Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
filosofiadeviajante

Campo dos Padres, um tesouro inestimável na Serra Catarinense

Posts Recomendados

Já pensou caminhar à beira de precipícios, em meio a uma mata rasteira e úmida, admirando paredões de pedra recortados por rios e recheados de uma mata densa, de um verde resplandecente, e após uma longa caminhada sentar e curtir o silêncio e a magnitude da natureza enquanto se pergunta: “esse lugar existe mesmo?”.

Existe, se chama Campo dos Padres, e fica no Brasil. Mais especificamente, na Serra de Santa Catarina.

Mas o que é, afinal, o Campo dos Padres?

O Campo dos Padres é uma área extensa de planalto situada na divisa entre 3 regiões políticas do Estado: Grande Florianópolis, Sul e Serra, abrangendo diversas cidades (conforme figura acima). A origem geológica dessa região remonta, sobretudo, à formação da Serra Geral (o maior derramamento de lava do planeta) e aos movimentos de separação da Gondwana (o antigo supercontinente que abarcava o que é hoje o hemisfério sul), há mais de 200 milhões de anos. No que se refere à vegetação, estima-se que os campos tenham sido o primeiro bioma a existir no Planalto Catarinense. Com as variações de temperatura e umidade nos milhões de anos subsequentes, possibilitou-se o crescimento de outros biomas onde hoje é o Campo dos Padres, dentre eles mata de araucária (Floresta Ombrófila Mista), Floresta Ombrófila Densa (típica da mata atlântica), turfeiras (banhado) e matinhas nebulares. Quanto ao nome, historiadores acreditam que se deva à passagem dos padres jesuítas expulsos das missões guaraníticas pela região no século XVIII.

Leia mais em: http://filosofiadeviajante.com.br/2018/08/29/campo-dos-padres-um-tesouro-inestimavel-na-serra-catarinense/

IMG_4299-2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  


×