Ir para conteúdo

PN do Caparaó/ES - Perguntas e Respostas


mariokn

Posts Recomendados

  • Membros

Fala, Demunno.

Eu fui em setembro. A mínima foi em torno de 8 graus. Lá no pico faz uma ventania danada e isso faz a sensação termica piorar.

Vai preparado pq em junho/julho é muito mais frio.

 

Se vc vai com intenção de fazer a travessia não terá muito problemas quanto as roupas pois acredito que estará carregando tudo mas no meu caso, que fiz um bate-volta apenas com uma mochila de ataque, segui um conselho de um camarada.

A gente costuma usar muita roupa a acabamos suando bastante apesar do frio. Chegando lá em cima bate aquele ventão e com o corpo suado, é fria! Recomendaram eu levar uma camiseta seca e chegando lá, que fizesse a troca pela suada.

Levei mas a princípio relutei pois estava muito frio e haja coragem para tirar a roupa. Assim que troquei a camiseta e voltei a me agasalhar, melhorou bastante, muito mesmo. Foi uma dica legal que eu não conhecia.

 

Outra coisa, vc vai escutar gente falando, matérias escritas que pelo ES, por ser uma trilha mais curta, dá para fazer em 2,5/3h. Saí 1:30h do camping Casa Queimada, onde a trilha começa. Fui num rítmo bom e sem parar. Cheguei no pico as 5:00h. Considere bem a hora que pretende começar a caminhada.

Se vcs arriscarem ir no feriado de Corpus Cristi, verei se tb posso ir.

Bom passeio.

 

Mario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Vcs viram a revista Terra deste mês, maio/2004, no. 145.

Saiu uma materia bem completa justamente sobre o Pico da Bandeira. Eu assino a Terra há um bom tempo, desde o tempo que não havia outras revistas tão boas com dicas sobre esse mundão afora.

Há uns 7 anos saiu uma matéria sobre o PB mas enfocando apenas a trilha por Caparaó. Nesta reportagem há uma foto feita pelo Araquém Alcântara (fotógrafo super conceituado em matéria de fotos na natureza) que acabou virando o cartão postal do Pico da Bandeira. Pelo menos eu já vi essa foto em varias revistas e exposições.

É uma foto feita a noite, com uma pessoa de costas, com todo o relevo a frente e a neblina nos vales, show. Essa pessoa é justamente um cara chamado Rui (tem uma pousada dele em Caparaó, pousada do Rui). O cara conhece tudo por lá, gente finíssima.

A Terra foi mudando de cara e o enfoque dos temas tb. Atualmente é raro encontrar reportagens como essa sobre o Pico da Bandeira.

Até mais.

 

Mario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aí Mario,

 

em termos de comida eu não vou levar nada que pese muito, ou seja, tô pensando levar coisas simples que não estraguem fácil como algumas frutas, chocolate, pão integral. Tem alguma sugestão de alimentos ideais??? O problema será o frio, pois uma comidinha quente ia bem....pra esquetar um pouco, acho que vou levar uma garrafa de vinho, pelo menos ajuda a manter tb um pouco a temperatura, tô certo?

 

Outra coisa, sabe de um impermeabilizante bom que eu possa comprar??

 

De resto agora é só esperar o dia. Vou tentar essa semana ligar no parque novamente, pois ainda não consegui.

 

 

 

Pra galera em geral, quem quiser encarar a trilha pelo lado Capixaba, fica o convite, aviso que estou partindo de Vitória no dia 01 de Julho a tarde.

 

Abraço, Valeu!

 

DEMUNNO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu sou de Belo Horizonte e estou entrando neste mundo agora. Meu irmão já foi até o Pico da Bandeira e eu tenho bastante interesse neste percurso. Estou pensando em ir até Vitória de trem (BH - Vitória) e depois até Dores do Rio Preto. Sair pelo lado mineiro e voltar pra minha cidade. Estou cheio de dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem.

 

Qual a exigência física para o que penso fazer?

É viável ir sozinho?

Onde posso encontrar informações de preços?

 

Se alguém souber mais ou menos em quanto este passeio ficaria, me avise. Agradeço à todos!

 

Marcelo Maciel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí Amiko, blz?

 

bom o que eu puder te ajudar estrei fazendo, inclusive porque estarei subindo pela primeira vez o pico da bandeira pelo lado capixaba.

 

Por enquanto estarei indo sozinho e não vejo problemas nisso, claro que seria melhor ir em dois ou mais pessoas, mas sozinho tb vale.

 

Em termo de frio, a época escolhida por vc e por mim tb, de acordo com o que li e informações da galera que participa do fórum, é muito frio lá, temperaturas muito baixas, tem que se preparar.

 

Fisicamente é necessário um bom condicionamento. Eu particularmente estou caminhando e correndo todo dia na praia e pretendo em Junho fazer alguns exercícios numa academia.

 

Vou te dar um endereço que vale apena e lá vc terá mais informações ainda sobre o assunto: www.portaldocaparao.hpg.ig.com.br

 

De mais estamos aí para mais dúvidas. Ah, estarei indo entre 01 e 04 de Julho.

 

Um Abraço

 

DEMUNNO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

e ai AMIKO... se ta ligado que de trem pra Vitoria demora em torno de 13 horas de viagem hehehe.... mas a passagem é mais barata do que a de onibus... se caso vc for de onibus nao vá com a SAO GERALDO (lixo... e quebra no meio da estrada)tinha duvidado dessa sugestao e me estrepei hehehe pode ser que vc tenha sorte!!!

 

na questao de condicionamento fisico vai precisar,(na revista terra ta dizendo que o caminho pelo lado capixaba é assustadoramente íngreme hehehe) e tem que pensar que alem da subida tem o mochilao nas costas...

 

 

Louco!?

Sim!

A loucura é o apice da minha felicidade!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

citação:

Fala, Demunno.

Eu fui em setembro. A mínima foi em torno de 8 graus. Lá no pico faz uma ventania danada e isso faz a sensação termica piorar.

Vai preparado pq em junho/julho é muito mais frio.

 

Se vc vai com intenção de fazer a travessia não terá muito problemas quanto as roupas pois acredito que estará carregando tudo mas no meu caso, que fiz um bate-volta apenas com uma mochila de ataque, segui um conselho de um camarada.

A gente costuma usar muita roupa a acabamos suando bastante apesar do frio. Chegando lá em cima bate aquele ventão e com o corpo suado, é fria! Recomendaram eu levar uma camiseta seca e chegando lá, que fizesse a troca pela suada.

Levei mas a princípio relutei pois estava muito frio e haja coragem para tirar a roupa. Assim que troquei a camiseta e voltei a me agasalhar, melhorou bastante, muito mesmo. Foi uma dica legal que eu não conhecia.

 

Outra coisa, vc vai escutar gente falando, matérias escritas que pelo ES, por ser uma trilha mais curta, dá para fazer em 2,5/3h. Saí 1:30h do camping Casa Queimada, onde a trilha começa. Fui num rítmo bom e sem parar. Cheguei no pico as 5:00h. Considere bem a hora que pretende começar a caminhada.

Se vcs arriscarem ir no feriado de Corpus Cristi, verei se tb posso ir.

Bom passeio.

 

Mario

 

aí, estou indo prá lá no dia 11 de junho, e gostei muito das dicas de vcs, espero encontrar alguem por lá. sou de Cachoeiro. vamos tentar subir o pico da bandeira e do cristal... até lá.

 

nanal

 


id=quote>id=quote>
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala galera,

 

Estarei indo subir o Pico da Bandeira no feriado de Corpus Crist como estarei indo com minha esposa (que já é do ramo) e mais um casal de amigos novatos no trekking e montanhismo, estarei indo pelo lado capixaba, pois lá tem água quente. A minha dúvida é a seguinte: da casa queimada até o pico estive lendo que são só 4500 m então me pergunto se vale a pena viajar 800 km para caminhar 8 km, agora eu pergunto, a trilha vale a pena, tem um certo grau de dificuldade principalmente à noite ou é muito tranqüilo.

 

Desde já agradeço a atenção

 

Valeu

 

Até +

Everaldo

---------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Fala, Everaldo.

Eu só subi o pico da Bandeira pelo lado capixaba. Encontrei pessoas que subiram pelos 2 lados e é unanime que a trilha pelo lado capixaba é mais atraente.

Realmente é mais curta que pelo lado mineiro, Caparaó, porém dizem que é um pouco mais ingreme. Eu achei bastante tranquila.

A estrutura para camping é nova e excelente, inclusive havia chuveiros com aquecedores a gás.

 

Mario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...