Ir para conteúdo

Ferrotrekking - Caminhada da Estação de Matilde x Araguaia x Estação de Matilde, Alfredo Chaves-ES


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Nossa aventura começa as 6:50 h da manhã, em um dia de junho, sábado frio em Guarapari-ES onde moramos. Nosso destino era a Estação Ferroviária de Matilde, em Alfredo Chaves, distante 58 km daqui. Como já saímos de casa arrumados pra caminhada, eu de short e camisa de manga curta, Lili mais precavida e sem peso de mochila, levou o agasalho. Mulher sábia...rsrs..Passamos uma friagem terrível no caminho de ida, 30 km só de BR 101 + 28 km de estrada estadual. Fomos de moto, uma Twister 250 que eu tinha, que era pau pra toda aventura. Moto boa....saudades... Enfim, depois de quase 01 hora chegamos a Estação, com o sol querendo esquentar, mas ainda bem frio. Deixamos a moto ali mesmo, pois há vigia na Estação, e começamos a caminhada rumo a Araguaia, cerca de 11 km pela ferrovia.

 

 

20101024221049.JPG

20101024221107.JPG

20101024221233.JPG

 

Nos lugares ainda sombreados, o frio era mais intenso do que onde o sol já pegava. Mas a medida que caminhávamos e o corpo esquenta, começamos a apreciar melhor a paisagem, a natureza, a admirar o quão trabalhoso é a construção de uma ferrovia. Era tempo de laranja e mexerica, e haviam muitos pés pelo caminho, todos carregadinhos. Havíamos levado lanche, como achocolatado 200 ml, maça, banana, biscoito, e acabamos por complementar com as mexericas que encontramos.

 

20101024222109.jpg

 

Rapidamente alcançamos o antigo ponto de parada de Iriritimirim, cerca de 5 km do ponto de partida. Nos áureos tempos da Leopoldina Railway Iriritimirim era parada obrigatória, muitas pessoas que iam vender seus produtos na capital Vitória desembarcavam ali. Hoje só resta a lembrança dos saudosos tempos das locomotivas que por ali passavam seguindo sentido Rio de Janeiro x Vitória...

 

 

20101024221323.JPG

20101024221420.JPG

 

O sol, apesar de já ir alto não estava tão forte, afinal era inverno. O tempo limpo ajudava a formar lindas paisagens, servindo de contorno a beleza que é a natureza pura, as matas e plantações que são cortadas pela ferrovia.

 

20101024222415.jpg

 

20101024222513.jpg

20101024222634.jpg

 

Como é também uma região de clima mais ameno, muitas flores faziam parte do visual, além de riachos e nascentes. A caminhada ia tranqüila, sem pressa, apenas ouvindo belo canto dos pássaros, o silencio da natureza por alguns momentos e o sopro da leve brisa que se fazia sentir.

 

Chegamos a Araguaia, já eram quase meio dia, um lugar muito pacato e tranqüilo que vai se revelando mais sossegado ainda do que parece, pois não achamos nem um restaurante pra almoçar, e a única padaria estava quase fechada, quase sem opção nenhuma de lanche. O jeito foi sentar na pracinha da Estação de Araguaia e lanchar o que trouxemos mesmo. Encontramos logo em frente a Estação uma bomba de gasolina, bem antiga, ainda a manivela.

 

 

 

 

20101024222825.jpg

20101024222858.jpg

20101024222919.jpg

 

A Estação estava toda reformada, bem cuidada por conta do projeto “Trem das Montanhas Capixabas”, em que a operadora de turismo “Serra verde Express” explora o potencial turístico da ferrovia, com uma litorina que faz o trajeto Viana x Araguaia. Atualmente a Estação funciona como um mini museu, com objetos antigos e artesanato local, além de contar com um grupo de adolescentes que com seus trajes típicos apresentam danças folclóricas Italianas para os visitantes do projeto.

20101024223158.jpg

20101024223326.jpg

20101024223352.jpg

 

Para nosso deleite e por pura sorte, rsrs, chegamos quase na hora em que a litorina chegava a estação. Pude filmar o momento em que ela estava na última curva antes e veio apitando, avisando a chegada. Foi quando o grupo infantil se formou para a apresentação. Pudemos apreciar esse belo momento...

 

 

Depois que os turistas desceram da litorina e ela encostou mais a frente da Estação, fomos até lá para vê-la de perto. É uma locomotiva a diesel, bem silenciosa e apropriada para o turismo, trabalho a qual se propõe. Aproveitamos pra tirar umas fotos...

20101024224733.jpg

20101024224751.jpg

20101024224846.jpg

 

O retorno aconteceu por volta das 13:00 horas. A volta sempre é mais cansativa, principalmente quando se volta pelo mesmo lugar. As paisagens que já havíamos visto, o sol já bem quente e o cansaço que já ia tomando conta da Lili. Mulher sempre tem uma resistência menor que do homem, e ela acabou sentindo mais. De diferente mesmo, só um formigueiro gigante, que na ida não havíamos percebido, mas na volta foi improvável não notar. Lili foi de tênis normal, um nike air e eu com uma botinha nova que eu havia adquirido havia poucos dias. Sabia que não era das melhores, nem tem tradição, mas tem agüentado bem, sem rasgar o arrebentar o solado. O único inconveniente é que ela já está bem desgastada no solado, com pouco mais de 6 meses de uso. Também, uma bota de R$ 69,00 reais não dá pra esperar muito....

 

 

 

20101024225004.jpg

20101024225051.jpg

20101024225153.jpg

 

Como viemos parando mais vezes, por conta da dor nas pernas que Lili estava sentindo, demoramos mais que a ida. Chegamos a Matilde por volta das 16:50, com o tempo já esfriando novamente. Foi outra luta pra chegar em casa, passando mais frio.

 

Um passeio muito gostoso, tranqüilo e nem tão cansativo, pelo menos pra mim, que a bem da verdade, tinha um preparo físico bem melhor que o da minha esposa, pois faço caminhadas quase diárias de 13 km.

 

Tem fotos no álbum que está em:

 

http://www.amantesdaferrovia.com.br/profile/RobertoSarti

 

e no orkut procure “roberto sarti guarapari” ou http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=1530388151345398978

 

Abração....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

belas fotos Roberto!! um passeio bem gostoso com esse friozinho...hummm ::Cold::

Deu até inveja!!! e tb saudades da minha Chapada Diamantina na Bahia (lá faz bastante frio).

 

Essas formigas mais parecem aliens de tão graúdas!!!!!!!rsrsrsrsr :o

 

Ótimo relato! Abraços!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sim, temos belas paisagens aqui no litoral sul do ES. Moro em uma cidade de lindas praias (Guarapari-ES), mas prefiro o interior pra fazer caminhadas. Essa de 22 km foi ótima, deu pra aproveitar bastante o passeio por não ser tão longo.

 

Quando quiser vir caminhar por essas bandas, será bem recebida....

 

bjs.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • 7 anos depois...
  • Membros

Amigo primeiramente muito obrigado pelas informações no outro ferrotrecking de Viana ao Vale da Estação agora é o seguinte estou fazendo a trilha desde Argolas e cheguei até Marechal fiz isso claro não no mesmo dia e nem no mesmo mês mais sim sim tudo em 2018 começei em Fevereiro e não parei agora estou querendo fazer de Marechal á matilde mais ir mais para Engano pelo q

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pelo que eu ví de Marechal a matilde dá 14 km se confirma isso e de Matilde para Engano vendo suas postagens é mais 10 km então meu zap é 996973825 flw ele é 27 também podemos conversar sobre isso vai ser um prazer tenho quatro colegas que querem fazer junto comigo aguardo seu contato meu email é junior.marcosantonio@gmail.com mais prefiro que o Sr me chame no zap 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...