Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Visitando a Pedra do Sapo - Biritiba Mirim

Postado
  • Membros

Quando fui fazer a trilha para a Cachoeira da Pedra Furada, no retorno a São Paulo, conheci muitos viajantes que tinham ido para a famosa Pedra do Sapo, desde então fiquei com essa vontade na cabeça, até que no último final de semana resolvi conhece-la.

 

 

4bd889_f68507bdfd59443db1aa20f722e2050c~

 Pedra do Sapo 



A Pedra do Sapo fica no município de Biritiba Mirim, na grande Mogi das Cruzes, e fica apenas 80 km do centro de São Paulo, então um destino perfeito para fazer um bate volta de final de semana.

 

 

- Como chegar

 

Dá para chegar lá de carro ou ônibus, para quem vai de ônibus, a caminhada é maior, já que o centro do bairro de Manoel Ferreira fica afastado da entrada da trilha, mas há sinalização nos postes indicando o caminho, então não tem como se perder, você deve ir ate a estação de trem Estudantes e dali pegar um ônibus no terminal chamado Manoel Ferreira e descer no próprio bairro. 

Para quem vai de carro, recomendo ir ate o Rancho da Dona Maria, lá você pode estacionar seu carro e menos de 01 km dali. você terá o acesso a trilha para da Pedra do Sapo, é preciso apenas seguir pela estrada até chegar esse ponto, onde tem um quadro de luz, todo pintado de azul (foto abaixo), no final da cerca há um espaço onde você pode passar sem precisar se contorcer, ai é só seguir descendo a estrada.

 

4bd889_70f6ed2f61f44ea1a0fb1f12cf5f85c6~

 

No fim dessa estrada você terá uma grande bifurcação, a esquerda seguirá para a Torre da Vivo e a direita para a Pedra do Sapo, pegue a direita

 

4bd889_f58dec5c994a45eab8871271bb2f2bca~

 

Você verá esse aviso da Suzano Papel e Celulose, já que ali é uma propriedade privada, depois dali será necessário ir ate o final desse trajeto e pegar a subida que estará a sua esquerda.

 

 

Existem 02 lados para subir a Pedra do Sapo, onde esse lado que conto é o mais difícil, pois conta com uma elevação de 400 metros, totalizando, desde o rancho da Dona Maria ate o pico, 03/04 Km.

 

4bd889_c93837e34a2946668001da48ea64f190~

 Subida para o cume

 

 

A subida é bem ingrime, em alguns pontos tem corda para ajudar na subida, é recomendável ter um bom preparo físico, mas todo esforço é recompensado quando chegamos ao cume e temos a linda visão da Serra do Mar, da praia Riviera de São Lourenço e de toda região de Biritiba Mirim. 

 

 

- Dicas 

 

Leve:

 

  • 2 Litros de água (não há como captar água pelo caminho)

  • Lanche e frutas

  • Boné e lanterna

  • Óculos

  • Protetor solar

  • Blusa de Frio ou corta vento 

  • Protetor Labial

  • Um calçado adequado para a trilha

  • Sempre deixe avisado para familiares para onde você esta indo

  • Planeje a trilha antes de fazê-la pela primeira vez, saiba o que você ira enfrentar durante o dia.

 

 

Melhor época é sempre no outono/inverno, época que dificilmente terá incidência de raios e trovões, e muito menos chuva, mas sempre fique atento a meteorologia do dia, a região de Biritiba Mirim chove muito por causa da Serra do Mar.

 

 

4bd889_e448830fe6f6497cae106ae767c3cf12~

 Cume da Pedra do Sapo



Não se esqueça de sempre trazer seu lixo de volta, ajude a cuidar e preservar a natureza.

Caso seja marinheiro de primeira viagem ou nunca tenha feito a trilha para a Pedra do Sapo, recoendo que contrate um guia que conduza você e seu grupo com segurança. A trilha é considerado um esporte de aventura e todo cuidado é pouco. 

 

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

 

 

Follow me

Featured Replies

  • 4 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 03/09/2019 em 12:50, Marina de Jesus disse:

Parabéns pelo relato. É possível acampar lá? Valeu!

Olha, se for sozinha, ou ate em duas pessoas, ate rola... mas ali nao tem muito espaço para acampar não... e nem tem fonte de agua perto. Então se for, vá com bastante agua

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.