Ir para conteúdo

Litoral da Bahia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Fala pessoal, beleza?

 

Depois de aventurar por Los Roques em setembro/10, agora pretendo dar uma relaxada no litoral baiano. A minha idéia e de uma viagem de 10 à 15 quinze dias entre julho e setembro/11. Inicialmente penso em conhecer desde Abrolhos (este não tiro do roteiro por nada) até a península de Maraú. O que valeria a pena conhecer neste trajeto e qual seria o melhor e mais rápido meio de locomoção? Eu e minha esposa não gostamos de badalação, então pontos como Porto Seguro, Ilhéus, etc. já estão descartados.

 

Segue desenho inicial do roteiro:

 

- Abrolhos

- Alcobaça/Caravelas/Prado (em Prado tenho lugar para ficar. Portanto, qual seria o mais interessante destes três? Ou estas serviria apenas para ponto de partida/volta de Abrolhos?)

- Cumuruxatiba

- Caraíva

- Trancoso

- Itacaré

- Península do Maraú (Barra Grande, Taipú de Fora)

 

Em no máximo 15 (quinze) dias, acho que não dá para fazer isso tudo. Teria que escolhar entre uns 04 lugares, sendo que Abrolhos já é certo. Sugerem algo diferente do que citei?

 

Abração! Valeu!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Ainda definindo o roteiro, devo fazer mais ou menos isso:

 

1º Península do Maraú (Taipú de Fora e Barra Grande)

2º Itacaré

3º Trancoso

4º Caraíva

5º Corumbaú

6º Cumuruxatiba

7º Abrolhos

 

A idéia inicial é chegar de avião em Ilhéus e de lá partir de carro para a Península do Maraú. E depois descer passando pelos lugares de interesse. Acham que é viável fazer em torno de 15 dias?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

agora sim, belo roteiro!

Com carro, acho q da pra fazer em 15 dias, meio na correria. eu fiz em 15 dias de onibus e carona, mas passando apenas por itacaré, Arraial, Trancoso, Caraiva e Cumuru.

e quero muito ir pra peninsula de marau, deixe as dicas qdo voltar!

ah, tb ñ deixe de passar pela praia do espelho!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores
Ainda definindo o roteiro, devo fazer mais ou menos isso:

 

1º Península do Maraú (Taipú de Fora e Barra Grande)

2º Itacaré

3º Trancoso

4º Caraíva

5º Corumbaú

6º Cumuruxatiba

7º Abrolhos

 

A idéia inicial é chegar de avião em Ilhéus e de lá partir de carro para a Península do Maraú. E depois descer passando pelos lugares de interesse. Acham que é viável fazer em torno de 15 dias?

 

Cienfuegos,

 

Esse seu roteiro em 15 dias é meio apertado em virtude dos traslados entre as cidades, pois como eu havia te falado no tópico sobre Abrolhos, essa região é um inferno para ir de uma cidade a outra. Nunca tem ônibus direto, você tem que fazer baldeações e ainda por cima os ônibus vão parando a todo momento na beira da estrada. Lembro que uma vez fui de Porto Seguro pra Itacaré de ônibus. Tive que pegar um primeiro ônibus até Eunápolis, depois pra Itabuna, pra Ilhéus pra só então ir pra Itacaré. Esse trajeto todo demorou umas 9h e boa parte do trecho eu fui em pé! E nem pense em ir a noite para aproveitar o tempo porque esses ônibus normalmente só fazem trajetos durante o dia.

 

O negócio é vc economizar nesses transfers fazendo algumas cidades de base. Por exemplo: vc pode ficar em Itacaré e de lá pegar um tour que vá até a Península do Maraú e volte no mesmo dia. Várias agências na cidade fazem isso. Lógico que ficar uns dois dias em Barra Grande, ou pelo menos passar uma noite na cidadezinha seria sensacional. Mas acho q vc não está com tempo suficiente para isso.

 

De Itacaré para Porto Seguro vc pode perder suas esperanças, com certeza será um dia gasto nesse traslado. Aliás, mesmo que tenha ônibus a noite eu não recomendo, pq as estradas ali são bem perigosas. Chegando em Porto Seguro no fim da tarde (com sorte, rs) vc pode seguir direto para Trancoso e dormir por lá. No dia seguinte vc curte a vila, o quadrado, a praia e os restaurantes a noite. No outro dia bem cedo vc pode ir pra Caraíva.

 

Dali vc chega de buggy até Corumbau e vai a pé até a praia do Espelho (aliás, não vi isso no seu roteiro, mas tem que estar pq é sem dúvida uma das praias mais bonitas do Brasil). Nesses dois lugares, se vc passar o dia já tá bom demais. De Caraíva vc pode voltar pra Porto Seguro para pegar o transfer, caso tenha conseguido. Ou então ir para Eunápolis ou Itabela e de lá seguir para Teixeira de Freitas, onde vai encontrar ônibus até Alcobaça e Caravelas.

 

Tanto Prado, quanto Alcobaça e Caravelas são vilas sem muitos atrativos e que não valem muito a pena perder tempo por ali. O ideal seria tentar alugar um carro e em um dia e dar uma passada pelas três só para tirar o peso da consciência, rs.

 

Já em Abrolhos tem outro problema: os barcos não saem sem que um número mínimo de mergulhadores tenham feito reserva. E normalmente esse número mínimo só é atingido em feriados prolongados ou férias de janeiro. Então fique esperto pq as vezes eles te mandam o orçamento, fazem sua reserva e dizem que está tudo certo. Depois, se não conseguem arrebanhar mais gente, te ligam uns dias antes e cancelam sua reserva.

 

Qualquer dúvida, é só gritar.

 

Abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Cienfuegos,

 

Esqueci de te falar do link da ANTT. Antigamente esse site funcionava muito bem para mostrar as linhas e horários de ônibus entre cidades. Não sei se o site continua tão preciso, mas não custa tentar. Se vc não achar ônibus direto entre as cidades que está, procura as cidades grandes mais próximas. Segue o link: https://appweb.antt.gov.br/sgp/src.br.gov.antt/apresentacao/consultas/LinhasFazemSecaoDuasLocalidade.aspx

 

Abs

Lojudice

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Galera, seguindo a onda,

 

Estarei na Bahia em Maio e preciso definir o roteiro, já tinha planejado algumas coisas mas como recebi a notícia de que terei menos dias,

 

preciso enxugar algumas localidades, então gostaria que vcs me dessem dicas de lugares, apenas litoral, imperdíveis, Subindo, sentido nordeste pois sairei do ES,

 

Pra dar uma pincelada, eu sou fã de belas praias, gosto de badalação, trilhas, e detalhes históricos também me fascinam.

 

Tenho mais ou menos 10 dias pra conhecer o estado de todos os santos, por isso conto muito com vcs, viajarei até a noite pra economizar tempo.

 

Abraço a todos, De la vega.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá, Cienfuegos!

 

Legal o seu roteiro!

Fui dezenas de vezes pro Sul da Bahia, a última em julho/2010. Seguem minhas dicas:

 

- Cumuruxatiba é mais gostosa que Prado! E de lá saem passeios pra avistagem de baleias. Ah! Os barcos balançam muito e quando eu fui, a maioria das pessoas passaram muito mal! Consulte seu médico sobre o uso de remédio que minimizam os enjoos, tipo Dramim, etc.

- Em Cumuruxatiba alugue bikes e faça o passeio até a praia Barra do Cahy! Quando fizemos este passeio, demos uma caixinha pro sobrinho do cara que alugava as bikes e ele nos guiou na trilha! Maravilhosa!!!

- A estrada que liga Prado até Cururuxatiba estava horrorosa em julho/2010. Levamos 3h pra percorrer uns 40 km.

- Em Caraíva, informe-se sobre as trilhas pela praia até Trancoso ou até a praia do Espelho! Atente-se para as travessias de rios e a tábua das marés!

- Não perca tempo em Itacaré ou Ilhéus: a praia Taipús de Fora merece atenção especial! Piscinas naturais cheias de peixes multicoloridos!!!

- Se você irá de carro, se não estou enganado, o trecho de Itacaré até Taipús e depois até Barra Grande, só com 4x4! Informe-se! Por questão de tempo, se eu fosse você eu deixaria o carro em Itacaré e faria os passeis de jipe até Taipús.

Depois, retornaria pra Itacaré, depois Ilhéus e seguiria viagem pro litoral Sul da Bahia.

- A Ponta do Corumbau mereceria uma passadinha...!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...