Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá ,

 

Este será o meu primeiro mochilão na Europa . Planejo viajar em maio de 2011 e ficar apenas na França .

Como a viagem será nas minhas férias , não quero ter que tirar férias das minhas férias quando voltar ao Brasil . Por isso planejei um roteiro curto e sem pressa .

Escolhi 5 cidades onde me hospedar : Paris , St Malo , Beaugency , Bordeaux e Marseille .

A idéia é ficar hospedado nelas de 5 a 6 dias e conhecer as regiões próximas que não fiquem longe mais do que 2 horas de trem .

Escolhi poucas cidades porque não quero ter que ficar correndo de um trem para outro ou passar horas nas filas dos aeroportos .Quero poder ficar sentado a tarde inteira , se for o caso , em um bistrô apenas vendo as pessoas passarem . Li muitos roteiros nos quais o pessoal parece querer conhecer a Europa toda no menor tempo possível . Longe de mim querer criticar , até porque cada um sabe de si , mas se eu vou passar 11 horas entalado na lata de sardinhas que é o vôo transatlântico , quero mais é aproveitar com tranquilidade o tempo que estiver lá.

 

A passagem aérea eu já comprei : após pesquisar em sites e agências de viagens ,comprei no site da Air France . A passagem Rio-Paris , na ida, e Marseille-Rio , na volta , saiu por R$ 1958 , com taxas incluídas e em 5 vezes sem juros . Estava monitorando os preços todos os dias e não resisti quando vi que , de um dia para o outro , o preço havia caído R$120! Foi meio impulsivo comprar assim, não discordo , mas entrei no dia seguinte e o preço havia voltado ao valor anterior . Parece pouco ,mas são 50 euros de economia ! Já dá para um lanchinho ::otemo::

O problema das passagens aéreas é que elas são cotadas em dólar , então com qualquer variação o preço muda na hora . É um risco com essa guerra fiscal que está aí mas...

Também poderia ter economizado ainda mais indo pela Iberia , mas como teria que passar pela imigração em Madrid ,decidi não arriscar . Como diz o ditado : o barato sai caro .

 

As passagens de trem pretendo comprar direto no site da SNCF , o serviço nacional ferroviário francês . Eles vendem com 3 meses de antecedência , mas pelo que percebi nas minhas pesquisas , comprar com essa antecedência pode garantir uma economia de 50% .Um exemplo é o percurso Paris-St Malo : comprando no dia sai por 50 euros , com antecedência , 22 .

 

Claro que comprando antes você perde um pouco da liberdade de viajar , estando preso aos horários dos trens , mas afinal de contas a hospedagem e a passagem aérea também limitam não?

Acho que o grau de liberdade está diretamente relacionado ao tamanho da sua carteira : se você decidir viajar hoje para Paris você consegue . Basta chegar ao balcão de check-in e comprar uma passagem , que provavelmente será de primeira classe e pagando R$10mil .

Como o meu orçamento não é tão grande assim ...

 

A minha hospedagem será no Auberge de Jeunesse de cada cidade , exceto Marseille : Paris (23 euros/diária) , St Malo (17 euros) , Beaugency ( 14 euros) , Bordeaux (20 euros) e Marseille (17 euros) . Basta pesquisar em http://www.fuaj.org .

 

Quanto ao dinheiro estou levando 400 euros em notas , 1600 euros em VTM , além de um cartão de crédito internacional .

Sou um seguidor da Lei de Murphy : "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará" , ainda mais do outro lado do mundo onde você não conhece ninguém ! O planejamento apenas minimizará os riscos . E para isso conto com a ajuda de vocês .

Aceito sugestões ,críticas e reclamações :lol:

 

Abraços

Bruno

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá novamente, lembro de ter respondido sua pergunta sobre bagagem/lavanderias. Minha primeira viagem ao exterior foi no mesmo estilo, viajando com quase nada, dentro de um país só pra explorar bem e com calma. Este ano passei todo o mês de junho na França, fiquei só no interior da Normandia e Bretanha, acampando em lugares diferentes, um deles foi St Malo, cidade que adorei. Deixei algumas dicas dos arredores no tópico sobre o Mont St Michel, que vc provavelmente já incluiu no seu roteiro. Uma curiosidade, o que vc vai visitar nos arredores de Bordeaux?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...