Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Relato de Viagem a Los Roques - 17/09 a 26/09/2010

Postado
  • Membros

Relato de Viagem a Los Roques

Período: 17/09/2010 a 26/09/2010

A vida no paraíso não é difícil para nós turistas mas, como tudo que é bom dura pouco, está difícil retornar a rotina do trabalho depois de incríveis oito dias num paraíso tal qual um papel de parede que vem no Windows. Pois bem, vamos lá:

PREPARAÇÃO

Como muitos sabem, é indispensável a troca de informações e leitura de fóruns de duas ótimas comunidades brasileiras: http://www.mochileiros.com e http://www.orkut.com (Comunidade Los Roques, Venezuela). A riqueza de dicas é incrivelmente vasta desde para aquele viajante que pretende viajar com o espírito mochileiro, de ir se acertando no caminho como para aquele mais tradicional, que quer deixar tudo organizado com o máximo de antecedência.

No meu caso optei pelo tradicional. Fechei todo o meu pacote com o Fábio Blinder (http://www.venebrasil.com). Deu tudo certo, ele é uma pessoa muito atenciosa e prestativa. Porém, senti um pouco a (falta de) presença dele no decorrer da viagem, o que vou explicar melhor mais pra frente.

As passagens aéreas internacionais foram todas com milhas da TAM e o trecho Caracas/LR/Caracas foi pela Chapi Air.

Em oito dias, a viagem foi organizada da seguinte forma:

17/09 – Saída de Brasília

18/09 – Chegada em Caracas às 4:30

18/09 – Saída para Los Roques às 6:30

18/09 a 22/09 – Hospedagem no veleiro Turpial

22/09 a 25/09 – Hospedagem na pousada Guaripete (neste período fiz 03 dias de mergulho com 06 imersões pela Ecobuzos)

25/09 – Saíde de Los Roques

25/09 – Pernoite em Caracas

26/09 – Saída para o Brasil

Sobre o câmbio, fiz a troca com o Miguel (indicado no mochileiros.com) no aeroporto por 7.5BsF. Na ilha vi variações entre 7.6BsF a 7.9 BsF.

1º DIA – A caminho de Los Roques

Após uma saída conturbada de Brasília (com direito a perder o vôo), embarcamos em São Paulo no horário previsto. Dentro do avião, pronto para a decolagem, recebemos uma notícia desagradável que teríamos que voltar por problemas de comunicação da aeronave. Resultado, o vôo atrasou 01 hora e logo, as 02 horas que teríamos para fazer a imigração, retirar bagagem, fazer o câmbio e o check-in na Chapi Air ficou bem reduzido.

Viajei na madrugada um pouco preocupado por causa do horário (não bastasse perder o vôo em Brasília). A nossa sorte foi que deixei combinado com o Miguel, que precisaria fazer o check-in na Chapi Air e só depois faria o câmbio, tudo por conta do prazo curto que teríamos.

Eram 06:15 da manhã e tínhamos acabado de pegar a nossa bagagem. Saímos em disparada e estava lá um funcionário do Miguel com uma plaquinha com meu nome (alívio!). Logo perguntei sobre o vôo da Chapi e ele me disse que o Miguel já tinha entrado em contato com o pessoal e disse que estávamos a caminho. Ou seja, o que foi acordado com o Miguel era somente o câmbio e ele nos fez um imenso favor em nos levar até a Chapi, nos levar para pagar as taxas e só nos largou na porta de embarque.

Aqui entra a observação que comentei sobre o Fábio Blinder no início do relato. Creio que se não fosse pelo Miguel, teria perdido o vôo da Chapi e a dor de cabeça seria muito maior. Não há nada nem ninguém da Venebrasil a quem poderia recorrer ali na hora para resolver algo de imediato, caso precisasse. Enfim, deu tudo certo e cerca de 1 hora depois estávamos aterrisando em Los Roques.

Chegando ao destino, o capitão Massi nos esperava e imediatamente nos levou para o Veleiro, onde ficamos até o dia 22/09.

1º ao 4º DIA – Veleiro Turpial

O veleiro Turpial é uma embarcação que apesar de ser da década de 70, está em ótimo estado de conservação. Pode ser que tenha veleiros mais estruturados, mas o Turpial não deixa a desejar. Ainda mais com o carisma e ótima prestação de serviço do capitão Massi e sua esposa Fanny, tivemos também o prazer de conhecer o irmão dele, Leo, que estava passando um tempo com eles em Los Roques.

Uma boa estadia no veleiro depende completamente do clima. Nestes quatro dias tivemos altos e baixos por conta do tempo não estar favorável. Acreditem, pegamos dias nublados e chuvosos em Los Roques. Os dias que fizeram sol, mormaços e bons ventos, foram incríveis. Porém, os de chuva nos deixaram bastante ociosos, sem poder fazer nada e nem velejar para outro ponto.

Sobre as refeições, simplesmente perfeitas. Sempre com pescado fresco, o Capitão Massi realmente é um verdadeiro chef. No veleiro, come o que se pesca e um dia os peixes não colaboraram e fizemos uma refeição vegetariana. Pasmem! O carpaccio de abrobinha e o macarrão com berinjela estavam fantásticos. E olha que não sou o maior fã de verduras. De sede e de fome realmente não dá para morrer no veleiro.

Creio que o bom proveito de todas essas maravilhas tem um contra ponto. Ficar no veleiro não é para qualquer um. Por quê? Você não tem tanta privacidade, vai conviver em um espaço pequeno por alguns dias com várias pessoas, então é importante ter boa companhia, os banheiros não são confortáveis e o banho (ah, o banho!) é no bom estilo marinheiro: cai no mar, sai da água, ensaboa, cai na água e passa uma ducha rápida para tirar o sal (ou não!). Água doce é preciosa na embarcação. Por exemplo, eu realmente esqueci da vida, não usei nem chinelo. Ou estava de sunga ou estava de bermuda e sem cueca, bem largado no paraíso (mas sempre com higiene, ok?).

Resumindo, vamos aos pontos positivos e negativos:

Positivos – liberdade de ir e vir (se o tempo colaborar), acordar as 5h da manhã e ver o pôr-do-sol e lavar o rosto no marzão do caribe, realmente não tem preço. Velejar tranqüilo, sem pressa, curtir noites bem estreladas, comer muito bem e ter uma praia só para você depois que os últimos turistas foram embora às 17h, fantástico.

Negativos – se o clima estiver ruim, nem pense em ficar no veleiro, pois além da chuva, os mosquitos atacam com força dependendo do local que estiver atracado. Tivemos falta de gelo para a cava (isopor) e no veleiro não tinham cadeiras de praia e somente um guarda-sol para 04 pessoas (é pouco).

Conclusão: não recomendo ficar mais do que quatro dias em um veleiro, pois apesar de ser muito bom, o clima das pousadas em Gran Roque também vale a pena com a possibilidade de ter contato com várias pessoas diferentes, etc. E me faço uma pergunta aqui no final: Voltaria a Los Roques e ficaria num veleiro? Sem sombra de dúvida sim, desde que teria a certeza que o clima vai estar bom e que a companhia seja de amigos e no máximo quatro dias.

4º ao 8º DIA – Pousada Guaripete e Ecobuzos (mergulho)

Depois do último dia no veleiro, que foi chuvoso e em tom de despedida, pisar em terra firma deu uma injetada de ânimo bem forte na nossa viagem. Chegando na pousada, fomos calorosamente recebidos pela Fabíola e pelos brasileiros que conhecemos antes de viajar na comunidade do Orkut e Mochileiros.com (abraços para Marcelo e Fernanda, Débora(dora) e Juliano).

A pousada Guaripete é simplesmente fantástica. Além de aconchegante e simples, mas com boas acomodações, lá se come excessivamente bem ao ponto de recursarmos alguns pratos por não agüentarmos mais. Éden, o cozinheiro e a Fabíola, a gerente, são muito, mas muito receptivos. Parecem amigos de longa data.

Os dias em terra firme se resumiram em mergulhos pela manhã e praia à tarde. No nosso caso fechamos um pacote de meia pensão, pois estaríamos ocupados fazendo mergulho com a Ecobuzos e aproveitamos a viagem para eles nos largarem em alguma ida e no final do dia alguma lancha nos buscar na praia conforme combinado pela manhã.

A noite, sempre depois da janta (e que janta!), descansávamos e íamos ao Aquarena. Numa noite tinha até DJ, dançamos e bebemos à beça. Foi muito bom, nas outras noites foram mais relax. O lugar é muito agradável, um lounge na areia, resumindo.

Não vou relatar os passeios às ilhas/cayos, pois é cada uma mais paradisíaca que a outra e muito já se falou por aqui. Tenho como sugestão/dica fazer mergulhos em Los Roques. Se possível, com o curso certificador feito aqui no Brasil. Fiz um pacote de 06 mergulhos, mas acho que 04 são o suficiente. Mesmo para aqueles que não querem fazer o curso no Brasil, faça pelo menos um dos pacotes com um mergulho. Eles dão uma mini-aula com instruções básicas, etc. Vale a pena, mas não te dá nenhum certificado de mergulhador. A paisagem submarina é o outro lado do paraíso de Los Roques. Recomendo a Ecobuzos de olhos fechados. São muito bons no que fazem.

8º e 9º DIA – Volta para o Brasil

A volta ao Brasil foi menos problemática. O único pesar era a despedida daquela paisagem e das pessoas que nos confortaram tão bem durante uma semana. O tempo, graças a Deus, não passa em Los Roques e estes oito dias passaram muito devagar. Fui embora sem ter nenhuma saudade do Brasil, e querendo ficar tranquilamente mais uma semana. Mas... a realidade é outra!

Tivemos que pernoitar em Catia La Mar/Maiquetía, pois o vôo da TAM eram as 09 horas da manhã de domingo. Ficamos hospedado no hotel Catimar. O lugar é bem estranho, os restaurantes na redondeza, idem. Ou seja, ali é pra chegar, dormir, acordar e pegar o beco.

Na volta, é interessante chegar com pelo menos 03 horas de antecedência. Não sei do que o Chávez tem medo, mas tivemos que passar por três revistas, sendo duas com raios-X, antes de embarcar no avião.

CUSTOS

A viagem do casal, indo e voltando com milhas da TAM, ficou entre R$5.000,00 e R$5.500,00. Nestes valores inclui tudo, desde a taxa de Los Roques a uma cerveja no Aquarena. Não foi a viagem mais barata para Los Roques, porém foi bem completa, aproveitamos o máximo. Com certeza dá para se gastar na faixa de R$4.000 a R$4.500,00 o casal. Depende das escolhas.

CONCLUSÃO

Esse foi um breve relato da nossa viagem ao caribe venezuelano. Espero que gostem e qualquer dúvida é só postarem que tento ajudar na medida em que for lembrando.

Grande abraço!

Daniel e Marcela

Fotos: http://picasaweb.google.com/danieljunqueira/LosRoques2010?authkey=Gv1sRgCI3OkPzs5aeMjgE&pli=1&gsessionid=qwuKaARAuU8kXAmL6YLlSw#

Vídeo:

Editado por Visitante

• Respostas 29
  • Visualizações 10.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Quando estive lá em janeiro de 2009, meu marido fez um treinamento para mergulhar com cilindro. Eu tenho o curso.

Foi uma manhã com aula de video, apresentação dos equipos e de tarde fez a primeira imersão. ::cool:::'>

De lá já saímos para o mergulho!

Não há complicação nenhuma quanto ao idioma, pelo menso não sentimos essa dificuldade.

Se não tiver o curso, faça isso também, pelo menos você vai mergulhar com cilindro, com segurança e não perderá tanto tempo tendo que fazer o curso.

E convenhamos, ir ao Caribe e não mergulhar não rola né...tem que aproveitar que está por lá!

:wink:

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Sensacional esse lugar!

Você acha que dá pra conhecer em menos tempo? vc ficou 9 dias.. em menos de 1 semana dá?

Abraços

Postado
  • Autor
  • Membros

Gi,

Na verdade em Los Roques fiquei 08 dias. Acho que no mínimo 05 dias em Los Roques dá. Considere pelo menos mais uns 02 dias de viagem de avião e pernoite em Caracas. Vira e mexe bate uma vontade de voltar pra lá, mas eu penso que o mundo é muito grande e não pretendo repetir lugares. Mas que é difícil é... quem sabe uma oportunidade de fazer uma viagem menor pra lá... hehe.

ABçs!!!

Postado
  • Membros

Olá Daniel!!!

Obrigado pelo relato, video, etc....

No entanto gostaria de umas dicas práticas:

* Quanto pagaste por mnergulho??? e o Batismo??? Em Dolares ou em Bolivares Venezuelanos?? Qual a taxa...melhor no aeroporto??

* Quanto custou o pacote de veleiro para vcs 2 (4 dias, né?)?? valeu mesmo a pena???

* Qual o valor da diaria para o casal na Pousada que vcs ficaram???

* Sabes me dizer se existe alguma marina em Los Roques, pois pretendo ver a possibilidade de ir a Bonaire de veleiro, como parte da tripulação dividindo tarefas e despesas....nao como hóspede...pois ja velejo no Brasil

*Tenho meu proprio material de mergulho e gostaria de levar parte dele....vale a pena??

Estou indo em março (10 a 19...bom tempo por lá???)

Brigaduuuuuuuuu.... Saude e Paz em 2011 para vcs!!! Marcelo Ferrari (marceloferrari13@hotmail.com)

Postado
  • Autor
  • Membros

Beleza Marcelo!!!!

* Quanto pagaste por mnergulho??? e o Batismo??? Em Dolares ou em Bolivares Venezuelanos?? Qual a taxa...melhor no aeroporto??

Mergulho ficou em 270U$D (06 imersoes + aluguel de equipamento. Tudo é feito em dólares. No aeroporto ou em LR tanto faz, encontra taxas equivalentes.

* Quanto custou o pacote de veleiro para vcs 2 (4 dias, né?)?? valeu mesmo a pena???

Veleiro ficou em 160U$D ou 180U$D a diária, não me lembro exatamente. Seguindo as dicas do meu relato, com certeza vale a pena.

* Qual o valor da diaria para o casal na Pousada que vcs ficaram???

Pousada com 1/2 penão foi 60U$D.

* Sabes me dizer se existe alguma marina em Los Roques, pois pretendo ver a possibilidade de ir a Bonaire de veleiro, como parte da tripulação dividindo tarefas e despesas....nao como hóspede...pois ja velejo no Brasil

Essa vou ficar devendo.

*Tenho meu proprio material de mergulho e gostaria de levar parte dele....vale a pena??

Se tiver disposição pra carregar na mala, pode levar. Levei só máscara e snorkel mesmo.

Estou indo em março (10 a 19...bom tempo por lá???)

Lá não tem tempo ruim!!!!

Postado
  • Membros

Marcelo,

Qual seu material de mergulho? Máscara, nadeira, snorkel, neoprene...cilindros???

Lembre-se que para LR tem um limite de bagagem inferior ao normal, não lembro ao certo, mas acho que deve ser de 10 kg...

Alguém lembra?

Postado
  • Autor
  • Membros
Marcelo,

Qual seu material de mergulho? Máscara, nadeira, snorkel, neoprene...cilindros???

Lembre-se que para LR tem um limite de bagagem inferior ao normal, não lembro ao certo, mas acho que deve ser de 10 kg...

Alguém lembra?

Bem lembrado Carol. O limite é 10kg por passageiro mesmo. Eu acho que só o kit básico de máscara, snorkel e nadadeiras é o suficiente.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olá... Eu sei que esse relato já tem quase dois anos, mas é que estou indo esse ano a Los Roques e tb irei ficar na pousada Guaripete... Como eu e meu marido somos mergulhadores e pretendemos mergulhar todos os dias, tb fechamos o pacote com apenas meia pensão... Mas estou morrendo de medo quanto a isso!!! Depois da operação de mergulho, eles deixam a gente em alguma ilha? Eles que escolhem a ilha, como é? E para nos buscarem depois? Como contratar uma lancha para nos buscar? E vcs levavam alguma coisa para comer e beber? Nada de barraca para se proteger do sol? Por causa dessas coisas estou quase mudando para pensão completa, mas antes queria uma ajuda com essas dúvidas... Vcs podem me ajudar? Brigadão!!! Vanessa.

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá... Eu sei que esse relato já tem quase dois anos, mas é que estou indo esse ano a Los Roques e tb irei ficar na pousada Guaripete ...... mudando para pensão completa, mas antes queria uma ajuda com essas dúvidas... Vcs podem me ajudar? Brigadão!!! Vanessa.

Eaí Vanessa, tudo bem?

Realmente já tem um tempo mas recordar é viver. Vamos lá, quando fiquei por lá lembro que a meia pensão não foi problema. Dá pra fazer uma logística com o barco de mergulho e a lancha da pousada. Basta combinar em qual cayo vai querer ficar e combinar um horário de regresso. No nosso caso, tinham uns brasileiros na pousada que a gente combinou de eles ficarem com nossa cava e guarda-sol pra gente se encontrar mais tarde.

Acho que dá pra fazer tranquilo. Nos dias que não forem mergulhar e só curtir a vida mesmo, talvez valha a pensão completa.

Bateu uma saudade...

Grande abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.