Ir para conteúdo

Trekking Huayhuash sem guia e sem mulas!


Posts Recomendados

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Planejei para ir nas minhas férias, emendando carnaval, e apesar de saber que não era época boa por conta das chuvas decidi arriscar já que era a única oportunidade das férias.

O planejamento era ir sozinho, sem guia e sem arriero. O ponto mais crítico do planejamento foi o peso (que aumenta muito por não dividir os equipamentos compartilhados)  mas foi dimensionado para iniciar a trilha com 19kg. Isso abusando das comidas liofilizadas e alimentação para +2 dias sem racionamento.

Mas chegando lá tive que abortar devido ao tempo. A previsão era de 9 dias de chuva que acabou se concretizando. Então fiz algumas brincadeiras por perto, uma pernoite na Laguna 69 e depois parti para Cusco. Não fazia sentido passar esse perrengue todo e não curtir a paisagem e o incômodo da chuva.

Outra grande questão é a aclimatação. Sugiro a reserva de 5 dias completos, fazendo as subidas e retorno para a cidade. A média de altitude do circuito é de 4.100m, chegando a 5.050 m.  Nada é mais crítico do que a aclimatação. Mal estar, tontura e dor de cabeça de uma aclimatação ruim destroem a trip.

Eu me aclimato bem, Huaraz está a 3.100m e mesmo assim passei perrengue para uma pernoite na Laguna 69 (4.650 m). Minha concentração de oxigênio estava por volta de 71% e tive que descer até um vale +- 500m para me estabilizar e acampar. E olha que fez uma BAITA diferença!!!

Planejo voltar em junho de 2019.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Maurício RJ Beleza Maurício, infelizmente não conseguiu 😥. Agora precisamos de um depoimento de quem conseguiu 😁.

Para a laguna 69 você foi sozinho, sem guia e sem agência? É permitido? Tinha mais alguém acampando lá, ou isso é raro?

Em quantos dias você pretendia completar o Huayhuash?

@DU Motta você foi? Dê notícias 😉

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Taciano Bahia,

O problema da Laguna69 é o transporte a partir de Huaraz. Ia de transporte público mas acaba sendo mais caro e cheio de incertezas de horário. Acabei pagando apenas o transporte para uma agência, fui em um dia e voltei no dia seguinte com eles.  Não vi ninguém acampando lá.

Na verdade não achei a laguna muito agradável para acampar, apenas 2 pontos planos e de terra batida. O resto pedra. Então decidi descer antes de escurecer e acampei no vale logo abaixo da última subida. Muito melhor!!! Grama, riacho de degelo correndo ao lado, montanhas à volta e uma tranquilidade só!

Se tivesse programado ficaria mais um dia por lá!

O Huayhuash 9 dias, com uma tentativa de subida ao diablo mudo pela trilha de retorno, sem equipamento, só para ver até onde daria para chegar. Iria com recursos para ficar até 2 dias a mais, a depender da vontade e de coisas para fazer.

 

GOPR0080.thumb.JPG.16745a447717ecf43da4a38ecb5dd833.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros
Em 14/10/2018 em 20:59, Maurício RJ disse:

Planejei para ir nas minhas férias, emendando carnaval, e apesar de saber que não era época boa por conta das chuvas decidi arriscar já que era a única oportunidade das férias.

O planejamento era ir sozinho, sem guia e sem arriero. O ponto mais crítico do planejamento foi o peso (que aumenta muito por não dividir os equipamentos compartilhados)  mas foi dimensionado para iniciar a trilha com 19kg. Isso abusando das comidas liofilizadas e alimentação para +2 dias sem racionamento.

Mas chegando lá tive que abortar devido ao tempo. A previsão era de 9 dias de chuva que acabou se concretizando. Então fiz algumas brincadeiras por perto, uma pernoite na Laguna 69 e depois parti para Cusco. Não fazia sentido passar esse perrengue todo e não curtir a paisagem e o incômodo da chuva.

Outra grande questão é a aclimatação. Sugiro a reserva de 5 dias completos, fazendo as subidas e retorno para a cidade. A média de altitude do circuito é de 4.100m, chegando a 5.050 m.  Nada é mais crítico do que a aclimatação. Mal estar, tontura e dor de cabeça de uma aclimatação ruim destroem a trip.

Eu me aclimato bem, Huaraz está a 3.100m e mesmo assim passei perrengue para uma pernoite na Laguna 69 (4.650 m). Minha concentração de oxigênio estava por volta de 71% e tive que descer até um vale +- 500m para me estabilizar e acampar. E olha que fez uma BAITA diferença!!!

Planejo voltar em junho de 2019.

 

 

 

 

Caro Maurício,

Muito interessante o seu relato, e já li que a aclimatação é um fator muito importante para se conseguir êxito em uma jornada. Estou planejando ir em julho/2019, então será que podemos organizar esse trekking juntos? Também sou do Rio de Janeiro, e podemos manter contato para tratar dessa expedição. O que achas?

Abraço,

Luciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Maurício,

Muito interessante o seu relato, e já li que a aclimatação é um fator muito importante para se conseguir êxito em uma jornada. Estou planejando ir em julho/2019, então será que podemos organizar esse trekking juntos? Também sou do Rio de Janeiro, e podemos manter contato para tratar dessa expedição. O que achas?

Abraço,

Luciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

@Luciano Pereira 

 

Luciano,

Como tenho algumas dificuldades em confirmar período de férias, não gosto de me comprometer com outras pessoas e correr o risco de furar, por isso faço todas as minhas expedições sozinho.

Pago um preço caro pela logística e peso mas a cabeça fica em paz.

De qualquer forma, posso te passar as informações que levantei. Só tenho que resgatar já que no momento estou aproveitando as folgas para planejar uns dias pela Europa.

Mas vamos os falando.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...