RECIFE
120,00 SLOW HOSTEL JAMPA
120,00 CARIOCAS HOSTEL PIPA
66,00 GET UP NATAL
976,00 TOTAL  

 

Na parte de passeios, vi que na parte do Rio Grande do Norte pegou bastante, os preços não são mesmo baratos e não vi muitos relatos de pessoas indo por conta própria. seria ótimo se alguém me atualizasse com relação aos preços atuais, ou desse uma dica de bons contatos. 

PASSEIOS    
CATAMARA 100 CANION DO XINGÓ
CANOA 20 GRUTA DO TALHADO
TOUR 70 ROTA DO CANGAÇO
TRANSLADO E LANCHA 50 GUNGA
MARAGOGI 100 GALÉS
ALUGUEL 10 snorkel
TOUR 50 CARRO QUEBRADO
TOUR RECIFE 50 VISITA GUIADA
PORTO DE GALINHAS 50 LANCHA
CARNEIROS 50 LANCHA
TOUR JOÃO PESSOA 50 AREIA VERMELHA
BAIA FORMOSA 150 LAGOA DA COCA COLA
MARACAJAU 150 PISCINAS
GENIPABU 150 BUGGY
TOTAL PASSEIOS

1050

 

Gostaria muito de saber se todos esses passeios são indispensáveis. Os que não abriria mão são os passeios em Alagoas, como nos Cânions, Maceió e Maragogi. O restante é um caso a pensar.

Na parte de transportes, uns eu pesquisei, mas a maioria estimei por alto, pois não encontrei valores atualizados:

 

TRANSPORTE VALOR TRECHO
AVIÃO 800 RIO X SSA X NAT X RIO
ONIBUS 100 SSA X ARACAJU
ONIBUS 100 ARACAJU X PIRANHAS
ONIBUS 50 PIRANHAS X MACEIÓ
ONIBUS 30 MACEIO X MARAGOGI
ONIBUS 35 MARAGOGI X PORTO DE GALINHAS
ONIBUS 35 PORTO DE GALINHAS X RECIFE
ONIBUS 35 RECIFE X JOÃO PESSOA
ONIBUS 35 JOÃO PESSOA X NATAL
ONIBUS 50 NATAL X PIPA
ONIBUS 35 PIPA X JOÃO PESSOA
UBER; TAXI 300,00  
TOTAL 1.605,00  
TOTAL SEM AEREO 805

 (PASSAGEM PAGA ANTES)

A alimentação eu estimo 65 reais por dia, considerando que em todos os hostels têm café da manhã incluso.

O total ficou salgado, porém, tratando-se de Brasil, é caro mesmo. 

 

TOTAL A SER GASTO 5431,00
SEM AEREO

4631,00

Peço ajuda para indicar o que está muito caro, se posso tirar algum destino ou se posso cortar alguns passeios muito "turistão", rs.

Obrigada desde já!

Compartilhar este post


Link para o post

@RoxaneOliveira Oi Roxane!

Pretendo fazer o trajeto Maceió - Piranhas - Aracaju uma semana antes de você.

Até onde pesquisei, de Maceió para Piranhas ou vice-versa só existe uma van por dia (saindo de Maceió, o horário é mais ou menos na hora do almoço), então tente flexibilizar o roteiro em Maceió, pois pode ser que chegue tarde por lá. A van custa em torno de 45 reais. E também li que o horário da rota do cangaço é pela manhã (das 09 as 14:00, não achei nenhum relato de pessoas que fizeram pela tarde), então seria interessante fazer um ajuste no roteiro. Sugestão:

12  ARACAJU X PIRANHAS CHEGADA; CENTRO HISTÓRICO DE PIRANHAS E MIRANTES    
13  PIRANHAS CANIONS DO XINGÓ    
14  PIRANHAS X MACEIÓ ROTA DO CANGAÇO E IDA A MACEIÓ

Mas antes de tudo, tem que verificar os horários da van de Piranhas para Maceió e ver se é viável alterar.

Compartilhar este post


Link para o post

Estive em João Pessoa e Natal em fev/março desse ano

João Pessoa eu indicaria ir na praia de CABEDELO e fazer o passeio para areia vermelha. Compramos o passeio na hora mesmo na praia, o valor foi 25 por pessoa. Ainda em João Pessoa, nao deixe de jeito nenhum de ir a Coqueirinho. Serio, uma das praias mais bonitas que ja vi! Se tiver em hostel, junta um grupo de 4 pessoas e fecha um buggy. Me custou 300 o buggy o dia todo (75 por pessoa) e ele levou a Gramame, praia do amor (dispensavel), coqueirinho e tambaba. Caso curta beber, indico um bar que fui no Bessa chamado BAR DE PAPO PETISCARIA, com a caipirinha custando incriveis R$ 1,99 !!! 

Natal é indispensavel fazer as Dunas de Genipabu, custou 440 o buggy (Marcilio Buggy, acha facil no facebook). Maracajaú paguei 110 o passeio, incluso transporte, snorkel, o ponto de apoio na volta (parrachos praia club) e ainda um passeio de jardineira (mas pessimo rs). Voce acha facil diversas agencias na praia de ponta negra pra fazer esse passeio. Litoral sul eu só fiz pipa, praia do madeiro e praia do amor.  Pipa parece buzios no RJ, bacana passar o dia mas os preços la no céu rs.... esse passeio fiz de van, custou 45 por pessoa. Se tiver tempo extra, faz o passeio de quadriciclo, o valor é 180 para 2 pessoas, passa por diversas lagoas... e nao ocupa o dia todo, apenas uma manha ou a tarde no por do sol. 

O onibus NATAL X JOAO PESSOA custa 45 reais, mas fiz o trajeto pelo app BLA BLA CAR, , custou 35.

 

Os outros lugares fui ja tem 4 anos, nao posso opinar sobre preços.. Mas digo que nao vale a pena se hospedar em porto de galinhas, as 20h nao tem nada na cidade, um tedio só. Eu achei q so valeu a pena o passeio de jangada (na epoca custou 20 reais) e a praia de Muro Alto. As outras praias nao curti... Recife, se voce nao for muito ligado em cultura, o city tour tambem e dispensavel. Descendo de onibus no Marco zero, se conhece os principais museus da regiao, sem ser necessario guia. 

Maragogi o transporte publico é praticamente inexistente, assim q chegar na cidade ja procura negociar com alguem pra te levar a recife, pois o onibus so passa 2x ao dia rs. OS passeios em maragogi, da pra fazer num dia so as Gales pela manha, e na volta o passeio de buggy pelo litoral norte, pois eu nunca vi praias tao bonitas na vida quanto as de maragogi (Praia de Antunes e Xareu ganham em beleza, mas todas sao maravilhosas)

 

Salvador eu ja fui 4x e sou suspeita pra falar, um dia voce pode tirar pra city tour, ir ao pelourinho, elevador lacerda e mercado modelo q sao ambos um do lado do outro, depois a tarde ir na praia de porto da barra e pegar o por do sol do morro do cristo, é mais bonito que no Farol (mas atenção, no morro do cristo costuma ter uns cracudos). Tira um dia todo pra ir na praia do forte, saindo da rodoviaria de SSA pra la deve dar uns 20 reais e tem busao o dia todo. 

Espero ter ajudado, qualquer coisa so perguntar =]

Compartilhar este post


Link para o post

@luizh91 Acabei mudando um pouco o roteiro, Pensei em descartar Aracaju, porém não vale a pena passar tão perto e não estar em Aracaju, que é uma capital interessante no nordeste, apesar de as praias não serem como as dos outros estados. Então vou adicionar mais um dia na Região de Xingó. Pedi dicas e acabei ficando mais confusa, pois alguns me aconselham a ficar em Paulo Afonso, por ter a Hidrelétrica e Raso da Catarina, ter tirolesa. mas Piranhas é muito mais encantadora, então tenho dúvidas rs.

Peguei uma dica que salvou no Viaje na Viagem :

"Vá a Piranhas pelo caminho indicado mais acima. Programe três noites (vá ao Mirante do Talhado no primeiro dia, faça a Rota do Cangaço no segundo dia e o passeio ao cânion no terceiro; encaixe a hidrelétrica no segundo ou no terceiro dia). "

Acho que assim dá pra encaixar os passeios e ainda chegar com calma no primeiro. Descartei a ida a Natal por querer conhecer melhor Piranhas e Penedo.

 
  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post

@erika.rodriguesss Suas dicas foram simplesmente maravilhosas! 

Estou vendo tantos relatos emocionantes sobre João Pessoa que resolvi descartar a parte do Rio Grande do Norte (por agora) para curtir mais a Paraíba. Minha expectativa com Alagoas é sempre alta. Fui apenas a Maceió, mas choveu tanto (abril) que não deu pra conhecer nada direito. Vou com tudo para explorar Maragogi e um pouco da parte sul também. Certamente suas dicas serão meu guia de mochila. Minha amiga mora em Salvador e farei da maneira deles, amo muito a Bahia e sempre será um lugar especial. Vejo que com suas dicas já poderei economizar bem, a prioridade será comer e beber bem rs.

Compartilhar este post


Link para o post

Não sei quanto tempo (e dinheiro) voce tem disponivel, mas o RN é incrivel! É mais um lugar de aventura, tem inumeros passeios... Natal é muito agitado, diferente de joao pessoa. Joao pessoa é muito bonito mesmo. A cor da agua esverdeada de lá da um ar diferente, sei lá, eu amei. Mas é bem mais calmo , a cidade é mais parada...Fiquei hospedada num flat proximo ao MAG SHOPPING, comia no shopping (bem) e pagava em torno de 20 reais a refeição... Mas existem milhares de locais em conta, perto da feira de artesanato de Tambaú comi um churrasco misto pra 4 pessoas por 90 reais, com as carnes, guarnições, queijo coalho, aipim frito... e sobrou comida! Na beira da praia de Tambau, voce acha também passeios para Picaozinho e para as Piscinas naturais do Seixas. Como ja fui a outras piscinas naturais eu dispensei esse passeio tambem , mas acho q se voce nunca foi a nenhuma vale a pena, o preço é 30 por pessoa se nao me engano. Camaroes fritos na frente da praia, vi restaurantes vendendo 1kg por 59 reais !!!!! Ah e o uber la é mais barato que no rio hahahahha

Deixei de fazer só um passeio e caso voce tenha oportunidade, faça a Praia Bela. Os passeios de joao pessoa fiz com a Passear turismo, o nome do bugueiro era  Roberto, gente boa demais e preços acessiveis! Paciente, tira fotos da galera, valeu a pena. Qualquer coisa só chamar! 

Compartilhar este post


Link para o post

Esses preços dos passeios de Natal são de alta temporada, em setembro consegue achar esses passeios por menos de R$ 100.

De Pipa para Natal tem um ônibus da linha oceano que te deixa na zona sul de Natal e de lá da pra pegar o ônibus para Ponta Negra na parada em frente ao Natal shopping, só atravessando a passarela. Tudo deve dar 20 reais.

No trecho Natal - João Pessoa - Recife vale a pena olhar nos apps de carona, você economiza até metade da passagem do ônibus e é bem fácil conseguir nesse trecho. Só olhar 1 ou 2 dias antes.

E como a Erika acima falou o RN e PB são incríveis, mas Natal costuma ser mais de agito e Jampa mais sossegada, vai no que você procura.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×