Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Serra Gaúcha com fotos - setembro 2010

Postado
  • Membros

Oi caros amigos viajantes!

Como todo leitor fiel desse site, volto aqui para relatar minha viagem de férias em set 2010 para Serra Gaúcha. Fui com meu noivo e garanto, não há destino mais romântico no Brasil! ::love:: Vou relatar por dia:

13/09/10 - Segunda feira: acordamos as 4:50 pra estar no aeroporto as 6h, pois o vôo era as 7h. Lá chegando , descobrimos q o vôo tinha sofrido uma modificação, o q nos faria perder a conexão no RJ para POA. Então a TAM nos realocou para outro Vôo, mas q só saía as 9h (acordamos cedo de graça). Mas em compensação, a TAM pagou o café da manhã (19 reais por pessoa, deu pra fazer um estrago no Coffee Shop São Braz do aeroporto). Chegamos em POA as 14:30. No aeroporto Salgado Filho tem uma empresa de ônibus q sai de lá direto pra Gramado. A empresa é a Citral, tinha visto essa dica por aqui, mas o pessoal esqueceu de falar q na placa da loja tem o nome Veppo e não Citral, ficamos rodando até descobrir q era ali mesmo, na Veppo, q se comprava as passagens. Sai a 28,25 por pessoa, os horarios estão no site deles. Saimos de POA as 15:45 e em 2h estavamos em Gramado. O táxi da Rodoviária pro Hotel custou 7,50. Ficamos no hotel Lagheto Siena, excelente, na Av. Das Hortênsias. Reservei pelo booking.com a 180 a diária pro casal. Meio carinho, mas o hotel é muito lindo, quarto super confortável, cama box, chuveiro perfeito e café da manhã delicioso e valeu a pena. Chegamos muito cansados no hotel, pq acordamos muito cedo, então foi chegar, tomar um banho e sair pra jantar na Cantina Pastasciutta (vieram nos buscar no hotel, aqui 90% dos restaurantes fazem esse serviço, buscam e deixam no hotel, pra ganhar o cliente).

20101025155949.JPG

O restaurante é simplesmente maravilhoso, atendimento de primeira, pedimos um Espaguete ao Frutos do mar, foi uma das melhores massas q já comi na minha vida, delicioso mesmo. Os preços de lá variam, mas essa massa custou 73 reais, serve bem 2 pessoas, mas pedimos um vinho de 26 reais e a conta deu uns 117 reais ao todo, pq tb fizemos um pratinho na mesa de frios de entrada, q é por peso. (100g custa uns 6,50). Mas valeu cada centavo.

20101025160210.JPG

20101025160336.JPG

20101025160433.JPG

20101025160547.JPG

Depois desse jantar maravilhoso, e mortos de cansados da viagem, fomos pro hotel descansar.

14/09/10 terça

Acordamos animados para conhecer Gramado. Fomos alugar o carro na VitoriaTur, previamente reservado na internet. Conseguimos um clio sedan 1.6 com ar e direção, Km livre, por 85 reais a diária. Decidimos alugar em Gramado mesmo porque um amigo tinha alugado em POA e disse q foi muito cansativo chegar no aeoroporto de POA e ainda dirigir sem conhecer a estrada e tals. Tem 2 aspectos: se vc alugar em POA, tem o inconveniente de dirigir até Gramado cansado (no nosso caso , acordamos as 4:45 da manhã ) sem conhecer a estrada. Mas tem a vantagem de não ter que esperar pelo horario do ônibus que sai de POA (nem sempre vc chega no aeroporto na hora q o ônibus sai.) No nosso caso, deu certinho chegar e o ônibus saía em 30 min. Alugar em Gramado tem a vantagem de economizar uma diária (não usamos o carro no primeiro dia, pois o restaurante foi buscar a gente no hotel), mas tem o inconveniente de na volta, ter q acordar cedo pra devolver o carro à empresa, correr pra pegar o primeiro ônibus q saía de Gramado pra POA. Achei tb o preço do aluguel em Gramado melhor, pois um carro com essas especificações na Hertz, sairia uns 100 reais a diária. Enfim, pensem e decidam vocês mesmos o que fica melhor, pq isso depende de hora q vc chega em POA e hora q tem q sair de Gramado, etc).

Esse dia reservamos para conhecer Gramado. Demos sorte, tempo bom. Começamos pelo pórtico (são dois, mas esse é o via Nova Petrópolis).

20101025162639.JPG

Depois fomos no Lago Negro. Os pedalinhos custam 15 reais o casal ( o de cisne. o de barquinho custa 25).

20101025162927.JPG

20101025163043.JPG

20101025163310.JPG

20101025163352.JPG

20101025163455.JPG

Fiquei encantada com esse Lago. Flores por todo canto, e nem era época das hortências (só a partir de novembro), mas tinham várias azaléias e flores do campo. Lindo. Do lago , fomos passear pelo centro da cidade. Cuidado quando for estacionar nas ruas do centro, vc tem que pagar antes no parquímetro ( o preço depende do tempo q vc for ficar, mas deu algo em torno de 2,25 reais por 1h e 40 min. No centro tem a Praça Major Nicoletti, a Igreja de São Pedro, o Palácio dos Festivais ( onde se realiza o Festival de Cinema de Gramado), a Igreja do Relógio e as próprias ruas e casinhas são uma atração a parte.

20101025164628.JPG

20101025164841.JPG

20101025164919.JPG

20101025165007.JPG\

20101025165113.JPG

20101025165217.JPG

20101025165340.JPG

20101025165632.JPG

No centro, bem em frente a Igreja, tem uma loja de chocolates da Caracol, aproveitei pra fazer umas comprinhas. O chocolate da Caracol é mais caro q o da Florybal, mas eu particularmente, gostei mais.

20101025170743.JPG

Fomos almoçar no self service (dica do site) Vale quanto pesa, comida boa e barata.

A tarde fomos conhecer o famoso Minimundo, um museu temático que reproduz em miniatura lugares do mundo todo. Legalzinho pra tirar umas fotinhas.

Custa 14 reais por pessoa.

20101025170243.JPG

20101025171158.JPG

20101025171840.JPG

20101025171927.JPG

Depois do Minimundo, fomos visitar o Reino do Chocolare da Caracol, vc paga 5 reais e esse valor pode gastar na lojinha de chocolates. O museu é meio fraquinho, mas vale a pena só pela visita ao café do museu, que tem um chocolate quente PER-FEI-TO. (pago a parte, não incluso nos 5 reais do ingresso, mas custou uns 8 reais o grande.)

20101025173040.JPG

20101025173233.JPG

20101025173540.JPG

Dream Land, o museu de cera de lá. Sinceramente, não valeu a pena. Os bonecos sâo meio toscos.... ::tchann::

Vc paga 20 reais pra entrar e se quiser ver o museu da Harley Davidson paga 30 pelos 2. Só paguei porque meu noivo queria ver as motos, mas eu nâo achei muita graça. Talvez quem curta moto, ache legal. Vejam as fotos.

20101025173946.JPG

20101025174110.JPG

20101025174155.JPG

20101025174308.JPG

Depois de tanto museu, fomos pro hotel descansar pra de noite encarar a sequëncia de fondue. Fomos no Maison de La Fondue, acho que é um dos mais baratos de lá, ainda assim é meio caro, 43 reais por pessoa, fora bebidas. Com o vinho a conta deu 140 reais. A moda agora por lá o tal fondue na pedra, onde não se usa óleo pra assar a carne e sim uma chapa de pedra. Deve ser mais gostoso,mas com certeza é mais caro. Esse q fomos, foi o tradicional mesmo. Muito gostoso.

20101025174801.JPG

20101025174931.JPG

Featured Replies

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Vou aproveitar o tópico pra deixar também meu próprio relato de viagem à serra gaúcha na mesma data [12-15 de setembro] só que do ano de 2012. Fomos num passeio em família, eu e meus pais, saindo de Pirabeiraba, distrito de Joinville – SC.

Saímos de Pirabeiraba dia 13/9, às 7:00. Caminho conhecido a princípio, pela BR101, descendo pelo litoral de SC, passando por Florianópolis e cidades próximas, até chegar bem pro sul de SC, onde decidimos passar pela Serra do Rio do Rastro, conhecida por sua beleza, mas que estava imersa numa nuvem, com uma neblina que em alguns pontos da estrada mal dava pra ver se tinha algum caminhão à frente.

20120916134124.JPG

[duna em Florianópolis]

20120916134709.JPG

[pequena queda d'água na serra]

20120916134956.JPG

[neblina na serra]

Saímos sem querer em São Joaquim, cidade turística famosa pelo frio. Vimos uma placa de “bem vindo à São Joaquim” e ficamos com cara de interrogação. Já que estávamos lá, demos uma volta pela cidade, de carro mesmo. E que cidade sem graça. Toda a propaganda turística dali é bastante enganosa. Não é bonita nem interessante, das poucas cidades no Brasil onde neva de vez em quando, certamente tem outras mais bonitas pra se visitar do que São Joaquim.

Descemos então para o RS, fazendo o caminho por Vacaria, Caxias do Sul, e outras tantas cidadezinhas de nome estranho que eu nunca tinha ouvido falar, chegando doze horas depois em Bento Gonçalves, onde dormimos numa pousada simpática, hospitaleira, e com o pior chuveiro que já vi.

Acordamos bem cedo dia 14 e fomos conhecer a rota enoturística da região, parando em várias vinícolas famosas do Vale dos Vinhedos, como a Miolo, a Casa Valduga e a Cave de Pedra. Vimos as plantações de parreiras de cada vinícola e eu finalmente descobri quanto diabos mede um hectare.

20120916135737.JPG

[Vinícola Alma Única]

20120916141656.JPG

[Parreiral da vinícola Miolo]

20120916141939.JPG

[Castelo da vinícola Cave de Pedra]

20120916142100.JPG

[Vespeiro from hell]

À tarde fomos fazer o passeio de Maria Fumaça, um caminho de 23km de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa, parando no caminho em Garibaldi pra mais uma degustação de suco de uva e vinho. A espera na estação pra pegar o trem é animada com música italiana ao vivo, muita gente tirando foto e uma pequena fila pra pegar uma tacinha de plástico e começar a degustação.

20120916142224.JPG

Logo depois de entrar no trem, vi minha ligeira preocupação a respeito da minha câmera meio grande chamar muita atenção ser eclipsada pela chegada de um japonês com uma câmera cinco vezes maior que a minha. Os quatro japoneses no banco ao lado aparentemente não falavam nada de português e estavam incrivelmente animados.

O lado interessante no passeio de trem não é tanto a paisagem pela janela, mas o que acontece dentro do trem: atores e músicos vão de vagão em vagão contando histórias e músicas italianas animadas.

20120916142443.JPG

[Música e dança italiana dentro do trem]

20120916142614.JPG

[Atores]

Aparecem também alguns caras tocando uma música típica gaúcha, com vestes típicas e tudo mais. Pra alguém que mora no sul e não aguenta mais os vizinhos ouvindo música gauchesca todo dia, não é a melhor parte do passeio, mas pra alguém que nunca ouviu, pode achar interessante conhecer.

20120916142915.JPG

Chegando na estação em Carlos Barbosa, pegamos o ônibus da própria empresa que faz o passeio de trem [Giordani Turismo], que nos deixou de volta em Bento Gonçalves para conhecer a apresentação Epopéia Italiana, uma espécie de teatro-documentário guiado por cenários de madeira retratando cenas da imigração italiana. Tudo incluso [trem+ônibus+epopéia por 70 reais/pessoa. A empresa exige pagamento adiantado na reserva pela internet, o que me deixou paranóica a princípio, mas a empresa é honesta e não houve complicação nenhuma na retirada das passagens].

20120916143147.JPG

[Chegada com música italiana ao vivo]

20120916143523.JPG

[Cena do Epopéia Italiana]

De lá fomos pra Gramado, onde chegamos já à noite e morrendo de fome. Paramos num restaurante aleatoriamente, o nome era Hubertus ou coisa parecida. Logo na entrada já estranhamos um lugar tão chique. A lareira acesa, as cadeiras forradas de pele de carneiro. Chega o cardápio, olhamos os preços, saímos correndo. O prato individual mais barato era uns 70 reais, e era basicamente o tipo de prato que minha mãe faz em casa pra três pessoas com menos de dez reais em ingredientes. O arroz dos caras deve ser de ouro, pqp.

Paramos num posto e perguntamos sobre um lugar bom pra comer. O cara indicou um tal de Skillo. Chegamos nesse Skillo lanches, não tem estacionamento nem nada, o que não foi problema, paramos o carro numa rua próxima e fomos andando. Lugar pequeno, feinho, meio sujo, aqueles gatos embolados de fio nos cantos pendendo do teto sem forro. Vem o cardápio, peço um sanduíche de strogonoff com bacon. O que posso dizer... Acho que fazia pelo menos 12 anos que eu não comia um sanduíche tão bom. Aquilo ali é uma refeição muito melhor do que a maioria das refeições que eu tive desde que fui morar sozinha. Excelente, recomendo totalmente. Tenho certeza de que vale muito mais do que qualquer prato caro do restaurante chique por onde passamos. Pra quem estiver passando pela região, eu recomendo totalmente, vá no Skillo lanches, mas vá com fome, porque o sanduíche é do tamanho do prato.

O dia seguinte foi dia de conhecer Gramado e Canela. Andamos MUITO, conhecemos várias lojas, a maioria só pra olhar, e algumas tinham coisas bem legais pra se olhar, como uma loja de relógios-cucos, com alguns relógios que dava pra ver todo o mecanismo dele funcionando, dava vontade de ficar um tempão olhando todas aquelas peças girando.

20120916144524.JPG

Vimos também o trem tombado, o memorial de um acidente de trem histórico em que a máquina passou direto da estação e caiu numa calçada, ficando exatamente como retratado no memorial:

20120916143908.JPG

Depois de enfrentar uma falta absurda de pão de queijo na rua coberta [não tinha pão de queijo na Casa do Pão de Queijo, como assim?], entramos no restaurante ao lado, acho que se chamava Mamma Massa, ou coisa assim, e pedimos um prato chamado Da Vinci. Fazia juz ao nome, muito bom. O garçom disse que era individual, mas dava pra duas pessoas tranquilamente. Era uma massa assada recheada com cogumelo, com carne e um molho excelente.

Ficamos andando pelas duas cidades, clima agradável [o ar da noite parecia até gostoso de respirar] e lugar bem tranquilo. No centro de Canela tem uma igreja de pedra bem bonita. Mesmo eu que detesto igrejas e religiões monoteístas em geral, tenho que admitir que era uma obra admirável da arquitetura e engenharia. De noite ela fica toda iluminada, com cores que mudam a cada algum tempo, vale a pena ver.

20120916144650.JPG

20120916144802.JPG

No dia seguinte paramos no Belvedere, um mirante ao lado da estrada, com uma vista incrível. Apesar da neblina, deu pra ver bem a paisagem. Achei interessante a formação geológica da paisagem, com montanhas altas e bem retas em cima, se não me engano são chamadas de “mesas”.

20120916145218.JPG

Deixando a cidade, passamos ainda pela cervejaria Edelbrau, onde o cara tentou explicar a diferença entre o malte de cada grão ou o que exatamente era isso, mas se bagunçou na explicação e saímos de lá sem entender nada.

20120916145344.JPG

A viagem de volta ao som de Black Sabbath foi por um caminho diferente, evitando o litoral. Horas no meio do nada, nenhum posto à vista, o desespero por ir no banheiro. Paramos num lugar, nenhum de nós faz qualquer idéia do nome da cidade, não era um posto de gasolina, nem um restaurante, eu não sei dizer o que era aquilo, mas a melhor descrição que encontrei é parecida com uma lanchonete da estrada da cidade de Lugar Nenhum do antigo desenho do Coragem, o Cão Covarde. Latas vazias de Coca-Cola penduradas por barbantes, amarrados em pregos em prateleiras com troféus cobertos por casulos de seja lá que bicho era aquilo, se misturavam com mesas cheias de sapatos e bíblias velhas, pedaços de madeira, uma infinidade de coisas que eu nem imagino com que poderiam ser, intercaladas com uma variedade de lixo que o dono do lugar deve considerar enfeite. Uma van cheia de pessoas precisando de um lugar na estrada pra ir no banheiro parou logo depois e todos ficaram com a mesma cara de “WTF?!?” ao entrar lá. Estou até agora tentando entender que raios de lugar era aquilo, mas o que importa é que tinha um banheiro.

Por volta de uma hora depois, paramos num posto de caminhoneiro no meio do nada e jantamos. A comida não parecia muito apetitosa, mas no geral estava boa. Demos a volta por São Bento do Sul, Campo Alegre, e por fim descemos a Serra Dona Francisca em meio à muita neblina, chegando em casa bastante cansados, às 5 pra meia noite.

O que posso dizer da viagem é que, apesar de cansativa, foi muito boa. Paisagens bonitas e clima gostoso, aprovado. Já estou até pensando em visitar a região de novo no próximo ano.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Dani,

Excelente seu relato da viagem. Estarei indo agora no mês de Março e com certeza suas informações me ajudaram muito.

Parabéns!

Abs.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.