Membros julianaportes Postado Agosto 15, 2018 Membros Postado Agosto 15, 2018 Fala galera mochileira, tudo bem? Estou organizando meu mochilão sensacional para as terras bolivianas, chilenas e peruanas (momento lágrimas nos olhos de tanta emoção 🤩) Minha pretensão é de sair de Curitiba/PR no dia 20/12/2018 e retornar às gélidas masmorras curitibanas em 16/01/2019, em um total de 28 dias de viagem. Os passeios que estou programando são: Uyuni (BO), Atacama (CL), Arequipa (sem fazer a trilha do Cañon del Colca) (PE), Islas Ballestas (PE), Huaráz - Glaciar Pastoruri e Laguna 69 (PE), Machu Picchu (PE), Isla Taquile (PE), Isla del Sol (BO) e o Downhill (BO) [esse ainda está em análise, considerando meu amor à vida hehe]. Meu perfil de viagem é aventureiro (adoro trilhas, montanhas e natureza), mas também amo conhecer a galera local e os barzinhos (não sou tanto de fazer "city tour", curto mais sentir a cultura local e a vida da cidade). Mochileira, salseira (me gusta la salsa hehehe) e couchsurfer podem me resumir. Minha ideia de roteiro é esta (deixei entre parênteses as cidades que seriam apenas passagem, que não reservei tempo para visitar): 20/dez Saída de Curitiba - (Santa Cruz)/(Sucre) 21/dez Uyuni 22/dez Uyuni 23/dez Uyuni (manhã)/Atacama (tarde) 24/dez Atacama 25/dez Atacama/(Calama)/(Arica) 26/dez (Arica)/Arequipa 27/dez Arequipa - Cañon del Colca 28/dez Arequipa/(Ica) 29/dez (Ica)/Huacachina 30/dez Ica - Islas Ballestas/Lima 31/dez Lima 01/jan Lima/Huaráz 02/jan Huaráz (Glaciar Pastoruri) 03/jan Huaráz (Laguna 69)/(Lima) 04/jan (Lima)/Cusco 05/jan Cusco 06/jan Cusco - Valle Sagrado 07/jan Cusco/Águas Calientes 08/jan Machu Picchu + Huayna Picchu/Águas Calientes 09/jan Águas Calientes/(Cusco)/Puno 10/jan Puno - Isla Taquile 11/jan Puno/Copacabana 12/jan Copacabana - Isla del Sol/La Paz 13/jan La Paz 14/jan La Paz (Downhill) 15/jan La Paz 16/jan Santa Cruz de la Sierra Caso tenham sugestões de alterações, conheçam algum lugar imperdível que tem que estar no roteiro, ou até mesmo esteja programando conhecer os mesmo lugares que eu nessas datas, vamos nos ajudando! PS: Farei o relato da viagem quando voltar, então prometo que toda ajuda será posteriormente recompensada! hahaha 2 Citar
Membros lobo_solitário Postado Agosto 15, 2018 Membros Postado Agosto 15, 2018 @julianaportes Achei seu roteiro extremamente cronometrado, com uma programação assim qualquer imprevisto vai comprometer sua viagem pra frente. Ex: Já pesquisou sobre sua chegada em Sucre e viu se da tranquilamente para pegar um transporte no mesmo dia até Uyuni? Se voce nao conseguir esse meio de locomoçao já irá ter q lidar com algum corte na viagem logo no primeiro dia. Lembre-se que o transporte nesses países não é dos mais rápidos e atrasos acontecem. Sobre o passeio no Salar voce realmente so vai fazer o de 2 dois? O primeiro dia voce vai ver o cemitério de trens e o salar propriamente dito. No seguindo dia voce vai começar a ver algumas lagunas, ou seja, o passeio completo onde vc vê tudo sao de 3 dias e no 4' voce voltaria para Uyuni ou seguiria para o Atacama. De La Paz para Santa Cruz vc vai de aviao? Porque ir de onibus a viagem e bem demorada (mais ou menos umas 15hs) e acho bem arriscado fazer isso contando que estará no destino final para pegar um voo pra casa. Se o onibus demorar mais que o esperado, ou quebrar na estrada seu prejuízo sera grande para remarcar um voo. Resumo da ópera... se voce realmente so tem esses dias disponiveis para a viagem considere cortar alguns destinos e deixe pelo menos 1 ou 2 dias com nenhuma atividade pré programada, com isso, caso ocorra algum imprevisto no meio do caminho sua viagem nao ficará comprometida. 1 Citar
Membros julianaportes Postado Agosto 15, 2018 Autor Membros Postado Agosto 15, 2018 6 minutos atrás, lobo_solitário disse: @julianaportes Achei seu roteiro extremamente cronometrado, com uma programação assim qualquer imprevisto vai comprometer sua viagem pra frente. Ex: Já pesquisou sobre sua chegada em Sucre e viu se da tranquilamente para pegar um transporte no mesmo dia até Uyuni? Se voce conseguir esse meio de locomoçao já irá ter q lidar com algum corte na viagem logo no primeiro dia. Lembre-se que o transporte nesses países não é dos mais rápidos e atrasos acontecem. Sobre o passeio no Salar voce realmente so vai fazer o de 2 dois? O primeiro dia voce vai ver o cemitério de trens e o salar propriamente dito. No seguindo dia voce vai começar a ver algumas lagunas, ou seja, o passeio completo onde vc vê tudo sao de 3 dias e no 4' voce voltaria para Uyuni ou seguiria para o Atacama. De La Paz para Santa Cruz vc vai de aviao? Porque ir de onibus a viagem e bem demorada (mais ou menos umas 15hs) e acho bem arriscado fazer isso contando que estará no destino final para pegar um voo pra casa. Se o onibus demorar mais que o esperado, ou quebrar na estrada seu prejuízo sera grande para remarcar um voo. Resumo da ópera... se voce realmente so tem esses dias disponiveis para a viagem considere cortar alguns destinos e deixe pelo menos 1 ou 2 dias com nenhuma atividade pré programada, com isso, caso ocorra algum imprevisto no meio do caminho sua viagem nao ficará comprometida. Opa! Valeu pelas dicas! - Sobre o roteiro cronometrado: esse roteiro seria meio que o esqueleto. Considerei o dia de Arequipa (28/12) e os dias em La Paz do final (12-16/jan) como ajustes. Caso eu perca uns dias de viagem por desarranjos intestinais (hehehe)/atrasos/imprevistos, diminuiria o número de dia nessas cidades. Caso tudo dê certo, visito as cidades, mas se der algo errado tenho 4 dias que posso "cortar" e alterar o roteiro. (Não irei com hostel/passeio comprado, só com a reserva da data do Huayna Picchi). Acha que assim seria suficiente? - Sobre a chegada em Sucre, minha ideia era pegar o ônibus noturno para o Uyuni. A saída de Sucre seria por volta das 20h e chegada em Uyuni umas 5 da matina. Para não ter chances de perder ele (porque já li que é bem concorrido), pensei em comprar com antecedência. Você indica de comprar antecipado esse? - Sobre os dias do Salar: no primeiro dia (21/12) seria o dia do cemitério dos trens + monumento Dankar, segundo dia as Lagoas e terceiro dia os Geisel. Pelo que li nos relatos, esse passeio termina por volta do meio dia, quando eu seguiria o passeio direto para o Atacama. Também vi que o passeio do Atacama começa umas 16h (Valle de la Luna), então acho que conseguiria fazer o combo 2x1. Mas caso tivesse algum imprevisto ou então resolvesse aumentar o tempo, posso tirar um dia de Arequipa/La Paz (dias reservados para os ajustes). Acha que é viável essa ideia? - Sobre La Paz x Santa Cruz, iria de avião. Considerando sua sugestão, acho que vou alterar o trajeto para fazer o deslocamento um dia antes do voo de retorno (ao invés de ir pra Santa Cruz em 16/01, iria no dia 15/01), para não ter problema de dar algum B.O. e perder a passagem de volta. Obrigada pelas dicas!!! 1 Citar
Membros lobo_solitário Postado Agosto 15, 2018 Membros Postado Agosto 15, 2018 6 horas atrás, julianaportes disse: - Sobre o roteiro cronometrado: esse roteiro seria meio que o esqueleto. Considerei o dia de Arequipa (28/12) e os dias em La Paz do final (12-16/jan) como ajustes. Caso eu perca uns dias de viagem por desarranjos intestinais (hehehe)/atrasos/imprevistos, diminuiria o número de dia nessas cidades. Caso tudo dê certo, visito as cidades, mas se der algo errado tenho 4 dias que posso "cortar" e alterar o roteiro. (Não irei com hostel/passeio comprado, só com a reserva da data do Huayna Picchi). Acha que assim seria suficiente? Eu particularmente gostei bastante de La Paz pois tem várias coisas pra se fazer. Recomendaria pelo menos uns 3 - 4 dias inteiros lá, mas cabe a você decidir onde fazer algum tipo de corte até mesmo porque o que pode ser bom pra mim pode nao ser pra voce. Mas independente de onde for sugiro deixar algum dia de folga para algum imprevisto. 6 horas atrás, julianaportes disse: Sobre a chegada em Sucre, minha ideia era pegar o ônibus noturno para o Uyuni. A saída de Sucre seria por volta das 20h e chegada em Uyuni umas 5 da matina. Para não ter chances de perder ele (porque já li que é bem concorrido), pensei em comprar com antecedência. Você indica de comprar antecipado esse? Ao chegar em Sucre já vá direto pra rodoviária, vai que voce consegue algum ônibus que sai antes do previsto com isso vc ja ganha tempo. Se pelo o que vc pesquisou o busão é bem concorrido talvez possa valer a pena comprar antes a passagem antecipada. Veja o custo-beneficio de arriscar comprar antes e talvez perder a passagem por conseguir embarcar mais cedo em outro ônibus, ou se vale a pena nao comprar e tentar arriscar na hora. 1 Citar
Membros julianaportes Postado Agosto 16, 2018 Autor Membros Postado Agosto 16, 2018 @lobo_solitário Obrigada! Sobre La Paz, dei uma pesquisada melhor depois da sua dica e realmente, acho que vou considerar a cidade com mais carinho depois do que vi! hahhaa De todos os passeios o que eu estava menos animada seria o de Copacabana (Isla del Sol) e Puno, então acho que iria alterar o final do roteiro para tirar Copacabana e pegar o ônibus direto de Puno para La Paz, para ter um dia "free" de La Paz para usar como ajuste de roteiro. O esqueleto da programação ficaria assim: (...) 08/jan Machu Picchu + Huayna Picchu/Águas Calientes 09/jan Águas Calientes/(Cusco)/Puno 10/jan Puno - Isla Taquile /La Paz 11/jan Puno/La Paz (Pelos horários dos ônibus que dei uma olhada, teria como sair de Puno umas 6h da manhã e chegar em La Paz umas 11h) 12/jan - La Paz 13/jan La Paz 14/jan La Paz (Downhill) 15/jan La Paz x Santa Cruz 16/jan Santa Cruz de la Sierra (Voo de retorno) Como dias "free", teria o dia que considerei a mais em Arequipa no começo da viagem e um dia a mais em La Paz, que poderiam ser desconsiderados sem prejuízo. Valeu pelas dicas! Acho que me arrependeria se deixasse só um dia para conhecer La Paz mesmo! 2 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.