Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Viagens da Leticia

Tocantins: Cantão, Ilha do Bananal e Jalapão - out/2018

Posts Recomendados

Foi num blog de viagens que eu li sobre o Parque Estadual do Cantão e Ilha do Bananal (3 dias). E como eu tinha uns dias além dos pacotes do Jalapão, porque todos só fazem passeios de 4 dias (bem que eu insisti pra ser de outra forma, mas não consegui nada, pois viajava sozinha e isso tem seu preço), resolvi estender o passeio pra esse outro lado do Tocantins, o Rio Araguaia. Esse roteiro é super tranquilo, praticamente só de contemplação da paisagem e observação dos animais, sem praticamente nenhum esforço físico. 
Como o principal tópico de uma viagem esses lados é o transporte, não tive alternativa senão fechar tudo com uma agência. Eu não tenho o hábito de fazer viagens super programadas e ainda mais planejada por agência, mas não tive alternativa dessa vez. Fechei com uma agência de São Paulo (eu devo ter pago muito mais caro por isso, mas é melhor nem pensar sobre preços agora), que redirecionou o serviço pra agências locais de Palmas.
O roteiro Jalapão 360° (4 dias) também é super tranquilo, o maior teste de resistência é aguentar o sacolejar dentro do carro. O único esforço físico foi pra subir as dunas, mas hiper tranquilo também.
 
Veja fotos no instagram: @viagensdaleticia 
e veja mais informações em: http://viagensdaleticia.tumblr.com
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CANTÃO (Parque Estadual do Cantão)
O roteiro começa com o trajeto de carro de cerca de 3h de Palmas até Caseara (uma cidade bem pequena). Fiquei hospedada numa pousada simpática (pousada Sonho Meu), de fundo pro rio. A tarde teve passeio de barco pelo rio, com a figura mais divertida do Araguaia, o barqueiro Seu Peninha, pra observar aves e conhecer as lindas prais do Araguaia, com direito a um delicioso banho de rio no final, na água quentinha, lógico.
No dia seguinte logo cedo saí para passeio no Rio do Coco e também no Araguaia, pra observar mais bichos. Depois uma parada no parque propriamente dito, para fazer uma pequena trilha e conhecer mais um pouquinho da vegetação, de forma mais direta.

IMG_20181001_201651_277.jpg

IMG_20181001_222120_116.jpg

IMG_20181001_223200_891.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LAGOA DA CONFUSÃO
Depois do almoço saída de Caseara rumo a cidade de Lagoa da Confusão (super produtora de melancia). O trajeto não é tão tranquilo, a situação das estrada é bem ruim. E pra ajudar teve bastante chuva. Cheguei à pousada por volta das 17h (pousada Praia Alta) e não consegui fazer o passeio de barco na lagoa, por causa da chuva. Além disso, não tinha eletricidade. A pousada era bastante interessante, com jacarés que eram vistos pela varanda, criação de tartarugas e cabeças de animais e peixes pra serem admiradas. Depois do jantar a luz de lanterna, e um pouco de leitura também a luz de lanterna, finalmente a energia chegou. Ainda bem, porque o lugar era bem quente e seria difícil dormir sem ar condicionado. 
No dia seguinte logo depois do café da manhã, segui pra um "safari" por entre as imensas lavouras de soja. Vi muitos animais e revoadas de aves maravilhosas. A tarde consegui fazer o passeio de barco pela lagoa. 

IMG_20181003_133603_193.jpg

IMG_20181003_214018_626.jpg

IMG_20181003_220302_361.jpg

IMG_20181003_220624_933.jpg

IMG_20181003_221421_295.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ILHA DO BANANAL
A ilha do Bananal é uma imensa ilha fluvial, no rio Javaés. Nela, vivem algumas comunidades indígenas, e eu visitei a comunidade Boto Velho, dos índios javaés, onde vivem cerca de 30 famílias. Foi interessante esse contato bem real com os índios, e também encontrei o pessoal da FUNAI no local. Na sequência, almoço e retorno a Palmas.

IMG_20181003_222304_626.jpg

IMG_20181003_222636_698.jpg

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Viagens da Leticia para ilustrar os posts você pode inserir fotos diretas do insta aqui. Basta colar a url do post da foto que ela carrega aqui. vou postar um exemplo aqui, depois deleto essa mensagem

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
JALAPÃO
O roteiro na verdade dura 4 dias e 3 noites. Gostaria de ter visto mais alguns fervedouros e cachoeiras também. Mas não sei se alguma agência tem roteiro assim. Pra fazer diferente do tour padrão, só se estiver com um grupo fechado, acredito eu.
Achei o fervedouro Bela Vista o mais legal. Visitei também o Ceiça e mais um que não consigo de jeito nenhum encontrar o nome. A cachoeira do Formiga é linda, azulada e a temperatura da água ideal.
As dunas eram a minha maior curiosidade no Jalapão, são muito bonitas, mas faltou o céu azul e um por do sol. O Tocantins como um todo ficou me devendo tardes com por do sol. Peguei céu nublado a maior parte do tempo. Não atrapalhou em nada o passeio, mas o cenário sempre fica mais encantador com o céu azul. 
O passeio no Jalapão é bastante cansativo por conta do tempo que se passa dentro do carro, no sacolejar intenso das estradas, entre um destino e outro. É bonito? Sem dúvida. Mas confesso que fiquei um pouco decepcionada. Minha expectativa era bem alta, foram muitos anos de espera pra conhecer esse lugar, um destino caro, de difícil acesso, e eu esperava bem mais. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×