Ir para conteúdo

Viagem Fernando de Noronha , Maceió e Porto de Galinhas . Dicas - Fotos - Impressões - Outubro 2010


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá a todos!

Mais uma vez gostaria de postar algumas dicas, fotos e impressões pessoais sobre Fernando de Noronha, Maceió, Porto de Galinhas e alguns outros lugares que conhecemos neste mês de outubro de 2010.

Desde já agradeço a todos os que anteriormente postaram as suas dicas sobre estes locais, as quais me ajudaram muito na viagem. O que relato abaixo são somente as "minhas impressões", respeitando qualquer opinião contrária ou outras dicas dos amigos mochileiros.

 

Buenas vamos ao relato:

 

A viagem ocorreu por 15 dias, aproveitei uma promoção de milhas da TAM que liberava qualquer destino do país (menos Noronha é claro...) por apenas 4 mil pontos (geralmente são 10.000 por trecho), então montei o meu roteiro:

Maceió por 5 dias

Porto de Galinhas por 2 dias

Recife 1 dia

Fernando de Noronha por 7 dias

 

Fui com a minha família, alugamos um carro em Maceió e entregamos em Recife, após fomos a Noronha de avião pela Trip.

 

CUSTOS:

 

Passagem:

Passagem até Maceió e Volta desde Recife utilizei as milhas da TAM

Passagem para Noronha: R$ 400,00 por trecho pela Trip

 

Hotéis:

Hotel em Maceió: Hotel Verde Mar na Pajuçara (http://www.hotelverdemar.com.brpor R$ 120,00 o Quarto para 2 Pessoas. EXCELENTE HOTEL

Hotel em Porto de Galinhas: Pousada Som das Ondas http://www.somdasondas.com.br/ por R$ R$ 140,00 um chalé com cozinha para 4 pessoas! pousada linda com piscina, na beira da Praia e do lado do centro, essa foi definitivamento o melhor custo/benefício da viagem.

Hotel Recife: Hotel Pousada da Praia na Boa Viagem http://www.hpraia.com R$ 100,00 o quarto. Atendimento horrível, é longe do ponto bom da boa viagem, vendem uma imagem falsa do que vai encontrar, se puderem escolham outro!

Fernando de Noronha: Pousada Aleffawi pela "bagatela" de R$ 120,00 POR PESSOA, a minha mãe ficou em um quarto de R$ 150,00 por pessoa. Essa foi a ÚNICA com vagas para todos e oferecia piscina, ar condicionado e rede e Só! Explicarei o Assalto que é Fernando de Noronha mais adiante neste relato.

 

Carro:

Aluguel de Carro popular por 7 dias pela unidas, com seguro contra terceiros incluso e taxa de retorno (entrega em Recife, a Unidas é a única locadora que não cobra taxa de retorno se você entrega o carro em outro local do nordeste): R$ 104,00 por dia.

Gasolina: Uns R$ 150,00

 

Passeios:

Jangada em Maceió: R$ 20,00 por pessoa

Galés em Maragogi: R$ 40,00 por pessoa

Batismo de mergulho em Maragogi: R$ 60,00

Fotos do mergulho em Maragogi: R$ 50,00

Dunas de Marapé, passeio com banho no rio, mar e com almoço incluso: R$ 35,00 por pessoa

Porto de Galinhas: Não fizemos os passeios de jangada por serem bem parecidos com os que já tinhamos feito.

Fernando de Noronha:

Ilhatur: R$ 60,00 por pessoa

Mergulho Credenciado (dois dias) R$ 500,00

Mergulho de Batismo R$ 250,00

Planasub: R$ 60,00 por Pessoa

Aluguel de moto por 2 dias R$ 50,00 por dia

Aluguel de colete salva vidas: R$ 5,00

 

Impressões, dicas e fotos dos locais que visitamos:

 

MACEIÓ:

 

Achei uma cidade muito linda a beira mar, porém com um trânsito caótico e pobreza fora da área turística.

Em Maceió é muito bom alugar um carro, pois as praias são longe umas das outras, e caso opte por ficar em uma delas ficará preso as agências de turismo com passeios agendados.

As praias que mais gostamos foram as do Gunga em primeiro lugar, depois as Dunas de Marapé, praia do francês e a pajuçara com as suas jangadas e piscinas naturais. Quase esqueci do principal e imperdível passeio as Galés de Maragogi, a praia em si não é a mais bonita, mas o mar após pegar o catamarã é lindo demais!

Gostei bastante da orla da pajuçara e da ponta verde, eu tinha em mente que somente na pajuçara seria bom, porém ao chegar no local verifiquei que a pajuçara é bem na ponta da orla, e que talvez fosse ainda melhor ficar hospedado na ponta verde, em um ponto mais central mais próximo aos bares, onde existem mais coisas para se fazer. Pelo calçadão indo apé se chega aos outros pontos da orla caminhando digamos umas 6, 7 quadras. Resumindo se hoje fosse voltar escolheria algo próximo a feirinha de pajuçara, mas também próximo a ponta verde.

Amanhece e anoitece muito cedo, é comum as 5h da manhã o calçadão estar lotado de gente correndo, caminhando e apreciando aquele mar verde maravilhoso, que fica ainda mais bonito pela manhã, com o sol batendo direto, ressaltando ainda mais as suas cores.

Recomendadíssimo o hotel verde mar, atendimento nota 10, o melhor café da manhã que já vi, inclusive com tapiocas feitas na hora por funcionária do hotel, uma infinidade de frutas, bolos, comidas salgadas e quentes, realmente muuuuito bom!

Ele ainda tem piscina de frente para o mar, sala de jogos com sinuca, emprestam cartas para você jogar uma canastra, tem um bar ao lado da sala de jogos, etc.

 

Algumas fotos e comentários:

 

Hotel verde mar:

dsc0010qe.jpg

Saindo da Beira Mar:

dsc01260g.jpg

Praia do gunga:

dsc00362o.jpgdsc00382xh.jpgdsc00012zn.jpgdsc00062g.jpgdsc01240t.jpg

Praia do francês:

dsc0120bi.jpgdsc0148lv.jpg

Praia da pajuçara:

dsc01279xw.jpg

 

Dunas de Marapé:

dsc0018ya.jpgdsc0021v.jpgdsc0108m.jpgdsc0094l.jpgdsc01334ps.jpg

dsc01349kg.jpg

Rio de um lado e Mar de outro nas dunas de Marapé

dsc0091v.jpg

 

Maragogi:

dsc0067qr.jpgdsc0242mt.jpg

Calçadao de Maceió:

dsc0162gb.jpgdsc0196xa.jpg

Casquinha de siri e Caldinho de Sururu (Afrodisíaco...)

dsc0011gf.jpgdsc0002mk.jpg

Feirinha de Pajuçara:

dsc0184j.jpgdsc0175i.jpg

Jangadas Pajuçara:

dsc01382e.jpg

 

Janta muito boa e barata no Império dos camarões em Pajuçara:

dsc01449ih.jpgdsc01441t.jpg

 

Corridinha Matinal 5h da manhã no calçadão da Ponta verde:

dsc01457ne.jpg

 

Porto de Galinhas

 

Já tinha ido anteriormente a Porto de Galinhas, e realmente não é a toa que aquele lugar foi multiplas vezes recomendado como um destino turístico maravilhoso. Porém algumas coisas me chamaram atenção desta vez:

 

Vendedores e Vendedores!! é quase impossível passear pelo centro sem que você ouça milhões de vendedores oferencendo coisas, passeios, etc, eles agem ostensivamente e ficam enchendo o saco. (Lógico que não mais que em Olinda onde eles literalmente se atiram na frente do carro, saem te guiando sem tu pedir e depois ficam irritados por tu querer pagar "só" R$ 10,00. Em Olinda tá ainda mais complicada a coisa...)

 

Bom, mas voltando a Porto de Galinhas, a temperatura da água é maravilhosa, sempre quente, a piscina da pousada estava sempre quente mesmo quando anoitecia, as piscinas naturais na maré baixa, as galinhas feitas de coqueiros, as lojinhas, as jangadas, barzinhos, enfim lá realmente é um excelente lugar para passar as férias.

 

O melhor custo benefício de hospedagem foi em Porto de Galinhas, pois por R$ 140,00 o chalé para 4 pessoas saiu R$ 35,00 por pessoa por dia, isto ainda com a grata surpresa de ter cozinha no chalé, com todo o material incluso, daí é só ir no mercado e fazer a sua comida, dando ainda mais economia.

 

Algumas fotos:

 

Galinhas:

dsc0035qc.jpgdsc0085i.jpg

Praia:

dsc0003nl.jpg

 

Centro:

dsc0084mq.jpgdsc0099jy.jpgdsc0101gi.jpg

Pousada:

dsc0064ud.jpgdsc0077d.jpgdsc01577br.jpg

Artesanatos:

dsc0041w.jpgdsc0136l.jpg

 

Antes de irmos a Recife ainda passamos pela praia de carneiros (a estrada estava em obras e o acesso bem difícil)

Algumas fotos de lá:

dsc0248b.jpgdsc0255y.jpgdsc0313z.jpgdsc0350j.jpg

 

RECIFE:

 

Uma frase sobre Recife: TRÂNSITO VIOLENTO!

Nossa, eu achava que na minha cidade era ruim andar no trânsito, mas em recife eles atiram o carro por cima, você tem que estar sempre cuidando os outros, pois a qualquer momento podem entrar na sua frente sem aviso, se bem que para o pessoal de outros estados talvez seja assim também. por incrível que pareça, dirigi em São Paulo várias vezes e me pareceu um trânsito muito mais educado do que o de Recife.

 

Uma frase sobre Olinda: INSEGURANÇA E GENTE PEDINDO DINHEIRO

Como disse antes, os guias se atiravam na frente do carro, depois tem os guardadores de carro pedindo dinheiro, depois você para e vai comer uma tapióca e vem simpáticos repentistas fazer uma canção para sua família, na segunda frase dizem: "é isso ae pessoas pelo nosso trabalho tira ae logo vinte da carteira'!!, que isso!!, não pedi pra ninguem vir me encher o saco e cantar música enquanto estou comendo e ainda querem te deixar constrangido se não der dinheiro por isso.

 

Só ficamos um dia em Recife. Pra mim foi mais do que suficiente.

 

FERNANDO DE NORONHA:

 

Fernando de Noronha na minha opinião possui as mais belas praias, águas límpidas e natureza marinha abundante do Brasil, é o lugar mais fantástico que até o momento eu conheci.

 

Dito isso temos vários fatores a considerar:

 

Custos: Prepare-se para gastar bastante dinheiro!

 

É o destino mais caro do Brasil, tudo lá é ABSURDAMENTE caro, entenda mais caro até mesmo que o Caribe e todos os lugares que já estive, por uma cabana paga-se o preço de um resort de luxo caribenho. Uma garrafa de suco custa 8 reais, um almoço de Buffet normal custa mais de R$ 30,00, alugar um Bugue é R$ 135,00, o ônibus que em 15min cruza a ilha toda cobra R$ 3,10 de passagem, etc, etc.

 

Mas porque isso?

Dizem que um dos motivos é que tudo que vai para a ilha vêm de barco (ilha a cerca de 600Km da costa do Brasil), e que os barcos cobram cerca de R$0,60 por quilo para trazer os produtos, tudo lá e escasso, a "farmácia", é uma lojinha que vende camisetas e a maioria dos remédios são encomendados, o Centro é bem pequeno e as vezes não se pode usar o banheiro porque ainda não foi liberada a água, a qual vêm de desanilizador que transforma a água do mar em água potável, todo o lixo da ilha tem de ser transportado pra fora dela por barcos, a internet é lentíiisima.

Bom, pra mim estão superfaturando do mesmo jeito, pois um suco pesa 1Kg, em Recife custa R$ 2 reais, coloca mais os R$0,60 do transporte dá R$ 2,60 não R$ 8,00!!!

Ainda conversando com o dono da pousada ele comentou que tudo que é trasnportado para a ilha têm o controle do Governo, por exemplo se quiserem comprar um saco de cimento para fazer uma obra, têm de justificar para o governo e relacionar o que trazem, é permitido somente 1 carro por pessoa, e lá dizem que pela burocracia um carro que custe 20 mil fora da ilha custa mais de 50 mil lá.

Mesmo os turistas sendo Brasileiros, somente podem ficar na ilha as pessoas autorizadas pelo governo, ou seja os que lá trabalham ou os residentes com as suas famílias, para isso cobram dos turistas uma "taxa de turismo" de R$ 38,00 reais POR DIA, mas depois de um prazo X temos o período máximo de permanência de 1 mês, com o pagamento da simbólica taxa de R$ 3.500,00 !!!, a gente por uma semana pagou R$ 240,00 já na entrada do aeroporto, te dão um documento de entrada e na saída tens que devolver para comprovar o tempo de estadia.

 

Ainda outro fator importante a considerar:

 

Decida se infraestrutura é importante pra você e o que está buscando na viagem, pois noronha é para os jovens, jovens de espírito independente da idade.

 

É um local maravilhoso, com belezas naturais e marinhas maravilhosas, porém de infraestrutura bem precária. O Guia já de início comentou quando perguntamos sobre banheiro nas praias, ele disse: Banheiro aqui é M.M. Mar ou Mato!!

 

Vi uma situação na pousada que me chamou a atenção, uma menina de uns 18 anos durante 3 dias ficou a tarde inteira na pousada com seu notebook, ipod, livros e fone de ouvido, achei que ela era da pousada, pois a tarde inteira desses dias ficou ali sem sair, depois vi ela saindo com a mãe, a qual reclamava dizendo que nunca mais voltaria para Noronha, saiu 5 dias antes do que já tinha pago de diárias, disse que aquele lugar era horrível, que não estava acostumada a passar tanto calor, que nas praias não tinha um atendimento nem banheiro, que não tinha conhecido várias praias porque pra isso teria que subir e descer escadas, andar por trilhas e pedras, afinal isso não era pra ela. Depois disso refleti que a concepção de "paraíso", não é igual para todas as pessoas, para alguns o paraíso se constitui em desbravar as belezas naturais, fazer exercícios, ficar em paz simplesmente observando lindas paisagens e peixes, etc. Mas isso não é a concepção de paraíso de todos não, muita gente considera que o conforto, a infraestrutura, o atendimento, e várias coisas existentes em uma grande cidade são indispensáveis, e isto você não encontrará em Noronha.

 

Praias, Passeios e Dicas:

dsc0164rd.jpg

 

As Praias são todas maravilhosas, as minhas preferidas foram:

Praia do Sancho (faz uma pequena trilha e desce de escada entre as pedras para chegar)

dsc0159gk.jpgdsc0203tm.jpgdsc0234c.jpgdsc0276ty.jpgdsc00643j.jpg

Baia dos Porcos (Melhor local de snorkel na minha opinião)

dsc0519y.jpgdsc01712b.jpg

Acesso Difícil...dsc0506ke.jpg

Praia do Cachorro (Ao lado do centro, desce uma ladeira e chegará a praia, prefira sempre o horário de maré baixa) dsc0158gr.jpg

Buraco do Galego na Praia do Cachorro (Dizem que um "gringo" pulou da pedra, errou o buraco e ali morreu, daí o nome) dsc0034qp.jpg

 

Praia do Porto (ao lado do porto a praia é muito linda, eles alimentam as aves, o projeto tamar estava marcando as tartarugas na praia, e ainda tem um naufrágio a poucos metros da praia onde você pode chegar de snorkel e observar)

dsc0352uw.jpgdsc02272h.jpg

Praia da Conceição (praia praticamente sem gente, boa para ler um livro e ficar na areia)

dsc0026k.jpgdsc560018.jpgdsc00304ek.jpg

Praia do leão (pedras em formato de um leão marinho deitado):

dsc0289ku.jpg

Buraco da Raquel (tira foto de sereia e poseidon)

dsc0449a.jpg

Dois irmãos vistos de baixo:

dsc0505z.jpg

 

Passeios:

Ilhatur: Não deixe de fazer o ilhatur já no primeiro dia, pois conhecerá toda a ilha de carro (caminhonete com uma caçamba grande), nesse passeio você já conhecerá as mais belas como a praia do sancho, baia dos porcos, buraco da raquel, praia do porto, e no final verá um lindo por do sol.

dsc0535c.jpg

Planasub: Adorei esse passeio!, você fica com uma pranchinha e de snorkel, se você afundar a pranchinha mergulha e fica vendo um barco naufragado no fundo do mar (praia do porto), o barco puxa as pessoas que seguram essa prancha bem devagar, é muito legal!

dsc02193r.jpgdsc02200q.jpg

Passeio de barco: muito bom esse passeio, não fiz, mas recomendo, dura o dia inteiro, você sai de barco conhece as praias com várias paradas para banho, vê os golfinhos na volta do barco, come um peixe pescado durante o passeio mesmo.

Mergulho: Fiz a minha credencial 1 semana antes da viagem pois sabia que mergulhar em noronha é mergulhar em um dos melhores locais do mundo, com vida marinha muito abundante, só para terem uma idéia já no primeiro mergulho vi tubarões, arraias, moréia, barracuda, entramos dentro de uma caverna na ponta da ilha "sapata", se você quiser ter uma experiência de mergulho inesquecível mergulhe em noronha!, mas pra variar o preço é um ABsurdo mesmo para os credenciados (cerca de R$ 300,00). Existem 3 operadoras em noronha, eu mergulhei pela noronha divers e recomendo. As outras acho que são até melhores.

dsc00469cz.jpgdsc00471x.jpgdsc00591bk.jpgdsc00594q.jpgdsc00599e.jpgdsc00613ui.jpg

 

Snorkel: se puder leve suas nadadeiras e snorkel próprios, pois a ilha é propícia para esta atividade, não vi o preço de locação mas como é Noronha voce pagará mais que se comprar um fora da ilha.

dsc01609g.jpgdsc01869y.jpg

 

Praia de Atalaia: é famosa por ter recebido o presidente Lula várias vezes em suas férias, na verdade é uma praia com um berçario de peixes que ficaram presos no piscina natural, a maré sobe e eles vêm se alimentar nos corais, quando ela baixa eles ficam presos até a próxima subida e durante este período você pode com seu snorkel a uma profundidade de menos de 1 metro ver filhotes de tubarão e uma infinidade de espécies. A visita é controlada por fiscal do Ibama, após a trilha você o verá com um apito controlando o tempo de 30 minutos por grupo, sendo que após uns 4 grupos sairem eles fecham a trilha e ninguém mais pode entrar naquele local. É necessária a contratação de um guia para ir a praia de atalaia, o preço está em torno de R$ 30,00 por pessoa na trilha curta.

Trilha para a Atalaia:

dsc0266j.jpg

Piscina natural:

dsc0296zd.jpgdsc0307o.jpgdsc01916z.jpg

Praia ao lado do Porto ninho de tubarões:

dsc0349u.jpg

Projeto Tamar/IBAMA

dsc00295jz.jpg

Golfinhos próximo ao barco:

dsc02131i.jpg

Bom pessoal é isso ai!

Fico a disposição para ajudar os amigos naquilo que eu souber.

Abraço.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...