Ir para conteúdo

Governo elabora cartilha para orientar brasileiros em viagem à Europa


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Para alguns, as recomendaçőes podem parecer óbvias, mas o objetivo era responder às principais dúvidas, disse a diretora-geral do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty.

 

Fonte: Portal Abril

 

As autoridades brasileiras constataram que boa parte dos problemas dos turistas que viajam para a Europa é causada pela desinformaçăo sobre documentos e regras dos países que văo visitar. Por esta razăo, a cartilha Recomendaçőes a Brasileiros que Viajam à Europa - Informaçőes Gerais, Orientaçőes e Documentos Necessários, elaborada pelo Itamaraty, reúne orientaçőes específicas.

 

O documento refere-se apenas a orientaçőes no caso de viagens a países europeus, mas o Ministério das Relaçőes Exteriores planeja elaborar também uma cartilha para turistas que viajam para os Estados Unidos e o Oriente Médio.

 

Para alguns, as recomendaçőes podem parecer óbvias, mas o objetivo era responder às principais questőes e dúvidas, disse a diretora-geral do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty, Mariangela Rebuá, que coordenou a equipe responsável pela elaboraçăo da cartilha. Năo entramos em questőes de comportamento, nem de vestuário. Apenas sugerimos que o turista responda o que lhe for perguntado, evitando comentários.

 

Em quatro páginas, o documento lembra ao viajante que a realidade de outros países pode ser diferente da do Brasil. Também sugere que o turista busque informaçőes na embaixada ou no consulado do país para o qual vai viajar. Outra recomendaçăo é que o viajante providencie todos os documentos exigidos pelo país que irá visitar. Lembra ainda que o turista poderá ser entrevistado, no idioma local, por isso é necessário tentar responder de forma clara e objetiva, assim como comprovar que está com a documentaçăo adequada.

 

Na lista de documentos exigidos, o Itamaraty ressalta que o passaporte deve ser válido por, no mínimo, mais seis meses além da data da viagem. É preciso ainda que o viajante lembre de levar o comprovante autenticado de emprego no Brasil e seguro médico internacional. Caso o turista se sinta alvo de arbitrariedade ou desrespeito, tem direito a requerer a presença de uma autoridade consular brasileira.

 

Mais informaçőes podem ser obtidas por meio dos telefones 61-3411-6456, no caso de quem está no Brasil. Se o viajante estiver no exterior, deve ligar para +55 (61) 3411-8803.

 

Para conferir o conteúdo da cartilha ou baixar uma cópia em PDF visite o tópico abaixo:

http://www.mochileiros.com/cartilha-recomendacoes-a-brasileiros-que-viajam-a-europa-t46615.html

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros
Gostaria muito de ler as recomendações para entrada na Europa mas a mensagem é que eu não estou autorizada a faze-lo ,apesar de estar logada... ::essa:: Alguém pode exclarecer porque não posso participar do forum??? :?

 

Também não estou autorizada... Alguém pode abri-lo aos simples mortais, please?

 

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...