Ir para conteúdo

Cambará do Sul Mil grau - Itaimbezinho e Fortaleza num único dia


Posts Recomendados

  • Membros

Esse é um relato para incentivar as pessoas que estão em dúvida das possibilidades de curtir uma cidade toda num único dia.

Estive em Cambará do Sul como parte de uma viagem que iniciou-se em Marília/SP, passou por Ponta Grossa/PR, Cambará do Sul/RS, Porto Alegre/RS, Imbituba/SC e Bombinhas/SC.

O objetivo era chegar na cidade, dormir, desfrutar o máximo possível dela em um dia, descansar e seguir até um congresso em Porto Alegre.

Chegamos à cidade às 23 horas e nos hospedamos na Pousada Corucacas, na zona Rural de Cambará do Sul, mas bem próxima do centro. 85 reais a diária do quarto de solteiro (54-3251-1123).

Tivemos que deixar a pousada no outro dia de manhã pois eles só tinham diária para aquele dia que dormimos, no dia seguintes eles receberiam uma excursão de estudantes. Assim, no dia seguinte, acordamos relativamente tarde e saímos apenas às 10 horas para começar a caminhada.
Optamos por começar pelo Itaimbezinho, mas todos na cidade nos diziam que, com apenas um dia, deveríamos conhecer o Fortaleza, o mais bonito de todos.

Não dá pra descrever o Cânion, é coisa de outro mundo, fizemos as duas trilhas principais, sem guia, a Trilha do Cotovelo (6,3 km ida e volta, todo plano) e a Trilha do Vértice (1,4 km ida e volta bem tranquilo).

Há uma terceira trilha, a trilha do rio do boi, por baixo, feita apenas com guia, começando em outra cidade. Quando estive no topo do itaimbezinho e vi o rio do boi ali embaixo, senti sorte por não estar lá fazendo aquela trilha, no outro dia, descansado, fui embora com a promessa de voltar pra fazer ela.

Depois disso almoçamos Doritos (sim, doritos) no carro, compramos uma água num posto e seguimos pro Cânion Fortaleza.
Realmente o cânion é mais bonito que o itaimbezinho, não sei dizer porque, acho que é pela vertigem que causa os paredões. 

Fizemos as duas trilhas principais, Trilha do Mirante (3,4 km ida e volta, só subida, dificuldade média mas vale muito a pena) e Trilha da Pedra do Segredo (2,4 km ida e volta, você atravessa por cima da cachoeira num momento que dá pavor mas é bem legal), esse cânion é um pouco menos sinalizado mas sempre tem um adolescente na sua frente fazendo tudo rapidinho, é só seguir a molecada.

Chegamos destruídos à portaria do Cânion Fortaleza às 18:30 (a saída é até 19 horas), joguei meu tênis fora na pousada depois disso.

Jantamos o rodízio de truta no Casarão Galeteria, unanimidade na cidade e na internet, 70 reais o rodízio.

Nos hospedamos na Pousada Encanto da Serra, 80 reais a diária do quarto de solteiro (54-3251-1043).

Cambará do Sul é uma cidade muito acolhedora, as pessoas te dão informação antes de pedir, têm muito orgulho do seu turismo e tratam absurdamente bem seus visitantes. Porém, mesmo os moradores da cidade não acreditavam que fizemos os dois cânions no mesmo dia apesar de termos começado nosso passeio apenas às 10 horas (se tivéssemos madrugado então, começado às 8, horário de abertura dos parques, talvez ainda fizéssemos umas terceira trilha lá no cânion Fortaleza).

Creio que o fórum mochileiros está repleto de relatos sobre cambará do sul e muitos foram úteis para construir meu roteiro. Este relato busca apenas passar algumas coisas básicas e tenta colaborar com algumas dicas:

1. Se pergunte primeiro se você precisa mesmo levar uma mochila na trilha. Parece uma boa ideia mas depois da 3a trilha com mochila nas costas ela atrapalha muito mais que ajuda. Você precisa de um repelente, protetor solar, garrafa de água e celular/máquina fotográfica. Todo o resto você pega no carro na volta.

2. Duas pessoas da cidade nos apressaram pois pegaríamos serração no cânion fortaleza às 15 horas, eu achei elas loucas, porque tava um sol de rachar, e realmente não vimos nenhum sinal de nuvem por lá. Entendo que o cânions têm sua própria previsão do tempo mas, pelo menos no meu caso, se o sol tá torando em cambará, vai tá torando nos parques.

3. O que eu percebo de relatos de trilhas na internet é que se tá escrito que a trilha é fácil, então ela é média; se tá escrito que ela é média, então ela é difícil, e se está escrito que ela é difícil, ela é difícil pra cacete. A trilha do mirante assusta quando você vê até onde você vai, ela é média pela altura que você sobe, mas não desista, faça até o fim porque vale muito a pena.

4. Sempre que você ler que precisa de 3 dias pra conhecer um lugar mas só tem 1, acorde cedo, coma bem e encare, dificilmente você irá se arrepender. 

5. Quando montei meu roteiro li "cambará do sul: lugar lindo sem estrutura". Na moral, sem estrutura é fazer as necessidades no mato. Cambará tem estrutura sim, tanto em hotelaria como nos parques dos cânions, o itaimbezinho é muito bem sinalizado, tem bebedouros, banheiros, etc. O Fortaleza é menos sinalizado, mas ainda tem banheiros e, como disse, sempre haverá um adolescente apressado na sua frente pra você seguir.

6. Nenhum dos parques cobram entradas.

7. Dizem que o período de visitação bom é o inverno, adorei ir no verão, mas faríamos o itaimbezinho num dia e o fortaleza no outro, porém choveria no outro dia, então fizemos os dois cânions no mesmo dia. entendo que o inverno é melhor porque não chove por muitos dias seguidos, mas o frio também não deve ser mole, foi ótimo fazer as trilhas vestindo roupa leve.

8. Há um reforço positivo por parte dos donos de hotéis no sentido de se contratar guia para realizar os passeios, mas é perfeitamente possível fazê-los sem guia (exceto o do rio do boi e, quando você está lá em cima no itaimbezinho e vê o percurso do rio do boi, entende porquê). O itaimbezinho é bem fácil e bem sinalizado nesse sentido, na trilha da pedra do segredo apenas, no fortaleza, empacamos no trecho em cima da cachoeira mas, como disse antes, uns adolescentes apressadinhos logo nos alcançaram e passaram com facilidade pelas pedras da cachoeira sinalizando nosso caminho.

Estou disponível para dúvidas!

IMG_0286.JPG

IMG_0216.JPG

IMG_0204.JPG

IMG_0183.JPG

IMG_0093.JPG

IMG_0059.JPG

IMG_0013.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...