Ir para conteúdo

Munique - Liubliana - Budapeste - Cracóvia - Praga - Dresden - Berlim: Maio/2019


Posts Recomendados

  • Membros

Finalmente! Depois de imprevistos, mudanças de planos e quase desistência: comprei minhas passagens!

Primeira viagem à Europa e a ideia é mais ou menos o rolê abaixo, mas acho que tem uma folga até para incluir algum lugar no caminho.

06/05 - SP / Madrid / Munique

07/05 - Chegada em Munique as 11h30

08/05 - Munique 

09/05 - Munique 

10/05 - Munique 

*aqui a primeira dúvida se pego um ônibus noturno ou diurno (viagem de aprox. 5h30)

11/05 - Liubliana (castelo Predjama?)

12/05 - Liubliana (passeio em Bled)

13/05 - Ida para Budapeste de ônibus (viagem de aprox. 6h10)

14/05 - Budapeste

15/05 - Budapeste

16/05 - Budapeste

17/05 - Budapeste

*ônibus noturno (sei q não é a coisa mais confortável do mundo, mas eu tenho bastante facilidade de dormir em viagens e apenas neste trecho acho que não irá matar) (viagem de aprox. 7h20)

18/05 - Cracóvia

19/05 - Cracóvia (auschwitz)

20/05 - Cracóvia (minas de sal??)

21/05 - Ida para Praga de trem (viagem de aprox. 6h15)

22/05 - Praga

23/05 - Praga

24/05 - Praga

25/05 - Praga

26/05 - 30/05 - Viagem de bike ao longo do Rio Elba chegando em Dresden

31/05 - Dresden

01/06 - Ida para Berlim de ônibus (viagem de aprox. 2h30)

02/06 - Berlim

03/06 - Berlim

04/06 - Berlim 

05/06 - Berlim

06/06 - Berlim / Madrid / SP

Por favor, pessoal, qualquer opinião ou dica será muito bem-vinda! Inclusive de possíveis bate-voltas a partir dessas cidades, já que o roteiro está relativamente tranquilo (mas também não curto muito correria louca) ou incluir mais alguma que valha muito a pena (Salzburgo? Viena? Bratislava? Ceský Krumlov? Kutná Hora?)

Sobre os deslocamentos entre cidades, pesquisei tudo no site goeuro e estas opções se mostraram as mais práticas/viáveis.. é uma boa comprar por este site mesmo ou existe opção melhor?

**Alerta perguntas bobas de principiante** Consigo facilmente fazer câmbio próximo das estações / rodoviárias ao chegar nas cidades que não utilizam euro como moeda? Algum cuidado que devo tomar? Consigo comprar um chip de celular que funcionará em todos esses países? Qual indicam?

Dicas de hostel e lugares nestas cidades (botecos, restaurantes-nada-chique-por-favor!, feirinhas). Amo vida cultural, alternativa, natureza, botecagem (balada não..), história e cultura local.

Mil vezes obrigada!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Karen, fiz meu mochilão em maio do ano passado, fui para quase todas as cidades que você citou, só não visitei infelizmente Ljubliana e Munique. Fiz todo o trajeto de ônibus, pela Flixbus, e foi super de boa, tirando uma atraso em Budapeste, mas que não interferiu em nada. Usei o GoEuro pra achar os horários e comparar preços também.

Meu primeiro destino foi Cracóvia, e a cidade é linda, 3 dias lá está de bom tamanho, Auschwitz vale a visita, agende sua visita com antecedência. O câmbio eu fiz em uma casa de câmbio no centro, cotação muito boa, evite de trocar na rua ou em rodoviária/aeroporto, troque o necessário para o dia que chegar, para pegar trem ou ônibus, comer algo, essas coisas. A casa de câmbio que fui chama Grosz, fica na rua Sławkowska 4, pertinho da praça centralFiquei num Hostel chamado Greg&Tom Beer House Hostel, mas não gostei, muito barulhento, mas foi uma opção errada minha, já que fui pra turistar e não para curtição e o hotel era um Hostel Party. Bares legais lá tem o Alchemia e o Singer (as mesas são aquelas máquinas de costura antiga), para comer um lugar bom é a Plac Nowy, onde você pode comer as famosas Zapiekankas, é tipo uma pizza no pão nosso. O Pod Wawelen é um restaurante que fica na praça central, mais bonitinho mas muito bom, vale a pena para uma janta ou almoço lá, já que a cotação para nós é vantajosa, na época que fui, tava quase 1 pra 1. Na praça também funciona uma feirinha de artesanatos.

Depois fui para Budapeste, fiz o trajeto de dia msm, não gosto de viajar a noite, pois não durmo e depois ia ficar muito cansativo, além de que ia chegar no destino muito cedo e nem poderia fazer o checkin no hostel. 4 dias lá será perfeito, a cidade é bem maior que Cracóvia, dará para ver muita coisas em 4 dias. Fiquei no Avenue Hostel, na Oktogon Ter, super indico, hostel muito bom, um dos melhores que já fiquei. Lá troquei dinheiro na Correct Change, fica na avenida que cruza a Oktogon Ter, do hostel, achei o câmbio vantajoso também. Um lugar que não pode perder se gosta de comer e cerveja é o Szimpla Kert, é o Ruin Bar mais famoso de lá. Não deixe de ir também ao Bastião dos Pescadores e a Igreja de Matias, fui lá no por do sol, o lugar é lindo e a vista para o Danúbio e o parlamento espetacular, juntando com uma dupla tocando violino, a experiência foi incrível.

Depois de Budapeste fui para Bratislava e adorei, fiquei 2 dias lá, e para mim, foi o melhor destino do meu mochilão, a cidade é linda e barata, apesar de ser Euro, uma pint lá sai menos de 2,5 euros. Dois lugares que indico lá, é o Slavi War Memoria, pelo monumento e mais ainda pela vista da cidade, outro lugar é o próprio centro, andar sem rumo lá é o mais legal. Dá para fazer bate e volta de Budapeste mas indicaria passar uma ou duas noites lá. Fiquei no Hostel Blues, ele é ok, indico pelo preço e localização. Dois lugares bons para comer são o Slovak Pub e o Flag Ship.

Eu ia fazer um bate e volta para Viena mas infelizmente não consegui ir, tive que cortar um dia e resolvi tirar Viena do mochilão. 😢

Continua...

Link para o comentário
  • Membros

Próximo destino foi Praga, fiquei 3 dias e consegui ver muita coisa. Sempre esperei muito para conhecer Praga, acho que por causa dessa expectativa, minha impressão de lá não foi à altura, esperava mais, mas a cidade não deixa de ser linda e tem muita coisa boa. Lá fiquei no Advantage Hostel, meio distante do centro, mas dá para ir a pé, hostel muito simpático e simples. Fiz o câmbio na Exchange, fica na rua Kaprova, bem no centro, do lado da praça central. Siga o canal Prague Honest Guide no Youtube, muito bom, eles dão muita informação sobre a cidade, ciladas para evitar, lugares para visitar, etc. Se gostar de um parque vá até o Letna Park e aproveite para tomar uma cerveja no beer garden de lá. Restaurantes bons lá que fui e indico são Pivovarský Dům (eles fabricam a própria cerveja), U Pinkasů (tem um beer garden que fica dentro de uma antiga igreja), U Magistra Kelly. Agora, a melhor atração para mim foi o Vyšehrad, gostei mais do que o Prague Castle, a cereja do bolo desse lugar é o Hospůdka Na Hradbách, um restaurante que fica no complexo do Vyšehrad com uma vista incrível.

Após Praga fui para Dresden, fiquei de um dia para o outro somente, cheguei de manhã em um dia e no seguinte rumei para Berlim no fim da tarde. O centro histórico estava todo sendo reestruturado então minha experiência não foi das melhores, mas vale a pena uma visita por ficar entre Praga e Berlim. Fiquei no Hostel Louise 2.0, depois do Avenue Hostel em Budapeste, foi o melhor hostel do mochilão, muito bom, sossegado, cama boa, estava só eu no quarto. Fica na parte nova da cidade, perto da Kunsthofpassage.

Meu último destino foi Berlim, fiquei no Three Little Pigs Hostel, é ok, mas se fosse novamente para lá ia buscar outro hehe. Gostei muito de Berlim, pela história, pelas atrações, e achei os preços lá bem razoáveis, até barato por ser uma grande capital e cidade cosmopolita. Vale a pena a visita nos locais onde podemos encontrar as partes do muros, gosto muito de história então para mim, foi o que mais me chamou a atenção. Indico o DDR Museum, é um museu que conta a história dos moradores da parte oriental do muro, bem interativo e interessante. A Catedral de Berlim é outra atração imperdível, a visita ao domo é bem legal. Infelizmente não entrei no Pergamom Museum pois estava em restauração, mas é outra atração que vale a visita. Lugares bons para comer e beber lá é que não faltam. Indico um restaurante na Potsdamer Platz, que fica dentro do Sony Center, chama Lindenbräu, tem a Brauhaus Lemke e a Hofbräuhaus que são ótimos. Um bate e volta de Berlim que é legal, é ir até Potsdam, dá para ir de trem usando o bilhete ABC do tranporte público de Berlim. Lá dá para visitar o Sanssouci Park, onde estão localizado 4 belos palácios, entre eles o Sanssouci que é o principal e famoso pelas escadarias.

Depois, infelizmente tive que voltar para casa, queria que nunca acabasse. Hehe.

Ah, sobre deslocamentos internos, nas cidade, fiz tudo a pé, tirando o bate e volta para Auschwitz e Potsdam e as idas para a Rodoviária/Hostel em Budapeste, Praga e Berlim e o aeroporto na chegada e na volta. quando precisei usar achei super fácil, usando o Google Drive não tem erro.

Sobre chip de celular eu usava da Three, pagava 20 euros e tinha 1 GB ilimitado por 30 dias e funcionava na Europa inteira. Mas na época estava morando em Dublin, não sei se você consegue adquirir fora da Irlanda ou do RU.

Espero ter ajudade, qualquer coisa é só escrever de volta e boa viagem.

Link para o comentário
  • Membros

Caraca, @Felipe Rozante , muito obrigada por todas estas infos!!!

Vou anotar tudinho no meu roteiro! Principalmente os botecos e restaurantes! :D 

Em 27/01/2019 em 22:11, Felipe Rozante disse:

Auschwitz vale a visita, agende sua visita com antecedência

Você foi por conta própria ou contratou um tour saindo de Cracóvia?

Em 27/01/2019 em 22:11, Felipe Rozante disse:

Fiquei num Hostel chamado Greg&Tom Beer House Hostel, mas não gostei, muito barulhento

Cheguei a ver este hostel pela localização e preço, mas já tinha meio que descartado por perceber que é um party hostel.. tb não é muito a minha!

Em 27/01/2019 em 22:11, Felipe Rozante disse:

Depois fui para Budapeste, fiz o trajeto de dia msm

Achou muito cansativo? São mais de 7h de viagem... eu não tenho muito problema para dormir em ônibus, mas ainda estou em dúvida sobre este trecho noturno pq ou sai muito tarde (não sei se pode ser perigoso ir pra rodoviária as 23h), ou chega muito cedo e daí tem que enrolar até poder ir pro hostel e tals..

Em 27/01/2019 em 22:30, Felipe Rozante disse:

Sempre esperei muito para conhecer Praga, acho que por causa dessa expectativa, minha impressão de lá não foi à altura, esperava mais

Que pena... minha expectativa também é bem alta! espero não me decepcionar..

Em 27/01/2019 em 22:30, Felipe Rozante disse:

Espero ter ajudade, qualquer coisa é só escrever de volta e boa viagem.

Ajudou muito! Valeu mesmo!

Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, Karen M. disse:

Você foi por conta própria ou contratou um tour saindo de Cracóvia?

Fui por conta própria. Agendei minha visita com pouco mais de um mês de antecedência, para as 9h da manhã, era um dos únicos horários disponível para tour individual. Agendei para meu segundo dia lá. Aí no primeiro dia, comprei a passagem de ônibus na estação central para o primeiro horário do dia seguinte, se não me engano era 6h40. Leva +/- 1h20 o trajeto, o ônibus de deixa na porta de Auschwitz I. A volta vc pode comprar com o motorista.

 

2 horas atrás, Karen M. disse:

Achou muito cansativo? São mais de 7h de viagem... eu não tenho muito problema para dormir em ônibus, mas ainda estou em dúvida sobre este trecho noturno pq ou sai muito tarde (não sei se pode ser perigoso ir pra rodoviária as 23h), ou chega muito cedo e daí tem que enrolar até poder ir pro hostel e tals..

Não achei não, o ônibus que fui (Flixbus) era super confortável, ele foi vazio e fez uma parada no meio do caminho. Sai de manhã, cheguei por volta das 17h na estação Kelenföld, deu tempo de ir até o hostel fazer check in e ainda bater perna pela cidade. As estações de ônibus de Budapeste são longe do centro, tem que ficar esperto com horários de metrô e circular. Já a de Cracóvia é perto, do lado do centro. Não sei como é a noite, questão de segurança, sei que em Cracóvia a rua do hostel tinha movimento a madrugada inteira.

 

2 horas atrás, Karen M. disse:

Que pena... minha expectativa também é bem alta! espero não me decepcionar..

Mas curti a cidade do msm assim...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...