Ae galera segue meu 1º Relato de uma Ciclo viagem....espero que gostem....kkkk
OBS: Como eu falo muito e tbm escrevo muito...vou dividir o relato em algumas partes....Valeu
Tudo começou com a ideia de eu e minha esposa fazermos uma viagem de Bike e conhecer novos lugares....
Pensamos entaum em uma Ciclo Viagem, começamos a procurar postagens em redes sociais e blogs do tipo...daí surge alguns relatos de pedais feitos por amigos e de um tal RDIAS (Rafael Dias) que me chamou a atenção, o mesmo havia feito uma rota que começara em Mogi e ia até Paraty-RJ, lí o relato e fiquei muito interessado, apresentei a ideia a minha esposa que no começo adorou a ideia, mais mesmo assim se apresentou meio resistente por ter começado a pedalar de MTB a apenas 5 meses.
Neste dia resolvi começar a procurar mais informações sobre a tão sonhada rota, por acesso a redes sociais comecei a pesquisar entre as pessoas que já tinham se aventurado nesta TRIP, aí eu acho o próprio dono do relato...kkk....o famoso RDIAS, comecei a encher ele de perguntas e solicitar dicas, as quais foram respondidas prontamente com muita clareza e orientação, me envio rotas alternativas, mapas, fotos e etc, até onde eu poderia me hospedar.....sabe tudo o piá.....kkkk....
Tive tbm a colaboração do amigo de pedal Fabio Hossaki (Tanque) que tbm conhecia a rota e já havia enfrentado algumas vezes...
Vamos lá....durante quase um mês fizemos a preparação, revisão nas bikes, adaptação de bagageiros, compra de peças de reposição e etc. Pois como nunca tinha feito algo do tipo o medo de ficarmos na rua por falaha do equipamento era grande era grande, fiz até simulações de carga , peso e teste nas "Guerreiras" pra ver como se comportavam....kkk
Teste de Carga nas Guerreiras
Após os testes feitos era só definir o dia e começar a “Loucura”...kkkk.....
No dia marcado (Inicio das minhas férias), acordamos bem cedo pois as bikes já estavam arrumadas de véspera e pegamos literalmente o caminho da roça, ansiedade, medo, alegria, todas as sensações possíveis misturadas naquele momento, bem tentando esquecer o famoso friozinho na barriga bora cair nesse mundão de Deus...kkk
Como estávamos com um pouco de pressa e minha esposa estava com um mau estar, no começo não tiramos muitas fotos etbm porque a rota já era conhecida saímos de Mogi com destino a Biritiba Mirim pela Rodovia Mogi Salesópolis, caminho tranqüilo todo com acostamento sem subidas e fácil de pedalar....bom para nós que estávamos nos acostumando com o peso extra nas bikes...parecia que ela ficava literalmente rebolando...estranho.......
Parada em Biritiba Mirim para a primeira foto...kkk
Não paramos muito tempo, apenas o suficiente pra jogar um cafezinho com leite pra dentro e seguir caminho, voltamos novamente pra pista desta vez com destino a Salesópolis onde pretendíamos almoçar, descansar um pouco e seguir viagem, desta vez já saímos de Biritiba com as primeiras subidas da TRIP, nada muito desesperador, mais perfeitas para continuarmos a se adaptar com as bikes carregadas.
Paradinha para hidratação próximo a Entrada da Represa de Ponte Nova
Na estrada de Salesópolis os pontos de ônibus são diferenciados em um estilo todo próprio oferece proteção aos usuários e tbm a nós ciclistas, esse começo foi muito difícil para minha esposa, pois ela ainda estava passando mau por conta de uma PIZZA de Calabresa, sendo assim tivemos muitas paradas e seguimos em um ritmo leve, afinal eu tava de férias e não tinha pressa nenhuma....kkkk
Após esta parada seguimos forte até Salesópolis, estávamos com o horário meio apertado e sabíamos que a idéia principal era chegarmos em Paraibuna antes do anoitecer.....seguimos pela rodovia que quem a conhece sabe que é linda com acostamento limpo e de facil rodagem, fomos conversando sobre quase tudo, apreciando as paisagens, plantações, e curtindo o visual maravilhoso, assim eu também conseguia distraí-la um pouco e fazia com que ela esquecesse um pouco o mau estar que afringia.....gente não é fácil pedalar com náuseas e dor de cabeça.....chegamos então a uma das partes onde minha esposa relatou ser uma visão que nunca mais ia esquecer, onde sentiu a verdadeira sensação de liberdade e que realmente ela estava viva e desfrutando de tudo que era mais simples e perfeito....falo da visão espetacular da Represa que margeia a Rodovia já chegando em Salesópolis, com o sol começando a ficar mais forte era um excelente estímulo a continuar pedalando...
Inicio da represa de Salé
Foto Oficial no Portal de Salesópolis
Em Salesópolis fizemos uma rápida parada para almoçarmos e seguir em frente, por indicação procuramos o famoso Restaurante do Dunga, que por infelicidade estava fechado (não sei o motivo), acabamos por encarar um prato feito em um outro restaurante no centro de Salé, que por sinal estava muito bom e barato tbm....kkkk
Agora começava literalmente a aventura, pois até a entrada da estrada de terra de acesso a Paraibuna eu já conhecia, agora tudo seria novo, não tinha a mínima idéia do que iríamos enfrentar, sabia apenas que teríamos que enfrentar mais ou menos uns 40kms de estadas de terra com cascalho, barro e etc; como previsto e informado pelos amigos logo de cara enfrentamos uma subida que hoje eu sei que tem aproximadamente 1.4km e que diria de passagem...muuuiiiitooo inclinada, ali foi a superação do mau estar da minha esposa, pois com o peso das bikes e o calor que começava a aparecer foi uma verdadeira prova de resistência....mais ela venceu com todos os méritos e continuamos nossa viagem, logo após esta subida ficamos contentes, pois pegamos uma seqüência de descidas muito boas até a entrada do Alambique Canabella......pra quem for fazer esta rota prestem atenção, pois as descidas são fortes, se soltar o freio fatalmente irá cair, passei por um aperto, quase comi mato ...... em uma curva mais fechada de pedras soltas não consegui fazer a curva da maneira adequada, a bike foi jogando pro lado de fora da curva e passei a centímetros do barranco.....a adrenalina é boa, mais a sensação de falta de controle da bike é horrível, como diria um amigo meu...”não passava nem agulha”......kkkkk
Chegamos em Paraibuna por volta das 17:30hs, após 92kms pedalados desde Mogi das Cruzes, procuramos o Hotel Santino indicado pelo amigo Rafael Dias, lugar limpinho e atraente com diária de R$ 120,00 para o Casal com Café da manhã incluso, nos acomodamos, tomamos aquele merecido banho e saímos para dar uma olhada na redondeza e procurar algo pra comer....a cidade é pequena mais aconchegante, e como estava escurecendo e já tarde, tratamos de jantar e voltar para o Hotel descansar e nos preparar para o dia seguinte....
No dia seguinte acordamos cedo, colhemos algumas orientações com a recepcionista do Hotel que nos ofereceu um mapa da região e nos deu orientações precisas de como sair da cidade com destino a Redenção da Serra...
Começamos bem o pedal, saindo pela rodovia contrária a que chegamos em Paraibuna atravessamos o Rio Paraiba e seguimos viagem, no começo tudo plano e tranqüilo por estrada asfaltada e calma..o que se revelou o contrário depois de alguns kms.....bora escalar de novo...o que seguiu até Redenção da Serra.....subidas e descidas íngremes e pesadas, em muitos pontos em torno da Represa de Paraibuna, essa parte nos paramos pouco e pedalamos muito, esta parte que as fotos mostram toda a beleza do caminho....
Cicloviagem Mogi das Cruzes - SP X Paraty - RJ