Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
filosofiadeviajante

Turismo sustentável/responsável: qual o seu papel como viajante

Posts Recomendados

 A Organização Mundial do Turismo (OMT) define o turismo sustentável como: “O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”. Esse conceito, como muitos podem pensar, não se restringe somente à conservação do meio ambiente, mas também a aspectos sócio-econômicos. Iremos dividí-lo em três pilares:

  • Pilar ambiental: conservação da natureza
  • Pilar econômico: apoio aos negócios locais (“support the local”)
  • Pilar social: apoio aos projetos culturais locais

Em janeiro de 2015, a resolução da ONU “Promoção do Turismo Sustentável, Incluindo Ecoturismo, para Erradicação da Pobreza e Proteção do Meio Ambiente” reconheceu o turismo sustentável como estratégica para redução da pobreza global, proteção da biodiversidade e desenvolvimento de diferentes comunidades pelo mundo. O ano de 2017 foi  o Ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o que trouxe ainda mais à tona esse tema tão relevante.

Atitudes de um viajante consciente:

1- Escolha destinos “off the beaten path”

Isso significa escolher lugares que ainda não estejam tão sobrecarregados com o turismo. Lugares onde ainda é possível ter experiências mais autênticas, melhor receptividade. Algumas cidades muito turísticas no mundo, como Veneza, Barcelona, Lisboa, já estão se tornando famosas pelas manifestações contra o turismo de massa. Há relatos de turistas sendo mal tratados como reflexo disso. Sair do óbvio não se restringe apenas a escolher um destino pouco explorado. Isso pode ser feito em cidades já bem conhecidas. Em qualquer cidade sempre há lugares que não estão na rota turística convencional, principalmente nas áreas afastadas do centro. Isso significa dizer que é possível sair do comum mesmo em lugares turísticos.

2- Pesquise sobre o destino, entenda-o

Já falamos da importância de ler sobre o destino aqui. Mas além do aprendizado, quando você lê bastante você escapa de experiências muito “batidas” e  lugares ainda pouco explorados. Entender o destino é também saber onde está pisando e saber respeitar a cultura local. Sem falar que, com isso, você consegue adquirir muito conhecimento e muita cultura. Essa é uma das melhores vantagens de viajar. Procure pesquisar não só o roteiro em si, mas tente entender um pouco do idioma, da história e da realidade do local. Isso pode ser adquirido com livros, filmes, entre outros. E hoje com a Internet há muita informação sobre tudo, só é preciso saber filtrar.

 

Continue lendo em: http://filosofiadeviajante.com.br/2018/09/19/turismo-sustentavel-qual-o-seu-papel/

vectorizado2-3.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×