Ir para conteúdo

La Paz a Arica, rápido, barato...Dicas e Roteiro


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala pessoal, sempre sou um frequentador assiduo do mochileiros, tava sumido um pouco, problemas, emprego etc...

to de volta...

no mês de julho fiz uma viagem de carro para a bolivia, fui de carro de Piracicaba SP até La Paz.

porém o que quero compartilhar com todos no site é o trajeto La Paz, Arica.

 

Para aqueles que tem um orçamento mais apertado e querem conhecer o maximo possivel, podem começar a pensar em colocar 2 ou 3 dias para conhecer o norte chileno, mais precisamente a cidade de Arica, com uma paisagem beria mar que nos aqui do lado Atlantico jamais vimos, a mistura de deserto com mar, arica a cidade do Sol eterno!

 

Para melhorar os dados, relatarei tudo em Dolares e Bolivianos, pois a primeira vista a moeda Chilen (pesos) é um pouco dificil de traduzir a voces, pois la os algarismo são decimais exemplo 1 dolar é igual a 500 pesos ( é como se 1 dolar fosse 5 pesos, só que la eles usam 2 zeros a mais, na maioria dos preços são três 000 a mais).

 

Para chegar em Arica é simples, nós brasileiros necessitamos do R.G ou Passaporte, e para chegar a Arica 80 pesos Bolivianos, ou 9 dolares, para uma viagem de 6 horas. A compra da passagem é feita no terminal de Onibus de La PAz, geralmente as saidas ocorrem no inicio da manha, as 6hrs, 7 hrs e 9 hrs, depende da empresa.. eu recomendo a Pullman International, eles tem o onibus Verde e um Roxo, vejam o onibus na foto e perguntem qual saira no seu dia, pois quando um esta pegando pasageiros em la paz o outro sai de Arica. O verde é melhor, amplo e limpo...

o trajeto, é algo que vai além do inacresitável, boa parte doa trajeto, você acompanha uma parte da cordilheira, o monte Sajama segue você em um pedaço do trajeto, Imenso e magnifico...chegando no Sajama ja esta proximo da Fronteira, a fronteira ainda é um local um pouco solitário, pois foi disputa de território e até hoje as relações diplomaricas nçao sao das melhores, porém nada que nos atrapalhe... o serviço de entrada de todos os passageiros é realizado na fronteira do lado Chileno em Chungará, na volta (caso faça o mesmo trajeto para voltar) vocÊ usara o terminal boliviano em Tambo Quemado, detalhe os dois estão separadso por quase 25km... diplomacia... avista-se na região da fronteira esqeudrão anti-bombas no deserto em busca de minas terrestres, pois esse local tratava-se de um campo minado... Pinochet e Banzer... aula de História...

Minutos após a fronteira inicia a descida, interessante, pois em minutos você saira de uma altitude de 4.000m e vai chegar ao 0m ao nível do mar. A paisagem então, nem se fale... hora vulcões e nevado, e no nível do mar, dunas de areia gigantescas cercando o vale que esta a cidade de Arica.

Na descida, cehgando em Arica é possível observar o Valle de LLuta, é um vale fertil irrigado naturalmente e verde, um rastro verde no meio do deserto de areia, que abastece a cidade de Arica e Tacna (Perú) com alimentos, frutas, verduras. Por incrível que pareça as bananas, maças mais frescas que comi na minha vida...

A chegada é realizada no Terminal Internacional de Arica, um anexo ao lado do terminal principal. Essa divisão existe por Arica estar alocada em uma região de Zona Franca, comerico muito forte com a cidade de Tacna no Perú que esta póucos quilometros dali. E também pela proximidade com a Bolivia e por ser um porto importante do norte chileno. Este fator exige uma atenção extra com mochilas, carterias... afinal é região de fronteira, comercial e de grande movimento.

Chegando no Terminal Inter. pode-se pegar tranquilamente, um taxi pela barganha de U$ 1,00 até o centro e escolher um bom hotel. Eu fiquei no Hostal Las Palmas, lugar agradavel no centro comercial e a poucas quadras das principais Peatonais da cidade, cama, banho quente, café da manhã por U$10,00 a diária.

Como geralmente os onibus chegam as 14hrs em Arica é interessante tirar esse dia para passear pela cidade, passar pelas Peatonais (clçadão do Brasil) onde se concentra o comércio, restaurantes, casa de câmbio, lan house e agências de Turismo. Passear pela orla da praia e se tiver pique ir até um dos baneários como o da Lisera o mais procurado pelos turistas. Estes trajetos para quem não gosta de caminhar pode-se tranquilamente por U$ 0,80 oegar qualquer micro onibus (trnsporte público) e passear pela cidade.

Existe a opção de fazer o passeio no parque nacional de Parinacota, passeio que dura um dia, você sobe a cordilheira nas proximidades da divisa com a Bolivia e conhece de perto os vulcões e o lago Chungara, assim como o valle fertil de LLuta. No meu caso deu pra ter uma idéia na descida e tirar umas fotos, então acabei não fazendo o passeio.

Interessante é o Morro de Arica, local histórico por se tratar de uma das principais batalhas da Guerra do Pacífico, o morro guarda um museo sobre a guerra, uma bandeira Chilena tamanho familia, canhões, monumento ao soldado caído e lógio um Cristo de braços abertos, selando a paz com os vizinhos peruanos.

A parte noturna da cidade é bem tranquila, e as peatonais podem oferecer várias opções de lazer, como um bar, karaoke, ja que o comercio fica aberto até as 10 da noite e a cidade nunca chove, nunca msm!

para sair da cidade existem várias opções, voltar para La Paz pelo msm caminho e preço, para os que querem seguir viagem para o Peru, conduções saem de 30 em 30 min para a cidade que fica proxima a fronteira, Tacna e de la existem opções de onibus para todo o Peru. Para seguir mochilão pelo Chile o terminal ao lado do Internacional tem saídas diárias para Calama, Iquique, Arequipa e Santiago.

Em dois dias voce conhece esta cidade com menos de U$ 100,00 bem menos! aproveitem, recomendo para os que tem alguma brecha no roteiro e inclua mais um carimbo no passaporte! é facil de colocar no roteiro para os que estão fazendo o salar de uyuni até San Pedro de Atacama...

abaixo segue algumas fotos do trajeto...!

abraços!

 

20101025150419.jpg

Sajama, ainda na Bolivia, imenso em pleno altiplano boliviano

 

20101025150511.jpg

ainda na bolivia proximo a fronteira, no vulcão parinacota ja são terras chilenas

 

20101025150607.jpg

posto de fronteria e aduana chilena (parque de Chungara)

 

20101025150657.jpg

Eu e o Parinacota no posto da Aduana chungará (chile)

 

20101025150810.jpg

parque Nacional de Parinacota

 

20101025151846.jpg

inicio da descida para o mar

 

20101025152002.jpg

imensidão de areia ao chegar em Arica, haja Cimento! hiauhauiahiauhau...

 

20101025152144.jpg

Valle de Lluta, alguns minutos de Arica

 

20101025152209.jpg

imagem de chegada na cidade de Arica

 

20101025152251.jpg

Terminal Internacional de Arica

 

20101025152408.jpg

Peatonal em Arica, centro comercial

 

20101025152443.jpg

Imagem parcial de Arica tirada da subida do Morro de Arica

 

20101025152530.jpg

Catedral de San Marcos

 

20101025152605.jpg

Pacífico

 

20101025152629.jpg

Mar e imensidão de areia

 

20101025152703.jpg

Vista do farol desde o Morro.

 

20101025152745.jpg

Morro, Eu e Arica

 

20101025152841.jpg

Canhão da Guerra

 

20101025152913.jpg

Cristo do Morro

 

20101025153005.jpg

qualquer coisa... sobe o morro! hiaha...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fredd,

 

Sempre tive curiosidade de conhecer essa parte pouco explorado do Chile e agora você me convenceu de vez, agora no final de 2010 / começo de 2011 iremos novamente para Bolívia (eu, maridão e duas crianças) então depois de La Paz, Arica será o destino, poderá ser até para passar a virada do ano.

 

Achei esse hostel na net e achei interessante, o que você poderia comentar sobre a localização e preço sugerido no site ? ? ?

 

Qual hostel você ficou hospedado e teria indicação de outros levando em conta que estaremos com crianças.

 

Se tiver mais algumas dicas, por favor, não esqueça de postar.

 

Maria Emilia

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom seu tópico! Legal vc ter colocado bastante informação, pq aqui no site ainda tem pouca coisa sobre Arica! Qdo eu for passar pelo salar e por san pedro com certeza vou incluir arica!! Iradas as fotos tb!!

e me diz uma coisa, a cidade é cara como san pedro de atacama?

ah, e que época vc foi?

e sobre o passeio no parque nacional de Parinacota, vc tem ideia de preços atuais mais ou menos?

 

valeu!! =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Galera! Seguinte...

legal que gostaram da postagem... la vou eu tirar algumas dúvidas ok!

 

MariaEmilia :

 

Quanto ao Hostel, esse que aparece na Net, não é o meso que eu fiquei, eu tentei procurar pelo google o site do hostel para postar pra galera e somente encontrei o hotellaspalmas.com.br cuidado pra não confundir com o hostel las palmas, que é bem simples e creio que nem tem web site!

 

porém MariaEmilia como vc vai com familia, é legal cotar o preço via internet deste site mesmo que vc viu, ele é bem localizado e se tiver pensando em ir no periodo de Revellion recomendo como um bom brasileiro que reserve antes, pois trat-se de virada do ano na praia ne! hehehehe... no mais, bom passeio e arica promete!

 

Aninha_:

Geralmente os preços de San Pedrod e Atacama são os mais salgados do norte chileno, Arica tem os preços razoáveis por se tratar de uma região de Zona Franca (livre Comercio) então fique tranquila, só recomendo o seguinte se voce for no verão, tente reservar alguma coisa com antecendencia, principalmente se for no final de semana, eu fui no mes de julho, tava tranquilo, e frio, malemá entrei no mar pois a agua tava mtooo gelada!!! ah, mais qto a sol, não se preocupe, reza a lenda que la não chove, e as casa num tem telhado só uma fina camada de telha zinco pra não entrar poeira nas casas!

qto ao passeio em Parinacota ta na faixa de 15.000 a 12.000 pesos chilenos que vai dar uns U$ 8 a U$ 10... agencias de turismo que fazem este passeio você encontra por todas as ruas principais da cidade!

 

qualque duvida, to aqui... tem msn e facebook!

abrass!!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah entendi! N sabia q era zona franca! Q bom então, deve ser mais susse! O passeio tb axei q fosse mais caro, mas ta tranquilo até tb!

To querendo ir no final do ano q vem, pq esse ano ja usei minha cota $ p/ mochilão! ::mmm:

 

E nossa, a agua deve ser mesmo super gelada! mas eu preciso entrar! hahahahaha

 

Mas valeu pelas dicas!! ::otemo::

 

Bjao!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...