Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Rio Grande do Norte: Natal, Maracajaú, São Miguel do Gostoso, Pipa - 10 dias

Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Estou publicando apenas agora um relato de uma viagem inesquecível que fiz com a minha avó em abril de 2008. Porém, os créditos ficam todos para ela, que na época decidiu escrever o relato para a família, mas agora eu decidi resgatá-lo e dividir com vocês! Para quem ainda não a conhece a minha avó é uma mochileira nata! Está sempre viajando e com muita disposição para conhecer o mundo todo!!!

Então, espero que aproveitem!! Relato escrito por Neusa Talamo!

Natal

Dia 01/04/2008.

Viajar é uma delícia e quando a companhia é boa, melhor ainda. Dia 01/04 eu, Gabriella, e mais duas amigas tomamos um avião da TAM às 22h50 e fomos para Natal onde chegamos a 02h20. Um táxi já esperava para nos levar à Pousada Universitária lá na Ponta Negra.

A entrada de Natal é muito bonita, com os Reis Magos e a Estrela de Belém e, por ser noite, foi um cartão de boas vindas muito prazeroso.

20100816142605.jpg

Entrada de Natal

Dia 02/04/2008.

A Pousada Universitára é simples mas com uma excelente localização, na Ponta Negra, de frente para a praia e com uma bela vista do Morro do Careca.

20100816142748.jpg

Morro do Careca visto da Praia de Ponta Negra, em frente à Pousada Universitária

Após um café da manhã com frutas, sucos naturais da região, tapioca, carne moída (?), pão, queijo, manteiga de garrafa (!) e mais um montão de coisas fomos alugar um carro (Fiat Pálio) e começar nossa viagem cujo objetivo era conhecer o litoral potiguar.

Percorremos a Via Costeira até o seu final, com o mar a nossa direita e as dunas a nossa esquerda. Muitos hotéis na orla marítima e comércio variado. Nosso destino era o Forte dos Reis Magos. Estacionamos o carro, adquirimos os ingressos e fomos caminhando por mais ou menos um quilômetro, debaixo de um sol pra ninguém botar defeito.

Com uma extensão de 1.781,60 metros, 55 metros de altura e 22 metros de largura, possuindo na sua rampa duas faixas de tráfego, duas faixas de segurança e uma faixa de pedestre em cada sentido, a Ponte de Todos Newton Navarro sobre o rio Potengi é a maior ponte estaiada do Brasil e liga os bairros da Redinha, na Zona Norte da capital, ao de Santos Reis, na Zona Leste.

20100816143249.jpg

Ponte de Todos Newton Navarro

Guardando imponente a foz do Rio Potengi, a Fortaleza dos Reis Magos é o mais importante monumento histórico de Natal e se destaca pela sua beleza e pela sua imponência.

Para chegar ao Forte dos Reis Magos atravessa-se uma passarela de onde se tem uma bela vista das praias. Possui formato de um polígono estrelado, onde estão distribuídos a capela, a casa de armas, o dormitório e a prisão.

A Fortaleza hoje é um museu onde, além de poder conferir os alojamentos, as prisões, os canhões e uma capela com poço de água doce, que foram utilizados tempos atrás pelas forças portuguesas, também tem acesso ao marco do descobrimento do Brasil

20100816143310.jpg

Lateral da Fortaleza dos Reis Magos

20100816143337.jpg

Os Reis Magos

Terminada a visita à Fortaleza resolvemos seguir para o litoral sul do Rio Grande do Norte. Pegamos a Rota do Sol, bem pavimentada e com pouco trânsito chegando a Pirangi, distante aproximadamente 20km de Natal, famosa pelo conhecido maior Cajueiro do Mundo, devidamente registrado no Guinness Book.

20100816143834.jpg

20100816143935.jpg

O maior Cajueiro do mundo

Visitado o cajueiro fomos almoçar no restaurante Marina Badauê, de frente para a praia. Comemos muito bem e com uma vista maravilhosa para o mar azul.

Como eram apenas 15h resolvemos seguir para o sul e conhecer mais algumas praias. A primeira praia foi Búzios, praia de mar aberto, de águas cristalinas e revoltas. A beleza de Búzios é um atrativo por si só. Seguindo chegamos a praia de Tabatinga. Praia mista de enseada (cercada por arrecifes que barram as ondas e formam "piscinas" na maré mais alta) e mar aberto, boa para banho e caminhadas na areia durante a maré baixa. Do alto do Mirante dos Golfinhos, podemos ter uma bela visão da praia de Búzios e, ao final da tarde, dos golfinhos que vêm à costa brincar e em busca dos cardumes de peixes. Não vimos os golfinhos, o que foi uma pena, mas ficamos encantadas com a vista das falésias. Nesse mirante encontramos uma rendeira de bilro. É um trabalho muito lindo mas a rendeira já estava empacotando as suas mercadorias e não pudemos comprar nada.

20100816144230.jpg

Falésias de Tabatinga

A caminho da próxima praia fizemos um desvio e fomos conhecer a Lagoa de Arituba. Lagoa de água doce muito límpida, cercada por areia fina e branca de doer nos olhos.

20100816144629.jpg

20100816144651.jpg

Lagoa de Arituba

Ficamos apenas o tempo de molhar as pernas nas águas mornas e límpidas da lagoa e seguimos para Camarupim. Praia formada por grandes arrecifes em toda a sua extensão, formando uma série de enseadas. Seu grande atrativo é a Pedra Oca, uma gruta no meio dos arrecifes, que pode ser visitada na maré baixa. Como a maré estava alta não pudemos ver a gruta.

O sol já estava despencando do céu (no nordeste o sol não se põe, ele despenca!) e por isso resolvemos regressar a Natal, mesmo porque a estrada Rota do Sol iria terminar na próxima praia – Barreta – que na realidade seria uma continuação de Camarupim.

Chegando de volta a Natal foi o tempo de tomar uma chuveirada e sairmos pra jantar. Escolhemos um restaurante muito charmoso e com ótimo atendimento – o Cipó Brasil onde o forte são os crepes.

20100816145014.jpg

Crepes do Cipó Brasil - huuuum

20100816145054.jpg

Cipó Brasil e sua decoração típica

Editado por Visitante

• Respostas 42
  • Visualizações 34.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gabriella Talamo
    Gabriella Talamo

Seguindo para São Miguel do Gostoso...   05/04/2008   Levantar cedo, fechar as malas, tomar o café, fechar a conta na Pousada e pegar o carro para seguir em direção ao nosso último destino no lito

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Gabriela!

Super legal o relato da sua avó!!! É por essas e outras que a gente tem que se animar cada vez mais!

Em meu relato eu deixei de postar os nomes de vários lugares que eu fui pq não anotei, mas no teu relato tem todos os nomes... acho que vou copiar daqui e colar no meu!!! hehehehehehe.

Abraço!

Oi David!

Que bom que gostou do relato!!! Viajar com a vovó é muuuuito bacana!!!

Agora, eu sempre viajo anotando tudo para poder colocar aqui no site... rsrsrs, já virou um vício!!

beijos!

Postado
  • Autor
  • Membros
Gabi, parabéns pelo relato, até eu que moro aqui não conheço vários destes lugares que vc falou e fiquei doido pra conhecer, kkkk.

Parabéns e volte quando quiser.

Bjs

Oi Wendellass!!

A sua cidade é linda demais!!! Eu adorei!!!

Aproveita para conhecer mais da região, pq vale muito a pena!!!

Beijos!

Postado
  • Membros

Gente, até me acuei de escrever meu relato sobre as vezes que já estive em Natal, cada uma de maneira particular e com descobertas diferentes.

PARABÉNS pelo relato seu e da sua avó.

::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros
Gente, até me acuei de escrever meu relato sobre as vezes que já estive em Natal, cada uma de maneira particular e com descobertas diferentes.

PARABÉNS pelo relato seu e da sua avó.

::otemo::

Oi Adália!!

Obrigada pelo elogio!!! Mas não deixe de escrever seu relato tbm!!! Como vc disse, cada um tem uma particularidade e se adapta ao estilo de viagm de outro mochileiro!!!

Vou mostrar seu comentario para minha vó, ela vai adorar!!! Obrigada!

Beijos!!

Postado
  • Membros

Nossa adorei o relato de vocês! Parabéns pelo relato que ficou muito bom. Estou mais animada ainda para fazer essa viagem em jan/2011, mas sei que não vai estar essa calma toda e praias vazias como nas suas fotos. Minha viagem é pelo norte e nordeste em 30 dias e sei que não tem como conhecer detalhadamente como vocês, mas um dia faço o caminho com mais tempo. Bjs na sua avó!!!

Postado
  • Autor
  • Membros
Nossa adorei o relato de vocês! Parabéns pelo relato que ficou muito bom. Estou mais animada ainda para fazer essa viagem em jan/2011, mas sei que não vai estar essa calma toda e praias vazias como nas suas fotos. Minha viagem é pelo norte e nordeste em 30 dias e sei que não tem como conhecer detalhadamente como vocês, mas um dia faço o caminho com mais tempo. Bjs na sua avó!!!

Oi Lu!!!

Que bom que vc gostou do relato!!

O litoral potiguar é incrível! Espero que sua viagem seja ótima, assim como foi a minha e da vovó!!!

Depois quero detalhes sobre a parte de sua viagem q eu ainda não fiz - o norte!

Beijos e boa preparação, precisando, estoua disposição!

Postado
  • Membros

Muiiiiiiiiiiiiiiiiito doido, me deu a maior vontade de conhecer Natal, mas eu axo que nem ia ter graça sem a Neuza, essa é parceira, ::otemo:: to com inveja, quero ela pra mim, hahahahaha

inda mais eu que vivo gravando documentarios, nusssssssssss, ia ser uma bagunça de ideias

muito legal mesmo,

Parabens!

Postado
  • Autor
  • Membros
Muiiiiiiiiiiiiiiiiito doido, me deu a maior vontade de conhecer Natal, mas eu axo que nem ia ter graça sem a Neuza, essa é parceira, ::otemo:: to com inveja, quero ela pra mim, hahahahaha

inda mais eu que vivo gravando documentarios, nusssssssssss, ia ser uma bagunça de ideias

muito legal mesmo,

Parabens!

Hahahaha Danediak!! Essa vó é minha!! não dou para ninguém!!! hahaha

Obrigada pelos elogios, e aproveite para conhecer Natal! Vale muito a pena!!

Beijos!!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Muito legal!!!

Parabéns pelo passeio, espero um dia poder passear e conhecer muitos lugares tão lindos assim.

Att,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.