Ir para conteúdo

414 dias, 9 países: quanto custa viajar a América?


Posts Recomendados

  • Membros

Foram 414 dias, 9 países e muita… mas muita história para contar!! E eu percebi que a maioria das pessoas não conseguem viajar o quanto gostariam porque AINDA acreditam que custa caro viajar… e eu acredito que é por este motivo que a principal pergunta que todos me fazem é: quanto você pagou? Quanto custa viajar para XXXX (lê-se o seu próximo destino)? 

Antes de mostrar o quanto custa viajar (e tenho certeza de que é muito menos do que você pensa!) vamos falar de outros números da minha viagem que para mim, são mais importantes do que o valor pago! 

Se liga: 

  • 414 dias
  • 9 países
  • + de 100 novas cidades exploradas
  • dormi em 4 ilhas incríveis sendo que conheci outras 9 inesquecíveis
  • 2 noites dormi na areia da praia mesmo (1 delas esta chovendo!)
  • posso contar 13 noites sem dormir, 8 camas (ou na rede mesmo) em que as quais eu dormi muito bem e em uma delas. E em uma delas eu não estava sozinho.
  • + de 1400 horas em busão, van, taxi, "buseta", "camión"...
  • + de 60 horas em lancha/barco/catamarã
  • 17 horas de trem (trecho trem da morte - Bolívia)
  • com o meu forrozinho e um pouco de cerveja posso bailar qualquer coisa: típico (Panamá), salsa e bachata (em qualquer país da américa latina)
  • + de 3000 fotos e vídeos mas sempre que vejo qualquer uma delas, eu sinto como se cada parte do meu corpo fosse capaz de reviver este momento
  • assumi a careca!!
  • 3 paixões e 1 namoro
  • 1 trabalho voluntário em troca de hospedagem
  • hospitalizado? não... mas tive que ir ao médico 1 vez qdo quase quebrei o ombro!
  • dezenas de medos enfrentados e a maioria deles superados
  • dei 12 abraços inesquecíveis e 2 deles foram em crianças nos 2 projetos sociais que participei. Dezenas cruzadas de olhos que jamais esquecerei...
  • no Peru, me deram um poderoso conselho que somente fui entender depois de alguns meses depois
  • 11 dias de roadtrip com a minha família em uma das mais lindas estradas do mundo (Motorhome de San Francisco a Las Vegas)
  • chorei em 4 países e em 2 deles, as lágrimas caíam de felicidade. O pior momento para mim foi quando me despedi da minha mãe e meu irmão, nos Estados Unidos
  • mas sorri em todos países que estive. E também dei gargalhadas em pelo menos 5. E não foi por obrigação.
  • tenho 4 promessas cumpridas e outras 3 ainda pendentes. Mais de 10 sonhos realizados mas tenho outros 30 esperando para se transformar em realidade
  • certamente cometi muitos pequenos erros (diria que mais de 100..rsrs) pelos quais não me arrependo e voltaria a fazê-los se tivesse a oportunidade
  • me perdi em todos os 9 países mas me encontrei em em pelo menos um pedacinho de terra ou mar de cada um deles
  • 18 pôr do sol gravados em minha retina e 2 amanheceres impressionantes
  • aprendi dezenas de lições com todos os tipos de pessoas que você pode imaginar
  • dei incontáveis adeus sendo que 1 deles eu nunca quis me despedir de verdade
  • conheci mais de 2.300 pessoas de 36 nacionalidades distintas. 800 se tornaram meus amigos. Destes amigos, certamente uns 500 já me esqueceram e outros 200 eu me descuidei com o passar dos dias e das aventuras. Com o resto eu sigo cultivando a amizade e espero abraçá-los em breve.

Enfim, MUITO OBRIGADO A TODOS OS DESCONHECIDOS com quem tive a oportunidade de conhecer e compartilharam um pouco de sua história, aventuras e medos comigo.

Foram vocês que transformaram todos os dias desta grande aventura possível. E que se tornou o MELHOR E MAIS TRANSFORMADOR ANO DA MINHA VIDA (até hoje).

E você ainda tem dúvida de que viajar nos transforma? Realizei não só 1 sonho.. mas ao longo dos dias outros tantos foram sendo transformados em realidade.

Quanto custa viajar e realizar um sonho? Volto para o Brasil com o sentimento de uma etapa realizada e novos e maiores desafios ainda estão por vir!

Veja também:

Como eu decidi viajar o mundo e porque posso ser um LOUCO para você!

Viagem inesquecível: 7 dicas que nunca contaram a você sobre como elevar suas férias a outro nível

Quanto custa viajar a América Latina?

Sinceramente acho que não tem preço! Só eu sei, o quanto foi valioso sentir e vivenciar esta jornada.

Mas sim, é possível viver com $33,39 por dia e viver de verdade.

Para ter uma melhor análise de como eu estava gastando o meu dinheiro, eu resolvi fazer um controle diário de todos os meus gastos. Eu separei em 8 tópicos grandes tópicos (comida, hospedagem, transporte, atração turística, cerveja, seguro viagem, DreamTrips e etc.)

Dá só uma olhada neste infográfico que descreve exatamente o quanto custa viajar a América e, principalmente, como o dinheiro foi aplicado!!

Info_ANO.thumb.png.9bfcf5ba43c6278f6e03903b6234d28b.png

E posso te garantir uma coisa, você pode gastar muito menos do que eu!

A primeira dica é dar prioridade a países que possuem um gasto médio-diário de um viajante (no estilo viagem a longo prazo e não de férias) do tipo barato e/ou moderado. E ir encaixando os países mais caros (e menos dias) no seu roteiro.

Para se ter uma idéia, eu não administrei muito bem isso (um dos pequenos erros..rsr). Se liga que apenas 6,5% da minha viagem foi em países considerados como baratos (Bolívia e Equador).

 

Por este motivo é que eu acho que fiz um excelente trabalho no que se refere ao investimento diário.

O segredo é pensar e tentar manter o perfil de viajante com baixo custo mesmo em países considerados como moderados e caros! Assim você irá economizar todos os dias e viajar mais… porque cada dólar economizado hoje representa 1 dólar na minha conta para eu gastar em outro dia, em outro passeio ou cidade…  

Hoje em dia, vem se tornando comum às pessoas viajarem sem o auxílio das grandes agências de turismo em busca de preços mais atraentes e maior liberdade.

Lembra que a hospedagem representou 30,28%, se tornando o principal gasto da minha viagem. E o que isso quer dizer?

Que você pode economizar e alguns casos até ganhar dinheiro ao conciliar as plataformas e aplicativos disponíveis neste ponto que é o maior vilão dos viajantes, a hospedagem.

Posso dizer que mais de 85% da minha viagem foi sem reservar e em Hostel. Geralmente eu olhava no Hostelworld, ferramenta mais completa e prática, o nome do bairro e selecionava alguns hostels. Eu chegava na cidade e procurava por um melhor preço pessoalmente. Só depois de dar aquela choradinha básica e olhar em mais outras opções na redondezas (pois sempre há pousadas e hostels que não estão na plataforma) é que eu decidia.

E você pode pesquisar outras alternativas como:

Couchsurfing, comunidade de pessoas que te recebem gratuitamente.

Warmshowers, similar ao anterior mas voltada pelos viajantes que se aventuram pelo mundo de bike.

Agora, e se você pudesse ganhar dinheiro em troca de hospedagem?

Worldpackers,  Workaway e Wwoof. Em todas as plataformas você pode buscar oportunidades específicas de acordo com a sua habilidade.

Importante dizer que na maioria destas oportunidades oferecem trabalho em troca de hospedagem e o seu "salário" vai de caso a caso. Por exemplo, trabalhei 21 dias em Riohacha (Colômbia) em troca de hospedagem. Meu trabalho era ficar na recepção do hostel durante o turno da noite. Meu único gasto era com a cerveja..rsrs Não pagava nada pela estadia e alimentação. E no final, a Karina (dona do hostel) me deu o equivalente a $10 por semana!! rsrs

A Wwoof é mais focada em fazendas, uma ótima oportunidade de contato com a natureza.

AGORA FICOU MAIS FÁCIL

Como você já sabe o quanto custa viajar a longo prazo pela América Latina, ficou bem mais fácil se planejar e fazer a mesma coisa com um orçamento diário menor que R$ 100,00/dia não é mesmo? Agora chega de desculpas e vá viver uma aventura diferente todos os dias. 

Quanto custa viajar o Mundo? O valor varia muito mais do estilo do viajante do que o orçamento. Com o passar dos dias, você aprenderá a dar prioridades no que realmente importa. Depende de quanto você está disposto a enfrentar os seus medos. A vida é mais empolgante do que pensa e tem opções para todos os bolsos.

Se você gostou, compartilhe! Deixe também um comentário do valor que você imaginava ser o meu gasto médio diário! 

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Mais do que sensacional teu post, estou digamos fazendo pela metade, cerca de 240 dias da Turquia até a Coreia, minha média esta bem mais bizarra que tua, cerca de $16 dólares por dia incluindo tudo. Não existe lugar caro, basta saber viajar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...