Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Salve galera,

 

Desde sempre sou apaixonado por viagens e ultimamente a internet virou uma grande parceira nisto. Antes de ir a qualquer lugar tenho buscado os relatos e informações dos que já foram, enriquecendo demais a experiência que acabo por ter durante a trip. Se muitos tem me ajudado, por que eu não devo ajudar aos que ainda estão por viajar? Foi daí que resolvi começar a escrever sobre os roteiros que tenho feito e dividir com o pessoal. Como o mochileiros.com sempre foi que tenho usado, resolvi dividir por aqui também!

 

Criei um Blog, que ainda está nos primeiros passos, mas é onde pretendo concentrar minhas experiências: http://saiofalando.blogspot.com

 

Minha primeira viagem vai ser a que fiz no final de semana passado. Peguei a moto, juntei o equipamento de camping e parti com minha namorada para curtir Ibitipoca, Tiradentes e Carrancas.

 

Aproveitei os dois dias de folga do trabalho e resolvi viajar de Quinta-feira ao Domingo. O plano inicial era passar estes quatro dias em Ilha Grande desbravando suas trilhas íngremes e praias paradisíacas, mas a previsão do tempo não ajudou e resolvemos alterá-lo. Se as praias de Ilha Grande não combinavam com tempo ruim, de repente um passeio de moto pelas Serras de Minas Gerais valeria a pena!

 

Barraca, saco de dormir, roupas, alguns mantimentos, equipamentos de proteção, garrafa d'água, câmeras fotográficas; tudo já estava pronto para ser amarrado a moto e partirmos desde às 9 horas da manhã. Mas, devido a um imprevisto, só conseguimos sair perto do meio dia.

 

Conceição do Ibitipoca

 

Uma parada obrigatória na Casa do Alemão de Petrópolis para comer deliciosos croquetes de carne e outra para reabastecer a moto e, depois de cerca de 280 km rodados, chegamos a vila de Conceição do Ibitipoca por volta das 16:30. Era uma quinta-feira comum, véspera de final de semana de eleições e no vilarejo não havia ninguém se não os próprios moradores da região.

 

Conceição do Ibitipoca é uma pequena e charmosa vila à 27 km da cidade de Lima Duarte. A principal atração, além do clima frio e da atmosfera da vila durante a noite, é Parque Estadua do Ibitipoca. Dentro do parque existem três roteiros recomendados de passeios: o Circuito Janela do Céu, o Circuito Pico do Pião e o Circuito das Águas. Os dois primeiros são caminhadas mais longas e exigirão, além de preparo físico, praticamente um dia inteiro. O percurso de ida e volta é de cerca de 16 km para a Janela do Céu e 10 km para o Pico do Pião. Já o Circuito das Águas é menos exigente, o percurso é de cerca de 5 km (ida e volta) com pontos para parada e apreciação durante toda a caminhada, o que torna o passeio muito menos cansativo e não menos interessante.

 

Onde ficamos em Ibitipoca?

 

Chegamos no final da tarde da quinta-feira, exaustos de andar de moto, e tudo que fizemos foi ir direto procurar onde nos acomodarmos. As Pousadas giravam em torno de 90 reais por casal, mas havíamos levado equipamento de camping e decidimos por usá-lo. Havia a possibilidade de acamparmos dentro do Parque Estadual, mas o valor era de 30 reais por pessoa e não poderíamos mais sair de lá depois das 17:30. Como queríamos curtir a atmosfera da vila durante a noite optamos por ficar no Camping Ibitilua pagando 12 reais por pessoa.

 

Camping Ibitilua: (32) 3281-8211 / 8407-5284

Camping do Parque Estadual: (32) 3281-1101

 

O Camping Ibitilua possui bastante espaço para Barracas, opção por acomodação em Chalés e boa estrutura de banheiros, refeitório e churrasqueira. Fica localizado bem no centro da vila, de frente para a paradia Ibitipão e é vizinho de vários restaurantes e bares. Acomodação simples, mas de bom grado.

 

O que fizemos em Ibitipoca?

 

Acordamos na sexta-feira um pouco atrasados, por volta das 10:00. Como o plano inicial era visitar o Parque Estadual e seguir para Carrancas no mesmo dia, não tivemos tempo de fazer os roteiros mais longos e acabamos por fazer unicamente o Circuito das Águas.

 

O Parque Estadual do Ibitipoca é um passeio imperdível para quem passa por lá. Fundado em 1973, tem área total de 1488 hectares e altitude média de 1.500 m. A infra-estrutura é excelente, possui portaria, lanchonete, anfiteatro, centro de visitantes e até camping.

 

Uma característica particular da região é a cor da água. De acordo com a profundidade, os tons variam de transparente a vermelho escuro, passando pelo amarelo. A vegetação cresce nas pedras e o visual é único.

 

O que eu lí?

 

http://www.ibitipoca.tur.br

 

http://guiadoviajante.com/index.php?s=ibitilua

 

O post continua...

 

Ahhh... e um comentário... não tinha o desenho de uma moto para escolher em "Ícone do Tópico"! Fica a minha reclamação! ::otemo::

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

Olá alex,

 

 

Bem vindo ao site!

 

Seu tópico foi enviado ao relatos de viagem, pois é o local adequado para ele.

Se ainda nao conhece, entre na parte de viagem de moto do site. Voce irá gostar.

 

Em breve teremos novos ícones no site. Vou levar a sua sugestào para a administraçao.

 

Abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...